Título: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 29 de Janeiro de 2016, as 09:15:41 Por acaso alguém tem o esquema deste ampli, ou possui algum destes, pois tenho um transformador destes aqui que possui seis fios no primario, e gostaria de utiliza-lo em um projeto handmade. segundo o site da Meteoro parts a informação contida nele é que este tem a impedancia de 5.3K e somente isto. Nem vou me atrever a pedir informações a Meteoro pois eles nem respondem aos emails.
Veja a foto do mesmo: (http://meteoroparts.com.br/product_images/x/149/Trafo_044_-_1__40317_zoom.jpg) Grato. Se alguém puder me ajudar. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: kem em 29 de Janeiro de 2016, as 09:36:12 Vai ter que adivinhar. Provavelmente é UL, mas o 6º fio é estranho.
Meça a resistência entre os fios, principalmente entre os fios vizinhos. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 29 de Janeiro de 2016, as 10:09:36 Obrigado pela resposta Kem, realmente é estranho, pensei também a mesma coisa, mas pela descrição deste ampli é um de 7W com duas EL84, medir a resistencia dos enrolamentos foi a primeira coisa que pensei, porém o unico fio que não tem relação com os outros é o vermelho que apresenta sempre resistencia infinita, e os outros tem resistencias entre si, porém baixas, entre 33R a 111R, alias já mandei um email para a Meteoro, e como disse creio que eles nem vão responder como sempre fazem.
Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2016, as 10:22:52 O fio vermelho pode ser de uma blindagem eletrostática entre as camadas, pra aterrar (mas eu nunca vi isso em transformador de saída).
O negócio é você descobrir qual é o fio do CT (tomada central) e as duas pontas (as que tiverem as maiores resistências entre si e mais ou menos resistência igual em relação ao CT). Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: jplavareda em 29 de Janeiro de 2016, as 10:31:46 Como o fio vermelho não apresenta continuidade com nenhum dos outros fios do primário, teste-o com os fios do secundário. Caso continue a não apresentar continuidade, verifique se por baixo do papel que isola a bobina não tem uma folha de cobre revestindo a mesma. Já vi transformadores de força com esse tipo de blindagem e o fio ligado a essa folha de cobre era soldado ao chassis.
Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: kem em 29 de Janeiro de 2016, as 10:41:07 O fio vermelho pode ser de uma blindagem eletrostática entre as camadas, pra aterrar (mas eu nunca vi isso em transformador de saída). Já vi transformadores de força com esse tipo de blindagem e o fio ligado a essa folha de cobre era soldado ao chassis. Se for blindagem eletrostática no transformador de saída vai ser novidade pra mim.De qualquer forma, se os outros fios tem continuidade, provavelmente é um UL mesmo, e os fios devem seguir a sequencia. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2016, as 11:29:26 O fio vermelho pode ser de uma blindagem eletrostática entre as camadas, pra aterrar (mas eu nunca vi isso em transformador de saída). Pesquisando nos catálogos de fabricantes, descobri um que põe a blindagem em transformadores de saída (ou que tem um fio pra aterrar o transformador - carcaça ou núcleo ?), a Tamura: (http://s12.postimg.cc/sywo81z4t/tamura.jpg) Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Matec em 29 de Janeiro de 2016, as 11:45:15 Mais informações sobre o Transformador
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Descrição do Produto TRAF. SAÍDA 6B8C/B-76 20W CARACTERISTICAS TECNICAS: 1. IMPEDANCIA: 5,3ohms:8ohms<1-5/6-8> 2. RESPOSTA DE FREQUENCIA: 20Hz a 50KHz +- 3dB 3. RESISTENCIA DE ISOLAÇAO: >100Mohms, 500VDC 4. RIGIDEZ DIELETRICA: 1KVAC<PRIM/SEC, PRIM/NUCELO,0,5KVAC<SEC/NUCLEO> 5. IMPREGNAÇÃO: VERNIZ CARACTERISTICAS MECANICAS: 1.PRIMARIO... CABINHO N.22/600V COMP 200mm+-15mm DECAPADO 10mm+-2mm 2.SECUNDARIO... CABINHO N.18/600V COMP 150mm+-15mm DECAPADO 10mm+-2mm ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Se as informações estiverem corretas, os cabinhos do primário são um pouco mais finos que os do secundário. Também parece que há 2 secundários separados "IMPEDANCIA: 5,3ohms:8ohms<1-5/6-8>". Tudo meio confuso... :-) Abs ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- P.S. Dizem que esse amplificador é SE. Se é Single Ended, o transformador não deveria ter um gap e chapas E separadas das chapas I? Pela foto parece que as chapas estão entrelaçadas, ou é impressão minha? (http://meteoroparts.com.br/product_images/x/149/Trafo_044_-_1__40317_zoom.jpg) Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Guilherme em 29 de Janeiro de 2016, as 12:45:45 O amplificador não sei se é SE mas esse output certamente não é.
Transformadores de saida não precisam de "blindagem eletrostatica" porque a(s) primeira(s) camada(s) de fio do(s) secundários é ligada ao chassis. Se o transformador é seccionalizado (entrelaçado) o final da ultima camada das seções do primario (que tem alta tensão DC e AC) é adjacente à uma camada do secundário que está ligada ao chassis (" 0 volts"). Isso equivale *****exatamente*****a uma blindagem eletrostatica. Em transformadores de audio balanceados isso não acontece, então é necessario uma blindagem eletrostatica em forma de fita ou grid que, evidentemente, não são fechadas. Caso sejam, representariam uma espira em curto. Em transformadores de potencia, existem metodos de disposição das seçoes de modo que o CT de HT ou filamento atuem como blindagem eletrostatica. Na serie Tamura "F" o nucleo está conectado a todas partes metalicas do transformador através de conexões internas e, depois de unidas, tem um terminal para ligação dessas partes ao chassis. Isso porque são transformadores "potted" com compostos tipo Araldite industrial. Sendo "potted" é necessario uma ligação em separado das partes metalicas, núcleo inclusive, ao chassis. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 29 de Janeiro de 2016, as 13:39:51 Realmente não tinha me atentado que o fio vermelho poderia estar ligado ao suposto secundario (preto e marrom) com baixissima resistencia 0R. O transformador não tem esta blindagem eletrostatica interna.
Os fios azul, verde e branco são mais finos mesmo, porem o fio vermelho também o é. Os fios laranja e amarelo são mais grossos, além dos fios preto e marrom também serem. Medindo as resistencia ohmicas temos: marrom-preto e vermelho = 0R amarelo e laranja=35R amarelo e branco=101R amarelo e verde= 70R amarelo e azul= 146R laranja e branco=67R laranja e verde=35R laranja e azul=111R branco e verde=33R branco e azul=46R verde e azul=77R Perguntei ao fabricante da Meteoro, até pela pagina do face e também não obtive resposta até agora. Grato. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Alex Frias em 29 de Janeiro de 2016, as 14:21:10 Eu tenho esse amp e gosto bastante dele depois de trocar o falante.
O que posso tentar ver é se arrumo um tempo pra abrir o bicho e verificar se o código de cores é o mesmo e tal e onde parecem estar conectadas as coisas... Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Matec em 29 de Janeiro de 2016, as 14:40:22 As conexões desse transformador sugerem um transformador Ultralinear, como já foi dito antes.
Pelo resultado da tabela acima, poderia ser colocada assim a ligação dos terminais: Azul = Placa 1 Branco = Screen 1 Verde = CT (+B) Laranja = Screen 2 Amarelo = Placa 2 A numeração pode estar trocada, mas já é uma informação á mais. Abs Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2016, as 15:03:21 Também acho que a sequência que o Matec postou é a que faz mais sentido. Porque entre os fios azul e
amarelo é onde teve a maior resistência (as duas pontas do primário) e entre as pontas e o fio verde tem mais ou menos o mesmo valor na metade do valor maior. Os dois fios restantes estão em posição intermediária entre as pontas e o CT. Sobre o fio vermelho, deve ser uma tomada de 4 ou 8 ohms do secundário, já que as resistências são muito baixas nesse enrolamento. Mistério resolvido. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Guilherme em 29 de Janeiro de 2016, as 16:43:19 Luis, espere por uma eventual resposta da Meteoro ou por uma gentileza do Frias, que tem um amp com esse transformador de saida.
Acho dificil que a Meteoro tenha algum guitar amp com estagio de saida UL, porem...eu acho mais provavel que seja um output com taps de impedancias diferentes no primario. Repito: eu acho. Veja porque é bom ser prudente antes de instalar esse output: Seguindo o resultado das suas medições e o esquema proposto pelo Matec: verde-branco = 33 ohms (faz sentido) verde-azul = 77 ohms (idem) verde-laranja = 35 ohms (idem) verde-amarelo = 70 ohms (idem) Porém, se realmente o azul é placa 1 e o amarelo é placa 2, entre azul e amarelo você mediria 215 ohms e não 146 ohms ! E entre laranja e azul você mediria 145 ohms e não 111 ohms ! Ou então você fez alguma medição equivocada... Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: kem em 29 de Janeiro de 2016, as 17:15:40 Os últimos comentários do Guilherme foram exatamente os que eu fiz hoje a tarde pró xformer. As contas não fecham.
Ou a coisa não é o que a gente ta pensando ou tem medida errada (as vezes é até multímetro com bateria cansada). Guilherme, realmente soa estranho um UL vindo dessa marca, mas como são 7W vindos de um PP de EL84, pode até ser... Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 29 de Janeiro de 2016, as 17:16:58 Consegui esta imagem só falta as cores agora, o que esta me deixando um pouco desconfiado é que este vermelho com o preto e marrom. Porque o secundario é somente de 8 omhs.
Mas ai esta. (http://www.4shared.com/download/FvkciadOce/MG7.png?sbsr=4aac31d2baed860c218bae98caaf42b1964&lgfp=3000) O Pino tres vem da inversora com certeza, apesar de sempre ser o pino 2. _ Também desconfiei das medidas, porém meu multimetro é um Hikari, True RMS novo, pois meu antigo ficou velho demais, com baterias novas. Por enquanto grato a todos. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2016, as 17:32:48 Eu acho que é assim como o Matec sequenciou. Tirando um erro de precisão nas medições, pra mim tem sentido:
(http://s11.postimg.cc/jmc0tfgo3/trafosaidaameteoro.jpg) Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 29 de Janeiro de 2016, as 17:50:04 Obrigado pela imagem Xformer.
O pessoal da Meteoro me enviou o esquema. (Conforme a imagem acima) Mas mesmo assim a duvida continua em relação ao fio vermelho, pois no esquema conforme a imagem, no primario tem seis fios, e no secundario dois fios, Vou aguardar assim que o Alex, puder verificar para mim. A não ser que este transformador esteja danificado. Vou aguardar, mesmo assim grato a todos. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2016, as 17:53:37 Obrigado pela imagem Xformer. O pessoal da Meteoro me enviou o esquema. Mas mesmo assim a duvida continua em relação ao fio vermelho, pois no esquema conforme a imagem, no primario tem seis fios, e no secundario dois fios, Vou aguardar assim que o Alex, puder verificar para mim. A não ser que este transformador esteja danificado. Vou aguardar, mesmo assim grato a todos. Obs. Esse pedaço do esquema tá totalmente furado e errado. Os eletrodos das EL84 estão ligados de forma errada ao transformador de saída. Veja que as placas (pino 7) não vão ligadas ao transformador de saída ???? E o primário tem agora os 6 fios, e um deles tá praticamente aterrado por um resistor de baixo valor ?? A grade de controle é que tá LIGADA NO TRANSFORMADOR DE SAÍDA !! Os catodos das EL84 também estão ligados ao transformador de saída, ao invés de serem aterrados por um resistor de catodo ou fio Os caras de lá são sacanas ou são completos imbecis. Pelo o que vi do esquema, é feito pra confundir. O seu transformador parece estar ok, apesar do desbalanceamento entre as duas metades e as tomadas de UL. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Matec em 29 de Janeiro de 2016, as 18:28:31 Eu acho que é assim como o Matec sequenciou. Tirando um erro de precisão nas medições, pra mim tem sentido: Olá xformer Foi exatamente essa a minha conta. :tup Não tenho nem que provar de novo! :) Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: kem em 29 de Janeiro de 2016, as 18:50:33 Matec... Sua observação faz 100% sentido. As contas não fecham 100%, mas é por pouco e deve ser isso aí mesmo, apesar da coisa ser bem desbalanceada...
Mas o que não faz o menor sentido é o esquema de ligação do transformador... Será que é má fé?!? Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Matec em 29 de Janeiro de 2016, as 19:54:20 Esse esquema não faz nenhum sentido. Alguém errou feio >d
Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: hgamal em 29 de Janeiro de 2016, as 21:23:14 Rapaz, de onde saiu este esquema? Dá para chamar a NATO, os caças fantasmas, MI6, FBI, CIA, ou o Bope para prender quem foi?
Esse esquema só perde para um discurso da Dilma! Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2016, as 21:30:14 Esse esquema só perde para um discurso da Dilma! Se for quando ela falou do "vírus do mosquito Zika", tá pau a pau. :D santa besteira ! Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Matec em 29 de Janeiro de 2016, as 22:28:02 xformer
Esse esquema é um exemplo de "Como um valvulado não funciona" Abs :D Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 29 de Janeiro de 2016, as 23:37:06 Rapaz, de onde saiu este esquema? Dá para chamar a NATO, os caças fantasmas, MI6, FBI, CIA, ou o Bope para prender quem foi? Esse esquema só perde para um discurso da Dilma! O fabricante me enviou Hgamal, :D, fazer o que! Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: kem em 29 de Janeiro de 2016, as 23:56:12 Mas o que não faz o menor sentido é o esquema de ligaçtdo transformador... Será que é má fé?!? Esse esquema não faz nenhum sentido. Alguém errou feio >d E aí? Erro ou má fé?!?----- Posso estar falando besteira (não vai ser nem a primeira nem a última vez :) ) mas será que o fio vermelho não é uma derivação do início do secundário, para facilitar o seu aterramento?!? De qualquer forma não é uma má ideia... O resistor de 10R não faz sentido, mas todo o resto também não... Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Luis_RP em 30 de Janeiro de 2016, as 08:46:34 Sim, já corrigi varios esquemas do referido fabricante! muitas vezes os esquemas deles não batem mesmo, qual o motivo, não sei.
Kem, não sei realmente a função do fio vermelho, se der para aproveitar o transformador para algum projeto otimo, se não der fazer o que, até fico imginando se não é um desperdicio duas EL84 para 7W. até Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: blackcorvo em 30 de Janeiro de 2016, as 15:55:14 Sim, já corrigi varios esquemas do referido fabricante! muitas vezes os esquemas deles não batem mesmo, qual o motivo, não sei. Proteção contra plágio do circuito. Se alguém que não sabe de eletrônica quiser simplesmente copiar o esquema, não vai funcionar sem que sejam feitas correções. Muitas empresas aparentemente fazem isso quando passam os circuitos para usuários que não são técnicos autorizados. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Mallermb em 30 de Janeiro de 2016, as 16:15:41 Proteção contra plágio do circuito. Se alguém que não sabe de eletrônica quiser simplesmente copiar o esquema, não vai funcionar sem que sejam feitas correções. Muitas empresas aparentemente fazem isso quando passam os circuitos para usuários que não são técnicos autorizados. Me permita concordar e discordar blackcorvo, tempos atrás comprei um amplificador de 15w da marca citada acima, tempo depois apresentou problemas, precisei do esquemático e não encontrei na internet, entrei em contato com o fabricante pedindo o esquema para que eu pudesse efetuar o reparo, inclusive expliquei o problema apresentado, nem ao menos me responderam. Batendo com a Cabeça por um tempo, fiquei sabendo que o meu amplificador era "baseado" em um outro amplificador de uma marca super famosa, resolvi baixar o esquema da marca famosa e eis que as únicas diferenças de um para o outro era a troca de valor de dois resistores no setor de input e a remoção de 3 peças referente ao pop de quando se liga o amplificador, ou seja, quase que uma cópia descarada, pois até mesmo a nomeação dos componentes batiam peça por peça. Um outro amplificador nacional muito famoso de 200w que já tive muitos anos atrás, bate peça por peça de um outro amplificador muito famoso mundialmente. Resumindo a coisa, acredito que pode até ser que exista algum amplificador que seja realmente desenvolvido ou projetado por eles e que eles desejam proteger contra plágio (o que chega ser no mínimo irônico), porém, acho extremamente difícil, visto que na minha vida, já ví 4 modelos que são "baseados" em outros famosos, alguns chegam até a assustar de tanta semelhança, é como se ambos fabricantes tivessem pensado igual peça por peça. Outra possibilidade em não fornecer o esquema é justamente para não poder comparar com algum outro ao qual ele foi "baseado". Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: kem em 30 de Janeiro de 2016, as 16:57:52 Aqui no fórum postaram umas fotos dessa marca que não são só parecidos por dentro, mas por fora também.
E cá entre nós... Que vai copiar um amplificador dessa marca se tem tudo que é informação (esquema, layout, furacão do chassis, medidas dos gabinetes, mods, etc) de Marshall, Fender e cia?!? Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Mallermb em 30 de Janeiro de 2016, as 17:15:28 Aqui no fórum postaram umas fotos dessa marca que não são só parecidos por dentro, mas por fora também. E cá entre nós... Que vai copiar um amplificador dessa marca se tem tudo que é informação (esquema, layout, furacão do chassis, medidas dos gabinetes, mods, etc) de Marshall, Fender e cia?!? Realmente, as semelhanças são mais do que incríveis. Tem que ter coragem para copiar, (_), se bem que eu gosto das etapas de Power de uma certa marca nacional, pelo menos funcionam muito bem. Quanto ao esquema da ligação do transformador que forneceram para nosso colega, achei o cúmulo ele estar errado, visto que até para um técnico experiente é perigoso, tem coisas que não se brinca, jamais. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: blackcorvo em 30 de Janeiro de 2016, as 22:47:25 Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Nesse caso, muito provavelmente o circuito foi feito pela empresa original em fábricas chinesas que atendem mais de uma marca, e a marca tupiniquim simplesmente pediu uma leva desse circuito pra fábrica (o projeto está pronto mesmo! Assim economizam com custo de desenvolvimento de um projeto novo). Exemplo: Amplificador Condor GX-10 (2005-2007 mais ou menos), é uma cópia do Ibanez GTP10. O modelo na placa do GX-10 está escrito GTP-10, a caixa do combo e a fonte usada no painel são a mesma, assim como a localização do logo da empresa: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Só fazer uma busca no ML e vai ver vários mini amps "estilo MS-2" que não dizem Marshall neles. Outra coisa, que nem pensei quando escrevi antes, é que tem as questões de direitos autorais sobre o circuito. Isso deve influenciar o uso de circuitos com erratas. Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: Mallermb em 31 de Janeiro de 2016, as 09:45:47 Outra coisa, que nem pensei quando escrevi antes, é que tem as questões de direitos autorais sobre o circuito. Isso deve influenciar o uso de circuitos com erratas. Ótima observação! Título: Re: Transformador de saida do Meteoro MGV7 Enviado por: bossman em 31 de Janeiro de 2016, as 14:05:09 Proteção contra plágio do circuito. Se alguém que não sabe de eletrônica quiser simplesmente copiar o esquema, não vai funcionar sem que sejam feitas correções. Muitas empresas aparentemente fazem isso quando passam os circuitos para usuários que não são técnicos autorizados. Melhor seria que nem passassem então! |