Título: Yamaha F-20B Enviado por: Alfredo Padrao em 19 de Fevereiro de 2017, as 10:54:02 Vou acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Meu filho tem preferência por amplificador que tenha maior respostas de graves e maior controle na faixa de médios, e por isto esta semana fizemos um teste com a guitarra (uma "Les Paul" Golden) num cubo de estudo para "Baixo" e ele gostou muito dos testes, pois disse que tinha os graves que ele pretende e ainda dá maior flexibilidade na faixa dos médios. O cubo usado foi o Yamaha F20B, que é bem simples se comparado com outros amplificadores para "Baixo", por não haver vários outros recursos de filtros. Usa um Falante de 10" num compartimento selado. Mas para ele é suficiente para suprir graves e médios. Se colocar um falante de 12" fica o "bixo" conforme ele. Se quiserem dar uma olhada no esquema do Yamaha F20B, está disponível na net, e caso não encontrem é só falar que tenho ele em pdf. Acho que é um bom ponto de partida. Inclusive estava pensando em partir deste amplificador, fazendo um "clone" com maior potência, para meu filho. OBS: baixei o esquema neste link: https://elektrotanya.com/yamaha_f-20b.pdf/download.html Outro detalhe interessante deste cubo, é que o "Power" é numa plaquinha avulsa; portanto permitindo usar o pré com qualquer power. Além de permitir que possa mudar a relação dos filtros feitos com os amplificadores operacionais, adequando a faixa de frequência, a uma faixa preferencial de equalização. Abraços, Alfredo Título: Yamaha F-20B Enviado por: Alfredo Padrao em 19 de Fevereiro de 2017, as 13:44:47 Matec, se for possível; simula este circuito do pré do Yamaha F20B que está neste link que postei.
Título: Yamaha F-20B Enviado por: Matec em 19 de Fevereiro de 2017, as 18:18:27 Matec, se for possível; simula este circuito do pré do Yamaha F20B que está neste link que postei. Ok. Combinado. Mais tarde eu irei simular o circuito desse amplificador. Aliás vai ser bem fácil, é um pedal equalizador gráfico + um controle de volume + um power TDA2030. Extremamente simples. Mas resolve. (guitar_player ----- Alfredo Padrao Como combinado, fiz a simulação do circuito, e é exatamente isso: Um circuito bastante linear, como se espera de um amplificador de baixo. A entrada com um chaveamento para mudança de ganho, para se adaptar aos captadores passivos e ativos. Um equalizador gráfico de 4 bandas , sendo 3 com filtros ativos e um com componentes passivos. As frequências de atuação dos filtros são de aproximadamente: 60Hz, 400Hz, 2.4kHz, e acima de 10kHz. Logo após ao equalizador há mais uma rede de filtragem que propicia mais um "Brilho" ao sinal com um reforço de 10dB em frequências acima de 5khz. Segue-se o volume e o amplificador de potência. Após o volume há uma entrada auxiliar estéreo. O amplificasdor de potência é composto por um TDA2030, que fornece nominalmente 25w rms sobre uma carga de 4 ohms. |