Título: Jack J10 e suas possibilidades de chaveamento... Enviado por: Alex Frias em 19 de Dezembro de 2016, as 18:40:26 Então, recentemente peguei uma Guitarra-Resonator da Jay Turser e ela tem dois tipos de captação:
- Um captador magnético TESLA MiniHB no estilo LP Deluxe na posição do braço; - Um piezo da Schatten, RG-03, bem debaixo da ponte. O antigo dono já os tinha colocado no lugar dos que vieram na guitarra e eram mais genéricos... Ele também colocou um preamp embutido, basicamente pro piezo, porém quem fez meteu o magnético na jogada e a coisa ficou meio confusa, pra ser sincero...rs Um Jack J10 estéreo comum sem chaves foi usado para ligar o negativo da bateria de 9 volts ao terra do circuito e assim economizar bateria quando o plugue não estiver inserido, como nos pedais também é comum de se fazer. Eu gostaria de poder isolar o captador magnético do combo piezo+preamp e usar um cabo de duas vias mais malha com plugues estéreo em cada ponta pra enviar para um tipo de split-box e daí dirigir cada via para coisas afins, como o magnético para pedais e amp de guitarra comum, e o piezo para um pedal mais orientado para instrumentos acústicos e depois para um amplificador ou monitor mais indicado para violão/teclados. Além disso, gostaria de manter o liga/desliga do negativo da bateria no terra do preamp chaveado pela inserção do cabo. Assim, imagino finalmente que preciso de um Jack estéreo e com algum tipo de chave normalmente aberta com a parte relacionada ao "comum" (terra) do mesmo. Alguém conhece esse tipo de Jack J10 que não seja terrível de se encontrar por aqui? Na pior das hipóteses encontrei um catálogo da Switchcraft... http://www.switchcraft.com/Documents/Jack_Schematics.pdf (http://www.switchcraft.com/Documents/Jack_Schematics.pdf) Título: Re: Jack J10 e suas possibilidades de chaveamento... Enviado por: Doug em 20 de Dezembro de 2016, as 08:12:30 Tem alternativa simples, mas que exige uma pequena adaptação técnica.
basta usar um jack estéreo da Neutrik, com porca de metal. (http://tiggercomp.com.br/novaloja/images/neutrik_rosca_estereo.jpg) A rosca é isolada do primeiro conector do Jack (onde faz o aterramento), então pode-se interromper o circuito entre a rosca e o primeiro terminal do jack, cortando o gnd, montado por dentro da guitarra, pode se usar um terminal "olhal" substituindo uma das arruelas originais fazendo contato com a Rosca, quando inserir o plugue, ele estabelecerá contato entre a rosca e o terminal, fechando o circuito. (o mesmo que é feito nos pedais) |