Título: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 19 de Maio de 2014, as 12:17:17 http://blog.everpi.net/2014/05/raspberry-pi-como-gerador-de-frequencias-pll.html
De 5 khz a 500mhz, uau, boa essa. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 19 de Maio de 2014, as 18:47:27 Bacana,
A uns anos comprei o Raspberry PI pra brincar, fazer testes. Usei uma vez e depois não tive mais tempo pra brincar. Alguém mais conhece bons usos para o Raspberry PI? Qualquer que seja o uso. Eu estava a uns dias pensando em montar um voltímetro com o Arduino, inspirado num post do blog do xformer, porém, construido com PIC. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: xformer em 19 de Maio de 2014, as 19:12:42 Eu estava a uns dias pensando em montar um voltímetro com o Arduino, inspirado num post do blog do xformer, porém, construido com PIC. Você viu meu blog ? Esse fim de semana eu fiz uma nova postagem sobre um injetor de sinais microcontrolado que fornece 4 frequências de sinais senoidais (60Hz, 400Hz, 1kHz e 1,5kHz) com 2Vpp. Sobre voltímetros digitais, é só arrumar qualquer microcontrolador que tenha conversor analógico-digital (hoje em dia quase todos tem) que nem precisa ser muito rápido e basear o voltímetro nele. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 19 de Maio de 2014, as 19:40:49 Xformer vou tirar uma foto do esquema do meu finado vtvm e te mandar para ver tem como o cara fazer uma mistura do Ohmimetro dele com um voltimetro daqueles que voce sugeriu no outro tópico,pode ser?
Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: xformer em 19 de Maio de 2014, as 19:47:56 Xformer vou tirar uma foto do esquema do meu finado vtvm e te mandar para ver tem como o cara fazer uma mistura do Ohmimetro dele com um voltimetro daqueles que voce sugeriu no outro tópico,pode ser? Não entendi o quer você quer. Por que você não conserta o seu, já que tem o esquema. É menos trabalhoso e não precisa queimar neurônios. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 19 de Maio de 2014, as 20:06:56 Ok desculpe,deixe para lá,pois o assunto aqui é outro.
----- Juloliveira> Você tambem é usuário de linux? O site onde o pessoal publica muito sobre o rapsberry é o www.br-linux.org. ----- http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/12/site-lista-cinco-coisas-que-voce-pode-fazer-com-o-raspberry-pi.html Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 20 de Maio de 2014, as 18:19:46 Juloliveira> Você tambem é usuário de linux? Eu sou analista de sistemas, já trabalhei com Linux mas não é onde me sinto mais confortável. Eu comprei o Raspberry por que eu queria fazer testes para estações de trabalhos de Digital Signage (tipo aquelas telas da Elemidia nos elevadores ou da TV Minuto do metro) e vi que o Raspberry tem muito potencial para se criar um produto através dele. Acabei que ficou mais uma ideia encostada. Como como vejo o 'garoto' todos os dias na minha bancada, ainda procuro um bom lugar pra ele :) ----- Você viu meu blog ? Esse fim de semana eu fiz uma nova postagem sobre um injetor de sinais microcontrolado Bacana! Montou pra usar (tipo, na bancada) ou só por diversão? Título: Re: Gerador de sinais com raspberry pi Enviado por: xformer em 20 de Maio de 2014, as 19:02:27 Bacana! Montou pra usar (tipo, na bancada) ou só por diversão? Montei pra ter um gerador de sinais portátil e de bolso (preciso colocar numa caixinha) e usar em campo. Na bancada eu posso usar gerador de áudio ou de funções. Claro, também por diversão. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 20 de Maio de 2014, as 21:17:02 Juloliveira> O linux está caminhando a passos largos,agora com a adesão dos grande produtores de games,acho que vai deslancahr de vez.Só acho uma pena porque se popularizar nos moldes do windows,deixa de ser um sistema seguro como é o caso do android que é um linux sem modo root,já tem dezenas de virus para ele,horrível.
Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 21 de Maio de 2014, as 11:42:26 Juloliveira> O linux está caminhando a passos largos,agora com a adesão dos grande produtores de games,acho que vai deslancahr de vez.Só acho uma pena porque se popularizar nos moldes do windows,deixa de ser um sistema seguro como é o caso do android que é um linux sem modo root,já tem dezenas de virus para ele,horrível. Xiii.. essa história é velha, é lenda... O Linux nunca vai popularizar. O pensamento de software livre é romântico. Não sei bem como são os virus do Android, mas imagino que sejam apenas worms, como no Linux (sim, existem O linux caminha a passos largos desde a década de 90. A piada é: "int AnoDoLinux = Year(Now()) + 1" A única vantagem do linux é ser opensource. Não é barato, como muitos imaginam. A mão de obra de um especialista é caríssima. E uma empresa precisa de segurança na plataforma, precisa pagar pelo suporte de uma Red Hat, de uma HP, de um Oracle e esses suportes são caros demais. Windows, hoje em dia, não é mais essa insegurança toda. As portas foram fechadas, o sistema evoluiu, gerenciamento de memória e segurança evoluíram. As empresas sentem-se confortáveis em ter a Microsoft como parceira, inclusive para prestar suporte linux. Sem contar a plataforma de desenvolvimento que evolui a cada ano (Java ficou pra trás já faz meia década). Enfim, de eletrônica eu fico mais no modo 'read-only', mas em software, me sinto mais confortável pra debater.. hehehe Abração Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 21 de Maio de 2014, as 12:06:53 Eu acho o contrário: Linux está muito diferente dos tempos em que tentava se promover com aquelas apelações tipo esse é o ano do linux etc. Veja esse software para studio que eu nunca imaginava ver para linux: www.ardour.org. Eu já fui dono de um estúdio de gravação e usei esse software.
Os grandes fabricantes de games estão aderindo e isso é o que vai trazer muita gente para a plataforma.O windows sempre foi seguro ( A partir do NT) o que o torna inseguro é justamente o usuário despreparado e que não entende que uma conta de administrador não se deve usar como se usa. ----- Em termos de estética e interface com o usuário tambem evoluiu muito,quem instala um ubuntu na versão mais atual dificilmente não se apaixona,porque está em nível de mac OSX. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 21 de Maio de 2014, as 12:22:33 Mas seguindo o exemplo de estúdio, ao o concorrente muda, é a Apple e esses, em estúdios, são imbatíveis com o pro tools.
E 'genérico' por genérico, em estúdio, sou mais um Windows com um Sonar X2 (que eu uso em casa) ou um Pro Tools. Alias, um iLok de Pro Tools é uns 2 mil, coisa pouca. Caro é o hardware. Usei Ubuntu em casa um tempão, estudando ruby, python, node.js... essas plataforma de de desenvolvimento são incríveis, mas o 'macro-ambiente' do linux, cara, sério.. é bom... mas não consigo imaginar um usuário comum nele. Eu não sei explicar, mas acho um ambiente duro, complexo demais pra um usuário comum. Claro, ele é robusto. Particularmente eu não gosto. Prefiro até mesmo o KDE do que o Gnome (Ubuntu não usa mais gnome né, é um parecido). Uma das distros que eu mais achei próximas do que um usuário WIndows comum está acostumado é a Mandriva. Putz, foi um dos melhores, mas como não é baseado no Debian ele perdeu em comparação ao Ubuntu. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 22 de Maio de 2014, as 02:28:33 Eu acho essa cisma (Ou sisma sei lá) um tanto indevida.É que a galera tem preguiça de aprender seja lá o que for,eu conheço gente que não dirige determnada marca de carro só porque o cambio é diferente... Pelo amor de Deus! O MAC é tido como um sistema super amigável,mas,se voce jogar na mão de um usuário windows pra ele instalar e usar...IMAGINA o que vai acontecer!!
Eu acho o linux super fácil,claro tem la seu lado complicado e ja foi muito mais,mas a interface com o usuario hoje é melhor que windows,windows pra voc instalar um determinado programa tem que comprar ou baixar "daquele" jeito,no linux é só fazer sudo apt-get nome do programa e tá lá.Ele tem um gerenciamento de memoria estupendo,eu usava um bloco de memoria numa maquina que o windows não conseguia rodar,esse negocio de scandisk,nem sei o que é isso. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 23 de Maio de 2014, as 12:22:55 Eu acho essa cisma (Ou sisma sei lá) um tanto indevida.É que a galera tem preguiça de aprender seja lá o que for,eu conheço gente que não dirige determnada marca de carro só porque o cambio é diferente... Pelo amor de Deus! O MAC é tido como um sistema super amigável,mas,se voce jogar na mão de um usuário windows pra ele instalar e usar...IMAGINA o que vai acontecer!! Eu acho o linux super fácil,claro tem la seu lado complicado e ja foi muito mais,mas a interface com o usuario hoje é melhor que windows,windows pra voc instalar um determinado programa tem que comprar ou baixar "daquele" jeito,no linux é só fazer sudo apt-get nome do programa e tá lá.Ele tem um gerenciamento de memoria estupendo,eu usava um bloco de memoria numa maquina que o windows não conseguia rodar _,esse negocio de scandisk,nem sei o que é isso. Você mesmo deu as armas que faz com que o usuário não consiga usar Linux. Prompt de comando não é coisa pra usuário final, esqueça 'apt-get' pra usuário comum (aquela IDE de pacotes também não é muito amigável ao usuário), assim como defrag e ferramentas de disco, eles não usam isso. Usuário não quer saber dessas coisas, ele quer clicar e usar. Conheço caras que trabalham com desenvolvimento pesado em Linux, cara que defende mesmo o sistema e vira e mexe, o cara vai atualizar o sistema (Ubuntu mesmo) e a máquina ao reiniciar ferra tudo, ai o cara faz um parto pra voltar a funcionar. OSX (que é baseado em Unix/Linux) é fácil pra quem já conhece. Eu mesmo estava instalando uns Hackintosh que estava pra ter um derrame de tanta dificuldade, 30 minutos com o sistema, me sentia em casa. Com Linux isso não acontece. Quando as coisas funcionam bem, o Linux é lindo. Se uma virgula estiver faltando a coisa vira do avesso. Tem um case do banco Banrisul que (em 2005 ou 2004 eu acho) mudaram tudo pra Linux, inclusive estações de trabalho, tiveram que voltar pra Windows pois gerou um caos (claro que hoje poderia ser diferente, a cada ano melhora muito a usabilidade). E são infinitos os casos de gente que compra um note ou desk que vem com Linux instalado, usa algumas horas e já manda botar um Windows genérico. Sobre os 'apps gratuitos' eu sou super critico. Vejamos, eu tentei usar por meses algum CAD que fosse um pouquinho usável. IMPOSSÍVEL. Não tem nada que chegue perto de um AutoCad, que é pago, ou seja.... você tem que partir pra AutoCad, o mesmo com 3DS. Tentei também usar simuladores de circuito, nada era bom o suficiente (os open/free). Existe Pro Tools pra Linux? Então o mercado nem olha pra Linux nos grandes estúdios. Pro Tools é como um padrão de mercado, é difícil mudar. É muito relativo, não adianta vir com um argumento de "Ah, no Linux tem de graça" se nada (ou muito pouco) é bom como em outros sistemas. Um amigo me disse uma vez que nós, como usuários, só mudamos nossas opções quando experimentamos outras coisa que realmente sejam melhores ou te tragam algo realmente novo. Eu uso como exemplo o portal de noticias UOL. Já tentei mudar pro Limão (quando lançaram), pro G1, R7, Folha, etc... O UOL pra mim é perfeito e mesmo experimentando outras opções, sempre acabo me mantendo no ambiente que me agradou e me é útil desde 1994. Mas eu não sou um critico do sistema e realmente, memória ele é top, gerenciamento de disco, etc. Mas pra usuário comum... eu não sou fã. Linux pra mim, são servidores, firewall, gerenciadores de disco, de máquinas virtuais, estações de desenvolvimento... essas coisas ele atende melhor do que ninguém. Ah e no Raspberry PI é a opção mais óbvia e inteligente. Mas a melhor plataforma de desenvolvimento ainda acho ser a da Microsoft com o Team Fontation, Visual Studio e toda suite. Visual Studio é lindo demais e o C# uma linguagem poderosa pra caramba :D Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 23 de Maio de 2014, as 16:08:26 Hackintosh...Bem,existem usuários e usuários,assim como tem gente que não consegue ligar um aparelho de DVD,aqui tem uma com 8 anos que faz videos,coloca legenda e tudo,claro que coisa simples,mas...Eu acredito que usando esse ponto de vista que voce usou de apt-get ser difícil etc,o windows tambem se torna dificil para "usuário",quer ver? Dê uma máquina com hd limpo a um "usuário" e mande instalar tudo que for preciso,ele vai rejeitar da mesma forma como se fosse um apt-get,afinal usuários querem usar...E voces iam ver gente "odiar" windows se amanhã descobrissem que não poderiam mais usar softwares piratas e iriam ter que comprar todos os softwares,principalmente 90% ou mais dos brasileiros.
----- Tem muita gente mal intencionada que adora windows,por que sabem que dá problema atoa,tela azul da morte de palmo em palmo,trava sem explicação,VÍRUS de apanhar com caminhão,software batizado em todo canto.Isso da lucro até aqueles caras que vivem formatando HD e fazendo manutenção em computadores,voces acham que esse pessoal iria querer ver um sistema como mac ou linux rodando nas máquinas? Na verdade Juloliveira e galera,isso é um assunto altamente discutível,mas,usem suas cabeças e usem seu direito de conhecer alternativas Protools tem pra MAC e é mais rodado em MAC nos grandes estudios que nos HOME,nenhuma grande empresa (Ou quase nenhuma) de multimidia,usa windows. O desempenho em termos de multimidia do mac é imensamente superior ao windows,pois seu kernel é um BSD darwin e isso para quem conhece é indiscutível.E para linux como eu já disse: www.ardour.org. ----- Aliás Juloliveira o protools nasceu no MAC. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 23 de Maio de 2014, as 16:47:09 Foi o que eu quis dizer, ninguém vai usar esse Ardur que você tá falando, a não ser entusiastas. O Linux não está brincando só com o Windows, ele briga com os OSX também e em certos mercados ele é indiscutível (multimidia por exemplo).
E tenha absoluta certeza, o cara que vai montar um estúdio, por exemplo e não tem grana para colocar um Mac Pro de R$ 13 mil ou um iMac de R$ 8 mil, com certeza sua segunda opção será um PC parrudo, de uns R$ 4 mil, com Windows e Pro Tools instalado, assim como os arquiteto, os engenheiros, etc. O sonho dos fãs de Linux não é ver o Linux ser a opção da dona de casa e que estes tenham um verdadeiramente sistema livre, o sonho deles é ver a Microsoft falir... ;D Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 23 de Maio de 2014, as 16:51:30 Eu pelo menos não tenho interesse em colecionar pobreza,não tenho interesse nenhum em ver a m$ falir,tenho interesse em ver um sistema mais seguro na minha máquina .O cara usar um sistema que até um boleto o cara imprime desconfiado,pois pode ter um virus alterando o código de barras... É fogo véio.
----- Essa de ninguem usar o ardour é engano,as mesas de som ou mixers SSL usam ele ha muito tempo,pergunta o preço de uma SSL...Esse tempo de se pensar em software apenas relacionados a pc já era,veja a quantidade de gente usando android e o que é android senão linux? Apesar que na tentativa de agradar "usuário" passou a ser ( um windows da vida) um software inseguro pois o "usuário" passou a usar a conta de root como se usa no windows: De forma equivocada e totalmente errada! ----- Usar o vetor popularidade para designar "qualidade" não funciona. Sabemos que windows é mais popular,mas,por isso uma ferrari não deixar de ser uma ferrari apenas porque o GOL vende mais... Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 23 de Maio de 2014, as 17:03:59 Você está sendo totalmente tendencioso e com todo respeito, não tem nada a ver o que você está dizendo.
Se o teu ambiente está comprometido, você pode usar uma estação de trabalho da NASA que você pode ser vítima de vírus. Novo vírus multiplataforma em Java ataca Windows, Mac e Linux (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/novo-virus-multiplataforma-em-java-ataca-windows-mac-e-linux.html) Veja bem, não estou dizendo que o Windows é mais seguro ou tão seguro quanto um Linux, não, ele não é! Cada sistema tem suas vantagens, suas características, seus ambientes mais favoráveis. O engraçado é que um fã de Linux não consegue enumerar uma única vantagem em sistemas Windows. Para eles ele é um lixo e ponto! É como os PTistas que não conseguem enumerar nada que o FHC tenha feito de bom em seu governo e os Tucanos que não conseguem ver nada que o Lula tenha feito de bom. Parece política debater Linux/Windows. Dê uma Ferrari na mão de quem só dirige Gol e você vai ver que vai demorar pra se adaptar, isso se o cara não se matar antes. Mas se matou em uma Ferrari, uau! E não é questão de ser popular, estou falando de mercado, que é orgânico. Em muitos casos, ir contra o mercado é estar fora dele. Só o fato de você escrever 'M$' já mostra seu xiitismo. (Não leve para o lado pessoal, é apenas uma discussão técnica e que, independente das opiniões, continuaremos torcendo pros mesmos times ) :tup Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 23 de Maio de 2014, as 17:15:54 Mas é preciso entender que todo usuário (Ou quase todos) de linux,foi ou ainda é usuário de windows,saca?
E voce vai ver gente ter "asco" mesmo é o pessoal que usou em "trabalho" o famigerado win98 _. O grande lance é que M$ teve muita pressa em encher os bolsos,não ligou de forma alguma para qualidade o que de certa forma a apple exagerou. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 23 de Maio de 2014, as 17:25:08 Eu usei muito Win98, acho que minha fase de comprar na internet começou nele. Nunca tive problemas.
Nessa época, eu comecei a estudar Linux, que vendia em bancas de jornal, chamava-se Conectiva Linux Guarani. Era como aprender o Windows desde o MS-DOS 6.2 Daquela época pra cá, o Linux evoluiu demais, muito mas muito mais do que o Windows, mas a interface e a usabilidade só começaram a ter um grande aperfeiçoamento de uns 4 anos pra cá. Eu programei um tempo no Linux na plataforma Java. Pra Java, o Linux é melhor. No Windows é uma confusão sem tamanho. Verdade mesmo que eu queria poder ter um iMac, achei o OSX um baita sistema. Coisas mínimas que fazem toda diferença. Se eu fosse o Nadella, copiava tudo de bom do OSX pro Windows... ;D Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 23 de Maio de 2014, as 17:51:21 Verdade e lhe digo com toda certeza: O windows hoje não tem um kernel unixlike por pura vaidade! Bem feito fez Steve Jobs,meteu um kernel bsd no mac e jogou sua camada proprietaria por cima e hoje vejamos quem é quem.
Xformer desculpe pelos erros aí,mas´que o assunto com nosso amigo Juloliveira está empolgante! :tup Amigo Juloliveira tudo que eu escrevi é minha opinão com todo respeito aos seus pontos de vista. Pois como voce pode ler lá no início eu disse que o windows não é inseguro como dizem,apenas aquela peça que fica entre a cadeira e o teclado é que transforma qualquer sistema numa bagaça! (rckt ----- Eu não sei o que é que custa o cara instalar um sistema,criar uma conta de usuário,criar uma conta de root (Admin no windows) E não usar a conta de admin na internet... Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 23 de Maio de 2014, as 18:00:15 Nisso eu concordo contigo, acho que a Microsoft mexer em seu kernel é exagero mas poderiam sim dar a cara pra bater e enfiar algo que é mantido pela comunidade, mas por exemplo, o Internet Explorer já passou da hora de receber um WebKit (que é o mesmo engine de html do Chrome e do Safari) e a briga dos browsers seria apenas nos renders de javascript.
Li que ela já fez muitos ajustes e hoje o kernel recebeu muitas melhorias inspiradas em Linux e a própria equipe de desenvolvimento da Microsoft colabora com o kernel do Linux. Eles ajudam a melhorar a interoperabilidade entre os sistemas. A Microsoft também usa Linux em serviços e em seus servidores. Eles sabem que Linux não é uma modinha hipster. É um grande sistema e um ambiente robusto que merece respeito. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 23 de Maio de 2014, as 18:05:05 Se voce observar bem,verá que o grande problema da m$ foi criar um sistema para agradar "usuário" no intúito de ganhar dinheiro,ignorando os perigos aos quais estava submetendo seus usuários,observe a quantidade de prejuízos,fraudes e coisas do genero gerados por essa "pressa".
Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: juloliveira em 23 de Maio de 2014, as 18:14:15 Capitalismo.
E assim que é e assim sempre será. Montadoras como VW em SBC tratam os carros como lixo, quando há algum problema em algum produto na linha, são usadas até limas pra corrigir encaixes de parafusos. Fato é que hoje, eles tem um sistema bem estável, robusto, seguro, é um Windows 7 com todas as taualizações. Na maquina que escrevo agora, no trabalho, está com o sistema a mais de 3 anos instalado, passo com ela ligada constantemente por uma semana tranquilamente, tem o mesmo desempenho de sempre, já instalei e removei diversas vezes vários programas (passei por SQL Server 2005, 2008 e agora 2012) fora pequenos programas pra testar coisas. Acho que 8 em cada 10 coisas que compro na internet são nessa máquina e nunca teve problemas. Acesso bancos uns com applet de java, outros com outras formas de segurança, e a máquina continua firme. Poucos travamentos. Uma falha que tem é num driver (proprietário) de som. Hoje, o Windows 8.1 mudou muito a interface, não consegui me adaptar, mas o ambiente é o mesmo do Windows 7 com algumas poucas melhorias. O foco foi usabilidade. Título: Re: Gerador de sinais com rapsberry pi Enviado por: saul britto em 23 de Maio de 2014, as 18:17:51 Voce disse que o sonho de um linuxuser é ver a m$ quebrar,mas,eu te digo: Para a m$ quebrar basta abrir o código do sistema...
Vai ser tanto processo por plágio que ela mesma quebra por conta própria! Como você disse: Capitalismo... (brav) ----- E quem acha que SOFTWARE LIVRE é sinonimo de comunismo e "grátis" se engana... ----- A diferença é que a m$ vende software e o SL vende serviços e dependendo do grau de conhecimento do usuário pode ser livre e grátis,quer melhor? :tup |