Título: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 10:35:43 Eu tenho estocadas as placas PCI abaixo há mais de 10 anos.
Recentemente eu as achei numa gaveta e notei que elas apresentam imperfeições em relevo no cobre (não lembro se quando as comprei elas já eram assim). Na placa mais a esquerda passei uma esponja de aço com força e as imperfeições diminuíram, mas, não sumiram (apesar que não dá pra se ver direito pelo ângulo da foto. O meu medo é que no caso de uma transferência térmica ou mesmo ótica, o percloreto férrico entre por baixo dessas imperfeições e corroa parte do cobre protegido. Então, o que vocês sugerem? (http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/IMG_0890_zps7bpczdhr.jpg) (http://s223.photobucket.com/user/Kroydon/media/IMG_0890_zps7bpczdhr.jpg.html) Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Mallermb em 13 de Maio de 2015, as 11:02:52 Se as imperfeições não estão nas bordas da placa, não haverá problemas, pois o percloreto de ferro não entraria por alí corroendo por debaixo.
Se as imperfeições são do tipo bolha espalhados pela placa, fica um pouco complicado, pois quando fizer a transferência térmica, algumas partes ficariam mais quentes que outras, ou seja, desigual, o desenho do cicuito poderia apresentar falhas, você teria de corrigir na Caneta. Caso consiga transferir o desenho sem falhas, pode ocorrer outro problema na hora da corrosão, se uma trilha passa bem onde a bolha está ou onde o cobre está um pouco levantado, quando corroer, o percloreto pode comer o cobre por baixo e danificar a trilha. Se as bordas da placa forem do tipo porosas, já peguei placas assim, talvez por defeito de fabricação, não sei, mas enfim, se estiverem porosas, basta lixar as laterais até ficar liso, assim, não haverá infiltração do percloreto. Se as imperfeições em relevo do cobre, não forem bolhas, mas sim a própria placa que está deformada, sem ter descolado o cobre, pode ser que no aquecimento na hora da transferência ele volte para o lugar. O ideal seria selecionar apenas as partes boas da placa e usá-las. Não use a esponja de aço com muita força para limpar a placa, pois ela acabará enfraquecendo a lâmina de cobre, apresentando problemas na hora que precisar trocar algum componente ou soldar mais de uma vez no mesmo lugar, em outras palavras, faz a trilha ou o pad descolar na hora da soldagem ou retrabalho. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Jupterra em 13 de Maio de 2015, as 11:24:00 Ramsay.
O Mallermb deu uma bela explanada e concordo com ele... dá até pra utilizar essas placas, com devidos cuidados; mas pra não correr riscos com projetos minuciosos; pode deixar esse material para confeccionar algo que exija menos da espessura das trilhas. Tais como: fontes simples. Essa é minha opinião. Abraços. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 11:30:43 Citar Se as imperfeições em relevo do cobre, não forem bolhas, mas sim a própria placa que está deformada, sem ter descolado o cobre, pode ser que no aquecimento na hora da transferência ele volte para o lugar. As placas não apresentam deformação e as imperfeições em relevo ocorrem em toda a superfície e não existem bolhas no cobre. E se eu usasse uma lixa relativamente grossa e depois uma mais fina pra tentar aplainar a superfície das placas? Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: betoknigth em 13 de Maio de 2015, as 11:36:34 esponja de aço voce quiz dizer bombril assolan ou scotch brite (amarela/verde) ?
Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: felix em 13 de Maio de 2015, as 11:53:12 Isso ai é normal em placas de uns 20 anos, pode meter bala.
Se o toner não colar nos buraquinhos, dê uma reforçada com caneta marcadora permanente (CANETA DE CD) Se ficar algo fora do lugar, é só dar uma estanhada maneira. ^-^ Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 11:55:46 Citar esponja de aço voce quiz dizer bombril assolan ou scotch brite (amarela/verde) ? Eu usei bombril mesmo. A propósito, recentemente eu cortei um pedaço de uma dessas placas e tentei o processo de transferência térmica com ferro de passar. Apesar do toner da impressora a laser ter sido transferido integralmente para o cobre, após a corrosão com percloreto férrico a placa ficou horrível e cheia de buracos no cobre o que a tornou inutilizável. Pelo jeito, o percloreto penetrou por baixo dos interstícios em relevo e causou isso. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Mallermb em 13 de Maio de 2015, as 12:06:08 A propósito, recentemente eu cortei um pedaço de uma dessas placas e tentei o processo de transferência térmica com ferro de passar. Apesar do toner da impressora a laser ter sido transferido integralmente para o cobre, após a corrosão com percloreto férrico a placa ficou horrível e cheia de buracos no cobre o que a tornou inutilizável. Pelo jeito, o percloreto penetrou por baixo dos interstícios em relevo e causou isso. Aconteceu o que expliquei anteriormente, a transferência de calor não ficou uniforme, mesmo que passe o desenho de forma integral para a placa, algumas partes recebem menos calor devido as imperfeições. O ideal seria selecionar as partes realmente boas, caso não dê, não tem muito o que fazer. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 12:22:25 Pra vocês terem uma idéia de como a transferência térmica ficou ruim.
Passei o ferro na temperatura "algodão" por uns 2 a 3 minutos e o cobre protegido ficou bem corroído e cheio de falhas: (http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/IMG_0908_zpsccbrjans.jpg) (http://s223.photobucket.com/user/Kroydon/media/IMG_0908_zpsccbrjans.jpg.html) Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Mallermb em 13 de Maio de 2015, as 13:20:32 Pra vocês terem uma idéia de como a transferência térmica ficou ruim. Passei o ferro na temperatura "algodão" por uns 2 a 3 minutos e o cobre protegido ficou bem corroído e cheio de falhas: Nossa, ficou ruim mesmo, você não tem outras placas? Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: andersohm em 13 de Maio de 2015, as 15:31:00 Parece mais uma arte abstrata... :D :D :D
É impressão minha ou o fenolite está com pequenas trincas? Elas estiveram em contato com algum produto químico? Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Eduardo em 13 de Maio de 2015, as 15:53:12 Pra vocês terem uma idéia de como a transferência térmica ficou ruim. Passei o ferro na temperatura "algodão" por uns 2 a 3 minutos e o cobre protegido ficou bem corroído e cheio de falhas: Eu já tive um resultado assim. O problema não é a transferência. Essa ocorreu direito. O problema é que a impressora devia estar no modo econômico e despeja menos toner. Dá para reconhecer pelo padrão pontilhado característico que o modo econômico gera. Perceba que as falhas no cobre são pontilhadas, como numa foto preto e branco de jornal da década passada. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Electric Effects em 13 de Maio de 2015, as 16:21:45 Isso acontece comigo em algumas regiões onde o papel couchê do toner não foi totalmente removido, fica bem pouco mais ainda tem e parece que o ácido cria uma poça mais concentrada lá por perto e acaba corroendo mais ainda.
Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 19:10:55 Citar É impressão minha ou o fenolite está com pequenas trincas? Impressão sua, o que parece trincas são na verdade riscos causados quando, após passar acetona, esfreguei bombril com força pra tirar o resto do toner. Citar Eu já tive um resultado assim. O problema não é a transferência. Essa ocorreu direito. O problema é que a impressora devia estar no modo econômico e despeja menos toner. Dá para reconhecer pelo padrão pontilhado característico que o modo econômico gera. Perceba que as falhas no cobre são pontilhadas, como numa foto preto e branco de jornal da década passada. Acontece que, antes de imprimir, coloquei a resolução da impressora a laser no máximo (1200 DPI). Citar Isso acontece comigo em algumas regiões onde o papel couchê do toner não foi totalmente removido, fica bem pouco mais ainda tem e parece que o ácido cria uma poça mais concentrada lá por perto e acaba corroendo mais ainda. Eu usei papel de etiquetas e, após 3 tentativas frustradas com a folha com o layout sambando em cima da placa ao passar do ferro, na 4ª tentativa eu recortei uma folha de papel comum no tamanho da placa, fiz um invólucro com 4 abas e envolvi a placa e a folha do layout com elas, prendi as abas atrás com fita durex e passei o ferro. Feito isso, esperei a placa esfriar e nem precisei botar na água, porque o papel saiu naturalmente e só tive que retocar a trilha do terra na qual não devo ter passado o ferro direito. E, após todo esse trabalho, o cobre da placa ficou desse jeito... dá pra entender?? Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: darkislanio em 13 de Maio de 2015, as 19:21:55 Tenta usar glossy paper. Usando ele, não só a tinta, mas também uma camada superficial do papel ficam sobre a placa. Já aconteceu de eu esquecer uma placa por horas em percloreto a uma boa concentração, e mesmo assim a corrosão ficou perfeita.
O problema na impressora não é a resolução, mas acho que sei. Antes eu imprimia em uma multifuncional samsung, que, apesar de imprimir textos com boa qualidade, quando era para imprimir imagens, sempre imprimia naquele padrão pontilhado, mesmo em imagens completamente pretas. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 19:26:36 Citar Tenta usar glossy paper. Usando ele, não só a tinta, mas também uma camada superficial do papel ficam sobre a placa. Não entendi. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: darkislanio em 13 de Maio de 2015, as 19:29:17 Quando você faz a transferência usando o ferro de passar, não apenas a tinta vai parar na placa, como também a camada brilhante do papel se desprende do mesmo e fica "grudado" na tinta. Dessa forma, não apenas o toner, mas também uma camada de papel ficam na placa
Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 19:37:49 Ah sim, agora entendi e essa camada de papel brilhante propicia ao toner uma proteção adicional contra a corrosão do ácido, é isso?
Qual é a marca e a gramatura do papel glossy que você usa? Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: darkislanio em 13 de Maio de 2015, as 19:42:23 Isso mesmo! como relatei, já cheguei a esquecer uma placa a corroer por horas, quando o correto seria apenas cerca de 15 a 20 minutos.
Quanto à marca, infelizmente não sei dizer, já que compro em poucas unidades na papelaria. Mas isso leva a crer que há uma boa gama de marcas que oferecem uma boa transferência, já que comprei em papelarias diferentes (ou seja, podem ser de marcas diferentes) e em todas as transferências que fiz, obtive ótimos resultados. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: xformer em 13 de Maio de 2015, as 19:44:38 Minha impressão olhando pra foto com as placas virgens é que o cobre oxidou, talvez por contato com suor e gordura das mãos ou ação de poluição atmosférica e com o passar dos anos estragou a camada de cobre metálico. O ideal seria limpar bem com bombril e detergente pra deixar a superfície brilhante. Se isso não der certo, nem adianta fazer a transferência térmica.
Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ledod em 13 de Maio de 2015, as 19:51:46 Só como curiosidade, fenolite esta sendo substituído pela fibra de vidro na indústria de um modo geral pois ele absorve muita umidade com o tempo!
Se essas placas estão assim talvez o cobre tenha se descolado da placa devido a oxidação por baixo... Placa de fenolite e tão barata... Nem compensa perder tempo com algo assim e perder impressões e layoutes que poderiam ter ficado bons! Um abraço! Eduardo Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ramsay em 13 de Maio de 2015, as 20:00:58 Citar Minha impressão olhando pra foto com as placas virgens é que o cobre oxidou, talvez por contato com suor e gordura das mãos ou ação de poluição atmosférica e com o passar dos anos estragou a camada de cobre metálico. O ideal seria limpar bem com bombril e detergente pra deixar a superfície brilhante. Se isso não der certo, nem adianta fazer a transferência térmica. Se oxidou ou não eu não sei, mas, como já afirmei, mesmo passando bombril com força as imperfeições não saem. Experimentei também passar lixa d'água 600 a seco e atenuou um pouco mas, não saiu. Essas placas ficaram guardadas todas juntas (empilhadas) e dentro de um saco de papel em uma gaveta e, por isso, sem contato direto com o ar. Título: Re: Placas de circuito impresso antigas Enviado por: Ledod em 13 de Maio de 2015, as 20:19:05 Umidade não liga para contato direto rs....
Se você não for usa-las, com um estilete tente levantar o cobre de uma região "estufada". |