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Autor Tópico: Upgrade no valvulado Single-ended  (Lida 10762 vezes)
xformer
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« Responder #15 : 01 de Setembro de 2017, as 09:25:44 »

Mas... já que você citou que é uma "malha de realimentação negativa", pra que ela serve? Será que remove-la não vai de encontro ao que você quer? Eu só fico com receio de remove-la e aparecer alguma oscilação por projeto ou montagem mal feita...

Como o Matec já escreveu antes, essa malha de realimentação não tem efeito, pois os capacitores C11 e C4 fazem o bypass de sinais alternados sobre o resistor R7 (os capacitores são curto-circuito para sinais alternados). Se remover a realimentação vai dar na mesma, pois ela não atua de qualquer jeito.
Uma coisa que deve ser levada em consideração é que o transformador de saída pode influir no som final, pois o antigo poderia ter núcleo menor, menor indutância no primário (reduzindo assim os graves), diferença no gap (saturando o núcleo, aliado à diferença no tamanho do núcleo), a geometria dos enrolamentos, etc. Essas coisas dificilmente seriam revertidas com alteração no circuito eletrônico.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
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« Responder #16 : 04 de Setembro de 2017, as 18:10:29 »

Conforme solicitado, posto as tensões medidas com o novo transformador de saída e utilizando uma EL34:
+B: 380V
Voltagem filamentos: 6.3V
EL34:
Vp: 367V
Vg2(R12=1k/3w): 359V
Vrk(R11): 26V
12AX7:
V1a: 245V
V1b: 188V

Conforme eu disse antes, com a EL34 aparece um pequeno ruído de fundo, que some se for utilizada a 6L6.
E constatei que se eu usar a saída de 16 ohms, ao invés da saída de 8 ohms, esse ruído aumenta um pouco mais, sendo que isso acontece mesmo sem guitarra plugada e com os controles zerados.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2017, as 18:15:23 por Ramsay » Registrado
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« Responder #17 : 04 de Setembro de 2017, as 18:21:05 »

Olá.

O ruído existia com o primeiro transformador ?
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Ramsay
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« Responder #18 : 04 de Setembro de 2017, as 19:31:49 »

Confesso que não me lembro, mas, a impedância do primário deles é parecida, 4.5K do anterior contra 5K do novo.
Inclusive, já experimentei outra EL34 de outro fabricante e mesmo assim dá o ruído.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, as 14:08:30 por Ramsay » Registrado
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« Responder #19 : 09 de Setembro de 2017, as 17:09:45 »

Pessoal, aproveitando o feriado, fiz os testes com as seguintes modificações no circuito:
- C2 trocado de 470n para 22n.
- R6 foi jumpeado.
- Soltei uma das pernas de R5.
- Soldei um resistor de 3.3K em paralelo com R3 resultando em 1.65K.
- Coloquei um trimpot de 100K em série com R14.

Liguei e... o valvulado crunchou!! mais com a EL34 que com a 6L6.
Não é um crunch "a la Marshall" e sim mais sutil, tipo o do Fender 5F1, por exemplo, só que com menos sustain.

Variei o trimpot do zero até o valor máximo e não ocorreu nenhuma alteração audível no som.

Quanto ao ruído gerado quando se usa uma EL34 ao invés de 6L6 eu resolvi deixar pra lá, porque ele é muito baixo e não incomoda em nada.
Agradeço a todos que ajudaram.
Abaixo uma foto do circuito com as alterações:

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« Responder #20 : 09 de Setembro de 2017, as 17:31:21 »

Eu ainda tentaria diminuir o valor de R9.  Roll Eyes
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« Responder #21 : 09 de Setembro de 2017, as 18:09:57 »

Confesso que eu me esqueci dessa alteração no R9.
Mas, porque o trimpot de 100K que coloquei em série com R15 não ocasionou nenhuma mudança no som?
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« Responder #22 : 09 de Setembro de 2017, as 19:01:51 »


Mas, porque o trimpot de 100K que coloquei em série com R15 não ocasionou nenhuma mudança no som?

R15? R14 você quer dizer.

Mudar o quê?  Cheesy

Essa "realimentação" já estava inoperante antes, com o resistor de 15k. Com mais que isso, aí é que é inútil de vez. Batendo Cabeça

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« Responder #23 : 09 de Setembro de 2017, as 19:38:47 »

Citar
R15? R14 você quer dizer.
Tem razão é R14.

O fato é que estou pensando seriamente em tirar todas as modificações, porque enquanto o crunch que consegui com elas é bonzinho, mas, nada demais, o clean dele com o novo transformador de saída é claro e límpido, lembrando muito um Fender.
E comparando um som com o outro vale mais a pena ficar com o clean.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, as 19:40:41 por Ramsay » Registrado
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« Responder #24 : 15 de Setembro de 2017, as 21:44:04 »

Voltando, tirei todas as modificações visando ter de volta o som clean, e hoje testei o valvulado single-end tocando guitarra com Bt-Tracks por umas 2 horas com diversas guitarras e com uma pedaleira Boss GT-100 ligada no input.

O som no geral ficou razoável, mas, quando aumentei o volume, a partir de um certo nível, o valvulado começou a crunchar e prejudicar o som da pedaleira.

Daí, tirei fora o valvulado single-end, e liguei a pedaleira no meu valvulado de 100W com atenuador de potência (como uso sempre) e pronto, a qualidade sonora subiu pelo menos dois degraus e ficou maravilhosa (como sempre).

Eu tenho lá as minhas dúvidas se o transformador de força do valvulado single-end fornece corrente suficiente para ele dar 10W, uma vez que o Tiny Terror, mesmo setado em 7W soa mais alto.

E confirmou o que é dito, tanto em fóruns nacionais quanto estrangeiros de que valvulados single-end não se dão bem com pedalboards e pedaleiras.
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« Responder #25 : 16 de Setembro de 2017, as 10:25:11 »

E confirmou o que é dito, tanto em fóruns nacionais quanto estrangeiros de que valvulados single-end não se dão bem com pedalboards e pedaleiras.

Isso tem um pouco mais a ver com o pré-amp do que o fato de ser single-ended. O primeiro estágio tem "ganho demais", e faz o segundo distorcer antes que o power, que causa esse "crunch".
Se quer usar mesmo esse amplificador como um power para pedais, seria legal adicionar uma entrada entre R6 e VR1, usando um jack com chave normalmente-fechada, de forma que quando se conecta nessa entrada, ele desconecta o estágio anterior. Ficaria igual a se conectar direto no Return de um loop de efeitos.
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« Responder #26 : 16 de Setembro de 2017, as 11:50:39 »


Isso tem um pouco mais a ver com o pré-amp do que o fato de ser single-ended. O primeiro estágio tem "ganho demais", e faz o segundo distorcer antes que o power, que causa esse "crunch".

Isso não poderia ser amenizado com algum tipo de atenuação de ganho no primeiro estágio? Aí tem-se a opção de usar com e sem pedais.
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Rodrigo.
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