Título: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 13 de Março de 2015, as 22:55:15 A questão é a seguinte: Eu tenho um Boss GE-7 novo e que funciona perfeitamente, mas, mesmo asim, não gosto do som que ele propicia e acho que prejudica um pouco o som original da guitarra, isso sem contar o ruído "hiss" que ele faz quando se eleva cada um dos knobs de alta frequência, o que é considerado normal. Então, olhando no site da Monte Allums eles tem um kit Mod Plus que substitui alguns capacitores e, principalmente, os 3 CIs TL022 que são trocados por CIs RC4559P e um dos dois integrados SIP8 (8 pinos em linha) que é estranhamente trocado por um adaptador chamado de "Dual Stack" que recebe dois CIS duplos OPA2134. No Boss GE-7 o primeiro CI que recebe o sinal é single (HA12017) e o seguinte é duplo (RC4558). Então, como é possível se colocar em um adaptador Dual Stack dois CIs duplos (OPA2134) no lugar de um CI duplo (RC4558) ou de um single?? Entrei em contato com a empresa representante da Monte Allums aqui no Brasil que faz os mods e eles me afirmaram que só um dos 2 integrados SIP8 (8 pinos em linha) é trocado e no adaptador "Dual Stack" são colocados os dois CIs duplos OPA2134. Então eu fiquei sem entender nada!! É possível que CIs duplos funcionem em paralelo?? Abaixo, posto o link da Monte Allums que, por sinal, é muito comprido, mas, mais ou menos no meio aparecem os adaptadores e entre eles o tal do Dual Stack. http://www.monteallums.com/pedal_mods.html Notem que não é só no GE-7 que eles utilizam o adaptador Dual Stack, mas, também num monte de pedais diferentes. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: zekkez em 13 de Março de 2015, as 23:18:12 Você viu as fotos do link ?
http://www.monteallums.com/pedal_mods.html#CA (http://www.monteallums.com/pedal_mods.html#CA) Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Finck em 15 de Março de 2015, as 22:18:09 Eu também tenho um GE7, que TINHA o mesmo problema de hiss, resolvido de forma simples, sem comprar nenhum kit de modificação.
Basta localizar os capacitores de cada etapa de equalização, e trocá-los por capacitores de mesmo valor, só que de poliester. Alguns destes capacitores originais são de tântalo (certeza), outros são aqueles prateadinhos típicos da Boss (não sei exatamente que tipo é). A substituição dos componentes das duas frequências mais graves é um pouco manhosa, devido ao espaço. No caso, os substitutos precisam ser aqueles capacitores quadradinhos, de 63V (acho que é a menor tensão disponível), pois outros modelos não cabem (a menos que se faça uma gambiarra muito feia). Que eu me lembre, a frequência mais grave usa capacitor de 1,5uF, que é encontrável, mas não tão comum (eu usei 1uF, claro que com isso a frequência central daquele controle subiu, mas pessoalmente achei até melhor). Quanto aos CI's, troquei os JRC022 por TL072 (3 CI's). Se quiser usar OPA2134, melhor ainda (eu não usei porque não achei, além de ser um CI caro). Finalmente, outros capacitores eletrolíticos ou de tântalo do circuito (fora aqueles dos blocos de equalização) foram trocados por poliester de mesmo valor (se bem me lembro, eram todos de 1uF). Na verdade, a simples substituição dos capacitores de tântalo por poliester já teria dado cabo do hiss, mas já que eu estava com o pedal desmontado, fiz o resto. Ficou bom, e segue funcionando há mais de 1 ano. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 16 de Março de 2015, as 18:52:48 Citar Você viu as fotos do link ? É claro que eu já tinha visto as fotos do lado direito em que aparecem os dois CIs duplos inseridos no adaptador. Finck, obrigado pelas sugestões, mas o principal objetivo a ser alcançado é tornar o GE-7 um equalizador de alta fidelidade, coisa que ele não é. E a maior dúvida que é de caráter estritamente eletrônico é a seguinte: Levando-se em conta que o GE-7 NÃO utiliza nenhum CI quádruplo, como é que a Monte Allums insere na placa, no lugar de um CI duplo, um adaptador contendo dois CIs duplos?? Isso simplesmente não bate!! Eu sei que válvulas podem ser ligadas em paralelo, assim como transistores, mas, e em se tratando de circuitos integrados?? Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ledod em 16 de Março de 2015, as 18:59:40 Só utilizam um lado do opamp, o que, para um OPA da Burr brown e um tremendo desperdício!
Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 16 de Março de 2015, as 19:06:57 Citar Só utilizam um lado do opamp, o que, para um OPA da Burr brown e um tremendo desperdício! Eu creio que não seja isso, porque ao invés de utilizar o adaptador "Dual stacked" com dois OPA2134 bastaria a Monte Allums utilizar o adaptador "Single DIP8 e usar um único OPA2134. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Finck em 16 de Março de 2015, as 22:07:42 Mas onde é que ficam os outros OpAmps? No circuito do GE7 há 4 CI's duplos e 1 simples (9 OpAmp's, portanto). Se a mod é de "alta fidelidade", não faz muito sentido para mim que sejam trocados apenas 3 deles (pelo que você descreve, seriam o IC4, duplo, e o IC5, simples), desperdiçando meio OPA e não trocando o resto (a menos, claro, que haja mais 3 OPA's instalados direto na placa, no lugar original).
Uma hipótese é que, para não precisar usar um "equivalente" single do OPA2134, os caras tenham preferido deixar o duplo, desperdiçando um setor. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: marcao_cfh em 16 de Março de 2015, as 22:19:34 Esse adaptador "dual stack" pode ser a mesma coisa que isso (http://www.barberelectronics.com/parallelopamps.htm). Não tenho certeza, mas ao ver um adaptador que substitui um opamp por dois, essa foi a primeira coisa que me veio à cabeça.
Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 17 de Março de 2015, as 10:45:25 Citar Mas onde é que ficam os outros OpAmps? No circuito do GE7 há 4 CI's duplos e 1 simples (9 OpAmp's, portanto). Se a mod é de "alta fidelidade", não faz muito sentido para mim que sejam trocados apenas 3 deles (pelo que você descreve, seriam o IC4, duplo, e o IC5, simples), desperdiçando meio OPA e não trocando o resto (a menos, claro, que haja mais 3 OPA's instalados direto na placa, no lugar original). O fato é que o CI simples (HA12017), segundo o datasheet, já é um CI de alta fidelidade, de baixíssimo ruído, baixa distorção e com ampla resposta de frequência e por isso ele é mantido. Então, o que a Monte Allums faz é trocar o CI duplo RC4558 por dois CIs duplos OPA2134 stacked e os três TL022 por três RC4559, além de 8 capacitores. Quanto aqueles capacitores prateadinhos que você falou, eles aparentam ser de poliester. Citar Esse adaptador "dual stack" pode ser a mesma coisa que isso. Não tenho certeza, mas ao ver um adaptador que substitui um opamp por dois, essa foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Matou a pau. Era justamente isso que eu queria saber e a julgar pelo link que você postou, parece que CIs realmente podem ser ligados em paralelo. Obrigado por esclarecer. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Doug em 17 de Março de 2015, as 11:21:09 na propria imagem do site, dá para ver que os dois integrados estão ligados em paralelo.
é só ver que, as trilhas que aparecem, todas são ligadas exatamente ao terminal equivalente do outro CI, como o Marcão disse, é o mesmo que um CI sobre o outro, mas fica mais bonitinho da forma que eles fizeram. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Nefi em 17 de Março de 2015, as 13:10:44 Falando dos kits deles, alguém já fez as modificações deles para o OD-3 (Mod Dual Gain)?
Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Finck em 17 de Março de 2015, as 13:49:00 Eu já li em algum lugar sobre o "empilhamento" de OpAmps como um recurso para redução de ruído. Pode ser o caso (apesar de eu achar que com o OPA2134 isso é um preciosismo).
Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 18 de Março de 2015, as 19:11:32 Reabri o meu Boss GE-7 hoje e, pra minha surpresa, o CI1 também é um NJM4558 e não um HA12017, ou seja, tiraram um CI simples (in-line) e botaram um CI duplo (in-line) no lugar.
Olhando pelo lado cobreado da placa, notei que ambas as seções do NJM4558 são utilizadas e com um multímetro analógico na escala ohmica atestei que as duas seções não estão ligadas em pararelo. Dessa forma, o esquema do meu (comprado novo em Agosto de 2013) por ter esse estágio a mais, difere parcialmente dos esquemas de GE-7 que se encontram na internet. Porque será que a Boss trocou um integrado de alta qualidade e baixo ruído como o HA12017 por um 4558? Atualmente, os pedais da Boss estão vindo com componentes SMD, o que praticamente impede quaisquer mods. Abaixo uma foto ilustrativa do meu: (http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC01129_zpsqrlgqeub.jpg) (http://s223.photobucket.com/user/Kroydon/media/DSC01129_zpsqrlgqeub.jpg.html) Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Finck em 18 de Março de 2015, as 20:51:54 Achei que só os pedais digitais da Boss é que eram montados com SMD. Nunca vi um analógico assim.
Fui lá abrir o meu (também não é velho), e descobri que é 4558 nas duas posições, igual ao seu. Quanto à pergunta "porque substituiram...", imagino que a resposta seja a de sempre: custo ou disponibilidade. Mas acho que não é coisa recente; pode ser que os esquemas da web sejam da era japonesa. Veja se uma das seções do "ex HA" não está simplesmente aterrada (é uma prática comum quando um dos setores de um CI duplo não é utilizado). Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Gfassuncao em 18 de Março de 2015, as 21:43:15 Cadê a foto? Para mim não apareceu.
Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 20 de Março de 2015, as 22:31:29 Citar Achei que só os pedais digitais da Boss é que eram montados com SMD. Nunca vi um analógico assim. Fui lá abrir o meu (também não é velho), e descobri que é 4558 nas duas posições, igual ao seu. Quanto à pergunta "porque substituiram...", imagino que a resposta seja a de sempre: custo ou disponibilidade. Mas acho que não é coisa recente; pode ser que os esquemas da web sejam da era japonesa. Finck, talvez você esteja certo, mas, como há um bom tempo não compro nenhum pedal novo eu simplesmente não sei. Mas, o fato é que os atuais Boss GE-7 (segundo o site da Monte Allums) estão sendo fabricados com componentes SMD. Citar Veja se uma das seções do "ex HA" não está simplesmente aterrada (é uma prática comum quando um dos setores de um CI duplo não é utilizado). Verifiquei e não tem nada aterrado (com exceção do pino 4 é óbvio) sendo que todos os 8 pinos do CI1 (4558 in line) seguem por trilhas diferentes, do mesmo jeito que acontece com o CI2 que como você sabe também é um 4558 in line. Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Finck em 21 de Março de 2015, as 09:37:07 Se você está afirmando sobre o SMD, eu acredito... Mas deve ser realmente bem recente, o último Boss que comprei foi no ano passado (mas não tenho certeza sobre o ano efetivo de fabricação).
Sobre o circuito do seu GE7, acho que não tem outra saída senão traçar. Ou tentar arrancar alguma informação mais específica do Monte Allums (dífícil...), ou tentar fazer uma consulta no fórum Free Stompboxes (tem una caras que manjam muito de Boss lá...). Título: Re: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums Enviado por: Ramsay em 25 de Março de 2015, as 18:40:22 Finalmente modifiquei o meu Boss GE7.
Nos Gyrators, tirei os TL022 e coloquei três RC4558P (dois deles fabricados no Brasil). No lugar dos 4558 "in line" coloquei dois Burr Brown OPA2134 através de soquetes que instalei em duas mini-placas perfuradas. Nos capacitores eu não mexi porque li no site Freestompboxes que a troca só propicia uma melhora quase imperceptível e mesmo assim se algum capacitor stock estiver com fuga. Liguei e constatei que o "hiss" praticamente sumiu, e o som, pelo menos aparentemente, está mais transparente, mais cristalino. Mas, isso eu só vou saber ao certo quando tocar guitarra bem alto no fim de semana. Abaixo uma foto ilustrativa: Não reparem no fio parcialmente desencapado. Só percebi quando fui pôr na caixa e ai já era!! (http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/IMG_0885_zps19sfblkp.jpg) (http://s223.photobucket.com/user/Kroydon/media/IMG_0885_zps19sfblkp.jpg.html) |