Título: Celulares na sala de aula Enviado por: xformer em 04 de Junho de 2016, as 09:27:30 Essas perguntas vão para os professores e estudantes do fórum. Considerando que é quase certo que os alunos possuem um celular e o levam nas aulas, ainda existem os que ficam copiando coisas escritas na lousa (a giz ou caneta) ou simplesmente eles tiram fotos do que está escrito e desenhado para ver e estudar depois (sem perder tempo copiando) ? Ou os professores não usam mais a lousa ou quadro branco e simplesmente só projetam slides feitos em computador e depois repassam aos alunos ? Como é feito na sua escola ? Há a proibição do celular na classe ? Ainda existe caderno ?
Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: bossman em 04 de Junho de 2016, as 09:29:56 Tenho um amigo próximo que é professor de física e ele me disse que não permite de modo algum celular em sua sala de aula.
Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: t2guitarra em 04 de Junho de 2016, as 10:03:11 Acredito que daqui uns dias não vai ter nem escola, vai ser tipo aqueles cursos que você entra no site e vai fazendo as lições na hora que você quer, e depois faz provas, imagina quanto o governo economizaria com isso !
----- Esses dias ouvi falar de uma amiga que é professora que não pode mais reprovar alunos, ele sabendo ou não vai passar de ano! isso é uma vergonha para o nosso Brasil. Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: Doug em 04 de Junho de 2016, as 10:26:04 Sou professor de história, no momento, não exercendo (tenho 31 anos)
nunca fui adepto do quadro negro, levo as aulas como bate-papo com os alunos, de forma quase informal, ao quadro é reservado apenas titulos de tópicos e pequenas linhas de tempo, para explicar desdobramentos de eventos consecutivos ou simultâneos. nunca criei caso com celulares, desde que estivessem no modo de vibração e em local que não emita barulho em caso de vibração (nada de celular na mesa). nas ultimas vezes que estive em sala, tive um bom percentual de alunos anotando as falas e copiando qualquer coisa que estivesse no quadro, mas tambem haviam aqueles que só gravavam (eu mesmo na faculdade usava gravadores em algumas aulas) e fotografavam. mas a questão da educação está bem critica, pois cada vez o professor tem menos poder e esse é transferido para o aluno, e não é um fenômeno da educação publica, na maior parte das particulares, a coisa corre solta por medo de perder alunos. Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: Electric Effects em 04 de Junho de 2016, as 10:37:47 No meu caso, na maioria das vezes os professores não se importam, em sua maioria usam slides e quando utilizam o quadro quase sempre tem um ou outro indo tirar foto de alguma passagem importante. Tem um professor que quando quer a atenção e percebe que tem uns 6 olhando para o celular ele pede pra todos porem os mesmos na mesa dele, até mesmo que está com ele desligado na mochila.
Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: Antonio de Campos Junior em 04 de Junho de 2016, as 10:46:36 Aqui em Sorocaba tem escola que colocou um "sapateiro" atrás da porta da sala para que os alunos depositem ali seu celular ao entrar para a aula. Na escola de minhas filhas não permitem na sala de aula (3o e 5o ano), permitindo nos intervalos.
Essa é uma discussão que vai longe..... Para mim "crianças" não deveriam ter um celular, a não ser para ligações de emergência. Hoje o celular "escraviza" os jovens (e alguns adultos também), tirando o foco das coisa mais importantes, tais como uma boa Aula, bons relacionamentos, etc. Fica a dica para os professores, do sapateiro na parede ou na porta. Acrescente os nomes dos alunos e peça para deixar o celular (desligado ou no vibra-call) ali no início das atividades. Abraços. Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: Ferro_Velho em 04 de Junho de 2016, as 11:44:43 Também concordo que os telefones não deveriam estar presentes e ativos na sala de aula, são distrações que mais atrapalham que ajudam.
Mas copiar do quadro durante uma aula inteira é mesmo pedagogia arcaica nestes tempos de redes e tablets. Acho que a melhor solução seria o professor ter uma página na "intranet" da escola onde os alunos baixariam o assunto da próxima aula, estudavam em casa e na sala de aula o professor apenas explicaria melhor o assunto e tiraria as dúvidas. (desta maneira o aluno se acostumaria a fazer pesquisa e tentar aprender por si só, e apenas depois é que o professor complementaria o assunto) Se tivesse um filho, eu daria a ele um celular bem simples (apenas ligações importantes) e um bom tablet, o tablet é mais útil que um smartphone para um estudante. Abraços. Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: Dexter em 04 de Junho de 2016, as 13:46:25 Slide (ou projetor) não substitui o quadro e celular não substitui o caderno.
O auxílio do slide pode ser bastante vantajoso devido à praticidade na hora de apresentar figuras, tabelas, gráficos e esquemas ou fluxogramas. Apresentar todo o conteúdo é uma tortura da monotonia. Já o celular é muito prático para armazenar o conteúdo de sala de aula, mas é um excelente recurso de desvio de atenção. Além disso, existem inúmeros vídeos na internet dando dicas para estudar (a maioria para concurso, mas pode ser estendido para escola ou faculdade) e todos esse vídeos tem uma coisa em comum, escrever à mão. Digo as duas coisas por experiência própria. Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: Electric Effects em 04 de Junho de 2016, as 14:23:28 Eu prefiro não escrever na maioria das vezes, tento ocupar minha memória em sala de aula para memorizar ao invés de criar um vício nela e depender sempre de anotações, tem dado certo comigo.
Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: marcao_cfh em 04 de Junho de 2016, as 16:06:22 Slide (ou projetor) não substitui o quadro e celular não substitui o caderno. O auxílio do slide pode ser bastante vantajoso devido à praticidade na hora de apresentar figuras, tabelas, gráficos e esquemas ou fluxogramas. Apresentar todo o conteúdo é uma tortura da monotonia. Já o celular é muito prático para armazenar o conteúdo de sala de aula, mas é um excelente recurso de desvio de atenção. Além disso, existem inúmeros vídeos na internet dando dicas para estudar (a maioria para concurso, mas pode ser estendido para escola ou faculdade) e todos esse vídeos tem uma coisa em comum, escrever à mão. Digo as duas coisas por experiência própria. Concordo com tudo o que o colega Dexter escreveu. Sou professor de Física e vejo isso no meu dia-a-dia. No Paraná há uma lei estadual que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, a menos que haja permissão e orientação do professor. Mas essa lei geralmente não é levada a sério, infelizmente. O celular é sim uma ótima ferramenta de estudo, quando o aluno sabe usar como tal (tirar fotos do quadro para estudar depois, gravar aulas, fazer pesquisas rápidas). Porém, acredito que a maior parte dos alunos não sabem utilizar o celular como ferramenta didática. E sobre a fala da amiga, isso é meio que uma regra não escrita. Os alunos hoje estão cada vez mais alienados e desinteressados, só querem saber de celular, facebook, instagram, snapchat, entre outras coisas. Os colégios estaduais preferem índices de aprovação ao invés de qualidade, pois os recursos destinados aos colégios dependem do índice. E se o índice cai, o colégio tem que se explicar. Então não querem dor de cabeça. Como resultado, acabam sim sendo aprovados alunos sem conhecimentos e pré-requisitos para seguir em frente e não conseguem acompanhar o nível de estudo necessário para a série seguinte. Como consequência, o professor se vê forçado a diminuir o nível de cobrança dos alunos, pois se realmente fosse avaliar o conhecimento dos alunos, haveria um número gigantesco de reprovações. Então professor cobra menos, o aluno estuda menos (nem sei se tem como) e o ensino fica cada vez mais fraco. Essa semana, um aluno de terceiro ano do ensino médio me perguntou quantos milímetros tem em um metro... Título: Re: Celulares na sala de aula Enviado por: xformer em 06 de Junho de 2016, as 13:59:42 Obrigado a todos que deram sua opinião e experiência. Pena que uma tecnologia tão útil, se mal utilizada pode atrapalhar o aprendizado.
|