Título: Tipos de potenciômetros Enviado por: Eduardo em 13 de Maio de 2015, as 15:33:03 Oi Pessoal
Escrevi um artigo curto sobre potenciômetros (http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=184&t=Potenciometros-reostatos-e-trimpots) e os seus tipos segundo as curvas de progressão. Quem gostar, lembre de curtir a página. Quem achar algum problema, por favor avise para eu corrigir. Abraços Eduardo Título: Re: Tipos de potenciômetros Enviado por: rafafelix em 13 de Maio de 2015, as 15:49:21 Muito bom o artigo, achei bem didático.
É sempre bom aprender mais, pois eu só conhecia os potenciômetros dos tipos A, B, C e já tinha ouvido falar do tipo W, mas não sabia como era sua linha de atuação. Obrigado por compartilhar. :tup Título: Re: Tipos de potenciômetros Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 19:13:36 Interessante a matéria.
Só faltou dizer que o tipo A é o logarítmico. Título: Re: Tipos de potenciômetros Enviado por: darkislanio em 13 de Maio de 2015, as 19:27:33 Pelo que eu li, ficou claro que logarítmico e A (audio) não são o mesmo tipo de potenciômetro. Possuem uma curva parecida, porém o logarítmico possui curva mais acentuada que o A
Título: Re: Tipos de potenciômetros Enviado por: felix em 13 de Maio de 2015, as 20:43:07 Muito bom, essa imagem ajuda a visualizar.
A, K, D e G são tipo LOG B e W são LIN e o C é REVLOG (http://www.planetz.com/wp-content/uploads/2012/10/TBM_resistance_taper_thumb1.jpg) Por isso se substitui o 20KW do TS por 20KB, sem uma perda muito grande de qualidade. Título: Re: Tipos de potenciômetros Enviado por: Eduardo em 14 de Maio de 2015, as 07:53:56 Só faltou dizer que o tipo A é o logarítmico. Como o Darkislanio colocou bem, apenas o tipo D é realmente logarítmico no sentido matemático do termo. Os outros são curvas que lembram o LOG mas tem alterações para adequar melhor a curva de sensibilidade do ouvido humano. Outra coisa interessante de se notar, que fica claro com as curvas que o Felix encontrou, é que os potenciômetros não são logarítmicos, mas exponenciais. O ouvido humano tem uma curva de sensibilidade que se aproxima de um LOG, então, para compensar essa curva é preciso usar a função inversa, que é exponencial. Entretanto o jargão do mercado ficou e ninguém vai pedir por um potenciômetro exponencial. Abraços Eduardo Título: Re: Tipos de potenciômetros Enviado por: Dexter em 14 de Maio de 2015, as 15:58:19 À respeito dos potenciômetros logarítmicos, sendo mais criterioso, existem tipos diferentes.
O primeiro é o logarítmico real, a curva se aproxima do gráfico mostrado anteriormente. O segundo constitui-se de duas curvas lineares consecutivas, a curva da primeira metade do curso do potenciômetro é menos acentuada e a segunda mais acentuada. O segundo potenciômetro possui a vantagem da facilidade da fabricação. PS.: logarítmico, neste contexto, se refere ao tipo comercialmente conhecido com este nome. |