Título: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 30 de Abril de 2017, as 08:17:54 Bom dia a todos.
Primeira postagem minha aqui no fórum. Mexi por algum tempo com rádios antigos e agora estou me aventurando com amplificadores. Fiz dois projetos que deram certo utilizando formas de bolo - o último (usando o esquema do Eico HF81) ficou supimpa e quero remontar em um chassi de aço (a forma, embora de primeira linha, não vai aguentar muito tempo o peso dos transformadores - 7kg). Ainda mais que agora quero colocar o transformador de força entre os de saída, paralelos à aresta maior. Encontrei quem me faça a preço razoável com aço carbono com espessura de 1,5 mm; exagerei na espessura? Agora o meu problema está sendo furar para as válvulas. Naturalmente quero fazer um serviço limpo, bem feito. Serra-copo aguenta? Dá para fazer com furadeira simples, caseira? Ou quem é o profissional que faz isso? (Se existir alguma indicação a respeito... Estou no Centro de SP). Abraços a todos Martin Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: Matec em 30 de Abril de 2017, as 08:34:20 Bem-vindo ao fórum.
Um chassis forte é bom, por isso fazer com uma chapa relativamente espessa não é problema. Quanto aos furos, é possível fazer com serra copo para metais. Porém furadeiras de mão podem tornar o serviço perigoso. Se você pretende utilizar serra copo, é melhor investir um pouco mais e comprar uma furadeira de bancada, aí terá melhor apoio e menos chance de acidentes. Existem também ferramentas chamadas vazadores, que são ótimas para fazer esse tipo de trabalho. O furo fica com ótimo acabamento. E tem ferramentas com diversos diâmetros. Boa sorte. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: edyguitar em 30 de Abril de 2017, as 14:09:41 eu ainda prefiro os chassis feito em chapa de aluminio exatamente pela facilidade em furar/trabalhar com eles. alumínio de 1,5mm é bem resistente e é o padrão usado nos marshall.
para chassi de aço carbono, chapa de 1/16" é suficiente forte e relativamente fácil de furar/trabalhar. alguns dos meus chassis foi feito com essa chapa. para fazer as furações, eu sempre usei serra copo e furadeira manual comum com certa facilidade, mas recomendo usar broca escalonada pra esse fim. tem umas a preços bons no mercado livre, ou você pode encomendar um jogo no aliexpress. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822460055-3-brocas-escalonadas-cnicas-titnio-hss-4-32-4-20-4-12-_JM Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: Gfassuncao em 30 de Abril de 2017, as 15:27:47 Na loja Altana você acha:
Chassis: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2042&t=Chassis-A5-em-aluminio-1-5mm (https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2042&t=Chassis-A5-em-aluminio-1-5mm) https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3656&t=Chassis-para-cabecote-valvulado (https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3656&t=Chassis-para-cabecote-valvulado) E as Serras: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2140&t=Serra-copo-vazadora-para-chassis-Conjunto (https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2140&t=Serra-copo-vazadora-para-chassis-Conjunto) E várias outras coisas, como válvulas e componentes. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: Finck em 01 de Maio de 2017, as 08:22:48 Demorei para entrar, mas mando minha opinião, que vai alinhada com que já disse o Matec (e mais ou menos com a do Eddyguitar).
Chassis reforçado é bom, mas acho que chapa de aço de 1,5mm é mesmo um exagero. Fica bem pesado e realmente difícil de abrir os furos grandes sem ferramentas específicas. Por outro lado, será à prova de bala e fácil de pintar. Tenho a impressão de que o Eddy se enganou na medida da chapa de aço, 1/16" é mais espessa que a de 1,5mm que ele citou como sendo o "padrão Marshall" para chassis de alumínio. Chassis de alumínio são mais práticos e leves, mas é mais chato para pintar (tem que usar fundo específico para alumínio) e amassa mais facilmente. Chapa de alumínio de 1,5mm é fácil de trabalhar e você compra baratinho da Central de Metais, na rua Lavapés, pertinho de você. Se você prefere fazer de aço, acho que chapa de 1/32" (0,8mm aproximadamente) dá conta (se der tempo de mudar, caso já tenha encomendado). Quanto à furação, melhor fazer com furadeira de bancada. Se for tentar furar na mão, muito cuidado mesmo. Use algum método para fixar a peça. Tenho uma cicatriz no braço e uma foto da passagem pelo hospital para me lembrar do perigo. Uma alternativa para furação caseira em chapa de aço (mas que vai te emagrecer uns 2 kg) é fazer uma série de furos pequenos, o mais rente possível da borda interna do buraco que você quer abrir, cortar as "emendas" com um alicatinho de corte, e depois fazer o acabamento na lima ou Dremel. Use óculos de segurança (outra passagem pelo hospital). Qualquer que seja o metal escolhido, antes de furar com broca, sempre marque o centro do furo com uma punção, para a broca não correr. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 23 de Maio de 2017, as 10:50:35 Olá a todos.
As dicas aqui foram ótimas e o projeto está andando (na verdade acabou virando dois projetos). Encontrei quem fez a "dobradura" de chapa de aço, e passei para espessura de 0,8mm; fiquei com medo da serra-copo dar problema com algo mais espesso. Vi a ferramenta "furador" e adorei - mas minha conta bancária detestou, de maneira vamos de broca mesmo... E me empolguei com o valor bastante baixo e até mandei fazer dois, um para o amplificador e outro para um projeto encostado há anos e anos (aquele pré amplificador e controle de tom da RCA que vinha em um dos manuais de válvulas dos anos 50). Este aqui está quase pronto e bem divertido de montar - pela primeira vez estou tentando usar terra em barra-ônibus. Estou com algumas dúvidas a respeito da diagramação das válvulas nesse amplificador. (A original não deve dar certo porque vai fazer uma confusão de fios que provavelmente não saberei resolver). Dá para seguir neste tópico mesmo? Abs Martin Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: Matec em 23 de Maio de 2017, as 13:37:09 O tópico está aberto. Você pode continuar com ele. Mas se o assunto for ficar muito diverso do que está escrito no título, talvez seja melhor abrir outro tópico específico.
Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 23 de Maio de 2017, as 16:19:46 Então vamos lá, quanto à diagramação de um chassi...
O circuito original do Eico HF-81: https://goo.gl/photos/ucnbrA4H7bGK2mnv7 (https://goo.gl/photos/ucnbrA4H7bGK2mnv7) Havia montado antes na mais perfeita gambiarra em forma de bolo, e que agora quero colocar em chassi de aço. O que tenho em mãos tem 30x46x12cm. O resultado em alumínio, que não deu certo: https://goo.gl/photos/EJdmxQm7eQ6eSuiR8 (https://goo.gl/photos/EJdmxQm7eQ6eSuiR8) Essa diagramação está correta? Ou é melhor como vi alguns aparelhos, com o transformador de força entre os de saída, o B+ correndo entre os canais? Só para aproveitar para mostrar meu resultado na minha primeira tentativa em aço, a qual me referi antes: https://goo.gl/photos/jZ9GkfHpL8RhSWHM9 (https://goo.gl/photos/jZ9GkfHpL8RhSWHM9) Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: Matec em 23 de Maio de 2017, as 17:47:00 Já vi layouts de todos os tipos possíveis por aí, o interessante é que ele agrade à você.
Existem é claro algumas regras à serem seguidas, que facilitam a montagem e o funcionamento do amplificador. Porém são detalhes que vão se adaptando ao tipo de equipamento que você está construindo. Não sei como ficou seu amplificador que estava na forma de bolo, mas uma coisa eu acredito; que ele tinha um humming em ambos os canais, sendo que em um, o ruído era mais forte que no outro. Então primeira regra básica: Os núcleos dos transformadores de Áudio devem ficar numa posição de 90º com o núcleo do transformador de Força. E de preferência centralizados com ele. Conforme a montagem vá evoluindo existem outros macetes que podem ser utilizados. :) Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: xformer em 24 de Maio de 2017, as 17:53:27 Tinha postado uma sugestão num outro tópico. Agora no correto:
- Pelo o que vi no esquema postado deste hi-fi, as EL84 estão ligadas em modo pentodo. Se tiver transformadores push-pull com taps adicionais no primário (tomadas intermediárias entre o CT e os fios ligados às placas), pode tentar ligar as grades de screen das EL84, e fazê-las funcionar em modo ultralinear. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 25 de Maio de 2017, as 15:40:22 Vou fazer essa alteração! Creio que no final das contas sigo o chapeado da Eico, por mais esquisito que seja. :)
Até que não estava tendo hum, não - ao menos depois de uma gambiarra. Havia notado que ele ficava silencioso quando ficava meio para fora da prateleira. E, já que estava em forma de bolo... Experimentei colocar uma "blindagem" apropriada, de papel alumínio :D Havia feito uma espécie de "corredor" para o B+ entre os canais. Que passava antes sob o transformador de saída. A idéia é que jamais o B+ cruze com qualquer outro fio ou componente. Não sei como ficou seu amplificador que estava na forma de bolo, mas uma coisa eu acredito; que ele tinha um humming em ambos os canais, sendo que em um, o ruído era mais forte que no outro. Então primeira regra básica: Os núcleos dos transformadores de Áudio devem ficar numa posição de 90º com o núcleo do transformador de Força. E de preferência centralizados com ele. ----- Faz tempo que ando "namorando" uns esquemas de ultralinear. Mas como esses transformadores são mais caros, deixei o projeto para quando estiver entendendo ao menos um pouco mais do riscado. Talvez para quando me arriscar a montar um monstrengo de vinte válvulas, esquema de 1957. - Pelo o que vi no esquema postado deste hi-fi, as EL84 estão ligadas em modo pentodo. Se tiver transformadores push-pull com taps adicionais no primário (tomadas intermediárias entre o CT e os fios ligados às placas), pode tentar ligar as grades de screen das EL84, e fazê-las funcionar em modo ultralinear. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: Matec em 25 de Maio de 2017, as 15:51:47 Vou fazer essa alteração! Creio que no final das contas sigo o chapeado da Eico, por mais esquisito que seja. :) Até que não estava tendo hum, não - ao menos depois de uma gambiarra. Havia notado que ele ficava silencioso quando ficava meio para fora da prateleira. E, já que estava em forma de bolo... Experimentei colocar uma "blindagem" apropriada, de papel alumínio :D Havia feito uma espécie de "corredor" para o B+ entre os canais. Que passava antes sob o transformador de saída. A idéia é que jamais o B+ cruze com qualquer outro fio ou componente. O ruído nos transformadores costuma ser confundido com o ruído da fonte, por ter um som parecido. Não tenho tido problemas com esses ruídos, devidos à filtragem. Mesmo com altos ganhos, o que não é o seu caso. Mas é claro, todos os cuidados são bem vindos. :) Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: xformer em 25 de Maio de 2017, as 17:11:12 Martin eu não sei se suas válvulas EL84 são pares casados ou não. Como no esquema indica que a polarização é por bias automático (com o resistor de catodo), é melhor usar o par casado pra que o ruído da fonte seja cancelado no transformador push-pull (que também deve ser bem balanceado = duas partes do primário com a resistências do fio iguais).
Em tese o fio do B+ não deveria irradiar ruído eletromagnético, pois o componente AC é pequeno (ripple em 120Hz) e a corrente é baixa. Maior cuidado deve ser tomado com os fios que alimentam os filamentos (se forem AC 60Hz e não retificados e transformados em DC) pois conduzem maior corrente. Normalmente os fios são torcidos para cancelar o campo eletromagnético criado. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 02 de Junho de 2017, as 13:30:02 Interessante isso do campo gerado pelos transformadores.
No caso de se usar reator (choque) como deve então ficar o posicionamento deste em relação com os transformadores de saída e de força? Acabei de montar o Eico e o preamplificador RCA. O RCA está funcionando otimamente, com som bem legal: (https://goo.gl/photos/Uk69x94HGk5689EeA) Estou longe de ganhar um prêmio da RCA pela "montagem do ano" mas pelo menos funcionou. ;) (https://goo.gl/photos/4GUDpsLK1UMaQAXt8) Agora o EICO... Está com um zumbido bastante forte. Ainda quebrando a cabeça para conseguir descobrir qual a origem - a confusão nos fios e ligações que a Eico bolou para o modelo (e que tentei seguir ao máximo) é considerável. Há algum macête para descobrir qual é o ponto que está sendo responsável por isso? Xformer, as válvulas são casadas sim! Esse macête de não cruzar o B+ com outros fios é coisa de uns livros que tenho em casa; deve ser daqueles do Cabrera/Saba. Abs Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: xformer em 02 de Junho de 2017, as 18:17:29 Martin, que instrumentos de teste você tem disponível ?
Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 02 de Junho de 2017, as 20:52:53 Martin, que instrumentos de teste você tem disponível ? O básico do básico: um multímetro comum e lâmpada teste. Tenho também como fazer provas por substituição com alguma facilidade. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: xformer em 03 de Junho de 2017, as 07:39:49 Eu esperava que tivesse um osciloscópio pra ajudar e visualizar o ruído. Se você não pode ver o sinal, então vai ter de ouvir o sinal.
Caçar e eliminar ruído não é coisa simples e fácil, primeiro porque ele pode ter origem em vários pontos e causas, ser de vários tipos e frequências. Vai ter de ter paciência e empenho. A ideia principal é descobrir e isolar a região ou etapa do amplificador em que o ruído aparece. Você tem o esquema, então ajuda bastante. Eu faria assim: - Aterrar a entrada do amplificador e verificar se tem o ruído na saída (ouvindo na caixa acústica). Se não tiver ruído, o problema não é no amplificador. - Se tiver o ruído, da etapa da saída (válvulas de potência) para a entrada, vai desligando as conexões do sinal entre as etapas (na entrada de cada uma) e aterre o ponto de entrada do sinal na etapa, uma por vez (com o amplificador desligado), e depois ligue o amplificador pra ouvir se tem o ruído. O primeiro ponto seria na entrada da etapa de divisão do sinal (inversora) para as EL84. E vai repetindo o procedimento em direção da entrada (refaça as ligações desfeitas antes de desligar uma etapa anterior). - Enquanto na saída não houver ruído, é porque dali pra frente está limpo de ruído. Quando aparecer o ruído, continue o processo até isolar e identificar qual etapa aparece o ruído. Delimitar a etapa do ruído é chave para descobrir a causa. O problema é se o ruído tiver origem em vários pontos e for acumulando. O jeito é ir eliminando e diminuindo um a cada passo. As causas podem ser várias: má filtragem da fonte e consequente propagação pelo estágio de amplificação, loops de terra (nem sempre explícitos), mau aterramento de potenciômetros (solde um fiozinho na carcaça deles e aterre o fio) ou com pistas de carbono estragadas, componente defeituoso, interferência eletromagnética (ex. transformadores, estações de rádio), mau contato ou soldas frias, falta de blindagem nos fios de sinal. Outro procedimento poderia ser retirar as válvulas uma a uma, agora da entrada para a saída e ouvir o que acontece na saída, também pra delimitar qual(is) etapas tem o ruído. Título: Re: Perdido quanto ao chassi Enviado por: martinsantos em 14 de Junho de 2017, as 16:40:10 Entendi!
Vou fazer isso. Creio que fiz uma bobagem indo para um esquema mais complicado que deveria neste estágio das coisas... Mas vamos ver o que é que acontece. (Também tem o seguinte: se tudo desse certo de cara não haveria qualquer coisa para ir aprendendo na marra). Obrigado. |