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Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: blackcorvo em 01 de Setembro de 2015, as 11:15:45



Título: SMPS para Amplificadores Valvulados veiculares (12v)
Enviado por: blackcorvo em 01 de Setembro de 2015, as 11:15:45
Estava fazendo minhas buscas usuais hoje pela internet, e me deparei com um projeto de conversor boost DC-DC para alimentar valvulados num sistema de som veicular.

As páginas em questão são as seguintes (site em inglês):

http://www.audiohobbyist.com/projects/smps.htm
http://www.audiohobbyist.com/diyparts/parts/kit/carpsu.htm
http://www.audiohobbyist.com/diyparts/parts/kit/psu/psuinstruction.htm
http://www.audiohobbyist.com/diyparts/parts/kit/psu/EW-SMPSmod.pdf

O circuito não é tão simples quanto as fontes NIXIE que normalmente encontramos para projetos valvulados pequenos, e chega a ser um pouco mais complexo que o Bilé Nervoso, mas segundo o site a versão mais simples consegue fornecer até 75w entre 240v-260v, o que é mais que suficiente para a maioria dos projetos que já vi em nosso fórum.

Não sei se o projeto é muito viável, parece usar componentes bem comuns. O mais difícil é o transformador, que deve ser confeccionado, mas ele comenta num exemplo que ele poderia ser de 26:1, então a proporção de tensões nós já temos. O cálculo para saber a quantidade de espiras eu já não saberia dizer como deve ser feito.

Só pensei em compartilhar isso aqui como uma referência.


Título: Re: SMPS para Amplificadores Valvulados veiculares (12v)
Enviado por: Dexter em 01 de Setembro de 2015, as 14:29:46
Sim, o projeto é bem viável! Possui boa eficiência de potência, o custo é baixo e as dimensões são reduzidas. A maioria dos amplificadores automotivos usam uma fonte assim pois trabalham com tensões superiores a 12V.


Título: Re: SMPS para Amplificadores Valvulados veiculares (12v)
Enviado por: blackcorvo em 04 de Outubro de 2015, as 01:00:51
Sim, o projeto é bem viável! Possui boa eficiência de potência, o custo é baixo e as dimensões são reduzidas. A maioria dos amplificadores automotivos usam uma fonte assim pois trabalham com tensões superiores a 12V.

Pois foi exatamente o que eu imaginei quando vi esse projeto!
Agora, por questão de eficiência de consumo, se fosse possível fazer versões menos potentes dele, para casar melhor com a faixa de potência dos projetos mais comuns por aqui (abaixo de 20w de saída), poderíamos ter uma opção mais viável pra quem não tem acesso aos transformadores de força adequados. Sem falar na possibilidade de "amps para viagem" valvulados funcionando com baterias de 12v seladas! Imagina poder carregar um IALL 10.5 pra tocar na praia...!

Sei lá, eu pessoalmente não tenho nada contra fontes chaveadas para valvulados. Fico imaginando porquê as empresas atualmente ainda não passaram a usar esse tipo de topologia...


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