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Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: laerteandrade em 05 de Agosto de 2015, as 11:49:37



Título: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 05 de Agosto de 2015, as 11:49:37
Bom dia.

Sempre sonhei em fazer uma guitarra do zero. Então, a muitos anos venho lendo sobre o assunto. Após o último tópico sobre uma Gianinni Supersonic decidi tentar fazer uma Jazzmaster, e escolhi este modelo porque seu som é extremamente peculiar e só existem guitarras de baixa qualidade neste modelo para canhoto.

Este será um projeto que será executado provavelmente em mais de um ano.

Iniciando esta empreitada gostaria da opinião dos mais experientes.

Quais ferramentas é necessário que eu compre e de quais marcas? Já possuo uma furadeira de bancada e sei que terei que comprar uma serra tico tico e lixas próprias para luthier.

Qual madeira é mais adequada? Sei que no modelo jazzmaster o corpo é de alder, o braço de maple e a escala de rosewood. Como depois de várias experiências concluí que o braço é o fator principal para o timbre da guitarra, vou manter o maple no braço. Mas e a escala? Me falaram sobre o jacarandá, é próximo ao rosewood? E o corpo? estive pensando em Freijó. Provavelmente comprarei da RDC Guitar as madeiras, a menos que haja algum vendedor em Porto Alegre com preços mais atrativos.

Alguma outra dica que devo seguir? Sei que o projeto é muito complicado, mas tenho que tentar, se não der certo o máximo que vai acontecer é eu ter uma lenha bem cara para minha lareira.

Abraços e desde já agradeço.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: Nefi em 05 de Agosto de 2015, as 12:01:37
Laerte, Rosewood é Jacarandá, salvo engano meu. Então pode ficar tranquilo.
Sobre o corpo, já ouvi que marupá é uma boa alternativa. Procure referências sobre essa madeira. Espero ter ajudado...

Boa empreitada!


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 05 de Agosto de 2015, as 12:15:07
Obrigado Nefi, já estudei bastante sobre madeiras, mas acho quie o marupá é mais próximo do swamp ash.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: rodlburigo em 05 de Agosto de 2015, as 13:11:20
Olá laerteandrade,

   A algum tempo atrás estava estudando madeiras para a confecção de baixos e encontrei este material que compara as madeiras normalmente usadas em guitarras com as madeiras nacionais.

http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/guitarra_final.pdf (http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/guitarra_final.pdf)

Espero que te ajude no projeto e que disponibilize as experiências.
Abraços!


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 05 de Agosto de 2015, as 13:40:46
E ai rodlburigo. Já tinha visto este material, é bem interessante. Mas estes estudos sempre me deixam com o pé atras. Estes tempos vi um estudo que dizia que a madeira do corpo não importa, o que pela experiência sei que não é verdade. Queria que alguém que já testou as madeiras pudesse me dar uma informação mais concreta, e também preciso saber quais ferramentas comprar.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: blackcorvo em 07 de Agosto de 2015, as 08:28:57
E ai rodlburigo. Já tinha visto este material, é bem interessante. Mas estes estudos sempre me deixam com o pé atras. Estes tempos vi um estudo que dizia que a madeira do corpo não importa, o que pela experiência sei que não é verdade. Queria que alguém que já testou as madeiras pudesse me dar uma informação mais concreta, e também preciso saber quais ferramentas comprar.

Pessoalmente, acredito que o material em si não importa, e sim a construção do instrumento. Gosto muito de dar como exemplo a guitarra de plástico do Jack White. Aquilo era pra, em teoria, soar muito ruim, não ter sustentação alguma e ser "impossível de timbrar".

Procure focar-se em fazer uma construção sólida. O que vai afetar mais o som são os tipos de captadores e a elétrica da guitarra. A diferença que a madeira faz existe, mas não é nada gritante (pelo menos pra mim).


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: adautomarttau em 07 de Agosto de 2015, as 09:43:18
Testei varios tipos de madeira e o melhor resultado foi com a marupá .Fiz 3 telecaster e estou fazendo mais 3(todas de marupá),usei cedro ,marupa e mogno.

O mogno brasileiro e o cedro não me agradaram,principalmente para sons clássicos(só servem pra high gain),nesse caso prefiro a marupá.

Se não puder usar alder , recomendo a marupá,não recomendo o freijo , já fiz uma strato assim e também não entrega o som clássico,apesar de esteticamente lembrar o ash.

Quanto ao braço testei várias combinações,recomendo o jacarandá (tambem conhecido como rosewood) para escala e se for one piece maple ou araucária.Não gostei do marfim.

Quanto as ferramentas recomendo ter um router , dremel , brocas , fresas ,limas etc ...Mas a maior dica é : não compre porcaria! Uma boa ferramenta dura a vida toda.


Edit: Já que muitos se sentiram ofendidos e magoados, peço desculpa por expor minha opinião.Mais uma vez desculpa.


Boa sorte  :tup [beer] 8)




Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: Ramsay em 07 de Agosto de 2015, as 21:25:29
Pra mim a qualidade da madeira tanto do braço quanto do corpo são essenciais, assim como as ferragens e a construção (projeto).
Captadores são o toque final e depois de muitos testes conclui que melhoram no máximo uns 10/15% o som de uma guitarra.
Não adianta botar um captador de ponta numa guitarra barata porque o som não vai melhorar em quase nada.
E cedro não cai bem no corpo de uma guitarra tipo les paul porque o som fica meio abafado, o ideal é usar mogno mesmo que seja o asiático.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: blackcorvo em 07 de Agosto de 2015, as 23:13:12
Artistas com guitarras de plástico ou acadêmicos nerds só querem impressionar os inexperientes incautos.Mas sempre tem quem aceite e venere tais absurdos.

Boa sorte  :tup [beer]

Pois é né, se não fosse por "acadêmicos nerds", nem internet a gente teria.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: guhjurisato em 08 de Agosto de 2015, as 00:22:59
Discordo totalmente do que vocês falaram a respeito das pesquisas e dos academicos... O trabalho realizado por esse aluno foi muito bom, ele teve que encontrar valores, que possam ser comparáveis. Ele não pode pegar a "qualidade de som" como um valor, pois ela varia de pessoa para pessoa. Tem gente que odeia valvulados, odeia overdrives, odeia o som de uma gibson, e assim vai. Não se pode quantificar uma coisa que não pode ser medida. Então ele utilizou de métodos científicos, que trouxessem algumas características, essas mesmas que ele poderia comparar.
Se você acha realmente que é um nerdzinho que fez isso, você está muito enganado. E se eu fosse você, me trancaria no meio de uma floresta, e desistiria de toda a tecnologia criada.

Essas pessoas nem se deram ao trabalho de usar os nomes técnicos corretos,além de usarem uma metodologia duvidosa,apenas confundem as pessoas.Não se deixe enganar por que nunca nem chegou perto de uma madeira crua.
Artistas com guitarras de plástico ou acadêmicos nerds só querem impressionar os inexperientes incautos.Mas sempre tem quem aceite e venere tais absurdos.

Você deveria se envergonhar de ter dito isso. Metodologia duvidosa? Você por acaso sabe o que é a metodologia cientifíca? Confundir as pessoas? [vou nem comentar]
Acho que você deveria estudar um pouco mais, antes de sair falando essa quantidade de bobagem.

Boa Noite.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: kem em 08 de Agosto de 2015, as 14:49:41
E cedro não cai bem no corpo de uma guitarra tipo les paul porque o som fica meio abafado, o ideal é usar mogno mesmo que seja o asiático.
Será que se colocar um tampo de uma madeira mais dura (como fazem com o maple nas Les Pauls) não muda?

Como eu citei no outro topico, eu pretendo fazer uma também. O corpo já tenho a madeira (freijó).
O braço eu tava pensando em tauari, mas tem que ser o branco, e onde eu achei que tinha, na verdade tinha só do rosa, que é bem mais escuro.
Se eu achar o tauari branco vai ele... senão vou repensar.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: bossman em 08 de Agosto de 2015, as 15:05:53
E cedro não cai bem no corpo de uma guitarra tipo les paul porque o som fica meio abafado, o ideal é usar mogno mesmo que seja o asiático.

Puxa a minha aqui de corpo de cedro com tampo de marupá de abafada não tem nada. De certo o marupá deve estar ajudando a dar uma equilibrada...


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 11 de Agosto de 2015, as 14:15:48
Black corvo, eu particularmente já acredito que a madeira é importantíssima, já montei inúmeras guitarras e o som muda drasticamente quando a madeira é boa, lembrando que sempre estou comparando com guitarras top de linha, no caso as fender americanas. Concordo com você quanto à qualidade da construção, mas se o material for ruim não rola. Os captadores e a elétrica da guitarra são apenas 20% do som dela. Nas minhas experiências eu dividiria da seguinte forma: 60% braço, 20% corpo, 15% captadores, 5% ferragens. Já em relação à guitarra do Jack White, ela funciona bem para o propósito que o Jack a usa, ou seja, com muito fuzz, tente timbrar ela limpinha e verás que há uma diferença monumental. Quando se busca sons diferentes qualquer instrumento é válido, agora, quando se busca sons clássicos de guitarras, aí a madeira importa absurdamente.


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Adauto, já tive uma strato de marupá, o som era bem bonito, mas acho que devido ao braço que provavelmente era de marfim o volume da guitarra era muito baixo, era uma tagima 620 das antigas.

Pensei no Freijó porque a madeira é linda, e tende a soar um pouco mais abafado o que acredito que fecharia com a ideia da jazzmaster, o braço seria de maple e a escala de jacarandá.



Testei varios tipos de madeira e o melhor resultado foi com a marupá .Fiz 3 telecaster e estou fazendo mais 3(todas de marupá),usei cedro ,marupa e mogno.

O mogno brasileiro e o cedro não me agradaram,principalmente para sons clássicos(só servem pra high gain),nesse caso prefiro a marupá.

Se não puder usar alder , recomendo a marupá,não recomendo o freijo , já fiz uma strato assim e também não entrega o som clássico,apesar de esteticamente lembrar o ash.

Quanto ao braço testei várias combinações,recomendo o jacarandá (tambem conhecido como rosewood) para escala e se for one piece maple ou araucária.Não gostei do marfim.

Quanto as ferramentas recomendo ter um router , dremel , brocas , fresas ,limas etc ...Mas a maior dica é : não compre porcaria! Uma boa ferramenta dura a vida toda.


Edit: Já que muitos se sentiram ofendidos e magoados, peço desculpa por expor minha opinião.Mais uma vez desculpa.


Boa sorte  :tup [beer] 8)




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Você tem total razão ao defender os estudos, este estudo publicado foi muito bem feito e a condução do mesmo segue os padrões técnicos.

Mas, para o meu propósito ele é válido apenas como suplemento, já que como você mesmo disse é impossível medir a qualidade do som. No caso, tratando-se de sons clássicos de guitarras jazzmaster, colocando uma do lado da outra e ouvindo é possível perceber diferenças que terminam fechando com o gosto comum em relação ao que se espera deste modelo de guitarra.

Já cansei de ouvir inúmeras discussões sobre stratos, americanas, mexicanas, chinesas, e de tanto montar stratos e de tocar com elas cheguei à conclusão que são poucos e raros os instrumentos de valor baixo que se aproximam das fender americanas, de toda as 6 fender mexicanas que já tive apenas 1 chegou perto de uma guitarra americana. Hoje possuo 3 fenders americanas com características totalmente diferentes, os sons são diferentes mas todas possuem uma qualidade sonora indiscutível. Por isso questiono quem já montou um instrumento com madeiras brasileiras o que eles acham de cada uma, porque somente montando o instrumento é possível afirmar se algo presta ou não, antes existem somente suposições. 

Discordo totalmente do que vocês falaram a respeito das pesquisas e dos academicos... O trabalho realizado por esse aluno foi muito bom, ele teve que encontrar valores, que possam ser comparáveis. Ele não pode pegar a "qualidade de som" como um valor, pois ela varia de pessoa para pessoa. Tem gente que odeia valvulados, odeia overdrives, odeia o som de uma gibson, e assim vai. Não se pode quantificar uma coisa que não pode ser medida. Então ele utilizou de métodos científicos, que trouxessem algumas características, essas mesmas que ele poderia comparar.
Se você acha realmente que é um nerdzinho que fez isso, você está muito enganado. E se eu fosse você, me trancaria no meio de uma floresta, e desistiria de toda a tecnologia criada.

Essas pessoas nem se deram ao trabalho de usar os nomes técnicos corretos,além de usarem uma metodologia duvidosa,apenas confundem as pessoas.Não se deixe enganar por que nunca nem chegou perto de uma madeira crua.
Artistas com guitarras de plástico ou acadêmicos nerds só querem impressionar os inexperientes incautos.Mas sempre tem quem aceite e venere tais absurdos.

Você deveria se envergonhar de ter dito isso. Metodologia duvidosa? Você por acaso sabe o que é a metodologia cientifíca? Confundir as pessoas? [vou nem comentar]
Acho que você deveria estudar um pouco mais, antes de sair falando essa quantidade de bobagem.

Boa Noite.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: darkislanio em 11 de Agosto de 2015, as 21:33:55
Gravadores de áudio, como o audacity, desde que usados com equipamento decente (placa de som e microfone) gravam com resolução de aproximadamente 44 kHz. O ouvido humano tem capacidade de apenas 20 kHz. Não vejo como seria possível o ouvido humano perceber nuances que seriam "invisíveis" a tais gravadores.

[...]já que como você mesmo disse é impossível medir a qualidade do som.[...]
Impossível? O timbre pode ser definido pelo formato da onda sonora em um gráfico. Se duas ondas sonoras possuem o mesmo formato, é impossível diferenciá-los com a audição.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 11 de Agosto de 2015, as 23:02:57
Darkisiano. O problema é que o estudo foi feito sem que houvesse teste sonoro com a guitarra montada. Posso ter falado besteira quanto a medição da qualidade do som pois não tenho conhecimento sufiente sobre isso. Meu conhecimento é empirico. Então, tens algum material para me indicar sobre medição de qualidade sonora para guitarras?  Qual formato de onda é o ideal para uma jazzmaster?


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: darkislanio em 12 de Agosto de 2015, as 01:56:40
O estudo ao qual me refiro já foi discutido em outro tópico aqui no handmades. Nesse estudo, os testes foram feitos com a guitarra montada.
Quanto ao tal "formato de onda ideal", não acho que exista um ideal, uma vez que pode ser, e geralmente é, modificado por pedais e amplificadores. Sequer é isso que o estudo mostra,  assim como não é o que eu disse. O estudo mostra que a para um mesmo braço, um mesmo captador, um mesmo hardware, mesmas cordas, mesmo equipamento de reprodução e captação, e uma mesma construção do corpo, apenas alterando-se a madeira do corpo, e testando com madeiras de diferentes características, não há alteração no formato da onda, portanto timbres idênticos.
O que pode alterar é o envelope da onda (sustain) uma vez que a dissipação da energia mecânica das cordas depende da massa do corpo, uma vez que essa vibrará mais quanto menor for sua massa, e portanto, nesse caso, mais rapidamente a energia mecânica se dissipará para o corpo, e uma pequena parte para o ar.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: rodlburigo em 12 de Agosto de 2015, as 18:40:31
Handmades,

        O estudo científico serve sim para a identificação das similaridades das madeiras. É claro que nenhuma madeira será igual a outra, pois nem mesmo árvores da mesma espécie são iguais.
        A onda ideal citada no estudo é uma onda padronizada, com uma curva gerada sem distorções e sempre com os mesmos parâmetros, a fim de possibilitar a medição  e comparação de resultados. Sem isso, é como comparar um projeto em centímetros e outro em polegadas, sem a transformação dos valores, impossível.
        A curva ideal não existe na natureza, é gerada artificialmente ou controladamente.
        Ainda assim, concordo que as madeiras de diferentes espécies soarão diferente, assim como existem inúmeros outros fatores que alteram o padrão sonoro, como construção, captadores, cordas, etc...
        Mas sempre vai existir um fator que nunca será igual, o ouvido humano. Cada um houve de forma diferente e o que soa ruim para um, pode ser o ideal para outro.
        O estudo científico sempre será útil e de importância relevante, pois no mínimo nos indica quais madeiras devemos testar primeiro. Este foi o objetivo do estudo e acredito que tenha muito bem sucedido!
        Mas o que importa mesmo é o prazer de descobrir e construir com as próprias mãos, chegando aos próprios resultados, mesmo que seja opinião pessoal. Pelo menos para mim, tudo o que faço soa bem melhor que qualquer coisa comercial!  ;)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 30 de Agosto de 2015, as 10:03:57
Bom galera. Seguindo meus planos comprei uma peça de freijó de 40 anos para o corpo. Consegui uma peça de marfim para o braço ainda falta a escala. Então, vamos as perguntas:
1. Vale a pena fazer um braço de marfim ou devo investir no maple?
2. Alguém tem alguma dica de algum lugar para comprar escala de pau ferro?
3. Alguém tem a planta da jazzmaster?
4. Estou pensando em trocar a ponte fixa da jazzmaster por uma tuneomatic da guitarfetish, aquela que vem com saddles de aço. Será que terei problemas com a curvatura do braço?  http://www.guitarfetish.com/XGP-USA-Gibson-fit-Nickel-Tuneomatic-Bridge-BRASS-Saddles-OUR-BEST_p_4229.html (http://www.guitarfetish.com/XGP-USA-Gibson-fit-Nickel-Tuneomatic-Bridge-BRASS-Saddles-OUR-BEST_p_4229.html)
5. Já o tremolo. Será que o existente no guitar fetish fica devendo para o fender original? (http://www.guitarfetish.com/JazzmasterJaguar-style-floating-tremelo-system-with-arm_p_4514.html (http://www.guitarfetish.com/JazzmasterJaguar-style-floating-tremelo-system-with-arm_p_4514.html)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: EddieTavares em 31 de Agosto de 2015, as 11:45:47
Emho só existem 2 madeiras que soam bem no braço: mogno e maple. Ouvi maravilhas sobre o corupixa, mas nunca tive oportunidade de testar.

Logicamente estou considerando a peça base, mas escalas de ébano,  jacaranda e pau ferro sao muito bem vindas dependendo do que se pretende.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: RicardoThom em 31 de Agosto de 2015, as 12:05:17
Boa tarde. laerteandrade, usei uma tune-o-matic em uma guitarra que meu pai fez (sem curvatura entre corpo e braço), tivemos que 'cavar' um pouco a madeira debaixo da ponte para ficar com uma altura melhor (mais baixa), ficou muito bom o resultado, só deu um pouco de trabalho, usamos marfim no braço com escala de guaribu preto e ficou excelente. Quanto à ponte original, já deu uma olhada nessa: http://www.stewmac.com/Hardware_and_Parts/Bridges_and_Tailpieces/Electric_Guitar/Golden_Age_Bridge_and_Tremolo_for_Jaguar_Jazzmaster.html (http://www.stewmac.com/Hardware_and_Parts/Bridges_and_Tailpieces/Electric_Guitar/Golden_Age_Bridge_and_Tremolo_for_Jaguar_Jazzmaster.html)
A vantagem é que essa tem trava.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 31 de Agosto de 2015, as 22:27:17
Obrigado pela dica RicardoThom. Vou dar uma olhada com calma nessa ponte. Tem outro problema, eu sou canhoto, será que consigo adaptar ela? ou coloco como destro mesmo?
Vou terminar usando o marfim para fazer um braço de um cigarbox guitar, e comprar o maple mesmo.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: cobalto777 em 01 de Setembro de 2015, as 09:27:18
Emho só existem 2 madeiras que soam bem no braço: mogno e maple. Ouvi maravilhas sobre o corupixa, mas nunca tive oportunidade de testar.
nossa...então quer dizer que aqueles braços de jacarandá maciço,das music man albert lee e reflex não soam legal... :-)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: kem em 01 de Setembro de 2015, as 09:55:20
Emho só existem 2 madeiras que soam bem no braço: mogno e maple. Ouvi maravilhas sobre o corupixa, mas nunca tive oportunidade de testar.
nossa...então quer dizer que aqueles braços de jacarandá maciço,das music man albert lee e reflex não soam legal... :-)
Eu ja ouvi que Tauari também soa legal, muito parecido com maple. Mas nunca tive a chance de testar...


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: EddieTavares em 02 de Setembro de 2015, as 14:24:12
Emho só existem 2 madeiras que soam bem no braço: mogno e maple. Ouvi maravilhas sobre o corupixa, mas nunca tive oportunidade de testar.
nossa...então quer dizer que aqueles braços de jacarandá maciço,das music man albert lee e reflex não soam legal... :-)

Pelo valor de uma guitarra dessa, tem obrigação de soar bem.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 05 de Setembro de 2015, as 00:42:25
Bom, proximo passo é comprar uma serra tico tico para cortar o corpo, comprar um pedaço de maple e uma escala de pau ferro. A propósito, hard maple é muito diferente de maple? Outra coisa, existe muita diferença de qualidade para tensores?


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: RafaS em 15 de Setembro de 2015, as 14:36:46
Boa tarde, Laerte, tudo bem?
Construí algumas guitarras, e vou tentar te ajudar como posso. Suas perguntas estarão em negrito seguidas de meus comentários. O post é longo, mas eu tentei ser o mais informativo possível - já estive na situação que você está agora, um dia, no passado quase distante. rs

Iniciando esta empreitada gostaria da opinião dos mais experientes.

Quais ferramentas é necessário que eu compre e de quais marcas? Já possuo uma furadeira de bancada e sei que terei que comprar uma serra tico tico e lixas próprias para luthier.

Existe mais de uma forma de fazer uma guitarra. Quase todas elas utilizam furadeiras de bancada, então esse problema você já tem resolvido.

Um método que utilizei muito é imprimindo o projeto em moldes em MDF (se você quiser gastar mais e fazer moldes em placas de plástico cortadas com CNC, melhor), onde colo o projeto impresso em escala 1:1 (normalmente numa plotter).

A partir daí corto o molde, e então uso ele colado com fita dupla face pra guitar a tupia.

As ferramentas para fazer com esse método são:

- Serra tico-tico (para corte do molde e corte “rústico” do formato da guitarra);
- Tupia (laminadora serve mas de coluna é melhor) para fazer cavidades, neck pocket, e até mesmo o contorno da guitarra com os moldes.
- Fresas para a tupia que possuam rolamentos superiores e/ou inferiores, que possam deslizar no molde e ir copiando abaixo na madeira o formato do molde. Eu compro as minhas no site do Tools Today.
- Grosa e lima: para fazer contornos anatômicos do corpo assim como entalhar o contorno de trás do braço;
- Lixas: específicas para madeira (as brancas) mas lixa-massa serve (as vermelhas) em grãos diversos, como 80-120-220-360, lixando progressivamente para obter um bom acabamento;

E ainda é bom ter uma serra para cortar os slots para os trastes. Existem serras específicas pra luthieria; existe o serrote japonês; e é possível limar as laterais de uma serra de cortar ferro (essas que vão num arco) a uma espessura em torno de 2/3 de mm. É o método mais barato, aumenta um pouco o esforço em madeiras muito duras, mas para iniciar sem gastar demais dá.


Qual madeira é mais adequada? Sei que no modelo jazzmaster o corpo é de alder, o braço de maple e a escala de rosewood.

Na guitarra elétrica de corpo sólido a ressonância das cordas com a madeira é negligível. Embora ela produza algum som se tocada desplugada, o som que sai no amp mesmo é resultado da interação das cordas com os captadores e posteriores circuitos por onde esse sinal passa.

Minha sugestão é:
Para o corpo: utilize madeiras leves, de densidade média-baixa, boa trabalhabilidade e bom acabamento. Marupá é ótimo para isso mas cedros (rosa, cheiroso, curupixa, timbaúva) também são macios (embora mais pesados).

Para o braço: utilize madeiras com boa estabilidade mecânica, ou seja, rígidas. A gama de escolhas aqui é muito grande: muiracatiara, jatobá, tauari branco, jequitibá rosa, jacarandás, pau ferro... a questão fica sendo estética.

Para a escala: madeira com boa estabilidade mecânica como no caso do braço; madeiras que dão bom acabamento depois de lixada (roxinho por exemplo chega a ficar vítreo e refletir); e madeiras que são boas para colagem (ipê por exemplo, pode ser um tanto difícil de obter uma boa colagem sem colas de excelente qualidade como Titebond Original).

Como depois de várias experiências concluí que o braço é o fator principal para o timbre da guitarra, vou manter o maple no braço. Mas e a escala? Me falaram sobre o jacarandá, é próximo ao rosewood?

Rosewood é o nome em inglês do Jacarandá.

Em minha opinião o fator principal do timbre da guitarra –atendo-se somente a essa parte da cadeia que o som percorre – são:
- Captadores: cada modelo possui suas caracteríticas de indutância e pico de ressonância que afetam seu caráter sonoro;
- Circuito onde os captadores estão: valores de pots, capacitores do circuito de tonalidade, estes podem influenciar a resposta do timbre da guitarra de maneira bastante audível.
- Comprimento da escala: o comprimento da escala afeta a tensão o qual uma corda terá de ser submetida para que uma vez afinada dê uma determinada frequência. Quanto mais longa a escala, mais tensão sobre a corda é necessária para que a corda 6 dê um Mi a 82Hz.

Dizendo de modo simples, uma Stratocaster com sua escala de 25,5” precisa de mais tensão na corda para emitir a mesma frequência do que uma Les Paul que possui escala de 24,75”. Essa tensão maior influencia o “ataque” da nota deixando-o mais rápido, donde quanto maior a tensão, mais a sensação de som “estalado” assim que tocada. Escalas longas dão ataques mais definidos, enquanto escalas mais curtas dão ataques mais lentos e “gordos”. A PRS procurou um meio termo entre o comprimento de escala da Fender e da Gibson provavelmente porque suas guitarras pretendiam já ser um meio termo entre ambas ou “melhor de dois mundos”.

- Calibre da corda: o calibre da corda afeta a tensão (quanto maior o calibre maior a tensão necessária na corda para atingir a frequencia ou afinação como preferir). Um set de cordas “0,011” terá um som mais robusto e “direto”, enquanto um set de “0,009” terá um som mais delicado e mais propenso a exibir o “toque de sino”. Pessoalmente uso 0,010 para ter o melhor de ambos mas gosto muito de sets híbridos 0,052-0,010 para ter um grave mais robusto e menos percussivo.

A influência da madeira no timbre é negligível, não detectado em estudos, e seguramente não seria percebida em testes cegos. Foque o design de seu instrumento nos parâmetros mais relevantes, seria meu conselho. Em minha opinião um bom design de guitarra deve observar as seguintes características:
- Ergonomia;
- Equilíbrio (bom design do corpo e boa relação de peso entre corpo e braço para que fique estável tanto para tocar sentado como na correia);
- Estabilidade da afinação;
- Durabilidade: escalas que não descolam, corpos que não abrem, boa fixação do braço (bolt on serve, mas uma má escolha de madeiras resulta em “rosca espanada” e consequente folga no aparafusamento do braço!) etc.

E o corpo? estive pensando em Freijó. Provavelmente comprarei da RDC Guitar as madeiras, a menos que haja algum vendedor em Porto Alegre com preços mais atrativos.

Alguma outra dica que devo seguir? Sei que o projeto é muito complicado, mas tenho que tentar, se não der certo o máximo que vai acontecer é eu ter uma lenha bem cara para minha lareira.

1. Vale a pena fazer um braço de marfim ou devo investir no maple?


Vale.
Se escala clara é uma absoluta necessidade estética, outras opções são grápia (mais amarelhinha, tipo vintage), ou tauari branco (mais branco como maple).

2. Alguém tem alguma dica de algum lugar para comprar escala de pau ferro?

RONAY.

3. Alguém tem a planta da jazzmaster?

Provavelmente tenho aqui em algum lugar.

4. Estou pensando em trocar a ponte fixa da jazzmaster por uma tuneomatic da guitarfetish, aquela que vem com saddles de aço. Será que terei problemas com a curvatura do braço?  http://www.guitarfetish.com/XGP-USA-Gibson-fit-Nickel-Tuneomatic-Bridge-BRASS-Saddles-OUR-BEST_p_4229.html

Não. Bom, com pontes tune-o-matic há três caminhos:
- Fazer o braço com encaixe angulado, mesmo que não seja carved top (como as Les Pauls de tampo chato). Dificuldade: média-alta
- Não fazer o neck pocket muito fundo: dessa forma, o braço senta mais alto no neck pocket e elimina a necessidade de um ângulo, e irá funcionar do mesmo modo que uma ponte de tele ou strato, apenas vai ficar mais sobressalente em relação ao corpo. Dificuldade: baixa
- Fazer o neck pocket na fundura das stratos e teles, mas fazer um recesso para instalar a tune-o-matic mais fundo pra dentro do corpo (pesquise “recessed tune-o-matic”). Dificuldade: média

Todas as três formas funcionam e são questão de gosto.

5. Já o tremolo. Será que o existente no guitar fetish fica devendo para o fender original? (http://www.guitarfetish.com/JazzmasterJaguar-style-floating-tremelo-system-with-arm_p_4514.html

Não saberia responder.

Bom, proximo passo é comprar uma serra tico tico para cortar o corpo, comprar um pedaço de maple e uma escala de pau ferro.

Recomendo começar pelo braço, para depois não ter que sambar demais na hora de alinhar o encaixe do neck pocket! Aprendi essa do jeito difícil, confie.

Outra coisa, existe muita diferença de qualidade para tensores?

Olha, tensores de ação simples funcionam muito bem. Tenho guitarras com eles e não dão problema algum.

A questão prática mesmo é a seguinte: as cordas devem ter força o bastante para “puxar” o braço e dar uma curvatura, de modo que o único trabalho do tensor seja opor essa curva. Assim o tensor simples funciona bem.

Se o braço for muito grosso, a escala espessa, e usas encordamento muito leve, pode ser que a tensão das cordas afinadas não seja o bastante para puxar o braço, e então não permitirão alívio no ajuste do braço, ele ficará reto ou até mesmo curvo para trás. Nesse caso o tensor de ação dupla poderá forçar esse alívio, essa concavidade na superfície da escala.

No entanto se usas encordoamentos como 0,010, não fará um braço muito grosso, e não fará uma escala muito espessa (ou seja, se fizer tudo como são digamos as guitarras do mercado), um tensor de barra simples deve ser o suficiente.

Uma coisa: o tensor de barra dupla é mais fácil de instalar, porque pode ser colocado num “rasgo” reto dentro do braço. Já o de barra simples, muitas vezes requer que seja intalado de forma curva dentro do braço, aí já complica um pouco mais para um primeiro projeto né?

Vai de barra dupla pra evitar incomodação.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: bossman em 17 de Setembro de 2015, as 14:44:13
Bom, proximo passo é comprar uma serra tico tico para cortar o corpo, comprar um pedaço de maple e uma escala de pau ferro. A propósito, hard maple é muito diferente de maple? Outra coisa, existe muita diferença de qualidade para tensores?

Se puder conseguir uma serra de fita vai dar beeem menos trabalho!

RafaS

Deu aula! Parabéns e Obrigado!


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: RafaS em 17 de Setembro de 2015, as 17:43:27
De nada!

 :)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 22 de Setembro de 2015, as 12:36:17
RafaS, obrigado pela aula, sua resposta será utilizada como guia para a construção da minha jazzmaster.

Decidi por fazer o corpo de freijó, consegui esta madeira envelhecida 40 anos:

https://onedrive.live.com/redir?resid=77E24D55CA2C5A41!1596&authkey=!ANZW7UCSL9wwDlw&v=3&ithint=photo%2cjpg (https://onedrive.live.com/redir?resid=77E24D55CA2C5A41!1596&authkey=!ANZW7UCSL9wwDlw&v=3&ithint=photo%2cjpg)



O braço será de maple e escala de pau ferro, aqui seguem as fotos:

https://onedrive.live.com/redir?resid=77E24D55CA2C5A41!1597&authkey=!ADShOzxWQb0KDXo&v=3&ithint=photo%2cjpg (https://onedrive.live.com/redir?resid=77E24D55CA2C5A41!1597&authkey=!ADShOzxWQb0KDXo&v=3&ithint=photo%2cjpg)


Comprei de barbada por 168 Dilmas essa serra tico-tico: http://tracker.lomadee.com/tr/rd?b=Z2U7OS08ZSkwOT0xDQwwazQwMm8HMQwpF2g1Nh9zc2VsbW5pZmltZmVvZm9lb2tnbmhtb2luZTYqKi5kcXEpKSlwLDc9Pyw6MTsyOyosMXA9MTNwPCxxDiwxOisqMXENOywsP3MKNz0xcwo3PTFza2tucwk_Kiotc2hzCDsyMT03Oj86Oy1zb2xpCHMNNTcycW9uZmtzb25nZnNvb25vc2xrZmlmaHFhKyozAS0xKyw9O2McKy09Py47eC4sPWNsamx4KyozATM7OjcrM2MdDh0BHT8tPwE7ARg7LCw_MzswKj8tARwrLT0_Ljt4KyozAT0_My4_NzkwYxg7LCw_MzswKj8tARsyOyosNz0_LXgrKjMBPTEwKjswKmMNOywsPy14PTo_Yx8bHB1zZxtrHHNpah9ncxtvbGd4P2sqAT9jZ2s6aW46bGo6PW9mazppOzttZjhrPWY8bj89O2w9bD14P2sqATdja2o_bGc6aWo6Omk_PGxtO2w_Omo8PD1qeD9rKgExY2tqP28_a2Y4OjppPzxsbTtsPzptaG88OGU2KiouZHFxKSkpcDwrLT0_LjtwPTEzcDwscS01NzJzamtrbnMqNz0xcyo3PTFwNiozMmEuMS1jaGVrZmhuZRwMZWVvb2ZoamxnZm9lbmVlbmVuZWVvampsZ21rbWpvbWtnZS03KjsBMSw3OTszY2dqbmxramhlb2lncGxvZ3Bvb21wZm9lbmU8Ljo9PD8_bTg4PWpubm04bzs7Zz9uaD9vaG9sbmdqbj9t (http://tracker.lomadee.com/tr/rd?b=Z2U7OS08ZSkwOT0xDQwwazQwMm8HMQwpF2g1Nh9zc2VsbW5pZmltZmVvZm9lb2tnbmhtb2luZTYqKi5kcXEpKSlwLDc9Pyw6MTsyOyosMXA9MTNwPCxxDiwxOisqMXENOywsP3MKNz0xcwo3PTFza2tucwk_Kiotc2hzCDsyMT03Oj86Oy1zb2xpCHMNNTcycW9uZmtzb25nZnNvb25vc2xrZmlmaHFhKyozAS0xKyw9O2McKy09Py47eC4sPWNsamx4KyozATM7OjcrM2MdDh0BHT8tPwE7ARg7LCw_MzswKj8tARwrLT0_Ljt4KyozAT0_My4_NzkwYxg7LCw_MzswKj8tARsyOyosNz0_LXgrKjMBPTEwKjswKmMNOywsPy14PTo_Yx8bHB1zZxtrHHNpah9ncxtvbGd4P2sqAT9jZ2s6aW46bGo6PW9mazppOzttZjhrPWY8bj89O2w9bD14P2sqATdja2o_bGc6aWo6Omk_PGxtO2w_Omo8PD1qeD9rKgExY2tqP28_a2Y4OjppPzxsbTtsPzptaG88OGU2KiouZHFxKSkpcDwrLT0_LjtwPTEzcDwscS01NzJzamtrbnMqNz0xcyo3PTFwNiozMmEuMS1jaGVrZmhuZRwMZWVvb2ZoamxnZm9lbmVlbmVuZWVvampsZ21rbWpvbWtnZS03KjsBMSw3OTszY2dqbmxramhlb2lncGxvZ3Bvb21wZm9lbmU8Ljo9PD8_bTg4PWpubm04bzs7Zz9uaD9vaG9sbmdqbj9t)

Estou vendo agora uma tupia que tenha bom custo benefício, alguma dica?

Outra coisa, vale a pena comprar uma lixadeira?

Seguindo na questão da ponte tratada anteriormente. Como já relatei, sou canhoto e não existe ponte de jazzmaster canhota, e muito menos dourada. Minha intenção é fazer toda a guitarra com hardware dourado. Então, será que vale a pena colocar uma ponte de strato? O timbre alterará muito? A tensão da corda mudará? terei problemas para fazer a furação? Estou pensando neste modelo: http://www.guitarfetish.com/LEFTY-Gold-Vintage-USA-Strat-Steel-Saddle-Trem_p_6408.html (http://www.guitarfetish.com/LEFTY-Gold-Vintage-USA-Strat-Steel-Saddle-Trem_p_6408.html)

Desde já agradeço a todos pela ajuda.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: bossman em 22 de Setembro de 2015, as 14:04:39
Estou vendo agora uma tupia que tenha bom custo benefício, alguma dica?

Makita
Outra coisa, vale a pena comprar uma lixadeira?
Se não quiser bíceps grandes, sim!




Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: adrianojoi em 23 de Setembro de 2015, as 13:57:18
Boa sorte com o projeto camarada... quero montar uma também.
Estarei acompanhando.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 23 de Setembro de 2015, as 18:54:29
Será que esta makita simplesinha serve para fazer a guitarra? Tupia Makita - 3709

http://www.asmaquinas.com.br/tupia-makita-3709?fee=2&fep=1797&utm_source=google&utm_medium=shopping&utm_campaign=feed&gclid=CLaH0JmSjsgCFQMEkQodCGMM9Q (http://www.asmaquinas.com.br/tupia-makita-3709?fee=2&fep=1797&utm_source=google&utm_medium=shopping&utm_campaign=feed&gclid=CLaH0JmSjsgCFQMEkQodCGMM9Q)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: Ramsay em 23 de Setembro de 2015, as 19:31:24
Essa tupia só serve para pequenos serviços de reparo e acabamento.
Fazer uma guitarra  é impensável e ela queimaria bem antes de terminar o corpo de uma guitarra.
Para o que pretende você precisa de uma dessas:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 24 de Setembro de 2015, as 15:46:59
Ramsay, o que eu consigo fazer com essa tupia maior que não consigo com a menor? Vi que o neck pocket, o furo do tensor, os furos da eletrica e captadores podem ser feitos com a tupia menor. Seria o contorno do corpo que somente pode ser feito com a maior?


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: Ramsay em 25 de Setembro de 2015, as 21:20:50
Laerte, com a maior você faz tudo, inclusive, usando um gabarito, o contorno do corpo.
Com a menor você só faz as cavidades para os captadores e algum acabamento na madeira.

Mas, essas tupias grandes (eu tenho uma da Makita, e ela me assusta, mas, por enquanto só a testei numa placa de madeira aglomerada) são muito nervosas e se bobear elas saem cortando pra todo lado e tem que se ter muito cuidado ao manuseá-las.


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: laerteandrade em 29 de Setembro de 2015, as 23:14:43
Como fiquei com medo de perder meus dedos e preciso deles, peguei a makita menor mesmo 3709. Vi alguns videos onde utilizam ela para fazer os furos dos captadores, elétrica e para o braço. Indo contrário ao que eu pretendia comprei um gabarito de jazzmaster no mercado livre, acho que vai facilitar um pouco minha vida.

Antes de iniciar a guita decidi tentar um cigar box para ir me acostumando com trabalho de madeira.

Alguém pode me auxiliar sobre quais fresas preciso comprar e que não me traga riscos? Essa seria uma delas? Lembrando que minha tupia so cabe fresa de 1/4:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696110913-ponteira-fresa-paralela-com-rolamento-para-tupia-haste-14-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696110913-ponteira-fresa-paralela-com-rolamento-para-tupia-haste-14-_JM)

E essa, serviria para fazer os contornos laterais da guitarra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696181006-fresa-para-tupia-com-rolamento-haste-14-d-49781-makita-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696181006-fresa-para-tupia-com-rolamento-haste-14-d-49781-makita-_JM)


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: Roberto Alves em 12 de Outubro de 2015, as 12:21:20
Eu tenho iguais mas da Stew Mac.
Essas me parecem ótimas e por bom preço.

abs


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: ADI_V2006 em 13 de Outubro de 2015, as 15:18:47
Como fiquei com medo de perder meus dedos e preciso deles, peguei a makita menor mesmo 3709. Vi alguns videos onde utilizam ela para fazer os furos dos captadores, elétrica e para o braço. Indo contrário ao que eu pretendia comprei um gabarito de jazzmaster no mercado livre, acho que vai facilitar um pouco minha vida.

Antes de iniciar a guita decidi tentar um cigar box para ir me acostumando com trabalho de madeira.

Alguém pode me auxiliar sobre quais fresas preciso comprar e que não me traga riscos? Essa seria uma delas? Lembrando que minha tupia so cabe fresa de 1/4:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696110913-ponteira-fresa-paralela-com-rolamento-para-tupia-haste-14-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696110913-ponteira-fresa-paralela-com-rolamento-para-tupia-haste-14-_JM)

E essa, serviria para fazer os contornos laterais da guitarra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696181006-fresa-para-tupia-com-rolamento-haste-14-d-49781-makita-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696181006-fresa-para-tupia-com-rolamento-haste-14-d-49781-makita-_JM)

Laerteandrade as duas  fresas serão úteis para o trabalho, a fresa reta para contornos e cavidades já a outra servirá para arredondar os cantos vivos da borda do corpo da guitarra. Quanto a tupia Makita 3709 pode usar sem medo pois é bastante indicada para o serviço que irá realizar, tem rotação e torque suficiente para ajustar o contorno do corpo e braço bem como das cavidades, a utilização de gabaritos com certeza irá facilitar o processo e garantir uma melhor qualidade do trabalho. Tenho uma tupia igual a que adquiriu e a utilizo a alguns anos sem nenhum problema, já construi pelo menos cinco guitarras com ajuda dela e estou construindo uma SG e já fiz o contorno utilizando a referida tupia. A recomendação que faço é para ir ajustando o contorno aos poucos( 0,5 cm de cada vez) evita lascas na madeira e força menos o equipamento. Um lembrete no caso da fresa reta o ideal é que tente conseguir uma fresa de comprimento maior porque senão ela não irá alcançar até o final do corpo, caso não encontre fresa mais comprida recomendo a compra de outra fresa para completar o serviço, que seria também uma fresa reta porém o rolamento fica na ponta da fresa e com esta você completaria o serviço sem problemas. Espero ter ajudado qualquer dúvida é só perguntar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695617136-fresa-tupia-paralela-rolamentada-127mm-haste-6mm-_JM


Título: Re: Projeto Jazzmaster caseira Início
Enviado por: RafaS em 10 de Novembro de 2015, as 14:38:19
Essa tupia só serve para pequenos serviços de reparo e acabamento.
Fazer uma guitarra  é impensável e ela queimaria bem antes de terminar o corpo de uma guitarra.
Para o que pretende você precisa de uma dessas:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Enquanto que ela pode ser arriscada por ser leve e pouco potente (se ir com muita fome na fresagem ela dá pinotes e pode pegar dedos ou estragar uma peça) ela pode ser usada sim para fazer uma guitarra inteira.

Tenho uma, já usei, e atesto. E na realidade ela é bem resistente, dá conta do recado.

O importante nela é não fresar muito material de uma vez só (e isso não é recomendável nem com tupias maiores, porque pode lascar pedaços onde a fibra tem pouca continuidade com o contorno externo dos "cutways").

Se ir com calma, ela faz o trabalho sim.

Uma coisa que recomendo e foi muito útil pra mim é mandar fazer uma base de acrílico larga, tipo 20cm, que possa ser substituída pela base dela. A placa inferior pode ser desparafusada, o que permite a substituição da placa da base, tornando ela mais versátil. Essa modificação eu fiz e também recomendo.

Novamente, quem estiver lendo: com ferramentas de menor peso e potência, tenham CUIDADO EM DOBRO. Elas tendem a dar pinotes e na melhor das hipóteses, arriscam estragar aquele belo naco de madeira. Na pior arrancam dedos.

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Ramsay, o que eu consigo fazer com essa tupia maior que não consigo com a menor? Vi que o neck pocket, o furo do tensor, os furos da eletrica e captadores podem ser feitos com a tupia menor. Seria o contorno do corpo que somente pode ser feito com a maior?

Com fresas de longo comprimento, pode ser feito o contorno com essa makita menor que falamos.

Eu apenas te sugiro fazer um corte externo ao risco, e então usando o molde "barbear" a madeira até chegar no contorno.

Atente para nunca fresar "contra a fibra". Por exemplo, nas partes côncavas do corpo (como a cintura de uma Strato) frese "de fora pra dentro", ou "do alto para o baixo", a partir dos dois pontos altos em direção ao centro.

Se ficou confuso pense assim: imagine que vai fresar a parte inferior do contorno da Strato.

Você tem a parte ali onde fica o Jack (que é convexa), a parte onde ela "senta na sua perna" que é concava, e o cutway inferior (que é convexo).

Você vai conduzir a tupia do "topo" da convexidade proxima ao Jack até o centro da concavidade onde ela descansa na perna. Depois do "topo" da convexidade do cutway para o centro da concavidade que descansa a perna. Você vem de fora pra dentro nos dois casos. Aí a fresa não dá de contra a fibra e evita que ela "estoure" a fibra, arrancando pedaço da madeira.

Aprendi isso do jeito difícil.

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RafaS, obrigado pela aula, sua resposta será utilizada como guia para a construção da minha jazzmaster.

Seguindo na questão da ponte tratada anteriormente. Como já relatei, sou canhoto e não existe ponte de jazzmaster canhota, e muito menos dourada. Minha intenção é fazer toda a guitarra com hardware dourado. Então, será que vale a pena colocar uma ponte de strato? O timbre alterará muito? A tensão da corda mudará? terei problemas para fazer a furação? Estou pensando neste modelo: http://www.guitarfetish.com/LEFTY-Gold-Vintage-USA-Strat-Steel-Saddle-Trem_p_6408.html (http://www.guitarfetish.com/LEFTY-Gold-Vintage-USA-Strat-Steel-Saddle-Trem_p_6408.html)

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Primeiramente, de nada. Eu fui muito ajudado no início e fico feliz de poder retribuir passando adiante.

Sobre a ponte... porque não bota uma de Jazzmaster destra, apenas invertida? Não entendo de Jazzmaster mas olhando fotos aqui, o pior que vai acontecer é que o ponto da onde pivoteia a alavanca do tremolo vai ficar um pouco mais acima do que a original (que já é meio próxima do centro do tremolo a contrario da Strato que é na extremidade). Algo quase SRV, digamos.

Se duvidar fica até mais funcional de usar...

Bom, vai pela sua cabeça, afinal quem vai ter que aturar o resultado é você, amigo.

Quanto ao timbre, sendo ambas a Strato e a Jazzmaster como mesmo comprimendo de escala, a tensão provavelmente será muito semelhante, sendo a Jazzmaster talvez mais macia para bends (devo a ter mais comprimento de corda para "esticar" à esquerda dos saddles no caso de uma guitarra destra). Por outro lado a Jazzmaster é famosa por não ser muito amigável a bends em razão da ponte e nesse sentido a ponte de Strato melhoraria as coisas.

Sendo o comprimento de escala igual, mas os captadores e a eletronica diferentes, eu acho que qualquer diferença seria mínima e no geral sua guitarra iria reter o caráter sonoro da JM na maioria da parte, senão por completo.

Exceto talvez na hora de usar o tremolo, porque ao que parece o comportamento sonoro do tremolo da JM é diferente do da Strato. O tremolo da JM parece ser importante pra dar aquele som "surf" quando usado.

Se você for um purista pode valer mais a pena usar o tremolo de JM de cabeça pra baixo. Aliás olhando "left handed Jazz Master" no google apareceram bastante JMs com o tremolo "invertido". Parece ser comum fazer isso.


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