Handmades

Fórum Geral => Eletrônica => Tópico iniciado por: Rubaabur em 27 de Dezembro de 2014, as 15:23:30



Título: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Rubaabur em 27 de Dezembro de 2014, as 15:23:30
Salve Galera !!!

Tenho um Fender Deluxe-Amp (6G3) 1962, que está com ruído nos potenciômetros, já usei limpa contatos, que resolve por um tempo o problema, mas depois volta a ocorrer, fui na Dan'amp em Pinheiros, e perguntei que produto eles usavam para essa finalidade, disseram que não injetavam simplesmente o limpa contatos pelas frestas do potenciômetro mas que, o abriam para fazer uma limpeza mais eficaz. Pergunta: É aconselhável fazer tal procedimento ? Alguma dica de como faze-lo ?

Obrigado !!!


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Mallermb em 27 de Dezembro de 2014, as 15:31:32
Meu Pai, antigamente, limpava os Potenciômetros desmontando a carcaça metálica dos mesmos e limpava os contatos internos com Benzina (acho que era Benzina). Depois passava na resistência um Pó de Grafite, mas pelo que lembro tem que saber realizar o procedimento, senão acabará perdendo a Peça. Ficavam muito bons, mas confesso que nunca cheguei a realizar o procedimento dele...


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Rubaabur em 27 de Dezembro de 2014, as 18:29:24
Valeu Mallermb,

Essa do Grafite eu achei legal, o lance é treinar com outros potenciômetros, e ver como é essa desmontagem.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: xformer em 27 de Dezembro de 2014, as 19:02:01
Duas coisas:
- Benzina é tóxica, alucinógena e cancerígena. Melhor usar álcool isopropílico e depois colocar muito pouco óleo no eixo.
- Grafite é carbono e semicondutor. A pista dos potenciômetros comuns é de carbono. O que acontece é que às vezes a pista se desgasta ou queima devido a alta corrente que passou. Se encher de pó de grafite, vai causar uma confusão no componente. Melhor usar lápis de dureza baixa (2B a 6B) para tentar recompor a pista de carbono, passando o lápis na pista (mas precisa ir medindo com o ohmímetro pra não alterar (diminuir) o valor nominal.

Pra desmontar o potenciômetro, normalmente é só abrir as orelhas metálicas do corpo do potenciômetro com uma chave de fenda pequena e alicate de bico e separar o eixo e as pistas. Depois pra remontar, basta recolocar tudo de volta e apertar as orelhas de volta. Aproveita pra abrir um pouco a molinha do cursor e limpar o ponto de contato na pista.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Finck em 27 de Dezembro de 2014, as 19:55:49
Pessoalmente, acho que o melhor método para limpeza de potenciômetros é a troca. Não é um componente absurdamente caro, então a economia não paga o tempo que se perde abrindo para limpar, nem justifica o risco de danos à PCP, dependendo de como é a montagem. E o método "não invasivo" só funciona até o produto de limpeza secar.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Mallermb em 27 de Dezembro de 2014, as 20:27:57
Duas coisas:
- Benzina é tóxica, alucinógena e cancerígena. Melhor usar álcool isopropílico e depois colocar muito pouco óleo no eixo.

A Benzina pode ser tóxica quando inalada, (e mortal se for ingerida ou injetada). Antigamente muitas pessoas utilizavam da Benzina para realizar a limpeza de componentes ou circuitos eletrônicos e funcionava muito bem para este propósito, evaporando muito rápido. NÃO é apenas a Benzina que pode ser tóxica, a SOLDA que utilizamos no dia a dia para soldar os componentes pode ser muito tóxica se inalarmos os vapores, o PERCLORETO DE FERRO, se cair nos olhos ou respingar nos olhos, pode causar sérios danos, (experiência própria). Alguns utilizam de ÁCIDO SULFÚRICO no quintal de casa para corroer as Placas, (nem preciso dizer do enorme perigo disso), e quase nem tocamos neste assunto ou esquecemos. Portanto, podem existir inúmeros perigos na simples confecção ou reparo de um circuito eletrônico, seja utilizando de Benzina, Solda, Percloreto, Ácido. Portanto cautela e precaução nestes casos é fundamental, isso sem falar dos choques, queimaduras e acidentes em geral.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Alfredo Padrao em 27 de Dezembro de 2014, as 21:14:34
Já usei benzina na limpeza de potenciômetros; principalmente quando são de tipos que não se encontram para comprar.  Não é sempre que dá certo.  Depende muito do estado dos mesmos.

Nestes casos; para fazer a limpeza, tem que desmontar os potenciômetros.

Quando o problema é causado pela oxidação do cursor, (cursor de latão), a benzina resolve.  Neste caso limpa-se com benzina e dá um pouco mais de pressão no cursor (amassando levemente) com bastante cautela, e em alguns casos quando a trilha de grafite está gasta de tanto o cursor passar no mesmo ponto; as vezes dá para abrir um pouco os "dentes" do cursor, para que trilhe em um ponto diferente.

Os casos em que se consegue 100% de aproveitamento, são aqueles potenciômetros de giro contínuo (encoder), usados nos antigos aparelhos AIWA, SONY, entre outros.

Este tipo de recurso, só deve ser tentado em casos extremos, como já disse antes, nos casos em que não se consegue outros para substituir.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: betoknigth em 27 de Dezembro de 2014, as 23:06:42
Spray limpa contatos elétricos...


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Ledod em 28 de Dezembro de 2014, as 09:12:04
 Bem, eu comprei um wah wah usado a pouco tempo atrás e o potenciômetro não estava muito bom, era ruidoso demais. Diferente dos atuais potenciômetros selados, este ainda do modelo antigo tinha aberto a cavidade das pistas que junta todo tipo de sujeira (ainda mais em um pedal desses).

 Eu desmontei-o e constatei a sujeira das pistas, limpei com álcool isopropílico, aumentei a pressão que os contatos faziam na pista (dobrei as "perninhas" um pouco mais com cuidado) e apliquei uma finíssima camada de vaselina sólida.

 Melhorou bastante a questão de ruído. Digamos que ficou uns 70% melhor.

 Se esse tópico já estivesse aberto, teria feito uma sequência de imagens.

 Em tempo:

 Eu concordo plenamente com o Finck. No caso de um amplificador desses eu compraria um jogo de "alphas" de 24mm e substituiria todos os atuais.
 Ao montar e reparar amplificadores, sempre tento investir o máximo que posso nos potenciômetros, afinal, é a interface entre o circuito eletrônico e usuário.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: martinezsonic em 28 de Dezembro de 2014, as 10:12:20
Se você usou o limpa contato e o problema voltou, faça a troca dos potenciômetros, você não vai mais se preocupar com isto.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Nephilin em 14 de Janeiro de 2021, as 06:59:24
Olá pessoal.

Faço regulagens, consertos e revisão em guitarras e baixos a vários anos e também em amplificadores e o maior problema que encontro são potenciômetros com ruído.
após utilizar várias alternativas, passei a utilizar por aconselhamento de um amigo que é técnico de eletrônica muito experiente, o Silicone aerossol.
Segundo o que ele me falou, limpa contatos podem ser agressivos para as trilhas dos potenciômetros e o problema volta após um período de tempo relativamente curto, e de fato isso realmente acontecia bastante.
Estou usando este produto a alguns anos e não tive problemas, inclusive recuperando alguns potenciômetros em estado bastante crítico e a durabilidade da manutenção é maior.
Utilizo o produto da 3M, nunca usei outra marca. Apenas tenha cuidado para não utilizar produto demais no procedimento, pois apenas um pouco dele é suficiente.
A utilização do Silicone tem um ganho adicional de também lubrificar o potenciômetro deixando ele mais suave, enquanto que o limpa contatos até causava efeito contrário.
Segue o link do produto no site do fabricante, onde é possivel encontrar o data sheet com as especificações técnicas:
https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/todos-os-produtos-3m-do-brasil/~/Silicone-Aerossol-3M-Lata-de-180-g/?N=5002385+8709332+3290927172&rt=rud (https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/todos-os-produtos-3m-do-brasil/~/Silicone-Aerossol-3M-Lata-de-180-g/?N=5002385+8709332+3290927172&rt=rud)

(https://www.mediafire.com/convkey/cafa/c0fzp0z97wn03a3zg.jpg)

Façam o teste, espero ter ajudado.
Abraços.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Ramsay em 16 de Janeiro de 2021, as 03:23:06
Nephilin, eu já usei WD-40 (recomendado pelo próprio fabricante) em um potenciômetro e solucionou o problema de ruído quando se gira o potenciômetro.

Aí quando relatei o sucesso, me deparei com uma chuva de críticas de que não se deve usar WD-40 em potenciômetros porque forma uma gosma que com o tempo junta poeira e prejudica mais que ajuda.

Daí, voltei a usar só o limpa contatos em spray, apesar de saber que é temporário, mas daí a dizer que o limpa contatos pode ser agressivo para as trilhas dos potenciômetros é exagero da sua parte.

Agora, quanto a esse produto Silicone Aerosol da 3M, por ser viscoso cai no mesmo problema do WD-40, ou seja, forma uma gosma que com o tempo junta poeira.

Por isso, não é recomendável usar esse produto que você sugeriu, que é até pior que o WD-40, que pelo menos combate a ferrugem, o que não pode ser obtido com o spray de silicone que diz que impede a ferrugem por criar uma camada protetora, mas que na verdade não combate a oxidação se ela já estiver estabelecida.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: A.Sim em 16 de Janeiro de 2021, as 03:40:12
Já recomendei lavar com OMO ? 30 min de molho no OMO e fica novo.

OMO faz, OMO mostra.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: bossman em 16 de Janeiro de 2021, as 03:42:16
O melhor produto pra limpeza de potenciometros chama-se DEOXIT D5 porém é caro e difícil de encontrar em terra brasilis


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Ramsay em 16 de Janeiro de 2021, as 03:44:16
E se o sabão em pó for de outra marca, funciona??
E o que vocês acham de usar o WD-40?


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: raphaelCoelho em 16 de Janeiro de 2021, as 03:51:53
Nephilin, eu já usei WD-40 (recomendado pelo próprio fabricante) em um potenciômetro e solucionou o problema de ruído quando se gira o potenciômetro.

Aí quando relatei o sucesso, me deparei com uma chuva de críticas de que não se deve usar WD-40 em potenciômetros porque forma uma gosma que com o tempo junta poeira e prejudica mais que ajuda.

Daí, voltei a usar só o limpa contatos em spray, apesar de saber que é temporário, mas daí a dizer que o limpa contatos pode ser agressivo para as trilhas dos potenciômetros é exagero da sua parte.

Agora, quanto a esse produto Silicone Aerosol da 3M, por ser viscoso cai no mesmo problema do WD-40, ou seja, forma uma gosma que com o tempo junta poeira.

Por isso, não é recomendável usar esse produto que você sugeriu, que é até pior que o WD-40, que pelo menos combate a ferrugem, o que não pode ser obtido com o spray de silicone que diz que impede a ferrugem por criar uma camada protetora, mas que na verdade não combate a oxidação se ela já estiver estabelecida.


Sempre que não consigo o potenciômetro (geralmente os antigos duplos com alguma derivação para o loudness) eu desmonto o mesmo, limpo a trilha com álcool isopropílico, limpo os contatos que deslizam sobre a trilha (geralmente tem alguma oxidação) e após a limpeza eu lubrifico a trilha com graxa de silicone, compro elas em uns potinhos redondos pequenos na eletrônica. Já fiz isso com 36 faders de uma mesa de som e com alguns equalizadores (mais fácil pois os potenciômetros era deslizantes porém abertos). Nunca tive problemas.
O problema com wd40 ou silicones, juntar sugeira, é que a sugeira já está lá, e o potênciometro não foi aberto para ser limpo.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: bossman em 16 de Janeiro de 2021, as 03:54:38
E se o sabão em pó for de outra marca, funciona??

 :D
E o que vocês acham de usar o WD-40?

Uma péssima ideia bem como silicone líquido...


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: A.Sim em 16 de Janeiro de 2021, as 03:57:23
Olha... um vez usei outro e não deu bom resultado. Aqui em casa só se usa OMO.

Antes de sair tocando o pau, experimentem. Não acredito que dê certo só para mim.

Ponham de molho, a cada pouco vão lá e girem o eixo para remover a sujeira. Depois do banho, enxaguem bem e sequem no forninho.

Eu lavo placas inteiras de osciloscópio, com chaves e tudo, para retirar a sujeira acumulada pelos anos e a oxidação das chaves.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Ramsay em 16 de Janeiro de 2021, as 04:10:15
O fato é que se a trilha do potenciômetro tiver sulco, aí não tem produto químico que dê jeito, só trocando mesmo.
Agora, quanto a usar graxa de silicone eu penso que cai no mesmo caso do silicone em spray e do WD-40.
A questão é que não existe um consenso global sobre utilizar ou não produtos viscosos em potenciômetros.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: raphaelCoelho em 16 de Janeiro de 2021, as 06:58:49
O fato é que se a trilha do potenciômetro tiver sulco, aí não tem produto químico que dê jeito, só trocando mesmo.
Agora, quanto a usar graxa de silicone eu penso que cai no mesmo caso do silicone em spray e do WD-40.
A questão é que não existe um consenso global sobre utilizar ou não produtos viscosos em potenciômetros.

Se tiver sulco na trilha, nada adianta. Ja vi passarem lápis pro grafite cobrir, mas não creio que funcione.
Agora, limpeza em potenciômetro, só desmontando. E a graxa de silicone serve exatamente pra 2 coisas:
1 - para que o movimento fique "suave";
2 - a mais importante: evitar o desgaste (criação do sulco) na trilha do potenciômetro, causada pela "paleta" da peça móvel.

-----
Olha... um vez usei outro e não deu bom resultado. Aqui em casa só se usa OMO.

Antes de sair tocando o pau, experimentem. Não acredito que dê certo só para mim.

Ponham de molho, a cada pouco vão lá e girem o eixo para remover a sujeira. Depois do banho, enxaguem bem e sequem no forninho.

Eu lavo placas inteiras de osciloscópio, com chaves e tudo, para retirar a sujeira acumulada pelos anos e a oxidação das chaves.

Uma vez, quase 17 anos atrás, depois de um temporal, uma placa de propaganda voou e quebrou o meu telhado. Resultado: Além do telhado quebrado, um multimetro e um gerador de funções ensopados. Na época lavei as placas com limpol neutro (mesmo que uso para lavar meus LP's) e depois passaram uma tarde no sol. Estão funcionando até hoje.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: RuyThonson em 16 de Janeiro de 2021, as 15:16:49
Sempre que não consigo o potenciômetro (geralmente os antigos duplos com alguma derivação para o loudness) eu desmonto o mesmo, limpo a trilha com álcool isopropílico, limpo os contatos que deslizam sobre a trilha (geralmente tem alguma oxidação) e após a limpeza eu lubrifico a trilha com graxa de silicone, compro elas em uns potinhos redondos pequenos na eletrônica. Já fiz isso com 36 faders de uma mesa de som e com alguns equalizadores (mais fácil pois os potenciômetros era deslizantes porém abertos). Nunca tive problemas.
O problema com wd40 ou silicones, juntar sugeira, é que a sugeira já está lá, e o potênciometro não foi aberto para ser limpo.

Faço exatamente esse mesmo processo. Para limpar as palhetas de metal eu uso papel oficio. Geralmente é uma oxidação leve e o papel limpa de boa.

No meu entendimento a "poeira" que fica dentro do potenciômetro é o desgaste do mesmo, uma vez que eles ficam com as cavidades viradas pro chão e ainda sim ela está lá. Então a graxa de silicone acaba por diminuir o atrito e evita criar poeira.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: A.Sim em 16 de Janeiro de 2021, as 15:25:06
A questão é que não existe um consenso global sobre utilizar ou não produtos viscosos em potenciômetros.

Existe, sim: não usar. O fabricante não usa.

Ah, sim, tem a graxa amortecedora no eixo, mas isso é para outro fim.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: raphaelCoelho em 17 de Janeiro de 2021, as 03:32:41
A questão é que não existe um consenso global sobre utilizar ou não produtos viscosos em potenciômetros.

Existe, sim: não usar. O fabricante não usa.

Ah, sim, tem a graxa amortecedora no eixo, mas isso é para outro fim.

Não usar algo pelo simples motivo do fabricante não usar é no mínimo controverso Alexandre. Certamente eles não usam sabão em pó para qualquer tipo de limpeza que não seja de roupas, e no entanto o senhor usa e funciona. Eles não usam sabão em pó porque não é preciso limpar potenciômetros novos.
Mas enfim, dentro dos potenciômetros junta sempre alguma sugeira, e ela é sempre "oleosa". Pode ser do eixo que ao longo dos anos escorre pra dentro ou pode ser algum lubrificante usado na confecção. Ou até grafite em pó. Eu sei que da mesma forma que OMO funciona pro senhor, o método que descrevi aqui, funciona pra mim. E tenho alguns equipamentos que fiz o descrito, faz alguns anos e estão funcionando perfeitamente.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Ramsay em 17 de Janeiro de 2021, as 23:20:03
Citar
A questão é que não existe um consenso global sobre utilizar ou não produtos viscosos em potenciômetros.

Existe, sim: não usar. O fabricante não usa.

Ah, sim, tem a graxa amortecedora no eixo, mas isso é para outro fim.
Conforme eu disse antes o próprio fabricante do WD-40 recomenda o uso em potenciômetros, chaves elétricas, etc.
Vejam o link abaixo: http://wd40.com.br/casa-e-escritorio/


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2021, as 00:04:27
Parece que o fabricante dos potenciômetros não concorda com isso.

Amanhã eu escrevo uma aula sobre o assunto.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: bossman em 18 de Janeiro de 2021, as 04:24:55
A continuação do uso de micro óleos em potenciometros não é proibida por lei (ainda...)


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Nephilin em 19 de Janeiro de 2021, as 21:02:54
Como disse, já uso o silicone da 3M a alguns anos, e vou continuar usando já que foi o que me deu melhor resultado.
Só partilhei a dica para o caso de precisarem de uma solução alternativa, o certo é analisar a situação do potenciômetro para saber se o melhor a fazer é desmontar, usar alcool isopropílico, graxa de silicone ou até mesmo o silicone aerosol. Já tive prejuízo usando limpa-contatos, dá retrabalho pois resolve apenas por alguns dias (e já perdi potenciometros).
Potenciômetro danificado não tem jeito, é melhor trocar pois é um componente barato que não compensa tentar arrumar.

A propósito, já usei graxa de silicone em outros casos, funciona bem, inclusive em placas de memória RAM (apenas uma fina película) ela evita oxidação por mais tempo.

Abraços.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: bossman em 25 de Janeiro de 2021, as 01:34:45
Potenciômetro danificado não tem jeito, é melhor trocar pois é um componente barato que não compensa tentar arrumar.

Esse sim é o melhor "approach" ! Quando é possível de ser aplicado, não restam dúvidas


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: A.Sim em 25 de Janeiro de 2021, as 01:52:25
Eu prometi uma aula a respeito do assunto mas estou sem tempo para organizar o assunto. Mas dá para expor alguns pontos. Por exemplo, o que estraga, no potenciômetro, com o tempo ? Não é a pista resistiva; eu já desmontei muito potenciômetro "nesta vida" e confesso que só vi um ou outro com a pista resistiva gasta. E esse problema é fácil de resolver reposicionado as escovas do cursor para o lado, de forma a que elas toquem novamente a pista resistiva.

O que desgasta em 110% dos casos é sempre o contato do cursor. O cursor é acoplado a um conjunto anel + escova; um desses elementos é fixo e o outro é móvel; depende da construção do potenciômetro. É ali que o problema da raspagem é criado. O anel é de latão recoberto com prata e quando essa cobertura gasta, não há como recuperar definitivamente o potenciômetro. Esses processos de limpeza mencionados anteriormente ( mesmo o OMO e Brasso ) podem até aliviar a situação removendo temporariamente a oxidação no ponto onde a escova toca o anel de contato, mas em pouco tempo a oxidação volta. Lamento, mas a única solução é "repratear" o anel, coisa que evidentemente ninguém aqui está preparado para fazer.

O que é que "dá" para fazer ? Quando o potenciômetro começa a raspar porque ficou sem uso por muito tempo ( caso dos osciloscópios que restauro ) o OMO remove a oxidação da prata, que se formou ao longo do tempo. Às vezes, é pó aglomerado com a graxa amortecedora que migrou do eixo do potenciômetro. Essas sujeiras podem ser removidas e o bom funcionamento do potenciômetro consegue ser restaurado. Como ainda existe prata sob o contato do cursor, o conserto é duradouro. Mas uma vez desgastada a prata do anel do contato móvel, NADA vai restaurar duradouramente um potenciômetro.


Título: Re: Limpeza em Potenciômetros.
Enviado por: Flucca em 06 de Janeiro de 2022, as 17:37:19
Deoxit F5 Fader  -  Comprei hoje no Mercado Livre por R$220,00 - Muito difícil de encontrar no Brasil!

Lubrificante de contato em movimento para faders e controles plásticos condutores.
DeoxIT® Fader F-Series é um lubrificante de precisão para superfícies de contato móveis (faders, switches, potenciômetros e outros mecanismos com superfícies deslizantes).
Repõe a lubrificação perdida em superfícies que foram limpas com solventes ou outras soluções de limpeza.

Principais características
+ Dissolve oxidação e corrosão
+ Formulado para plásticos condutivos e controles baseados em carbono
+ Lubrifica Faders, Switches, Potenciômetros e outros Mecanismos com Superfícies Deslizantes
+ Mantém a qualidade ideal do sinal
+ Reduz o desgaste e a abrasão
+ Mantém a sensação tátil


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal