Título: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 01 de Dezembro de 2014, as 18:05:12 Pessoal, alguém já usou este produto?
Comprei e estou com medo de não ficar bom. http://www.sparlack.com.br/sparlack/produto.aspx?produto=VszQwXhkE9krwXhzAwXhy O caso é o seguinte, como já disse por aqui, eu comprei um amp meteoro simulator chorus para aproveitar o chassis e o gabinete 1x12 e colocar um 5F1 nele. Como o courvin e as proteções de canto estavam gastos e quebrados eu os retirei para colocar tudo novo, massssssss como não vou tocar com ele fora de casa, pra quê colocar courvin e cantos? Inclusive a caixa até ressona quando se dá uma tapa na lateral, acho que sem o courvin ela soará melhor. Então a ideia é lixar com lixa P80 pra tirar a cola e as imperfeições do compensado, lixar com uma P220 para ficar bem lisinho e depois usar este produto acima para dar aquela cor de madeira escura acetinada (o que comprei é cor mogno, tem dele de outras cores mais claras mas eu queria mais escuro). Será que estou fazendo algo errado? Será que vai ficar legal? Eu nunca usei isso, e diz que ele penetra bem na madeira, ou seja, depois de colocar, já era... pra tirar só lixando muito, então gostaria de uma opinião de quem já usou. O gabinete ainda sem lixar, lixar, lixar, lixar... :-X (http://s22.postimg.cc/n6b4icvhd/DSC00145.jpg) Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: felix em 01 de Dezembro de 2014, as 18:34:27 Olha vou te dar uma dica genérica mas que sempre funciona.
Teste primeiro em um lugar escondido, por baixo ou por dentro por exemplo, a combinação desses vernizes com pigmentação e a madeira é sempre uma coisa meio que Alquimia. Pode ficar super bem ou super ruim. Boa sorte na brincadeira. :tup Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 01 de Dezembro de 2014, as 18:50:22 Boa ideia Félix.
Vou fazer o processo de lixar e aplicar numa lateral interna. Valeu. :tup Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 01 de Dezembro de 2014, as 21:02:43 Para quê colocar courvin e cantos? Para ficar bonito, oras! Mas beleza é algo subjetivo, então vamos lá...
Stain não é o mesmo que verniz ou tinta. O produto não funciona criando uma película sobre a superfície, e sim por impregnação (to stain = manchar, tingir...). A vantagem do stain sobre o verniz é que ele nunca resseca, trinca ou descasca (mas pode descolorir com o tempo, sob ação do sol). O stain não vai impregnar na madeira se esta tiver sido selada, porque com os poros fechados a absorção do produto não irá ocorrer. Pode ser que as substâncias da cola tenham provocado uma "selagem não intencional" em algumas áreas da madeira, então é possível que o acabamento fique manchado. Como você já comprou o produto, não custa nada testar, como o Félix sugeriu. Mas o resultado de um teste na parte interna da caixa (possivelmente não selada) não será igual ao de um teste na parte externa (talvez "selada", por consequência da aplicação de cola). Mas no final, se não der certo (entenda-se "não ficar do seu gosto"), você sempre pode reaplicar o courvin e as cantoneiras. Ou pintar. Ou aplicar um verniz tingido com produto apropriado (tingilack ou outros, dependendo do verniz escolhido). Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 01 de Dezembro de 2014, as 21:43:56 Oi Finck,
Pois é, são esses detalhes técnicos como selamento e resíduos de cola que me deixaram preocupados, não tenho experiência com isso. Eu comprei o produto quase por impulso, fui comprar lixas pois comprei uma lixadeira orbital que ainda não recebi (wallmart), e ao ver o tal sparlack e ler o rótulo achei que seria apropriado. Eu dei uma lixada manual com os dois tipos de lixa numa pequena parte da caixa e a cola parece que saiu toda, ficando no final a madeira bem lisinha e clarinha. Inclusive, quando retirei o courvin a cola ainda estava grudenta em cima da madeira, mas com os dias que já se passaram a cola secou totalmente ao toque. Quanto aos raios UV, o produto diz ser protegido, mas dá uma garantia de apenas 3 anos, como será para uso estritamente "indoor", acho que isso não será um problema, se for, lixo de novo e reaplico. A parte interna do gabinete é pintada de preto. Como a lixadeira vai fazer o trabalho pesado, vou lixar bastante com a lixa mais grossa, para retirar qualquer resíduo de cola ou tinta, para expor a madeira virgem. Quanto a beleza, eu comprei um tecido ortofônico de aparência bem vintage na Mult, e vou fazer a "faceplate" com uma lâmina de madeira, de cor mais clara. Acho que se o tal do sparlack cumprir o que promete (madeira cor de mogno acetinada) e eu não fizer besteira, vai ficar bonito, classudo, estilo "very british" embora o amplificador fender 5F1 seja americano. :) Abraço. (http://loja.multcomercial.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/2/4/240-2-4_2.jpg) Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 02 de Dezembro de 2014, as 07:58:02 A questão da descoloração por UV realmente não é um problema no seu caso, eu comentei só para deixar registrado.
Faz o teste, pode ser que fique legal. Duas dicas: 1) Lixadeira: você vai ter que começar usando uma lixa mais grossa do que usaria se fosse fazer na mão. A lixadeira orbital "pega mais leve" do que o lixamento manual. 2) Ao aplicar o stain, use um pincel largo, e aplique no sentido dos veios. Não carregue nas demãos, e aguarde o tempo de secagem entre elas. Com isso, você consegue simular veios de madeira (as falhas da aplicação com pincel ajudam nisso), fica mais bonito. 3) Se você sentir que vai dar caca, aplique uma demão de tinta latex branca ou bege direto na madeira, espere secar bem, dê uma lixada só para alisar, depois aplique stain por cima. Fica um acabamento "pátina", que pode te agradar. Ou podes inverter o processo (madeira-stain-latex-lixa). Teste num retalho de madeira... Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: kem em 02 de Dezembro de 2014, as 09:10:00 A MINHA experiencia com esse Sparlack Stain foi pessima.
Ele não é um verniz nem um corante. É um meio termo, e ficou pegajoso... parece que não secava nunca. Só resolveu quando removi tudo. Na minha opinião a opção que o Finck deu de usar um verniz já tingido me parece melhor e com menos chances de dar errado. Se quiser fazer uma cor personalizada, pode comprar um verniz (nitro, poliester, maritimo) e corar com anilina ou corante proprio para vernizes. Mas cuidado com a cor Mogno desses corantes / vernizes. Em geral eles tendem e muito pro vermelho. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 02 de Dezembro de 2014, as 14:23:52 Ai, agora fiquei com medo mesmo.
Kem eu vou fazer um teste num pedaço de pinho (tábua) pra ver o que acontece. Valeu. Finck, eu queria algo mais pro "móvel antigo da vovó" sabe, acho que pátina não seria o caso. Quanto as lixas, eu comprei exatamente a mais grossa e a mais fina que tinha lá na loja, já pensando que a lixadeira é mais "suave" que lixar com a mão. Embora tenha comprado uma lixadeira até potente: http://www.walmart.com.br/produto/Ferramentas/Lixadeiras-e-Politriz-Eletricas/Black-Decker/91920-LIXADEIRA-ORBITAL-1-2-lixa---SS1000---Black-Decker Mas eu já lixei com uma ortbitalzinha um piso de madeira numa casa que aluguei em Portugal, depois de uma semana lixando, eu desisti e comprei um taco de madeira pois a lixadeira era muito fraquinha, levaria um ano pra lixar direito o piso todo. É, não vou arriscar, vou testar em outra madeira e ver o que acontece, não quero perder a oportunidade de fazer direito com este amplificador, já gastei muito com os componentes, agora quero um amp pra fazer inveja ao Eric Clapton! Aquele sem vergonha vai ver uma coisa. :D Obrigado pelas informações. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: zekkez em 02 de Dezembro de 2014, as 16:18:20 Meus dois centavos.
Lixadeiras Orbitais são usadas para acabamento. Se você pretende lixar com alguma intensidade, tirar tinta e resíduos de cola que podem atrapalhar uma tentativa de tingimento, a lixadeira adequada é a de cinta. É mais potente, tem maior área de cobertura e entope menos a lixa. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 02 de Dezembro de 2014, as 16:59:17 Realmente tem uma marca de stain que eu comprei uma vez, na cor branca (não lembro qual, só tenho certeza de que não era Montana), que era mais grosso, fedia pra burro, e na aplicação formava uma camada grossa que parecia um chiclete mastigado...
Mas nem todos são ruins assim. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 02 de Dezembro de 2014, as 18:27:42 Olha, testei o produto e é muito bom.
Não fede nada, é a base de água, na primeira demão ficou um pouco claro mas secou rápido, a segunda ainda esta secando, mas em algumas partes já secou ao toque e ficou bonito. Nas instruções diz para passar 3 mãos, mas eu queria só testar então lixei só pra expor a madeira sem sujeira nem riscos (é uma tábua que uso como apoio para furar as caixas hammond de pedais) e passei com um pincel largo. Outra coisa boa é que limpa fácil o pincel e as mãos só com água. O tal do acetinado não é muito forte, na verdade é quase fosco, mas fica uma cor bonita e se vê bem os veios da madeira, gostei. Na caixa vou dar mais demãos, para ficar mais escura. Acho que depois de passar este stain, uma cerazinha incolor talvez fique bom, pra proteger mais e dar um pouco mais de brilho, não sei, vou pensar melhor. Queria tirar uma foto, mas a bateria da máquina nunca segura carga e eu não consigo encontrar o bastardo do carregador. Quando encontrar eu posto uma foto. zekkez, eu pensei que as de cinta seriam muito para este trabalho, mas vou ver se vale a pena comprar uma, obrigado. Ok, produto aprovado, obrigado a todos pela ajuda, depois posto uma foto. Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 03 de Dezembro de 2014, as 07:47:26 Ferro, se for encerar, espera uns dias para o stain evaporar completamente. Ele pode secar rápido ao toque, mas a madeira ainda estará úmida.
Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 03 de Dezembro de 2014, as 08:34:01 Ok Fink.
Acho que não vai ser necessário encerar, o acetinado vai aumentando com as demãos. Dei a terceira demão e a cor chegou onde eu queria e o acetinado também. E continuo sem achar o carregador, a última vez que o vi foi no dia que tirei as fotos do simulator dentro da caixa de rack e a do gabinete que postei aqui nesta página. Abraços. ----- Achei o bastardino do carregador. (quando uma gaveta esconde as coisas é sinal que uma arrumação se faz necessária :( ) A terceira demão ficou manchada por excesso do produto no pincel, passei na pressa só para ver como ficava. Só lixei a parte que esta por baixo da terceira demão, mais a direita, mas estiquei as duas primeiras para a esquerda para ver a diferença entre as demãos. E na segunda foto o acetinado que vai aumentando com as demãos. (http://s8.postimg.cc/gvc1clyad/DSC00146.jpg) (http://s30.postimg.cc/k59dw5tmp/DSC00147.jpg) Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 03 de Dezembro de 2014, as 22:26:38 Agora faz no amplificador. Vai na manha. Dê uma demão bem suave, assim você de cara já começa a perceber se a madeira vai chupar o stain ou se está selada, e vai sofrer menos para reverter o processo se for o caso.
Quer uma dica? Se não quiser vou dar assim mesmo... Se a madeira estiver selada e não absorver o stain, faça o escurecimento com betume da judéia. É barato, e tem menos frescuras. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 04 de Dezembro de 2014, as 05:41:18 Oi Finck,
Estou aguardando a lixadeira chegar, a ideia é lixar uns dois quilos de pó de madeira, para expor a madeira sem a cola. Não acho que eles apliquem algum selador antes da cola, então é a danada da cola que tem que sair toda. Vou lixar até não aguentar mais. (vai ficar uma caixa redonda :D) Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Roberto Alves em 04 de Dezembro de 2014, as 06:27:01 Ficou muito bom, Ferro velho.
Tá de parabéns. Eu tava lendo, só hoje, e fiquei preocupado quando disseram ser pegajoso e tudo mais mas sabia que ia ficar bom. Se não desse cor, eu ia te sugerir uns tingidores da Stewart McDonald. http://www.stewmac.com/Materials_and_Supplies/Finishing_Supplies/Colors_and_Tints_and_Stains/ColorTone_Liquid_Stains.html Eles têm umas cores bem legais que fica aí a dica pra quem quiser dar uma tingida em madeira. Misturar algumas é muito legal. Amarela, Vermelha, Tobacco...e por aí vai. Acho que vale você passar um selador antes pra fechar os poros da madeira, já que você lixou bastante e vai lixar mais. Depois aplica esse verniz e até um outro sem cor, só pra dar brilho se quiser. abs Roberto Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 04 de Dezembro de 2014, as 07:36:55 Oi Roberto,
Pois é, foi uma sorte danada achar esse produto pois eu não entendo disso e também não estava procurando "de verdade", apenas peguei o primeiro que parecia ser para "embelezar" madeira e ao ler o rótulo me convenci a testar. Acho que ele não é para passar depois de selar a madeira, ele é a base dágua e é para penetrar na madeira, protegendo contra a humidade e os raios UV, como diz nas instruções. É feito para passar em móveis de piscina e terraço, que ficam ao ar livre, e também segundo as instruções, repele a àgua, então ele mesmo já tem esse efeito selador. No começo eu pensei em algo tipo um verniz, com brilho, para polir no final, mas depois eu fiquei com medo de ficar cafona. (para usar uma palavra que já não se usa mais :) ) Então optei por algo que desse o efeito móvel antigo, e acho que esse produto meio que chegou lá. O 5F1 terá um aspecto totalmente diferente do original, mas ainda assim parecerá vintage. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Roberto Alves em 04 de Dezembro de 2014, as 09:14:07 Eu fiz uma guitarra agora e consegui o efeito que eu acho que você quer.
(https://lh3.googleusercontent.com/-8ocOTGfTytc/VIBIsc0f5UI/AAAAAAAACRA/4obMwl6FcEU/w506-h675/20141110_Pronta.jpg) Usei os tingidores que falei antes, misturados com goma laca pra selar e depois passei verniz semi-brilho pra dar o acabamento final. As cores usadas foram vermelho e tobacco. Não tenho como dizer as quantidades. Pra cada madeira vai ser uma e até outras cores diferentes misturadas. Acho até que teve um pouco de preto. Se quiser, teste na madeira que ainda sobrou. Ah, não usei pincel. Usei boneca. abs Roberto Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 04 de Dezembro de 2014, as 10:43:42 Eu gosto de usar Betume, e depois passar uma camada fina de selante, já fez testes com isto? fiz uma guitarra assim!
aqui ela só com o betume: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/s720x720/1656442_592400170851142_28816082_n.jpg?oh=e1a23490c339e07e67c88f8f5a8e8d78&oe=54D4121C&__gda__=1427921439_f6415e45ebe1539e282f3b1bc62d9ebf não estou conseguindo colocar o restante pois está no meu facebook e aqui na empresa é bloqueado, mas o álbum é este: https://www.facebook.com/david.loos.54/media_set?set=a.586560671435092.1073741834.100002434932842&type=3 (é a minha primeira guitarra que estou montando, então não repara nas barbeiragens que fiz nela hehe) mas a pintura ficou legal! Ou algo mais radical, uma vez vi uma caixa linda, bem envelhecida, achei que ela era muito antiga (ou fizeram um relic muito bem feito) e o cara só tinha passado óleo queimado nela ??? Não sei se existem tipos de óleos, ou se aquilo foi misturado com algo, mas ficou linda naquela madeira! abraço Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 04 de Dezembro de 2014, as 14:31:23 Roberto e David, as guitarras ficaram lindas, mas no caso de vocês a madeira das guitarras é boa, no meu caso é compensado, a "tintura" tem que ser mais forte.
Não vai esconder totalmente as partes onde as camadas do compensado estão mais evidentes, mas vai ficar mais discreto. Gostei muito do acabamento das duas guitarras, embora as minhas guitarras sejam todas pretas, eu gosto muito de acabamento em madeira natural, principalmente quando fica parecendo madeira antiga (não confundir com relicados, não curto relicados artificiais, para mim é igual a peruca, lente de contato colorida, silicone nos seios, etc, algo evidentemente falso). Antes de conhecer este sparlack stain plus, eu havia pensado em algo do tipo veniz, betume ou até mesmo passar apenas cêra, mas para o efeito que quero este produto acertou na mosca. Jamais usaria ele em uma guitarra, mas para um gabinete, com o tecido ortofônico que comprei, vai ficar legal. Estou só esperando a lixadeira chegar pra começar o trabalho. Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Roberto Alves em 04 de Dezembro de 2014, as 15:09:47 Se alguma parte da lateral do compensado estiver aparente, passe um pouco de massa de madeira (F1) para cobrir aqueles riscos e depois passe o verniz.
Acho que fica menos pior. Sei lá...tenta. abraço, Roberto Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 04 de Dezembro de 2014, as 15:35:38 Na foto da pra ver o compensado, é bem grosso, da época em que a meteoro ainda usava compensado, agora tudo é mdf.
Mas eu só quero deixa-lo mais discreto, o produto vai fazer isso. (http://s22.postimg.cc/n6b4icvhd/DSC00145.jpg) Abraço. ----- Alegria! Alegria! Alegria! Estou feliz que só pinto ciscando no estrume! Acabo de receber duas compras, uma da Mult e nela o tecido ortofônico, que ao vivo é muito mais bonito que a foto da própria Mult que postei na primeira página deste tópico. Havia comprado um metro e recebi quase dois, como não há mais para vender na página da Mult, certamente sobraria um pedaço de menos de um metro e eles resolveram mandar tudo, que bom. Uma foto para ver o quanto é bonito e vai combinar com a cor do sparlack. Ah, a outra compra que chegou eu vou deixar pra que vocês adivinhem: ;) (aplaus) x 10.000 Abraços. (http://s2.postimg.cc/ofnhxs5kp/DSC00149.jpg) Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 05 de Dezembro de 2014, as 06:52:44 Tenho um meteoro GS-100 que parece muito com este daí, porém usa dois falantes de 10". Estou pensando seriamente em mudar o circuito dele também, não sei se coloco um TSW dentro ou se monto algo valvulado.
A meteoro começou a usar MDF +/- em que época? o meu é de 2008, acredito ser em compensado ainda. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 05 de Dezembro de 2014, as 07:11:58 Oi David,
Não sei exatamente quando eles mudaram, mas os novos já são em mdf. Te aconselho a partir para um valvulado. Embora o meu 5F1 ainda não tenha "falado", já cheguei a conclusão que um valvulado "clean" é uma ótima base para bons pedais, muito útil então. E o 5F1 tem um circuito simples, se fizer com retificação por diodos então nem se fala. É um circuito clássico, não tem como errar *, satisfação garantida. E se você quiser incrementar um pouco, tem ele até com tremolo, como o Champ Ultra da Ceriatone: http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/fenderLayout/Champ-Ultra-Layout.jpg Mas há outras opções de valvulados também, claro, mais potentes que o 5F1. Piada do dia: 5F1 (five for one) = fap fap fap. :D Abraço. * Não tem como errar na escolha deste circuito, errar na montagem até o fuzz do Bertola pode lhe dar uma rasteira. Completando, E você não perde o amplificador original, o Meteoro GS-100, pode fazer como eu fiz, colocar ele numa caixa de rack da Naoko, fica como um cabeçote. Antes de comprar uma caixa de rack, observe se o painel do seu amplificador é do tamanho do painel da caixa de rack, e abrindo ele, ver as dimensões das placas e do transformador, incluindo aí a altura. Na página da Naoko tem as dimensões das caixas. (http://s23.postimg.cc/hzfwnccnv/DSC00144.jpg) Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 05 de Dezembro de 2014, as 12:11:24 Ferro Velho, para de enrolar e passa logo o stain na caixa!
Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 05 de Dezembro de 2014, as 12:21:47 :D
Calma, há todo um ritual, não é assim vapt-vupt não, tem que ser com carinho. :D Estou esperando a lixadeira chegar, vou começar com ela pra ver se vai, se não eu começo a lixar "na munheca" mesmo. Mas vai levar uns dias até ela chegar e eu terminar o lixado. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 07 de Dezembro de 2014, as 12:53:53 Pronto Finck, a lixadeira acabou de chegar, é grande pacas, e tem 6 velocidades, no máximo ela é uma monstra, amanhã começo a lixar.
Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 11 de Dezembro de 2014, as 11:30:00 Olha, estou com umas 6L6 me chamando para entrar em algum projeto... to quase pegando esse meu meteoro e valvulando o bicho!
terias algum circuito para me indicar usando estas válvulas? Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 11 de Dezembro de 2014, as 13:06:11 Oi David,
Há vários projetos para se fazer com as 6L6, como exemplo os da ax84: http://www.ax84.com/classicprojects.html Mas sinceramente, eu acho que você deveria fazer uma pesquisa para ver qual amplificador você gostaria realmente de ter, fazer um amp grande, utilizando um gabinete e tal, só porque você tem umas válvulas de um determinado tipo, é desperdício de uma oportunidade para fazer um amp mais do teu agrado, um amp "definitivo". Um par de válvulas de potência não é barato, mas levando em consideração o quanto você vai gastar no total, não é assim tanto investir num par de válvulas de outro tipo e ter a liberdade de escolher melhor qual amp montar. Só um pitaco. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 11 de Dezembro de 2014, as 18:55:41 Na verdade, num amp valvulado as válvulas não representam a maior parte do custo. Mas uma vez que você tem as 6L6, porquê não partir delas?
Leve em conta que com duas 6L6 em push-pull você vai ter um amplificador com uns 15-17W, o que gera um volume realmente alto. Se quiser um amp menos estúpido e com timbre mais "old school", pode usar uma 6L6 em single end e deixar a outra de reserva (vai dar uns 5W, e isso também é bastante alto). Em qualquer caso, escolha um circuito com "master volume", para ter mais flexibilidade. Reza a lenda que as 6L6 não saturam tão fácil quanto as EL da vida. Então, grosseiramente falando, isso te dá duas opções principais de timbre, dependendo da sua escolha para o pré: 1) um amp mais clean, mais "Fender", bom para blues e rock clássico, ou 2) um amp com mais saturação de pré, podendo ir do razoavelmente clean até ser "high gain", bom para estilos mais radicais A título de curiosidade, os valvuladinhos Randall "Diavlo RV5" de 5W usam 6L6 e são uma paulada na moleira. Seu pré é bem flexível, vai de um clean bem razoável até um high gain (sempre falando em saturação de pré). Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 11 de Dezembro de 2014, as 19:34:02 Citar Na verdade, num amp valvulado as válvulas não representam a maior parte do custo. Mas uma vez que você tem as 6L6, porquê não partir delas? Então, foi o que eu quis dizer, se no resumo da ópera os preços das válvulas de potência não são o maior custo do amplificador, porquê não ficar mais livre para escolher o amp que quiser e não ficar limitado pela 6L6? E outra coisa Finck, o amp onde ele quer "implantar" um valvulado é esse aqui : (http://www.playtech.com.br/Imagens/produtos/42/259842/259842_Ampliada.jpg) Um amp grande, num gabinete 2x10 pra colocar um valvulado de 15-17W ? Podendo colocar um jtm45, um Plexi, um Fender deluxe reverb, um vox ac30, um supro, um Dr. Z qualquer, etc, etc. Tantos amps clássicos pra escolher... Eu acho um desperdício de oportunidade com um chassis e um gabinete tão bons. Mas se ele quiser as 6L6, terá toda a ajuda do pessoal daqui, claro. Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 11 de Dezembro de 2014, as 22:06:56 Nossa, Ferro, um "valvuladinho" de 15W no talo faz tremer a casa inteira... Eu tinha um Tiny Terror (vendi) com esta potência, moro em apartamento, um dia eu resolvi brincar com o volume na metade e o ganho em 3/4, não demorou 30 segundos para o síndico vir ameaçar de chamar a polícia. Nem mesmo com meu atual ampzinho de 5W (o tal Randall RD5) eu consigo ir até o fim. E olha que o pessoal do meu prédio não é muito crica (pelo menos das 8 às 22H).
Note que um dos amps que você mencionou, o Deluxe Reverb, entrega cerca de 20W (6V6 PP). Anda sendo mais adorado de uns tempos para cá justamente por causa dessa "baixa potência" (sic). E eu talvez tenha sido leviano na potência das 6L6, elas podem entregar bem mais que 17W, dependendo do circuito. O fato é que esse negócio de potência de amps valvulados é bem enrolado. Mesmo que o músico faça shows, um valvulado com 30, 40, 50W não é amplificador que possa ser ligado no talo em qualquer lugar. Daí, acaba-se perdendo a melhor parte do timbre dessas belezinhas, que é a desejada "saturação de power". Que nem um carro esportivo "puro sangue": muitos (eu inclusive) sonha em ter um. Mas será que dá prazer ter que ficar segurando-o a 60km/h? Voltando ao tópico: Pintou a caixa? Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ledod em 11 de Dezembro de 2014, as 23:17:18 Nossa, Ferro, um "valvuladinho" de 15W no talo faz tremer a casa inteira... Eu tinha um Tiny Terror (vendi) com esta potência, moro em apartamento, um dia eu resolvi brincar com o volume na metade e o ganho em 3/4, não demorou 30 segundos para o síndico vir ameaçar de chamar a polícia. Nem mesmo com meu atual ampzinho de 5W (o tal Randall RD5) eu consigo ir até o fim. E olha que o pessoal do meu prédio não é muito crica (pelo menos das 8 às 22H). Note que um dos amps que você mencionou, o Deluxe Reverb, entrega cerca de 20W (6V6 PP). Anda sendo mais adorado de uns tempos para cá justamente por causa dessa "baixa potência" (sic). E eu talvez tenha sido leviano na potência das 6L6, elas podem entregar bem mais que 17W, dependendo do circuito. O fato é que esse negócio de potência de amps valvulados é bem enrolado. Mesmo que o músico faça shows, um valvulado com 30, 40, 50W não é amplificador que possa ser ligado no talo em qualquer lugar. Daí, acaba-se perdendo a melhor parte do timbre dessas belezinhas, que é a desejada "saturação de power". Que nem um carro esportivo "puro sangue": muitos (eu inclusive) sonha em ter um. Mas será que dá prazer ter que ficar segurando-o a 60km/h? Voltando ao tópico: Pintou a caixa? Com certeza, um PP de 15w, 18w (seja com EL84 ou 6V6) já consegue-se fazer uma apresentação com banda tranquilamente, porém esqueça os sons limpos (limpos mesmo, sem "crunch"). Nos meus testes com meu 18w, no canal com pré de 1 12ax7 (considerando o ganho de pré no máximo), eu vejo que existem ao menos 4 regiões bem distintas de "operação" do amplificador: 1- Volume "baixo" e distorção apenas do pré. Com o volume baixo, a distorção me soa bastante "fuzzy" ou embolada. Isso se deve ao tipo de pré que tenta tirar o máximo de distorção de apenas 1 12ax7 com ganho muito alto nos dois triodos em cascata (e controle de ganho entre eles). 2- Move-se poucos graus no knob de volume e mesmo sendo um potenciômetro log, o volume aumenta consideravelmente. A distorção fuzzy e embolada e sem vida dá lugar a um timbre mais rico, porém sem ainda a interferência do power. O volume máximo do amplificador é quase notado. 3- Aumentando-se mais o volume observa-se que enorme variação entre 1 e 2 não é mais sentida, o volume aumenta um pouco mais, porém não linearmente. Uma distorção agradável surge aos ouvidos. 4- Aumentando-se o volume até o fim, observa-se que mais e mais harmônicas superiores surgem de forma a aumentar a distorção, porém o volume total, em relação ao passo 3 é praticamente o mesmo, só há uma leve diferença de "coloração". Começam a existir microfonias indomáveis e ruídos. Pessoalmente, prefiro o passo 3. Creio que foi o Haroldo que comentou sobre como os valvulados não são lineares no volume (mesmo com potenciômetros log), aparentemente eles fornecem a potência máxima muito rapidamente e talvez venha deste fato o mito que 18w valvulados são mais do que 18w transistorizados. Realmente, se considerarmos apenas as faixas iniciais, sem distorção, um valvulado "fala mais alto" que um transistorizado. Em relação a shows, lembro de ter assistido a um conhecido utilizar em um local pequeno um Peavey ValveKing (4x6L6GC 100w) no canal limpo e cheio de tralhas (pedais, pedaleiras, uma line 6 variax, etc, etc) e aos meus ouvidos, não menosprezando ele que é um excelente guitarrista, se fosse direto no PA teríamos o mesmo som. Concordo muito com o Finck, perde-se a melhor parte da união das guitarras com valvulados. Um abraço! Eduardo Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: lferg em 12 de Dezembro de 2014, as 01:20:39 3- Aumentando-se mais o volume observa-se que enorme variação entre 1 e 2 não é mais sentida, o volume aumenta um pouco mais, porém não linearmente. Uma distorção agradável surge aos ouvidos. Nunca toquei em um valvulado, meu amp e´ transistor, 120W!!!!! Vontade não me falta em montar meu primeiro valvulado, e agora você me ajudou, exatamente o que to precisando! :tup Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 12 de Dezembro de 2014, as 07:00:13 O meu amp é pouca coisa diferente daquele da foto postada.
Só para esclarecimento: eu tenho alguns pares de 6L6 aqui (não sei o estado delas), e transformador de saída e choke para elas (estes eu tirei de um dark angel, que usava 2x 6L6 em PP), então não é bem questão de necessidade de timbre, é questão de usar o que tenho disponível ;) Eu gosto muito do timbre dos Fenders, pensei em montar algum power com estas 6L6 e um pré fender (ganho, grave, médio e agudo), usaria o tanque de reverb do próprio cubo (com circuito usando CI´s mesmo) e TALVEZ um tremolo, não sei se caberia tudo neste painel, mas a idéia era esta mesmo! Não toco em banda (e na verdade nem toco muito guitarra também, sei fazer só os mesmos riff´s de sempre e deu :D ) mas sempre quis ter um amp valvulado, e agora que tenho as peças todas e vontade queria montar algo em formato de combo! (estou terminando de montar um head Lite 18W com 2x EL84, daí posso tirar minhas conclusões sobre os circuitos e timbres que me agradam!) Desculpe-me ter desvirtuado um pouco a postagem, mas me empolguei também! Ferro_Velho, chegaste a lixar teu gabinete? como que ficou? Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 12 de Dezembro de 2014, as 07:00:50 Olá pessoal,
Eu concordo que um valvulado de pouca potência seja até mais prazeroso no sentido de ser possível saturar a(s) válvula(s) de potência, principalmente para quem mora em apartamento. Os meus amps de baixa potência (Corvo Nero, Baby Wonder, IALL 3,5 , 5F1) estão aqui pra provar isso, mas a questão esta no uso do amplificador dele, o meteoro GS-100, como plataforma. Ele pode fazer um "pequeno" amp até sobre uma lata de biscoitos, mas não é todo dia que um chassis e um gabinete como o dele ficam disponíveis para fazer um amplificador valvulado. Não estou advogando que ele jogue fora as 6L6 dele, só digo para ele escolher mais livremente um amplificador para colocar no gabinete do GS-100. Eu mesmo sei a dificuldade de se fazer um amp de maneira bem profissional, tenho dois que estão se arrastaaaaaaando faz tempo, o JCM800 ainda esta sem chassis, faceplates e gabinete, e o JTM45 eu comprei na semana passada na TubeDepot o chassis, faceplates, chaves, etc. dele, agora só faltam o gabinete e os transformadores (que o nosso amigo Guilherme vai fazer, claro). Gastei muito para poder ter um chassis e faceplates dignas de um amp "no capricho", como será este JTM. Quando tive a oportunidade de comprar o meteoro simulator para colocar o 5F1, delirei pois foi uma situação "win-win", ganhei o chassis e o gabinete e ainda ganhei um bom falante e o simulator como cabeçote. Lendo o tópico aqui vocês verão que foi esta minha compra e tal que o fez pensar em usar o dele para fazer o mesmo. Finck, a caixa já esta uns 60% lixada, parei depois do primeiro dia pois tive uns problemas para resolver esta semana no interior e estive sem tempo, acho que hoje termino a lixada, mas esta ficando supimpa. (adoro essas palavras já esquecidas. :) ) Abraços. PS. : Enquanto escrevia o David postou aqui acima. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 12 de Dezembro de 2014, as 12:27:58 Supimpa realmente é uma palavra muito legal. A gente só não pode exagerar no uso, senão aparece alguém para nos chamar de "Bolha" ou "Bocomôco"...
David, tem vários amps valvulados "de marca" que usam semicondutores em certas etapas do circuito, não necessariamente por economia, os experts afirmam que os resultados ficam realmente melhores. Segundo dizem, por exemplo, um loop de efeitos com blocos de send e return solid state são mais eficientes e transparentes do que seus equivalentes valvulados. Fazendo uma analogia com o circuito para o tanque de reverb, valida-se o que você pensou em fazer. Sobre o tremolo, se não "couber" no painel talvez você possa dar um jeito de montar no próprio footswitch (os controles, quero dizer). Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 12 de Dezembro de 2014, as 13:01:28 Acho que cabe sim!
quero fazer o Amp "90% valvulado" :D :D fonte com diodos para ter um pouco mais de Punch (já que 2 falantes de 10" não ajudam muito...) o reverb dele vou fazer o circuito padrão usando CI´s mesmo e o trêmolo dele vou construir o mesmo do Giannini "Baguinho", usando transistores comuns. Tenho um destes e adoro o trêmolo dele, é a coisa mais Link Wray que já vi hehe e é muito bom mesmo. Eu entendi o que o ferro velho quis dizer, não é todo dia que tenho um chassis e um gabinete pedindo para ganhar uma coisa digna do seu tamanho... por isso perguntei das 6L6 (e não 6V6 como descreveram...) com as 6L6 acredito que chego perto dos 40W de pura ignorância analógica :D Até me aventuraria a fazer a mesma coisa que ele está fazendo neste chassis, lixá-lo e deixar o mais vintage possível. Falei das 6L6 porque os Fender usam ela, e estou meio doido para montar um, só preciso achar o projeto ideal (com o layout e tudo, pois sou meio tanso para fazer a PCI ;) ) consertei um fender Hot-rod a um tempo atrás e fiquei impressionado com o som dele, e este é o timbre que quero chegar! não preciso de send/return e nem de muita frescura (eu mal sei tocar guitarra também :D :D :D) só quero ter aquele timbre, e poder fazer a casa tremer de vez em quando :-\ Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 12 de Dezembro de 2014, as 13:39:22 Ui, errei mesmo vou consertar, 6L6 e não 6V6.
Pois é David, é uma oportunidade ter um chassis e gabinete desses, aproveite bem. Um detalhe, talvez você possa colocar dois falantes de 12 polegadas no seu amp, pois o baffle (a madeira que sustenta os falantes) é muito fácil de fazer, e também podes fazer um baffle para apenas um falante, guardando o original. Eu faço amps pequenos e os coloco sobre caixas hammond, mas quando se pensa em fazer um amp que ocupa espaço e consome recursos, temos que pensar bem qual modelo usar. Um bom Fender é uma opção muito boa, pois com ele você pode ter o melhor dos dois mundos, um clean muito bonito e, com pedais, um som exato de marshall, duvida? Veja só o que um DLS espetado num Fender é capaz: https://www.youtube.com/watch?v=IWbtP3S6mfM Abraço. ----- Acabei a primeira fase, lixando com a lixa grossa, ainda vou dar uma passada em alguns lugares para depois começar a lixar com a lixa fina. (http://s23.postimg.cc/htq1w859n/DSC00151.jpg) Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 13 de Dezembro de 2014, as 19:17:52 O meu não cabe 2 falantes de 12" :(
Assim que tiver um tempo quero construir este usando um falante de 12" mesmo, ou deixo os 2x10 originais... Estou procurando ainda um esqu ema para as 6L6. ------------------ Ficou muito bonito o gabinete dele! acho que uma mão de verniz já vai fiar um tesão! pretendes envelhecer a madeira? Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 14 de Dezembro de 2014, as 07:21:33 Oi David,
A ceriatone é um bom lugar para conseguir layouts de amplificadores, tem alguns fender: http://www.ceriatone.com/ No quadro à esquerda, azul, os chamados "American Classics", clica num deles, depois clica em "Documentation", depois "Layout". Quanto ao gabinete, vou passar o produto que falei no começo do tópico. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 21 de Dezembro de 2014, as 10:34:45 Dei uma fuçada lá! logo eu acho um projeto legal para montar!
Uma coisa que eu tinha esquecido de perguntar, como pretendes tapar os buracos do chassis? vais azer outra chapa por cima ou aproveitar os furos já existentes? Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 21 de Dezembro de 2014, as 11:54:53 Oi David,
Sim vou aproveitar uns furos e tapar os outros. Os furos do potenciômetro de volume (o furo central) e dos jacks de entrada (do lado direito, os furos dos jacks que haviam no chassis) já estão lá, o do olho de boi eu vou fazer (na extremidade esquerda do chassis), e os outros ficarão tapados por uma lâmina de madeira que servirá de faceplate. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 21 de Dezembro de 2014, as 14:54:00 Ah legal!
Estou aqui pescando idéias para fazer no meu :D esse teu vai ficar lindo! Estou só procurando o circuito perfeito para colocar no meu! Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 21 de Dezembro de 2014, as 18:52:48 E aí, pintou?
Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 21 de Dezembro de 2014, as 22:27:14 Citar E aí, pintou? Pintei nada, deu preguiça quando tinha tempo e quando tinha vontade não tinha tempo. ;D Este começo de semana estarei ocupado, mas lá pra quarta ou quinta eu retomo o trabalho na caixa, e no próximo fim de semana coloco o amp nela. Abraço. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: David Loos em 03 de Janeiro de 2015, as 13:10:03 Acho que estou mais agoniado que o próprio ferro velho para ver esse amp pronto! estou curioso para saber como ficou, e se terei coragem de fazer no meu Meteoro também hehe
abraço Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 03 de Janeiro de 2015, as 21:37:47 O Ferro Velho está enrolando...
Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 03 de Janeiro de 2015, as 23:18:48 Olá pessoal,
Estive meio sem tempo e meio com preguiça para terminar de lixar a caixa. Agora vem a parte mais chata que são os cantinhos e algumas partes não planas, como a tampa traseira, e fico com preguiça. Mas também tem outro detalhe, eu comprei uma kit de brocas escalonadas no ebay e ainda não chegaram, nas caixas tipo hamond pra pedal eu uso serra de copo para fazer os furos dos soquetes das válvulas, mas neste chassis de aço eu acho que as brocas escalonadas vão fazer um furo mais certinho. Também ainda não comprei a lâmina de madeira que será a faceplate. Mas vai sair em breve, aguardem. Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 29 de Junho de 2015, as 01:44:52 Saiuuuuu!!!!!!!
Finalmente juntei tudo e terminei...bem, quase. Ainda falta a faceplate, que será uma lâmina de madeira, mas o amp já canta, e como canta. Postarei as fotos no tópico de amplificadores prontos em breve, por aqui só um "teaser": (http://s4.postimg.cc/exp332vy5/DSC00187.jpg) (http://s16.postimg.cc/q01imgqth/DSC00185.jpg) Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: rodlburigo em 29 de Junho de 2015, as 11:29:58 Olá Handmades.
Estou vendo que o Ferro_Velho está prestes a pintar seu gabinete com Stain. Bom, vou deixar meu aprendizado com a utilização deste produto, pois vi que alguns tiveram problemas com ele. Para a aplicação, não existe grande segredo, podendo ser passado com pincel rolo, boneca, trincha, qualquer coisa! O mais importante após a aplicação, é passar um pano branco de algodão, que não solte felpas, e retirar todo o excesso do produto. Eu uso normalmente aqueles panos descartáveis de algodão vendidos em rolos. Atenção para a utilização de panos brancos, para que a tinta do pano não manche a madeira. Alguns relatam que o produto não secou e ficou tipo uma goma. Isto acontece porque o produto necessita de contato com a madeira e o ar para curar. Caso fique uma camada na superfície que impeça o contato do produto impregnado nos veios da madeira a cura não ocorrerá completamente, causando este problema. Utilizando esta metodologia, o acabamento final ficará com os veios da madeira expostos, como se não tivesse sido aplicado nenhum produto. Aí fica à escolha de cada um, pois por cima pode ser aplicado praticamente qualquer coisa, como cera, verniz... Salvo o caso de ser utilizado um stain de baixa qualidade (nunca fiquei sabendo de nenhum), o resultado ficará bastante profissional. Espero ter ajudado. Abraços! Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 29 de Junho de 2015, as 12:28:20 Oi rodlburigo.
Obrigado pelas dicas, mas eu já passei o sparlack e deu tudo certo. O pano de algodão me parece uma boa, faz bastante sentido, mas eu passei camadas finas com um pincel largo e esperei secar para passar outra camada e assim ficou bom, esta bem seco e não ficou como uma goma não. Como foi a primeira vez, não ficou assim tão profissional, mas esta bom. Eu fico postergando algumas coisas por querer fazer o mais profissional possível e termino levando uma eternidade para terminar, então resolvi fazer logo sem esperar um resultado fantástico e começar logo a curtir o amp. Umas fotinhas, ainda falta a faceplate e uma tarisca de madeira para fazer o arremate no encontro da faceplate e o baffle (a frente com o tecido ortofônico), a tarisca eu já tenho, falta a lâmina de madeira para fazer a faceplate. Abraços e obrigado. (http://s22.postimg.cc/o4ycbnp2p/DSC00192.jpg) (http://s28.postimg.cc/5ktywtp65/DSC00191.jpg) Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: rodlburigo em 29 de Junho de 2015, as 13:00:10 Ferro_Velho, parabéns pelo trabalho!!!!!
Muito bonito. Ficou bem profissional mesmo. Este é o resultado esperado com o stain. Belo trabalho! Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: bossman em 30 de Junho de 2015, as 13:21:10 Profissional!
Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 30 de Junho de 2015, as 16:27:20 Oi rodlburigo e bossman.
Obrigado pelos elogios. Espero que sirva como inspiração para o pessoal fazer o seu primeiro valvulado. Ressalto duas coisas, primeiro o uso de um cubo transistorizado baratucho como plataforma para montar um valvulado, é muito prático pois já vem com gabinete, chassis, alça, pés, alto-falante, etc., e em segundo lugar, o fender champ 5F1 como primeiro valvulado, baita amplificador com um timbre lindo e muito fácil de fazer. Abraços. Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Finck em 30 de Junho de 2015, as 20:13:51 Ferro Velho, enrolou, enrolou, mas finalmente tomou vergonha e fez o trabalho.
Parabéns! Está muito bom, e eu não esperava menos de você! Nota-se uma ou outra marquinha de lascado ou pancadinha, mas que andando rápido nem vai dar para notar (se te incomodarem, você pode enchê-los com massa F12 tingida com anilina ou tingidor específico, com paciência você acerta a cor direitinho). Além disso, se (e somente se) você quiser deixar o bicho brilhante (fica nobre!), podes aplicar verniz por cima do stain, ele aceita. Mas não automotivo, prefira os acrílicos (seca mais rápido) ou sintéticos (seca mais devagar, mas dá mais brilho). Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: rodlburigo em 30 de Junho de 2015, as 20:21:21 Agora você me colocou um incômodo na cabeça Ferro_Velho!
Quanto ao gabinete já tenho mais experiência, mas vou ficar me coçando para fazer meu primeiro valvulado! Mas quero um de contrabaixo! Abraço! Título: Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus Enviado por: Ferro_Velho em 01 de Julho de 2015, as 07:57:02 Oi Finck,
Pois é, finalmente terminei. :-) Os pequenos lascados e marcas são "originais" do amp meteoro que já estava meio usado e abusado, além de um grande lascão na tampa de trás, embaixo na esquerda, cortesia da dona meteoro, que era coberto pelo courvin. Estes detalhes eram um dos motivos que me fizeram demorar, além da preguiça, pois eu ficava pensando em deixa-lo perfeito, mas aí resolvi fazer assim mesmo e deixar de tanto preciosismo, afinal é um amp de Blues, vai ficar velho e ensebado como todo bluesman. :D Quanto ao brilho, esta bem assim, não queria muito brilho, gosto deste brilho "mate". rodlburigo, valvulado para contrabaixo eu não tenho sugestões pois não conheço o "mundo dos contrabaixos". Abraços. |