Título: Filtro de entrada Enviado por: felix em 15 de Fevereiro de 2016, as 11:14:25 Se é por ai, melhor fazer logo um 220v 127v para 110v, 127, 220 isolado.
Aproveitando e fazendo logo um filtro daqueles com indutores paralelos na entrada e na saída. (http://www.elettronicalucense.it/Product/Images/SIEMENS/B84111-A-B110-3.jpg) Ai você poderá tocar até com gerador a gasolina. Título: Filtro de entrada Enviado por: Finck em 16 de Fevereiro de 2016, as 21:54:23 Apoiado!
Título: Filtro de entrada Enviado por: kem em 16 de Fevereiro de 2016, as 22:29:27 Uia... Só de ver no esquema desse filtro (no final) com 2 capacitores indo da fase/neutro (ou das 2 fases, como seria em algumas cidades) ao terra da arrepios... ???
Título: Filtro de entrada Enviado por: Doug em 16 de Fevereiro de 2016, as 22:42:54 Homenagem ao Ground Switch! >d
Título: Filtro de entrada Enviado por: notreve em 17 de Fevereiro de 2016, as 07:55:28 alguém ai já usou esse filtro citado pelo felix ?
ele é vendido aqui no Brasil? pois a ideia parece ser interessante.. (visto que eu também preciso usar um transformador externo) Título: Filtro de entrada Enviado por: Doug em 17 de Fevereiro de 2016, as 08:03:49 No Brasil não sei, mas é bem fácil encontrar no Aliexpress, por exemplo, ele é muito usado na entrada de fontes chaveadas, como de monitores, computadores televisões e etc, só muda o encapsulamento.
Esse filtro é eficiente, mas eu não usaria num amplificador de instrumento musical, como o Ken mencionou, aqueles capacitores ligando a rede ao terra dão arrepios, se acontecer algum problema com ele, as chances de jogar a fase da rede no aterramento do amplificador são bem reais, e o terra do amplificador vai ligado a carcaça dos pedais, ponte dos instrumentos e etc, é como o antigo ground switch que vinha nos equipamentos de audio e que a recomendação geral é remove-lo por segurança. Título: Filtro de entrada Enviado por: felix em 17 de Fevereiro de 2016, as 08:44:35 Gente ai é diferente, porque 2 capacitores tem que ter problemas ao mesmo tempo, sem o terra estar ligado na rede.
O segredo é usar capacitores de HV (5KV para cima) de alta confiabilidade e não ligar o terra do amplificador no filtro caso não exista um "terra de fato" ligado na entrada do filtro. Perigo por perigo, os transformadores dos amps valvulados podem queimar também, fechando curtos e jogando tensões estupidas nas pessoas. A primeira medida de segurança é sempre tocar bem isolado. A segunda é ter mais de um terra de confiança. A terceira é ter bons e bem dimensionados fusíveis/disjuntores, na casa e nos equipamentos. Título: Filtro de entrada Enviado por: Ledod em 17 de Fevereiro de 2016, as 08:54:59 Pessoal, esses capacitores de filtro de entrada não são capacitores comuns, podem ser X2 ou Y2. O X2 é especificado para entrar em curto (queimando o fusível) em condição de falha. Já o Y2 é especificado para abrir em condição de falha (e não provocar curto entre fase e terra).
http://www.kemet.com/Lists/Filestore/EvoxRifaRFIandSMD.pdf Agora, fazer um filtro caseiro desses, só quando possuímos os capacitores corretos. Um abraço Eduardo PS: Em tempo, em equipamentos eletro-médicos, que possuem uma especificação muito mais rígida quanto a falhas elétricas que qualquer outro produto de consumo, são colocados filtros deste tipo. Título: Filtro de entrada Enviado por: kem em 17 de Fevereiro de 2016, as 09:43:44 A função de um filtro desses em fontes chaveadas é impedir que a fonte induza ruído na rede. Não é pra melhorar a fonte...
Mesmo os capacitores sendo próprios, eu não ficaria tranquilo... Título: Filtro de entrada Enviado por: Ledod em 17 de Fevereiro de 2016, as 13:58:07 Kem
Na verdade esses filtros funcionam tanto da rede para o equipamento quanto o contrário, do equipamento para a rede. Existem normas que especificam o limite de "imunidade conduzida" (da rede para o equipamento) quanto de "emissão conduzida" (do equipamento para a rede) de interferência eletromagnética. Sobre os capacitores Y e X, muitos equipamentos que utilizamos no dia a dia (e nem sabemos como funcionam rs) utilizam os mesmos... Em equipamentos de áudio (boa qualidade diga-se de passagem) que se utilizam de fontes chaveadas pode ter absoluta certeza que estes filtros estarão presentes na entrada de alimentação. Um abraço! Eduardo Título: Filtro de entrada Enviado por: kem em 17 de Fevereiro de 2016, as 14:55:29 Lelod... Já vi vários circuitos de chaveadas. Sim, o filtro está lá, mas não com esses capacitores das fases ao terra.
E um amplificador de instrumento musical oferece muito mais risco de choque que um de áudio... Título: Filtro de entrada Enviado por: Finck em 17 de Fevereiro de 2016, as 16:56:38 Turma, eu vi na foto um filtro fabricado pela Siemens, com certificação VDE e "apoiei". Imagino que tentar improvisar com componentes "comuns", desses que vende em qualquer lojinha, pode ser realmente perigoso.
Só para constar, os filtros que se compra por aí com a proposta de "evitar danos aos aparelhos por sobretensões e descargas atmosféricas" usam circuitos bem parecidos. E um deles salvou uma tv minha numa tempestade elétrica (enquanto que outra, igual, ligada no mesmo circuito da minha casa, mas sem o protetor, queimou). Título: Re: Filtro de entrada Enviado por: Ledod em 18 de Fevereiro de 2016, as 07:03:23 Eita Kem, então melhor nem chegar perto de um fender rumble...... :D
(http://rudn2.nodevice.com/preview/big/353/353019-1.jpg) (http://img.usaudiomart.com/uploads/large/1131183-bampo-icepower-125asx2-power-amplifier-module.jpg) Título: Re: Filtro de entrada Enviado por: Montanari em 18 de Fevereiro de 2016, as 09:45:47 Estamos desenvolvendo um projeto de fonte para pedais que vai usar este conceito de filtro CLC ( integrado a tomada de entrada AC ).
Mais especificamente, este modelo aqui ( feito pela brasileira Strahl ) : http://www.strahl.com/www_novosite_2012/catalogo4/catalogo4_pt.pdf pág. 5 modelo 240 ( este modelo é bem conveniente quando ponderamos : filtragem / corrente / preço / tamanho / peso / facilidade de montagem ) :tup abs Título: Re: Filtro de entrada Enviado por: kem em 18 de Fevereiro de 2016, as 11:41:54 Eita Kem, então melhor nem chegar perto de um fender rumble...... :D Ledod... não tem o esquema da fonte.Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Não sei se fui claro... o filtro com os x2 de fase a fase não vejo problema (x2-indutor-x2). Só os y2 da fase ao terra que me assustam. |