Título: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 21 de Janeiro de 2015, as 19:53:03 Boa noite a todos!
Esses dias, em uma lojinha de eletrônica e peças de bicicleta (hã??), consegui algumas válvulas por um bom preço, e um transformador da Ultra Som. Esse transformador está um pouco velho, mas pelos testes que fiz, está funcionando perfeitamente. Ele tem primários de 90V, 100V, 120V e 220V, e saídas de 5V, 6,6V e 275+275V com center tap. A minha pergunta é: há algum projeto de valvulado de baixa/média potência que se adeque a esse transformador? O que me sugerem? Obrigado a todos! Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 21 de Janeiro de 2015, as 20:01:59 Sabes a capacidade de corrente (ou potência em VA)?
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 21 de Janeiro de 2015, as 20:10:39 É meio difícil responder, principalmente considerando que ele não tem embalagem, e nem é indicado o valor da corrente no próprio. Por isso perguntei por projetos de média ou baixa potência, onde não haverá tanta necessidade de corrente.
----- Posso depois medí-lo e dar as dimensões, o que pode dar uma ideia de quanta potência ele pode suportar, mesmo não sendo esse um fator decisivo. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 22 de Janeiro de 2015, as 06:46:41 Veja bem, na alta tensão a corrente realmente é pequena, mas se você multiplicar pela tensão (que é alta), perceberá que a potência é expressiva. Note que mesmo amplificadores pequenininhos como o Baby Wonder ou o Fender 5E1 usam transformadores de tamanho considerável.
Além disso, embora o consumo de corrente no HT do pré seja muito baixa, os filamentos de uma válvula preamplificadora consomem quase tanto quanto os de uma válvula de potência. Então, a capacidade de corrente na baixa tensão (filamentos) vai determinar quantas válvulas você pode usar no pré, e portanto qual será o ganho deste bloco. Em resumo: desculpe-me por discordar de você, mas a corrente (ou potência) É um fator decisivo. Pelas dimensões do núcleo e pelas seções dos fios do secundário dá para ter ao menos uma noção da capacidade de corrente, mas lembre-se de que o esmalte que se usava antigamente não suporta a mesma temperatura que o usado hoje, então a comparação não é direta. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 22 de Janeiro de 2015, as 06:51:14 Quando disse fator decisivo, me referi a usar o tamanho do transformador para determinar a capacidade de corrente. É possível ter uma idéia, mas não dá para ter certeza.
O tamanho dele é quase igual ao do 5e3, apenas difere na espessura do núcleo, mas a diferença é pouca. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: juloliveira em 22 de Janeiro de 2015, as 15:45:00 Manda uma foto do transformador.
Tente acessar o enrolamento (sem estradar o transformador, claro) para tentar acessar os fios do enrolamento para se estimar a capacidade de corrente pela espessura dos fios. Isso pode dar uma ideia. Um amplificador de baixa corrente por exemplo pode ser o IALL, são necessários uns 50mA DC se não me engano. Abraço Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 22 de Janeiro de 2015, as 16:33:42 Agora não há como mandar fotos, pois estou acessando pelo celular, mas o farei assim que possível. Sobre o fio do transformador, é multifiliar, com quatro fios em cada terminal (275, ct e 275) a espessura de cada fio é aproximadamente 0,15 mm. É meio impreciso, pois usei apenas um paquímetro. Caso ajude, as dimensões do transformador são: núcleo com 86 mm x 72mm x 35, e largura da bobina, medindo do lado dos terminais até o lado ds tampa de proteção: 74mm.
Obrigado a todos pela ajuda e atenção! Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: juloliveira em 22 de Janeiro de 2015, as 17:00:19 Para medir a espessura do fio do enrolamento utilize escala.
Medindo a espessura de fios esmaltados (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/ideias-dicas-e-informacoes-uteis/49-tiristores/519-medindo-a-espessura-de-fios-esmaltados) ou Tabela de medidas de fios esmaltados. (http://www.py2bbs.qsl.br/fios_esmaltados.php) Abraço Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: xformer em 22 de Janeiro de 2015, as 17:05:48 Eu chutaria esses valores:
275-CT-275Vrms 120mA (pela bitola do fio e dando uma folga) 5Vrms 2A (porque a maioria das retificadoras precisa mais de 1,5A a 3A, sendo que 2A é o valor mais comum) 6,3Vrms 3A (pela potência que sobra tirando os dois secundários acima, a partir do núcleo de 28mm de perna central e 35mm de empilhamento, que permite uns 90VA a 100VA). ----- Para medir a espessura do fio do enrolamento utilize escala. Medindo a espessura de fios esmaltados (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/ideias-dicas-e-informacoes-uteis/49-tiristores/519-medindo-a-espessura-de-fios-esmaltados) ou Tabela de medidas de fios esmaltados. (http://www.py2bbs.qsl.br/fios_esmaltados.php) Não dá pra ele usar esses método da régua, pois o fio está enrolado no carretel do transformador. Mas se ele disse que mediu com paquímetro, é muito mais fácil e melhor. Essas tabelas dos links indicam o diâmetro das bitolas apenas considerando o cobre, sem levar em conta o esmalte/verniz (que podem ser mais espessos ou mais finos, dependendo da temperatura suportável pelo esmalte), portanto os 0,15mm que ele mediu, devem dar um pouco menos de cobre. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 22 de Janeiro de 2015, as 19:08:39 Então, considerando as especificações inferidas pelo Xformer, quais modelos de amplificadores poderiam ser montados?
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 22 de Janeiro de 2015, as 22:13:31 Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra :D :D :D), daria para montar um clone do Orange Tiny Terror, ou um Ceriatone 18W Lite, ambos com 2x12AX7 no pré/inversor, 2xEL84 no power.
Timbres britânicos, o Tiny é praticamente um high gain, o 18W é mais crunch. Em ambos os casos, eu desprezaria o enrolamento da retificadora (usaria diodos), para deixar o transformador trabalhar com mais folga (menos aquecimento) e poder usar mais filtragem na fonte. O HT do seu transformador é um pouco diferente do originalmente especificado para estes amps, mas nada que faça muita diferença no timbre ou no desempenho. Deve ter algum amp mais clean que possa ser montado, se essa for sua preferência, mas eu não me lembro de nenhum especificamente. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 22 de Janeiro de 2015, as 22:36:54 Obrigado por responder! Desde o começo, planejei usar retificação por diodo. Mas tenho outra pergunta: para reduzir a voltagem, seria possível usar zeners, ou o mais indicado nesse caso é um resistor? Outra pergunta: daria para montar um fender champ com esse transformador, já que há tenho as válvulas?
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: xformer em 23 de Janeiro de 2015, as 06:20:14 Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra :D :D :D), Ô eu disse que era chute, não dá pra ter certeza absoluta. :D Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: carl8 em 23 de Janeiro de 2015, as 09:24:21 Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra :D :D :D) Quado ele me ajudou a identificar um transformador, acertou 100%! Se for chute, tem mira a leser (aplaus2) Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 23 de Janeiro de 2015, as 12:38:40 Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra :D :D :D) Quado ele me ajudou a identificar um transformador, acertou 100%! Se for chute, tem mira a leser (aplaus2) Ele diz que é chute, mas é apenas por questões de modéstia... Voltando à seriedade: Melhor reduzir a tensão com resistor, aproveitando para fazer filtragem. No link abaixo tem uma calculadora online que resolve o seu problema: http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/RC-ripple-filter/ (http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/RC-ripple-filter/) Quanto a montar um Champ, a tensão do seu transformador é bem mais baixa que a original, haverá redução de potência, e o amp não deverá soar tão "clean". Mas deve funcionar (talvez seja preciso ajustar a polarização das válvulas, mas eu não posso te ajudar nesse aspecto). Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: juloliveira em 23 de Janeiro de 2015, as 16:40:32 Desculpe a curiosidade mas o darkislanio falou que a espessura do fio é de aproximadamente 0.15mm e foi medida com paquímetro.
Essa medida não pode estar bastante errada devido ao método de medição? Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 23 de Janeiro de 2015, as 16:58:58 Eu cuidadosamente alinhei sobre uma agulha os quatro fios que iam para o center tap, medi a espessura total e dividi por quatro. Como após a divisão deu
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: xformer em 23 de Janeiro de 2015, as 17:02:02 Desculpe a curiosidade mas o darkislanio falou que a espessura do fio é de aproximadamente 0.15mm e foi medida com paquímetro. Essa medida não pode estar bastante errada devido ao método de medição? Claro que pode, ainda mais pela dificuldade de se conseguir vários trechos para amostragem e medição (e se tirar uma média), pois o fio está dentro e enrolado no carretel do transformador. Mas tem outra alternativa ? obs: os paquímetros digitais geralmente tem resolução de 0,01mm e exatidão de +-0,02mm, ou seja a medida dele (se estiver correta) pode variar entre 0,13mm e 0,17mm (parece pesquisa eleitoral ...). Os comuns analógicos geralmente tem exatidão de +- 0,05mm, portanto o erro pode ser maior. Eu quando vou medir bitola de fio, uso o micrômetro (que até é mais fácil de usar). ----- Eu cuidadosamente alinhei sobre uma agulha os quatro fios que iam para o center tap, medi a espessura total e dividi por quatro. CComo após a divisão deu 1,56 mm, resolvi arredondar para 1,5 mm. Você quis dizer 0,156mm e 0,15mm para cada fio. Mas antes você tinha informado errado que os enrolamentos eram feitos com 4 fios, na verdade são dois fios (no CT tem 2 chegando e 2 saindo, por isso são 4), então a corrente diminui pela metade. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 23 de Janeiro de 2015, as 17:07:04 Pois é, um micrômetro é realmente bastante útil, pena que por onde moro é dificílimo encontrar equipamentos do tipo. Mesmo o paquímetro foi bem difícil achar. Vou ter que recorrer à internet, ou aproveitar minha próxima ida para Fortaleza.
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: juloliveira em 23 de Janeiro de 2015, as 17:15:56 Você quis dizer 0,156mm e 0,15mm para cada fio. É, eu tô confuso também. É 1.5mm ou 0.15mm? Uma medida tão pequena (0,??) com paquímetro, só digital mesmo, certo? Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 23 de Janeiro de 2015, as 17:16:51 Ôpa, confundi. é 0,15 mm mesmo. Corrigido lá.
Sim, o paquímetro é digital. ----- Algumas fotos do transformador. A qualidade está ruim porque as fotos são de celular: (http://www.meualbum.pt/GroteFoto-RV8NPBLR.jpg) (http://www.meualbum.pt/GroteFoto-K3NKN7RM.jpg) Pra ter uma ideia do tamnaho do transformador: (http://www.meualbum.pt/GroteFoto-I6M3F7AC.jpg) Ele era cinza, então resolvi pintá-lo de vermelho e cobrir com verniz incolor. Ficou muito melhor. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Ramsay em 23 de Janeiro de 2015, as 23:01:44 Que eu saiba a Ultrasom não existe mais, há pelo menos uns dez anos.
Ela fabricava transformadores honestos, mas, de média qualidade. Eu tenho vários, desde pequenos até um enorme e um dos pequenos abriu o primário mesmo sem uso. No âmbito atual a Ultrasom seria equivalente a Hayonik. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 24 de Janeiro de 2015, as 02:02:26 [...]Mas antes você tinha informado errado que os enrolamentos eram feitos com 4 fios, na verdade são dois fios (no CT tem 2 chegando e 2 saindo, por isso são 4), então a corrente diminui pela metade. Na verdade, são quatro fios saindo tanto do ct quanto dos dois terminais de 275V. Eu também achei estranho, já que o ct deve ter o dobro de fios. Acho bem provável que os quatro de cada terminal sejam apenas dois fios dobrados de volta para dentro do isolamento do carretel, ou seja aparentam ser quatro quando na verdade são apenas dois. Acham que é isso mesmo?Só por garantia, vou conseguir uma câmera emprestada e tirar fotos com uma melhor resolução. Assim, será mais seguro afirmar algo. -|-|-|-|- Depois de fazer mais buscas, encontrei na Altana um transformador muito semelhante, inclusive nas dimensões e voltagens. Se realmente for, o Xformer acertou em cheio, com a precisão de um sniper que acertaria uma moeda de 1 centavo a 1km! ??? ??? ??? E nesse caso sem sequer ver a moeda! Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 25 de Janeiro de 2015, as 19:47:45 Uma medida tão pequena (0,??) com paquímetro, só digital mesmo, certo? Paquímetros "análogicos" (nônio) de boa qualidade descem a até 0,02mm, mas é preciso usar uma lupa de bancada com bom aumento para conseguir medidas desta ordem com precisão. No digital é mais fácil. Agora décimos de milímetro é molezinha, basta ter prática. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 26 de Janeiro de 2015, as 19:59:28 Alguém confirma ou nega o que eu falei sobre a similaridade entre meu transformador e o do link que postei? Algum parecer?
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: kem em 26 de Janeiro de 2015, as 23:23:15 Alguém confirma ou nega o que eu falei sobre a similaridade entre meu transformador e o do link que postei? Algum parecer? Que link?!?Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 27 de Janeiro de 2015, as 00:02:14 Ahh, me desculpem. Achei que tinha colocado o link, mas apenas mencionei. )>|
O link é esse www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2408&t=Transformador-de-forca-TF275-Y (http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2408&t=Transformador-de-forca-TF275-Y) Suas dimensões são bem parecidas, e possui as mesmas voltagens para os enrolamentos. ----- Para um teste, eu poderia usar cargas resistivas em cada um dos secundários que desejo usar e verificar se há queda de tensão? Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 27 de Janeiro de 2015, as 08:00:47 Realmente, são parecidos (o que, na prática, não quer dizer que vão se comportar da mesma forma).
Melhor mesmo é tentar chegar no limite do transformador fazendo ele trabalhar sob carga, e ficar atento quanto à queda de tensão e aquecimento. Sim, pode usar carga resistiva. Mas tenha cuidado com a dissipação de potência da carga (P=E * I). Coloque carga no secundário dos filamentos que demande corrente uns 10% maior do que as válvulas vão consumir (ou use as próprias válvulas, se você já as tem em mãos), então comece a testar o HT, subindo a demanda de corrente neste enrolamento aos poucos, com a resistência. Leis de Ohm e Joule são suas amigas. Lembre-se de que na pior das hipóteses, se o secundário dos filamentos não der conta do seu projeto (digamos que no futuro você queira usar o transformador para um amp "maior" que o Champ), você tem o recurso de usar um segundo transformador, de 12 ou 6V, exclusivo para os filamentos. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 27 de Janeiro de 2015, as 08:14:07 Também pensei em usar um transformador separado para os filamentos, mas primeiro vou fazer alguns testes com resistores. Se ele suportar 120 mA no secundário de alta voltagem, tentarei construir um IALL 10.5, já que possuo algumas ecl82. Se não suportar, farei um IALL 3.5, já que só precisa de 50 mA.
----- Só mais uma dúvida, no caso do resistor de teste que vai ficar no secundário de 275V+275V, devo conectá-lo aos extremos, ou devem ser dois resistores, sendo cada um entre um extremo e o center tap? Acredito que alterando o valor do resistor seja possível testar nas duas configurações, mas não tenho certeza. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: xformer em 27 de Janeiro de 2015, as 11:04:52 Só mais uma dúvida, no caso do resistor de teste que vai ficar no secundário de 275V+275V, devo conectá-lo aos extremos, ou devem ser dois resistores, sendo cada um entre um extremo e o center tap? Acredito que alterando o valor do resistor seja possível testar nas duas configurações, mas não tenho certeza. Tanto faz, desde que ele aguente a potência (e é bastante). Por ex. nos extremos vai ter 550Vac, pra consumir 60mA, precisa ser uma resistência de 9166 ohms (use 10k) e 33W (tem que usar resistor de 50W). Ou duas resistências de 4700 ohms em cada metade (275Vac) de 30W. Procure por aqueles resistores de fio ajustável de 50W (de 10k ohms). Usando dois desses (de 10kohms 50W), você começa com valor máximo (10000) em cada metade do secundário e vai diminuindo o valor da resistência a medida que a tensão permanecer igual ou acima dos 275V . Meça também a resistência do enrolamento, isso dá uma ideia de quanta tensão vai ser perdida com a corrente consumida. Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 27 de Janeiro de 2015, as 18:39:09 Estou sem um multímetro decente para medir com precisão a resistência do enrolamento. Mas o teste para 120 mA é suficiente. Não preciso descobrir sua corrente máxima, apenas preciso saber se ele suporta os 120 mA sem sinais de sobrecarga.
Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: Finck em 27 de Janeiro de 2015, as 20:19:56 Desculpas pelo post longo (se for redundante, ou se você já souber, pelo menos fica registrado para futuras consultas dos neófitos...).
Note que você falou em 120mA e o XFormer falou em 60mA. Metade?!? Porque será que ele usou este valor, ao invés do que você citou?!? Os fatos: 1) A potência (VA) do transformador tem que ser mantida. Dobro de tensão, metade da corrente, e vice versa. 2) Na operação normal, com os diodos retificadores instalados, em cada semiciclo apenas um setor do secundário estará sendo percorrido pela corrente. As figuras abaixo demonstram isso (cada uma mostra o fluxo de corrente em um semiciclo): (http://robrobinette.com/images/Guitar/HowAmpsWork/Rectifier_With_Center_Tap_Transformer_top.png) (http://robrobinette.com/images/Guitar/HowAmpsWork/Rectifier_With_Center_Tap_Transformer_Bottom.png) Se você for colocar a carga nos extremos (550V), a corrente que o transformador estará em condições de fornecer sem ser forçado é a METADE da nominal (que é sempre informada para a condição do transformador operando do "jeito certo", com o center tap ligado num retificador a dois diodos). Ou seja, se você conseguir arrancar 120mA ligando a resistência entre os extremos e o seu transformador aguentar sem aquecer nem derrubar a tensão, então ele estará em condições de suprir 240mA quando você montar a fonte direitinho. Por outra ótica: digamos que o fabricante tenha informado (ou que você esteja acreditando, baseado em toda a informação obtida neste post) que a capacidade do transformador é de 120mA. Se você for testar com a carga entre os extremos (deixando o tap desligado), o seguro é puxar 60mA (ou um pouco mais, se quiser testar o limite). Neste caso (e batendo com a informação do XFormer): P = E * I = 550 * 0,060 = 33VA P = I^2 * R => 33 = 0,060 * 0,060 * R => 33 = 0,0036 * R => R = 33 / 0,0036 => R = 9.166 Ohms Querendo ver se o menino é capaz de suprir 50mA, você vai testar nos extremos puxando 25mA, e a conta fica assim: P = 550 * 0,025 = 13,75VA R = 13,75 / (0,025^2) = 13,75 / 0,000625 = 22.000 Ohms (ou seja, um resistor de 22K/15W). Achar resistores parrudos para fazer os testes pode ser difícil mesmo em cidades grandes, mas você pode fazer associações (por exemplo, 3 x 27K/15W em paralelo, que vão resultar numa carga de 9K/45W). Título: Re: Transformador para valvulado Enviado por: darkislanio em 27 de Janeiro de 2015, as 20:41:22 Hoje à tarde eu já tinha feito os cálculos e comprado os resistores, tanto para o secundário de alta tensão quanto para os filamentos. Infelizmente tive que recorrer a associações, já que os "maiores" resistores que tinham na loja eram de 10W. Farei hoje à noite os testes. Por precaução, comprei alguns fusíveis para evitar estragar o transformador, para o caso de a corrente ser bem maior que ele suporta.
|