Título: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: Codorna em 15 de Maio de 2015, as 08:52:47 Bom dia pessoal.
Estava tocando numa festa e um copo de cerveja virou em cima do meu Laney VC30. Imediatamente desliguei tudo, inclusive da tomada, deixei uma semana parado e depois testei. Aparentemente está funcionando, mas o canal limpo está com um pouco de chiado principalmente ao mexer no potenciômetro de volume. Estou querendo abrir o ampli para limpar tudo com álcool isopropílico, inclusive os potenciômetros, mas estou na dúvida sobre possíveis tensões acumuladas em capacitores ou outro possível perigo. O amplificador não é ligado há mais de uma semana. Abraços [beer] Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: xformer em 15 de Maio de 2015, as 08:59:37 Só os capacitores eletrolíticos é que armazenam uma carga elétrica que pode ser perigosa nos valvulados. Antes de mexer no amplificador, use um resistor de 10k a 100k e ligue os dois terminais dele aos terminais positivo e negativo dos capacitores para que haja a descarga (mantenha por pelo menos uns 20s). Use um alicate isolado pra segurar o resistor. Depois meça se tem tensão (DC) nos terminais de cada capacitor. Se tiver tensão abaixo de 10Vdc, então estará seguro pra fazer a limpeza, SEMPRE COM O AMPLIFICADOR DESLIGADO E DESCONECTADO DA TOMADA.
Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: Codorna em 15 de Maio de 2015, as 15:33:07 Xformer, esses resistores comuns de baixa potência que usamos nas montagens aguentam a descarga?
Aproveitando a postagem, recomenda o quê para passar o álcool? Escova de dentes? Abraço Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: xformer em 15 de Maio de 2015, as 15:45:06 Se tiver só resistores pequenos de 1/4W, pode fazer associações (paralelo ou série) de resistores pra aumentar a potência. Mas nem dá tempo de esquentar muito. Se estragarem, são baratos mesmo.
Se vai limpar só onde ficou melado de cerveja (chamariz para baratas depois morrerem eletrocutadas no lugar), pode usar escova de dente ou pincel pequeno, ou espalhar o álcool isopropílico com um spray. O ideal era dar um banho na placa numa vasilha com álcool (não sei a extensão da sujeira). Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: Marcel. em 17 de Maio de 2015, as 22:41:09 Geralmente uso resistores de uns 3W pra descarregar os eletrolíticos. E eles geralmente esquentam bastante... Já fritei um desse, por ter usado um de baixa potência. ;D
Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: GuitarCris em 18 de Maio de 2015, as 08:46:03 Já vi muitos acidentes deste, geralmente amplis e heads viram balcão.
Deveriamos inventar uma calha para proteção. Veja o tamanho da meleira e da uma boa limpada, mas cuidado. Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: Codorna em 18 de Maio de 2015, as 09:53:20 Já vi muitos acidentes deste, geralmente amplis e heads viram balcão. Deveriamos inventar uma calha para proteção. Veja o tamanho da meleira e da uma boa limpada, mas cuidado. Cara, o pior que a gente sabe que pode dar merda mas sempre fazemos. Eu dei azar. O copo era meu, eu acabei de beber e coloquei lá porque sabia que estava vazio e não ia beber mais por um tempo, mas passou um amigo meu, viu o copo vazio e foi encher pra mim sem eu ver... e derramou. Boa ideia da calha! Quem sabe dá até pra colocar um porta copo maneiro? E obrigado pela ajuda a todos. Vou mexer com isso essa semana e dou o feedback se houve algum outro dano. Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: GuitarCris em 18 de Maio de 2015, as 11:14:29 Aproveita e posta fotos do antes, do depois e detalhes da limpeza.
Pode ser que ajude mais membros. Abraço e boa sorte Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: felix em 18 de Maio de 2015, as 12:29:24 Da próxima vez beba destilados.
Como a quantidade é menor a chance do copo cair é miníma (mas a de vocês caírem é máxima) Dependendo da graduação, pode ate fazer bem para os pots. [beer2] Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: xformer em 18 de Maio de 2015, as 13:02:11 Da próxima vez beba destilados. Como a quantidade é menor a chance do copo cair é miníma (mas a de vocês caírem é máxima) Dependendo da graduação, pode ate fazer bem para os potenciômetros . Mas se o amplificador estiver ligado e com a concentração maior de álcool, pode pegar fogo. :D Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: felix em 18 de Maio de 2015, as 13:46:26 Só não tocar The Doors que é seguro.
Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: xformer em 18 de Maio de 2015, as 17:37:10 Só não tocar The Doors que é seguro. Demorei pra entender essa ! (Light my fire). :D Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: darkislanio em 18 de Maio de 2015, as 20:36:14 Devemos lembrar de uma regra básica: líquidos e eletricidade não combinam.
Título: Re: Valvulado tomou banho de cerveja Enviado por: felix em 19 de Maio de 2015, as 12:34:39 Exceto no caso dos LCDs. :-X
|