Título: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: xformer em 22 de Fevereiro de 2015, as 18:52:37 O pessoal vai pegar emprestado a chapinha da mulher, mãe, irmã, filha ...
http://therandomlab.blogspot.com.es/2015/02/diy-pcbs-on-cheap-toner-transfer-with.html Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Diego Gin em 22 de Fevereiro de 2015, as 21:03:33 Gostei muito do resultado tanto da chapinha quanto da laminadora. Que papel seria esse, o bom e velho glossy paper?
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: marcao_cfh em 23 de Fevereiro de 2015, as 00:10:22 O papel não importa, pois a impressão do toner é feita sobre a fita adesiva. O que ele faz é imprimir uma folha de testes para ver em qual lugar da folha a impressão vai ficar, ai cobre com fita adesiva essa parte e imprime novamente o layout na mesma folha, dessa vez sobre a fita adesiva. Bem interessante!
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: kem em 23 de Fevereiro de 2015, as 00:29:32 Será que essa fita não corre o risco de derreter?
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2015, as 07:40:28 Será que essa fita não corre o risco de derreter? Na página ele diz que a fita que ele usou encolhe se ficar muito tempo. Tem que fazer experiência com as nossas fitas, já que elas podem ser diferentes da usada por ele (que é de outro país). Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 23 de Fevereiro de 2015, as 07:56:34 O processo não deixa de ser interessante, mas também é apenas uma releitura do processo com papel de etiquetas, onde a impressão é feita em uma superfície que o toner não adere tanto ( papel de etiquetas, fita plástica...), e depois o calor ( do ferro de passar, da chapinha...) o faz aderir ao cobre.
Com a desvantagem de não ser prático para placas maiores que a largura da fita e da chapinha. Acho que o "ultimate metod" será uma impressora que imprima, com toner, diretamente na placa, aí então será um processo imbatível. Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: GuitarCris em 23 de Fevereiro de 2015, as 08:36:51 Não teria um esquema com impressora jato de tinta?
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: ljulio em 23 de Fevereiro de 2015, as 12:19:57 Acho que o "ultimate metod" será uma impressora que imprima, com toner, diretamente na placa, aí então será um processo imbatível. Ferro_Velho já fizeram, tem um cara que adaptou uma impressora normal para isso, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=Lo6MLoamJcg Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: marcao_cfh em 23 de Fevereiro de 2015, as 12:21:15 Não teria um esquema com impressora jato de tinta? Até onde eu sei, só com toner mesmo. Mas com um pouco de sorte você consegue encontrar algum lugar que faça impressões baratas e com toner adequado para a transferência térmica ou por acetona, ou até mesmo pode imprimir em jato de tinta e mandar xerocar. Tenta imprimir uma cópia do seu layout e xerocar em diversas papelarias diferentes, para ver se alguma delas tem um bom resultado. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: guidirestraits em 23 de Fevereiro de 2015, as 12:35:12 Eu tenho essa fita eu uso para fazer retrabalho smd.
O nome é fita kapton é resistente a temperatura alta. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 23 de Fevereiro de 2015, as 13:27:50 ljulio, com impressora de jato de tinta eu já conhecia, o legal seria com toner (imp. lazer) pois já sairia pronta para a corrosão no percloreto.
Abraço. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: GuitarCris em 23 de Fevereiro de 2015, as 13:29:00 valeu Marcao
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: marcao_cfh em 23 de Fevereiro de 2015, as 13:46:16 Ferro Velho, andei vendo uns vídeos dessas impressoras modificadas, e realmente são jato de tinta. Mas eles usam uma tinta diferente que consegue resistir à corrosão. É um tipo de polímero, pelo que li. Mas não prestei muita atenção, já que uma impressora dessas está além das minhas habilidades.
Cris, estou fazendo uns testes, e uma coisa que está funcionando razoavelmente bem para mim é imprimir em uma multifuncional à laser, encontrei uma papelaria que faz a impressão a um preço bem barato. Imprimo no sulfite mesmo e faço a transferência usando acetona, deixo secar naturalmente e repito o processo mais uma vez, deixando secar de novo. Depois coloco um pouco de água numa panela, aqueço até ficar morna e coloco a placa lá dentro, e vou esfregando o dedo para tirar o sulfite. A parte mais crítica é essa, pois se forçar demais o toner sai, e se não prestar atenção pode ficar papel entre as trilhas e atrapalhar na corrosão. Com papel glossy deve ficar melhor, mas a papelaria não tem... Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 23 de Fevereiro de 2015, as 14:06:18 Olha, eu já testei quase todos os tipos de confecção de placas por transferência térmica, cada um tem um detalhe que necessita mais atenção, ou um truque para dar certo.
Mas o mais fácil é sem dúvidas o com papel de etiquetas. A única coisa que é necessário fazer é aprender o tempo e a pressão usada com o ferro de passar, mas isso é necessário em todos os métodos. O papel é aquele que fica depois que todas as etiquetas são retiradas, aquele lado liso e brilhante onde as etiquetas vem grudadas. O toner não adere nele, dá até para retirar o toner com o dedo, por isso é necessário cuidado para não borrar antes de colocar sobre o cobre. Depois de passar o ferro, coloca-se na água e quase que imediatamente se pode tirar o papel, pois como disse antes, ele e o toner não ficam colados. Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: hgamal em 23 de Fevereiro de 2015, as 14:33:02 impressora modificada?!?! Muito trabalho. Eu uso uma destas plastificadoras baratas e papel de revista. Funcionam que é uma beleza.
http://www.kalunga.com.br/prod/plastificadora-p-polaseal-a4-127v-2401-menno/624652 Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: guidirestraits em 23 de Fevereiro de 2015, as 15:51:39 impressora modificada?!?! Muito trabalho. Eu uso uma destas plastificadoras baratas e papel de revista. Funcionam que é uma beleza. http://www.kalunga.com.br/prod/plastificadora-p-polaseal-a4-127v-2401-menno/624652 Particularmente eu tenho uma igual, já tentei tudo que foi papel usei papel de revista guitar player e não consegui um resultado satisfatório. Tem algum segredo? Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: hgamal em 23 de Fevereiro de 2015, as 17:39:40 Particularmente eu tenho uma igual, já tentei tudo que foi papel usei papel de revista guitar player e não consegui um resultado satisfatório. Tem algum segredo? Coloca ela na temperatura máxima! Espera aquecer! Passa umas 10 a 20 vezes... indo... vindo... de lado.. enviesado... pronto! Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Paulo Shure em 16 de Março de 2015, as 10:56:37 Saudações:
Citar impressora modificada?!?! Muito trabalho. Eu uso uma destas planificadoras baratas e papel de revista. Funcionam que é uma beleza. Sem modificação nenhuma???? só colocar a placa e faza transferência???? Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: hgamal em 16 de Março de 2015, as 11:17:54 Sem modificação nenhuma???? só colocar a placa e faza transferência???? A única modificação que fiz foi ligar ela na tomada! :) Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Sérgio Crepaldi em 16 de Março de 2015, as 11:41:54 Também tenho essa plastificadora, uso ela para laminar as placas com dry film. Ainda não experimentei o método de transferência térmica com ela, mas com dry film fica muito bom.
A única modificação que fiz foi ligar ela na tomada! :) Hgamal, qual a temperatura que você usa para transferência térmica? Com dry film eu uso em 115°C. Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: xformer em 16 de Março de 2015, as 11:57:21 Um amigo comprou uma plastificadora da 3M e teve que fazer uma modificação (acho que era no sensor de temperatura, pra ficar mais quente). Mas nos testes de transferência, o resultado não foi muito bom. Onde tinha largas pistas de cobre, houve falha e ficou meio rajado. Além disso o aquecimento não é muito uniforme, pois só quando a placa passa no aquecedor é que há o aquecimento, então é necessário um número grande de passagens (e vai ficando difícil de segurar a placa pra recolocá-la novamente na máquina - queima os dedos).
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: hgamal em 16 de Março de 2015, as 22:48:46 Uso papel de revista, uma impressora Samsung ML02165W com toner original, coloco no máximo, espero esquentar e só!
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Sérgio Crepaldi em 17 de Março de 2015, as 19:18:43 Uso papel de revista, uma impressora Samsung ML02165W com toner original, coloco no máximo, espero esquentar e só! Obrigado pelas informações Hgamal. :tup Um amigo comprou uma plastificadora da 3M e teve que fazer uma modificação (acho que era no sensor de temperatura, pra ficar mais quente). Mas nos testes de transferência, o resultado não foi muito bom. Onde tinha largas pistas de cobre, houve falha e ficou meio rajado. Além disso o aquecimento não é muito uniforme, pois só quando a placa passa no aquecedor é que há o aquecimento, então é necessário um número grande de passagens (e vai ficando difícil de segurar a placa pra recolocá-la novamente na máquina - queima os dedos). Para o dry film eu passo três vezes (mas dá certo mesmo se passar uma vez só). Eu coloco a placa dentro de uma folha sulfite dobrada no meio para que o dry film não entre em contato com o rolo fusor. Apesar da placa esquentar bastante, não chega a queimar as mãos. Nessa plastificadora é possível inverter o sentido de rotação, então se esquentar demais dá para passar várias vezes sem ter contato com a placa. Nunca tentei, mas acho que deve dar certo. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Mallermb em 17 de Março de 2015, as 19:29:38 Também uso Papel de Revista e uma Impressora do mesmo modelo da Impressora que o hgamal possui, as Placas ficam muito boas, se usar um Papel de Revista um pouco mais grosso, as Placas ficam perfeitas..., até mesmo com trilhas bem finas, basta praticar..., detalhe: Me surpreendi com esta Impressora faz tempo que comprei ela e até hoje, o Toner é o original...,
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Paulo Shure em 30 de Junho de 2017, as 11:39:36 Saudaçoes:
hoje utilizei uma chapinha para fazer uma placa ficou boa mesmo.... demorou o mesmo tempo do ferro e foi mais fácil a manipulação. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 30 de Junho de 2017, as 11:54:15 Paulo, explica este metodo pra gente. Por favor
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Paulo Shure em 30 de Junho de 2017, as 12:14:15 Saudaçoes:
Mesma coisa que o ferro de passar roupa, o que eu achei legal e que a base e bem reta, fiz a impressão, recortei no tamanho e como a chapinha tem dois lados quentes, acho que isso ajudou a esquentar e transferir do papel para a placa, acabei de fazer mais uma e de primeira...sem erro apenas com um queimado no dedo.... :D :D :D (http://i.imgur.com/PM0EdVs.jpg) (http://i.imgur.com/ULiZXry.jpg) Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Tas pedais em 30 de Junho de 2017, as 12:38:59 sugestão:
por muito tempo meus layouts eram feitos por transferência térmica e eu sempre tirava o papel com agua e detergente e sempre ficava pequenos pedaços de papel colados entre as trilhas(me dava muita raiva) até que um dia eu estava fazendo a transferência e deixei esfriar normalmente,o papel saiu 100% e com mais perfeição,sugiro deixar o papel esfriar para evitar esse incomodo :tup. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Paulo Shure em 30 de Junho de 2017, as 12:53:16 Essa placa estava limpando, vi uma dica aqui no forum de usar escova de dentes para limpar, tem funcionado ate agora, mas vou testar deixar na agua mesmo para ver o que vira.
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 30 de Junho de 2017, as 13:12:41 Minha placa mede 18x8 cm. Terei que fazer em etapas com a chapinha. Deixei ela de molho na agua com detergente, mas grudou papel pra caramba. A transferencia ficou pessima, mas retoquei com a caneta. Mas saiu na corrosão. Perdi a placa. Vamos pra próxima. Haja paciência.
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 30 de Junho de 2017, as 13:47:51 Qualquer método de transferência térmica necessita prática e técnica, não há mágica.
Mas também não há método mais fácil que o do papel de etiqueta, quem tenta outro método é porque nunca usou papel de etiqueta. Necessita cuidados como qualquer outro método, mas o resultado é melhor que os outros. Já tentei com todos os métodos e nenhum é mais fácil. O segredo é o fato de o toner não grudar no papel, depois da impressão, se você passar o dedo no papel o toner sai, então imagine como o papel vai sair fácil depois do toner haver grudado no cobre quente. O tiozinho do vídeo acha o método revolucionário, mas não é "revo", é só prático para tirar o papel. https://www.youtube.com/watch?v=tlirzV91kbs Abraço. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Paulo Shure em 30 de Junho de 2017, as 16:32:40 tudo isso senhor logo apos voces pegarem um pano..... :'( :'( :'( :'( :'(
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ramsay em 30 de Junho de 2017, as 22:00:31 Eu só consegui fazer placa PCB bem feita com o método proposto pelo Ferro Velho, ou seja, usando papel de etiqueta, mantendo o cursor de temperatura do ferro de passar GE no meio da escala e colocando o ferro em cima da placa sem pressionar (para o toner não borrar) e deixando por... quantos minutos mesmo Ferro??
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: AMPERX em 30 de Junho de 2017, as 23:26:51 Qualquer método de transferência térmica necessita prática e técnica, não há mágica. Mas também não há método mais fácil que o do papel de etiqueta, quem tenta outro método é porque nunca usou papel de etiqueta. Concordo com você Ferro_Velho. Todo método de transferência exige doses suficientes de prática e técnica. Mas discordo quanto à facilidade do papel etiqueta. Já usei e o resultado não foi tão bom assim. Acredito que parte do sucesso seja em função partir de um método com o qual se tenha maior facilidade e aperfeiçoá-lo. O método revolucionário aí do "tiozinho", pra mim, caiu como uma luva. Tentei vários métodos, mas depois que passei a usar essa técnica, não perdi nenhuma transferência. E pela frequência, o numero de acertos só cresce. Se eu tivesse insistido no papel etiqueta, teria pegado o jeito também, mas como inicialmente tive mais facilidade com método proposto pelo tiozinho, para mim não há método melhor. Dica para quem ainda está não pegou jeito na transferência. Tente todos os métodos possíveis até conseguir acertar. Se não, procure aperfeiçoar nalguma técnica que tenha sentido maior facilidade, e com certeza vai dar tudo certo. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 01 de Julho de 2017, as 00:18:26 Citar quantos minutos mesmo Ferro?? Aha! Aí esta a prática. :D Ramsay eu deixo pouco tempo, aqueço a placa antes mas não uso paninho, uso o ferro mesmo para fazer a "pressão", que é quase nenhuma, só o peso do ferro. Tenho cuidado para passar bem pelas bordas e para não exagerar no tempo e no calor, é como afinação de uma corda, você vem por baixo devagar até chegar no ponto certo. AMPERX, não entendi, o vídeo com o tiozinho é com papel de etiqueta. Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 00:58:54 A minha com papel fotografico hoje foi um fiasco. Depois com sulfite foi péssimo também. Retoquei com uma caneta suspeita e perdi a placa. Corroeu onde tinha caneta. Amanha tentarei com a folha de etiquetas. Ja separei ela aqui. O layout pra placa da fonte do tremendão do kem merece uma placa bem feita. Meu tremendão também...
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: wainer said em 01 de Julho de 2017, as 10:57:46 Bom dia a todos, Já experimentei o método citado acima pelo Ferro_Velho com papel etiqueta funciona bem, porem o ideal e aquecer a placa depois colocar o papel por cima da placa já aquecida com auxilio de um pano ir pressionando, depois e só passar o ferro no fundo da placa.
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 11:41:14 Vamos somando as dicas e aplicando no método. Uma hora a gente acerta.Hoje a tarde tentarei assim.
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: xformer em 01 de Julho de 2017, as 12:14:18 Existe um fator que precisa ser levado em conta, além do tipo do papel, do tempo, do aquecimento. É a qualidade do toner da impressora. Geralmente toner de refill não funciona tão bem como o original. E também com toner preto de impressora laser colorida da HP não fica bom como o de impressora só preta e branca. E precisa configurar para fazer a impressão carregando no toner, se imprimir em modo econômico, vai pouco pó de toner e vai ficar falhado na transferência.
Eu prefiro também o papel parafinado anti aderente que fica embaixo das etiquetas, mas na falta dele, outra opção é papel couché (aquele liso de revistas coloridas, de espessura maior - geralmente usado nas capas). Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 01 de Julho de 2017, as 12:23:49 A minha com papel fotografico hoje foi um fiasco. Depois com sulfite foi péssimo também. Retoquei com uma caneta suspeita e perdi a placa. Corroeu onde tinha caneta. Amanha tentarei com a folha de etiquetas. Ja separei ela aqui. O layout pra placa da fonte do tremendão do kem merece uma placa bem feita. Meu tremendão também... Olá, Casacunha : Lamento, mas termotransferência é isso mesmo. Não funciona a contento; é preciso muita paciência e desprendimento para se chegar a um resultado com um mínimo de qualidade. Eu tentei todas as alternativas e materiais sugeridos ( e olha que sou uma pessoa habilidosa ) e, depois de gastar muito tempo, cheguei a conclusão - o resultado é sempre insatisfatório, deixando o operador na maior frustração. Transferir, transfere, mas sempre fica uma falhazinha ( claro, nas trilhas mais estreitas ) que põe o trabalho todo a perder. Na verdade, eu não vi um só trabalho de transferência térmica que me satisfizesse - algo que resolvesse trilhas de, pelo menos, 0,5 mm e não precisasse corrigir depois de revelado. Os alunos, na escola, perdem um tempo enorme fazendo placas com esse processo e corrigindo com caneta depois; as placas SEMPRE ficam ruins - e estamos falando de cerca de uns 150 alunos por ano; não é pouca gente... Quando o dry film que eu usava ficou velho demais e não aderiu mais à placa, eu tentei fazer por termotransferência e... não prestou ( e as trilhas nem eram tão finas, 0,7 mm ). Como último recurso, devido à urgência do serviço, lembrei que temos um " mestre da termotransferência " na escola; pedi a ele que fizesse a placa para mim. Para a minha surpresa, o resultado veio igual àquele que eu tinha obtido. Conclusão : não era inabilidade do operador; é o método em si que "não funciona" ( devido principalmente à espessura muito tênue do filme de toner ). Eu recomendo partir direto para a tinta fastpcb ou, como eu uso, o dry film. O colega gasta um pouco mais, mas o sucesso é garantido. ----- Eu dei uma olhada no ML e achei este anúncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805318928-dry-film-filme-fotossensivel-fotoresistivo-pcb-pci-_JM O vendedor diz que o produto está "enrugado", por isso, o vende mais barato. O meu dry film também está desse jeito e funciona perfeitamente ( possivelmente por causa da idade; foi adquirido em 2011 ). É uma boa chance de experimentar o certo; uma folha de 30 cm x 25 cm dá para fazer muita placa. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: daniel_tubes em 01 de Julho de 2017, as 13:22:57 A.sim , vou pegar uma carona na sua explicação e lhe pergunto, como você faz os fotolitos?
Nos dê uma dica sobre esse assunto tão obscuro . At Daniel Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 01 de Julho de 2017, as 13:49:03 Olá, Daniel :
Obrigado pela pergunta bem pertinente : eu uso o EAGLE para desenhar a placa. Depois, copio o desenho três vezes, orientadas no mesmo sentido, e componho uma "matriz". Depois, exporto como .bmp . Por alguma razão por mim desconhecida, o arquivo é exportado já como negativo. Imprimo em transparência com impressora jato de tinta e sobreponho os três desenhos, de forma a obter o grau de contraste necessário. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 13:50:56 Obrigado A.Sim, por abordar o assunto com tanta clareza. Eu realmente nunca me dei bem com transferencia. Vamos verificar o sistema com DryFilm. Me lembrei que ha uns 3 anos achei uma impressora jato de tinta na rua. É uma HP que usa 4 cartuchos. E me parece que da pra adaptar ela pra imprimir direto na placa, alterando a espessura de passagem do papel e a velocidade do mesmo. Alguem conhece essas mudanças?
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: xformer em 01 de Julho de 2017, as 14:09:04 A.sim , vou pegar uma carona na sua explicação e lhe pergunto, como você faz os fotolitos? Nos dê uma dica sobre esse assunto tão obscuro . At Daniel Daniel outra técnica que eu vi o LeandroDKV e o amigo dele Thiago usarem quando fizeram uma tela de silkscreen pra mim foi assim: - Imprimir o fotolito num papel vegetal que é translúcido, com impressora laser. - Fazer uma "câmara" de gás com thinner evaporado e aplicar sobre a região impressa (no caso era uma vasilha de plástico com pouco thinner, tapado até o líquido evaporar e depois cobrir o papel vegetal). - O efeito é que o toner impresso fica mais escuro ou com menos falhas bloqueando a luz que vai sensibilizar a tela. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: daniel_tubes em 01 de Julho de 2017, as 14:09:30 Obrigado A.sim pelo seu esclarecimento, vai ser de grande ajuda daqui pra frente.
E obrigado Xformer pela dica. As duas são muito bem vindas. At Daniel Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 01 de Julho de 2017, as 14:21:46 Obrigado A.Sim, por abordar o assunto com tanta clareza. Eu realmente nunca me dei bem com transferencia. Vamos verificar o sistema com DryFilm. Me lembrei que ha uns 3 anos achei uma impressora jato de tinta na rua. É uma HP que usa 4 cartuchos. E me parece que da pra adaptar ela pra imprimir direto na placa, alterando a espessura de passagem do papel e a velocidade do mesmo. Alguem conhece essas mudanças? Olá, Casacunha : Pois é, esse método seria o ideal : imprimir direto na superfície cobreada. A adaptação mecânica não me parece difícil; o problema está em fazer a cabeça de impressão funcionar com uma tinta do tipo resist, sem entupir. Quanto ao uso de impressões laser, as poucas que usei tiveram problemas dimensionais, razão pela qual eu uso jato de tinta. Cabe sempre lembra que o posicionamento da jato de tinta é verdadeiramente X-Y, enquanto a do laser é X-theta ( o laser é defletido angularmente dentro da unidade óptica e o posicionamento do feixe é corrigido para Y com uma lente ou espelho ). Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 14:57:07 A.Sim, pensei que a tinta da impressora fosse resistente a corrosão. E se carregar os cartuchos com tinta de caneta de CD?
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: AMPERX em 01 de Julho de 2017, as 15:04:16 AMPERX, não entendi, o vídeo com o tiozinho é com papel de etiqueta. Puxa, FerroVelho... mancada minha total. :o Me perdoe o vacilo. Na verdade, o que ocorre é que na busca pelo método com melhor resultado, me deparei com esse vídeo. Lembro-me agora que de imediato fiz uma pequena adaptação no método... ao invés de usar o papel etiqueta, usei o papel fotográfico e o resultado foi excelente. Um tempo depois quis verificar a técnica original usando o papel etiqueta, e a própria matriz já não ficou boa, acredito que seja porque o papel etiqueta que eu usei era muito liso, o que prejudico um pouco a aderência do toner no papel etiqueta. Para mim, o grande "macete" proposto pelo tiozinho foi esquentar a PCB primeiro, e aplicar o papel com a transferência em cima, ao invés do tradicional método de posicionar o papel na pcb e vir com o ferro de passar por cima do papel. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 01 de Julho de 2017, as 19:25:28 A.Sim, pensei que a tinta da impressora fosse resistente a corrosão. E se carregar os cartuchos com tinta de caneta de CD? O problema é fazer a cabeça de impressão funcionar sem entupir e sem se danificar a longo prazo. Nunca experimentei outro tipo de tinta na impressora além da recomendada, por medo de danificar a cabeça. Pois é...e eu tinha uma porção de HP 640, 692, etc que seriam fáceis de adaptar...e cartuchos delas também. Foram todas para o moedor, pois estavam dando cria dentro do meu laboratório e em pouco tempo eu poderia não poder mais entrar lá. Lamento, não lembrei... Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 21:34:38 Oooo....metodo des(Que não possui graça), este de transferencia termica. Nunca mais. >;( >;( >;(
Outra placa pro lixo. Só transferiu meia boca quando soltou o cobre da fibra. Uma verdadeira m..da. ----- Me desculpem amigos e moderadores. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 01 de Julho de 2017, as 21:41:25 Oooo....metodo des(Que não possui graça), este de transferencia termica. Nunca mais. >;( >;( >;( Outra placa pro lixo. Só transferiu meia boca quando soltou o cobre da fibra. Uma verdadeira m..da. ----- Me desculpem amigos e moderadores. Que nada, transferência térmica é isso mesmo. A propósito, a placa que queres fazer tem que tamanho ? Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 22:07:43 A.Sim, ela tem 18x8 cm. Acho provavel que este metodo funcione em placas bem menores. Ainda nao tentei com impressao feita em paginas de revista. Devo partir pra regua e caneta mesmo. Mas outra placa, só segunda-feira, agora.
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: kem em 01 de Julho de 2017, as 23:20:01 AMPERX, não entendi, o vídeo com o tiozinho é com papel de etiqueta. ...depois quis verificar a técnica original usando o papel etiqueta, e a própria matriz já não ficou boa, acredito que seja porque o papel etiqueta que eu usei era muito liso, o que prejudico um pouco a aderência do toner no papel etiqueta....Mas ainda na técnica da transferência uma coisa que ajuda é passar o ferro primeiro na parte de trás do PCB pra só depois passar do lado do papel. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 01 de Julho de 2017, as 23:38:57 Fiz isso, kem, mas...nem assim...deve ser o fato de eu não ter muita empatia com este metodo...
Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 02 de Julho de 2017, as 13:28:44 Olá, Casacunha :
Informa o teu endereço para o meu email que eu vou te enviar amanhã um pedaço de dry film que dê para fazer a tua placa. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 02 de Julho de 2017, as 16:41:22 Só pra deixar claro que a minha defesa do método do papel de etiquetas é em comparação com outros métodos de transferência térmica, claro que existem métodos que dão um resultado ainda melhor, como o do dry film, mas são mais trabalhosos e um pouco mais caros.
Mas para fazer em casa, vapt-vupt, e eventualmente (não comercialmente), o método com papel de etiqueta ainda é o melhor. Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 02 de Julho de 2017, as 17:03:35 Mas para fazer em casa, vapt-vupt, e eventualmente (não comercialmente), o método com papel de etiqueta ainda é o melhor. Abraços. O colega está fazendo troça, claro. Com transferência térmica, nada é vapt-vupt. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 02 de Julho de 2017, as 17:22:44 Eu imagino que se eu fosse fazer os vossos transformadores, levaria muito mais tempo que o colega, acharia muito mais difícil e preferiria comprar pronto, mas o colega já não pensa assim, prefere fazer que comprar pronto, certo?
Portanto, continuo achando que o método com papel de etiquetas é o melhor dos métodos de transferência térmica, tudo é uma questão de simplicidade dos projetos, para o típico uso de construção diy de pedais e circuitos simples em casa o método é prático, simples e com prática se consegue a qualidade necessária. O Plautz nem usava o papel de etiqueta e fazia placas complicadas ficarem perfeitas com a simples transferência térmica e papel glossy. É tudo questão de prática. Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 02 de Julho de 2017, as 17:43:39 A.Sim, agradeço sua ajuda e aceito com muita alegria. Eu ja usei transferencia termica sim. Consegui bons resultado em umas 3 vezes de umas 50 ou mais que tentei. Acredito sim que a pratica traz o melhor resultado. Eu, pra mim, pelas dificuldades que encontro, acho um disperdício de tempo inaceitavel o que se perde com a transferencia.
E pra mim (pra mim, gente), junto com o tempo e o material, vai a paciencia junto. Aí, o que era prazer, hobby, transforma-se em transtorno, aborrecimento. Sei que muitos usam e se dão bem, mas eu, pretendo aprender um metodo que me de prazer em ver os resultados. ----- E ja que estamos num tópico sobre transferência térmica, quero dizer, que se eu tivesse habilidade e paciencia, usaria sem sombra de duvida. É muito complicado dispor de pouco tempo e gasta lo com esta etapa do projeto. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Ferro_Velho em 02 de Julho de 2017, as 18:45:11 casacunha, vá em frente com o dry film, certamente você vai conseguir de uma maneira ou de outra atingir a qualidade desejada.
:tup Tentando imaginar alguma dica à mais do que já se falou, eu lembrei da limpeza do lado cobreado, pois o toner gruda mais fácil no cobre limpo, brilhando (esponja de pratos, lado verde) e desengordurado (detergente de louça), e claro, quente (ferro). Outro detalhe é fazer sobre uma superfície bem plana, todo o processo, mas principalmente a parte do ferro, para não deixar nenhuma área da placa mais fria e sem o toner grudar, principalmente nas bordas da placa. Lembrando que o ferro aquece mais no centro dele e as laterais podem não aquecer bem as bordas da placa. Eu acho que da para fazer transferência até com papel sulfite desses vagabundos e o toner (bom toner) gruda bem, mas aí pra tirar este bendito papel é que é o doce de côco dos infernos, por isso é que o papel de etiquetas é bom, o toner esta apenas depositado nele, passou o dedo sai, então quando ele encosta no cobre quente, já começa à grudar, depois é só o aquecimento do ferro derreter mais o toner que esta feito o serviço. Esfriou, o papel sai só puxando. Mas faça com o método que queira fazer, apenas não desista, faça. (rckt Abraços. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: A.Sim em 02 de Julho de 2017, as 19:10:02 Olá.
O testemunho do Casacunha confirma tudo aquilo que eu já havia concluído por experiência própria. Mas cada um sabe de que forma desperdiça melhor o seu tempo. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: Mallermb em 02 de Julho de 2017, as 19:56:02 Consigo ótimos resultados com ferro de passar roupas e papel de revista, sem precisar ficar retocando, desde que as placas não excedam 80mm x 100mm, maior que isso começo a ter sérios problemas.
Depois que passo o ferro de passar, me certifico que não existem bolhas de ar e que o papel grudou certinho na placa, jogo imediatamente dentro de um recipiente com água, deixo descansar por uns 5 até 7 minutos, depois vou removendo o papel com água corrente, sai bem fácil. É altamente recomendado o uso de um toner original específico para sua impressora, os genéricos também funcionam, mas com certeza irá mudar o tempo e a forma de se transferir o desenho para a placa e na maioria das vezes precisará retocar alguns lugares. Placas maiores, costumo imprimir o desenho da placa, coloco o desenho do lado cobreado da placa, realizo as furações, depois faço as trilhas com caneta de marcar CD, na cor vermelha. Título: Re: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo Enviado por: casacunha em 02 de Julho de 2017, as 22:17:56 É, faltou tentar com papel de revista. Minha placa tem 180x85mm. Traçar com caneta. Só pra ter ideia, minha primeira experiencia em transparencia termica foi o amplificador C386 aqui do forum. Deus sabe oque sofri pra fazer aquela placa. Depois o amplificador de estudo do Alfredo Padrão. Depois um projeto inspirado num marshall do Gr Amorin.
Fiz um little angel tambem. Nesses projetos devo ter feito quase 100 transferencias. E...sem comentarios. ----- Vamos.enfrente sim, ferro velho, no momento vou me dedicar a outro metodo. Mas não esqueço que ja obtive sucesso com transferencia. Poucas vezes, mas consegui. |