Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: Eduardo em 15 de Abril de 2014, as 21:09:59



Título: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 15 de Abril de 2014, as 21:09:59
Oi Pessoal

Eu e meus amigos o André e Valdir, que ficou operando a câmera, gravamos um vídeo para comparar a sonoridade de válvulas 12AX7 de vários fabricantes. O resultado foi bem interessante.

Comparação sonora das válvulas 12AX7 (http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=93&t=Valvulas-triodos-duplos-ECC83-12AX7-e-equivalentes#SonoridadeDasValvulas12AX7)

Para curtir totalmente este vídeo, recomendo que ouçam em um fone de ouvidos bom ou ligando o computador em um conjunto de caixas de som com potência.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Mallermb em 15 de Abril de 2014, as 21:35:40
Parabéns pela iniciativa!

Percebi diferenças mínimas, algo como uma leve sujeira entre as 12ax7 quando o drive está ativado, mas grandes diferenças no som mais clean, algumas soaram mais abafado, mais cremoso, outras, mais brilhante. Sensacional o Vídeo.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Schaefer em 15 de Abril de 2014, as 21:56:25
Muito bom o vídeo, tanto o teste quanto a "historinha" de cada válvula.  ;D
Parabéns!


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: cobalto777 em 15 de Abril de 2014, as 23:48:45
muito bom!!! praticamente, um "brand new universe" a ser explorado...muito obrigado, pela grande iniciativa!!!


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: kem em 16 de Abril de 2014, as 00:26:46
Da pra notar a diferença entre elas...
Realmente algumas soaram mais fechadas que outras no clean...


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Matec em 16 de Abril de 2014, as 00:36:02
Não sei se cabe esse comentário aqui, mas para mim a que soou melhor foi a Tesla, pelos harmônicos que ela produz na distorção. Mas a Shuguang também é boa vindo perto na mesma categoria das Mullard e Tung Sol.
----------
Agora que vi, o preço da Tesla é comparável à qualidade. Então a Shuguang é a melhor custo/benefício.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: felix em 16 de Abril de 2014, as 00:57:32
O Mestre doidão BK Butler adora as Shuguang, e olha que não é por miséria.
Ele seleciona antes claro.
Segundo ele a chance de encontrar uma boa válvula antiga não utilizada é mínima, então é melhor escolher as melhores unidades dentro das "massas" de produção atual.
Se algo bom ficou sem utilização por tanto tempo, era porque provavelmente não era tão bom assim.

Ótimo vídeo Mestre Eduardo, aquele zoom com os detalhes das válvulas ficou muito bom.
Espero que um dia você faça um com "valvuletas" de power, essas sim, são água, vinho e azeite.



Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 16 de Abril de 2014, as 07:32:22
Oi Pessoal

De fato dá para notar que existem diferenças no comportamento das peças. Ao vivo é mais marcante, como sempre é, do que na gravação. Eu acredito que o importante é notar que não existem mais válvulas "péssimas". Todas elas funcionam bem e cada um pode eleger sua preferida, mas hoje não dá mais para dizer que esta ou aquela deva ser descartada.

Há uns bons 10 anos as válvulas chinesas eram ruins de fato. Hoje são peças bastante decentes e uma opção de baixo custo para a grande indústria.

De fato nenhum fabricante vai se firmar no mercado se optar por usar válvulas de fabricação antiga. O que o Félix colocou, sobre algo bom não ficar sem uso por tanto tempo, é verdade em parte. Existem sim umas poucas joias raras como as ECC83 da Tesla, que eu comprei em um lote de 100 peças em um leilão e hoje estão acabando, que ficaram esquecidas no fundo de uma loja e ninguém se deu conta. Mas é preciso faro de garimpeiro para farejar o ouro no meio da lama. Não basta ser antigo para ser bom. Tenho toneladas de válvulas antigas que provam isso.

O próximo vídeo já está marcado para gravação. Faremos um estudo comparativo das EL34 no mesmo JCM800.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: hgamal em 16 de Abril de 2014, as 08:35:06
É bom lembrar que muitas marcas famosas por ai, não passam de "rebranding", ou seja, elas não produzem válvulas, alguns compram da china ou russia e colocam sua marca impressa nela. Algumas marcas mais sérias, como a Mesa Boogie, fazem isso, mas com um controle de qualidade correto. Esta última chega a classificar as válvulas que vende.

Quanto a afirmação do Eduardo (cada vez gosto mais deste cara):
Eu acredito que o importante é notar que não existem mais válvulas "péssimas". Todas elas funcionam bem e cada um pode eleger sua preferida, mas hoje não dá mais para dizer que esta ou aquela deva ser descartada.

Acho que sempre foi verdade no que tange a amplificador de guitarra. Se a válvula durar... tem sempre um guitarrista ou estilo que irá valorizar até o ruído que ela produz... é assim a arte humana, o lixo de uns é o tesouro do outros.

Vou encerrar agradecendo ao Eduardo. Ele vem fazendo um belo trabalho no que tange a dedicar parte seu negócio a uma área que precisava de luz neste país: "os componentes de vidro e a guitarra elétrica!"


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: felix em 16 de Abril de 2014, as 12:37:10
é assim a arte humana, o lixo de uns é o tesouro do outros.

Falou tudo, nas artes gráficas por exemplo, tem gente que ainda usa técnicas com carvão com muita habilidade, assim como nossos antepassados pré-históricos.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Alex Frias em 16 de Abril de 2014, as 13:19:25
Excelente, muito bem feito o teste, por sinal! (aplaus)


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 16 de Abril de 2014, as 13:21:22
Haroldo

Agradeço imensamente seu cumprimento. O que faço é por paixão e essa é minha recompensa! Eu gostaria muito de poder tocar a Altana Tubes apenas com a parte de válvulas para áudio, mas infelizmente esta área representa menos de 10% do faturamento total. O que toca a loja são as válvulas para atividade industrial e medicina, mas neste setor é só briga de foice pelo menor preço, sem paixão alguma. O retorno que eu tenho pela gratificação pessoal é que sustenta as peças para áudio.

Sobre o "rebranding", tenho dois pés atrás com todas elas, seja Groove Tubes, Mesa, Marshall ou X. Recentemente eu, o André e o Valdir fizemos um retubing em um Mesa Dual Rectifier. Foram instaladas válvulas da JJ no áudio e Sylvania na retificação. O equipamento, novo 0km, havia saído de fábrica com válvulas Mesa. Com as válvulas JJ mudou da água para o vinho. Depois da troca fomos verificar de quem eram as válvulas originais e eram toda JJ. Ou seja, as JJ com logotipo JJ soaram melhor que as JJ com logotipo Mesa!!! Será que a Mesa está de fato selecionando o melhor de um lote de peças boas, ou compra rejeito e separa o que presta? Fico com minhas dúvidas até ter mais evidências, mas não ponho a mão no fogo por ninguém.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Ledod em 16 de Abril de 2014, as 22:15:20
 Eduardo, parabéns pelo vídeo! Muito bem feito, gravação e guitarrista muito bons!

 A seção das 12ax7 no seu site ficou completíssima, desde os testes sonoros até a polarização, de novo parabéns!

 Sobre as diferenças, são sutis, mas existem. Ao vivo a tonalidade deve ser muito mais distinta!

 Um teste simples que realizei no canal de apenas uma 12ax7 do meu amplificador, com as marcas que tenho aqui (Sovtek WA e Electro Harmonix) eu constatei que quando o assunto é hi gain, alta distorção/compressão, eu gostei mais da Sovtek, um timbre bem direto, sujo, e que não embola, diferente da Electro Harmonix que privilegia as nuances em pouca distorção com sons mais limpos e cheios de harmônicos.

 Isso tudo, trocando apenas 1 única válvula!

 Um abração,

 Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Guilherme em 16 de Abril de 2014, as 22:43:02
Eduardo,

Uma comparação interessante seria colocar frente a frente uma "Mullard Reissue" e uma Mullard daquelas que equipavam os Plexi 1959 dos bons tempos.

Essa sim, seria uma comparação que eu gostaria de ouvir, ao vivo é claro.

Uma "Mullard reissue" por R$ 133,34 tem que mostrar serviço, mas duvido que mostre.

Tenho vendido minhas Mullard fabricadas entre 1958...59, aquelas com getter retangular e placas longas, para o pessoal dos Plexi 50W  por míseros R$ 250,00  :'(

Achava que os preços da http://www.audiotubes.com (http://www.audiotubes.com) estavam fora da realidade, mas comparando com R$ 133,34 de uma "Mullard Reissue", não estão não. Esse cara vende válvulas para os nossos guitar heroes e os donos dos studios que eles gravam.....


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 17 de Abril de 2014, as 07:13:35
...Isso tudo, trocando apenas 1 única válvula!

É isso mesmo! Embora todos os fabricantes divulguem a mesma família de curvas, chupadas desavergonhadamente das fichas técnicas da Philips e RCA, é óbvio e eletrodos com formatos tão distintos não podem responder da mesma forma em toda gama de frequências. Além disso, no caso da guitarra, o amplificador é parte integrante do instrumento e qualquer alteração nele causa efeitos no som.

Vários clientes da Altana Tubes dizem preferir as Electro Harmonix por serem mais "coloridas" que as Sovtek. Seu relato vem em linha com isso e reforça a questão de gosto do freguês.

O que me deixa mais contente é que este tipo de coisa só se pode fazer com válvulas! Vai ser muito difícil você ver coisa parecida feita com transistores! Já pensou? Ensaio comparativo do som dos TIP41/TIP42 da Fairshild, Texas, Toshiba... :D

Uma "Mullard reissue" por R$ 133,34 tem que mostrar serviço, mas duvido que mostre.

Primeiramente é importante dizer que este preço indescente das Mullard Reissue são no grosso imposto e taxas aduaneiras. Pior que chegaram com o dólar em pico de alta. Além disso a New Sensor está inflacionando muito as válvulas com as marcas que eles compraram. Francamente eu tenho vergonha de ter de cobrar isso pela peça. São boas? Sim, elas são. Tão boas como as originais? Não sei. Se eu tivesse 3 Mullard NOS, poderia fazer o teste.

Abraços

Eduardo



Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Guilherme em 17 de Abril de 2014, as 20:55:36
Citar
Se eu tivesse 3 Mullard NOS, poderia fazer o teste.

Eduardo, você deve ter, brincando, vinte mil válvulas, talvez mais, e vem dizer que não tem uma ECC83 Mullard NOS ?

Já procurou na reserva particular ?  :D

Não consegui assistir o vídeo por completo, meu acesso às vezes é precário e travou meia dúzia de vezes, mas não acho que sejam necessárias três Mullard para levar adiante o ensaio, basta uma, a primeira. As outras duas, em direção ao power, devem ser, na minha opinião, de marca diferente daquelas que estariam sendo comparadas no primeiro estágio.

abração


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 18 de Abril de 2014, as 14:58:24
Eduardo, você deve ter, brincando, vinte mil válvulas, talvez mais, e vem dizer que não tem uma ECC83 Mullard NOS ?

Tenho hoje, 18/04/2014, 22852 válvulas no estoque distribuídas entre 2180 tipos diferentes, mas infelizmente nenhuma ECC83 Mullard. Nem mesmo no estoque particular!

Concordo com você sobre a primeira válvula ser a que vai dar mais diferença no som, mas por coerência de ensaio teriam que ser 3 Mullard para ter um veredito sem controvérsias.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: visioncb em 18 de Abril de 2014, as 18:56:38
Eduardo, achei excelente a sua ideia, o seu artigo no Altana é muito bom e, junto com o artigo do Bilé Nervoso, são os meus artigos prediletos e deveriam ser lidos por todos que já estão ou os que ainda estão entrando nessa área da música e da eletrônica!

Já está com alguma ideia de qual será a próxima empreitada?


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: blackcorvo em 19 de Abril de 2014, as 00:55:20
Vou ser completamente sincero: não ouvi diferença nenhuma de uma válvula pra outra.
Agora, não sei se isso é por ser uma gravação, ou se é porque não tenho um ouvido tão bom pra perceber detalhes pequenos como esses. Só sei que pra mim parece tudo igual.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: visioncb em 19 de Abril de 2014, as 05:06:35
Vou ser completamente sincero: não ouvi diferença nenhuma de uma válvula pra outra.
Agora, não sei se isso é por ser uma gravação, ou se é porque não tenho um ouvido tão bom pra perceber detalhes pequenos como esses. Só sei que pra mim parece tudo igual.

Por isso esse teste é interessante! Alguns consideram essa diferença (diferença a ponto de ser relevante na escolha do fabricante) até um mito...

Muitos apaixonados, assim como os mais detalhistas, adoram esse tipo de teste justamente pra deixar aqueles 1% do som um pouquinho mais próximo da perfeição..


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 19 de Abril de 2014, as 06:37:15
Vou ser completamente sincero: não ouvi diferença nenhuma de uma válvula pra outra.

Se você ouviu nos altofalantes do micro ou do notebook, não vai notar nada mesmo. A diferença ao vivo é bem marcante. Na gravação perde um pouco, mas se a reprodução for ruim, aí perde tudo. No preâmbulo do vídeo eu recomendo que se use um fone de ouvidos bom ou um sistema de som para ouvir. Caso contrário, nada. No meu notebook soa tudo igual também, mas quando ligo no hometheater fica clara a diferença.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: xformer em 19 de Abril de 2014, as 08:00:55
Daria trabalho fazer isso, mas se houvesse as gravações do áudio em MP3 ou WAV seria possível visualizar ou analisar graficamente as diferenças, embora o ouvido humano possa perceber melhor as sutilezas que talvez gráficos e números não demonstrem.
Obviamente que tentar diferenciar nos falantes de micros está descartado, há muita perda de resposta.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Matec em 19 de Abril de 2014, as 08:42:52
Daria trabalho fazer isso, mas se houvesse as gravações do áudio em MP3 ou WAV seria possível visualizar ou analisar graficamente as diferenças, embora o ouvido humano possa perceber melhor as sutilezas que talvez gráficos e números não demonstrem.
Obviamente que tentar diferenciar nos falantes de micros está descartado, há muita perda de resposta.

Tenho feito análise de sinais de áudio por mais de 20 anos, tanto com  sinais analógicos como com sinais padronizados e até hoje não consegui identificar um padrão que fornecesse a medida exata do que seria um "bom" sinal de um "mau" sinal (e já gastei muito tempo fazendo isso).   )>|
Enquanto com dois acordes nosso ouvido consegue distinguir um bom som de amplificador, a análise visual não nos diz quase nada. É interessante o que o blackcorvo falou, pois quando eu comecei a fazer esse tipo de comparação eu não conseguia discernir nada diferente, eu tive que "treinar" meu ouvido para perceber o que poderiam ser as diferenças. Já, existem pessoas que não têm dificuldade nenhuma em perceber esses detalhes, e alguns músicos em particular, tem extrema facilidade em perceber isso.

Abs


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: xformer em 19 de Abril de 2014, as 09:12:30
É Matec, imaginei que seria isso mesmo. Nosso cérebro consegue processar muito melhor a informação recebida pelos ouvidos e fazer essa distinção entre dois sons muito semelhantes. Minha esperança é que tivesse apenas uma pequena deformação ou curvinha na forma do sinal que pudesse explicar a diferença, mas pelo jeito deve ser imperceptível para a vista. Quem tem ouvidos assim, tem ouvidos de ouro.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Matec em 19 de Abril de 2014, as 11:45:18
Na verdade, existe essa "curvinha" . O difícil é treinar nossos olhos para distinguir essa curvinha em meio ao sinal que é feito só de dezenas de curvas combinadas. Também, e talvez o mais importante, a dinâmica desse sinal, que varia de acordo com a amplitude e a polaridade desse sinal. São muitos detalhes.

Abs.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Alex Frias em 19 de Abril de 2014, as 11:51:26
A percepção auditiva tem dois pontos básicos: capacidade auditiva, que pode ou não estar prejudicada, e discernimento do que se ouve, que seria como o cérebro interpreta essa informação.

No limiar entre boa e má percepção auditiva vão estar discussões como essa!

Enquanto que, para alguns é tão evidente e significativa a diferença de nuances entre as válvulas, por vezes nem tão pequenas, para outros a coisa não passará de embuste, "placebismo", auto-sugestão, etc. Nesses casos a declaração do Blackcorvo será como a corajosa revelação de que "O Rei está nu!" na (conhecida, imagino eu) fábula "A Roupa Nova do Rei"!

Se a parte física, os ouvidos, já está prejudicada, complica mesmo...  :'(

Agora a parte interpretativa da percepção pode e deve ser treinada, mas isso requer dedicação e muita atenção. :tup


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: xformer em 19 de Abril de 2014, as 12:05:24
A percepção auditiva tem dois pontos básicos: capacidade auditiva, que pode ou não estar prejudicada, e discernimento do que se ouve, que seria como o cérebro interpreta essa informação.

No limiar entre boa e má percepção auditiva vão estar discussões como essa!

Enquanto que, para alguns é tão evidente e significativa a diferença de nuances entre as válvulas, por vezes nem tão pequenas, para outros a coisa não passará de embuste, "placebismo", auto-sugestão, etc. Nesses casos a declaração do Blackcorvo será como a corajosa revelação de que "O Rei está nu!" na (conhecida, imagino eu) fábula "A Roupa Nova do Rei"!

Se a parte física, os ouvidos, já está prejudicada, complica mesmo...  :'(

Agora a parte interpretativa da percepção pode e deve ser treinada, mas isso requer dedicação e muita atenção. :tup

Certo, da origem do sinal, até nossos ouvidos, tudo tem que estar funcionando corretamente (inclusive os ouvidos). Qualquer perda de qualidade no caminho vai alterar a percepção de quem é destino final.

Sobre a auto sugestão, não me lembro se foi aqui que eu li, ou em outro fórum ou se me contaram que numa apresentação de audição de equipamentos de áudio, o apresentador disse para os ouvintes que iria usar cabos especiais de conexão entre os equipamentos, feitos com cobre mais puro, selados à prova de oxidação, etc que dariam um som muito mais vivo e definido, mas sem mostrar o cabo na traseira do equipamento. Claro que por sugestão, os experts ouvintes, em seus depoimentos, realmente notaram uma diferença e que a qualidade era muito boa. Ao final, o apresentador apenas retira e mostra a todos o que fazia as conexões, que era um simples arame de cabide de roupas, desentortado que ligava os equipamentos.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Matec em 19 de Abril de 2014, as 12:16:00
De fato existem diferenças mínimas que podem confundir muitas pessoas.
Vejo coisas como essa que você descreveu acontecerem muito, principalmente com pessoas que entram numa loja para comprar um equipamento e não sabem muito bem o que querem. Aí o vendedor "faz a cabeça" do comprador para vender tudo o que puder. Por outro lado quando se sabe exatamente o que se procura, não há conversa de vendedor que funcione.

 :)


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Espanhol em 19 de Abril de 2014, as 12:54:37
Tem diferença de uma válvula para outra sim!

A "caixinha" de som de meu PC passa por um amplificador automotivo de 100W + - (marca 560W PMPO) e vai para duas caixas de som da Sony que eram de um Mini System e consegui ouvir bem a diferença aqui!


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Ledod em 19 de Abril de 2014, as 13:00:55
 Eu acho muito complicado "mensurar" esse tipo de coisa porque geralmente um amplificador de guitarra está sempre muito próximo (mesmo em timbres "limpos") da região não linear, sempre distorcendo.

 Se polarizarmos uma 12ax7 para que ela trabalhe numa região bem linear, com realimentação negativa e tudo mais, provavelmente a percepção musical entre duas válvulas de boa qualidade serão muito menores que em um amplificador de guitarra.

 O interessante mesmo é que elas são componentes "vivos", cada qual com a sua nunce diferente (mesmo entre dispositivos do mesmo lote!), como o Eduardo bem colocou, com transistores isso é muito mais difícil de acontecer.
 As válvulas são essencialmente componentes mecânicos, dependendo do modo como foi construído (um décimo de milímetro a mais ou a menos) pode influenciar positivamente ou negativamente no "timbre".

 Nos meus testes, a Electro Harmonix ficou boa para timbres mais "limpos" (quando digo limpo, é com pouca distorção e não totalmente linear), o som apareceu com mais harmônicas. Já a Sovtek tem um som mais fechado, mas quando distorce, o som não fica embolado...
 
 Mas como ver isso em um analisador de espectro, por exemplo?
 
 Creio eu que tudo o que poderíamos perceber é que a resposta em frequência da Electro Harmonix seria mais "cheia", enquanto a Sovtek menos. Mas até ai, não poderemos relacionar se uma tem um som melhor que a outra para uma ou outra determinada situação, são apenas gráficos.

 Outro problema é que não é apenas uma "curvinha" no meio de um espectro comum entre ambas, é o formato inteiro do espectro que muda...

 Agora adicionemos um pouco de distorção e operação na região não linear, a salada está feita, não dá para saber mais nada!  :D

 A menos que você tenha uma indústria de áudio focada apenas nisso (como os pedais simuladores da Fender da Boss ou outros simuladores de gabinetes) acho muito difícil conseguir distinguir teoricamente uma válvula "boa" e uma "ruim" para determinada aplicação apenas por gráficos.
 Até hoje nenhuma empresa lançou simuladores de amplificadores valvulados onde pode-se trocar as marcas de válvulas também!!  :D

 Enfim, a questão toda é que um amplificador valvulado é parte integral da guitarra como instrumento. E essa talvez seja a mágica das válvulas, nunca existir um timbre único, e sempre igual. Ao trocar de válvulas, trocamos também de instrumento.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Matec em 19 de Abril de 2014, as 13:15:10
Que é complicado, isso é mesmo.
Mas talvez um dia, o membros do Handmades consigam codificar os elementos principais das válvulas e trabalhar com eles, de modos a criar os melhores amplis valvulados do mercado. Não é muito, conhecendo a capacidade do pessoal aqui do fórum.

Abs  :tup


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: kem em 19 de Abril de 2014, as 13:32:16
Pra mim esse teste deixo claro alguns pontos.
Existem diferenças sim, mas não são gritantes.
Como citado pelo Eduardo, não existe mais valvula ruim. Qualquer uma delas vai deixar seu dono satisfeito.
E principalmente, que é facil perceber as diferenças num comparativo... Mas um amplificador com qualquer uma dessas, sem outro pra comparar, vai soar bem.
Corrobora o que se diz muito por aqui... quer fazer um upgrade num valvulado? Troque o falante... Vai fazer mais diferença do que trocar as valvulas, principalmente se o falante que veio no seu ampli for de marca duvidosa.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 19 de Abril de 2014, as 14:57:33
Oi Pessoal

O problema de se fazer uma análise puramente numérica do comportamento de um amplificador é algo que eu acredito nunca será resolvido. No vídeo procuramos apresentar todas as válvulas da mesma forma, sem dar nosso parecer a respeito e nem dizer que houve ou não diferença para mais ou menos. Cada um é que deve dizer do que gosta mais, menos ou nenhuma das anteriores.

Justifico meu argumento chamando atenção para um outro sentido: o paladar. Existe uma medida científica e bem conhecia do grau de picância dos piperáceos (um número que diz o quanto uma pimenta arde), o chamado Grau Scoville (http://en.wikipedia.org/wiki/Scoville_scale). Qualquer alimento pode ser medido segundo o método e se determinar quanta pimenta tem na comida. Daí vem a pergunta: quanto precisa para que a comida fique saborosa sem ser picante demais? Cada um irá se satisfazer com um grau diferente e, para alguns, um número alto pode ser o mesmo que nada.

Com os ouvidos é a mesma coisa. Pouco adianta medir a resposta em gráficos de fase e FFT de um ruído rosa para dizer se o som será agradável ou não. Ninguém ouve ruído rosa! Ouvimos música, e música é um sinal complexo demais para ser resumido em um único número ou conjunto pequeno deles. Além disso, o que é bom para mim, pode ser apimentado para uns e inócuo para outros.

Agora, ouvir o som daquele vídeo nas caixinhas do computador (não nas do Espanhol, claro) é o mesmo que queimar a língua com café e querer em seguida degustar água mineral. Não vai dar para perceber nada mesmo.

Em resumo, a escolha da válvula é uma opção particular de cada um e depende de experiência pessoal. Existem testes objetivos que mostram essas diferenças, mas são de pouca utilidade na determinação do resultado final.

Não adianta ler a descrição no rótulo da garrafa. Tem que provar o vinho para saber se gosta. Por outro lado, vai ter sempre o que diz que vinho é tudo igual e o bom tomar mesmo é cerveja.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: xformer em 19 de Abril de 2014, as 17:13:27
Justifico meu argumento chamando atenção para um outro sentido: o paladar. Existe uma medida científica e bem conhecia do grau de picância dos piperáceos (um número que diz o quanto uma pimenta arde), o chamado Grau Scoville (http://en.wikipedia.org/wiki/Scoville_scale). Qualquer alimento pode ser medido segundo o método e se determinar quanta pimenta tem na comida. Daí vem a pergunta: quanto precisa para que a comida fique saborosa sem ser picante demais? Cada um irá se satisfazer com um grau diferente e, para alguns, um número alto pode ser o mesmo que nada.

Um dia vou comprar uma pimenta chamada Bhut Jolokia, que dizem ser das mais fortes, com grau Scoville de mais de 1000000 (as malaguetas e cumaris nem chegam a 100000). 


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Espanhol em 19 de Abril de 2014, as 17:22:23
Vai ficar cuspindo fogo  :D


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: xformer em 19 de Abril de 2014, as 17:24:40
Vai ficar cuspindo fogo  :D

Isso é ótimo pra moderador   :D


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: fallout em 19 de Abril de 2014, as 21:44:07
Assim pros meus ouvidos leigos fica bem mais facil, http://youtu.be/yLJX7zDQNFM


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: blackcorvo em 20 de Abril de 2014, as 05:15:31
Pois é, acho que meus ouvidos devem estar ruins mesmo. Nem pelos falantes do notebook, nem por caixas de som decentes, e nem por fone de ouvido teve diferença nenhuma entre as válvulas.
Acho que seria interessante os que conseguirem ouvir essas diferenças montarem uma lista, com todas as válvulas testadas, e as características sonoras que perceberam de cada uma delas. Se essas mudanças forem mesmo perceptíveis, as descrições devem ser parecidas.

Ah, mas o que eu realmente queria escutar é uma comparação daquelas RetroValves da Jet City (12AX7 de estado sólido) com essas 12AX7.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: fallout em 20 de Abril de 2014, as 07:37:41
Alguma pequena diferença da pra perceber, mas todas soaram legais! Já da pra comprar 12ax7 pelo preço.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 20 de Abril de 2014, as 08:41:29
....Acho que seria interessante os que conseguirem ouvir essas diferenças montarem uma lista, com todas as válvulas testadas, e as características sonoras que perceberam de cada uma delas. Se essas mudanças forem mesmo perceptíveis, as descrições devem ser parecidas.

É justamente disso que tentei fugir ao fazer o teste comparativo das 12AX7. (http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=93&t=Valvulas-triodos-duplos-ECC83-12AX7-e-equivalentes)

Um pintor consegue distinguir nuances de luz e sombra que um olho destreinado nem percebe. Mas não dá para um daltônico querer usar corretamente as cores.

Um enólogo tem que fazer um curso de vários anos antes de poder sair por aí dando sua opinião sobre vinhos. Além disso, antes de entrar no curso, precisa ter sua língua analisada para contagem do número de papilas gustativas. Se tiver menos que um certo limite, nem entra no curso, pois não terá a sensibilidade necessária.

Eu não sou enólogo, mas consigo distinguir o sabor de um vinho Cabernet de um Merlot, mas não distingo um Merlot chileno de um argentino. Meu cunhado bebe qualquer coisa (que tenha álcool) sem distinção ou preconceito. Para ele, a descrição do sabor que vem no rótulo da garrafa não faz qualquer sentido. Não consegue diferenciar um Sangue De Boi de um Marcus James.

Num perfume, coloca-se o cheiro na página de uma revista! O interessado dá uma fungada no papel e gosta, desgosta ou espirra, mas há quem nem perceba o perfume! Será que alguém espirra lendo a descrição de um cheiro? Num vinho, não dá para por o sabor no rótulo para a pessoa lamber antes de comprar a garrafa, por isso precisa de uma descrição.

O objetivo do vídeo é deixar a decisão a cargo do espectador, como um cheiro na página de uma revista. Nenhum dos envolvidos na gravação do vídeo tem ouvido absoluto ou formação musical adequada para poder descrever com exatidão o que ouviu, como um enólogo faria com um vinho. Apesar disso, todos conseguiram perceber as diferenças de sonoridade, como se distingue um Merlot de um Cabernet. Mesmo assim, manifestar nossa opinião seria, no mínimo, pretencioso.

No vídeo, o som está escancarado! Para quem nota a diferença, nenhuma descrição é necessária. Para que não nota, nenhuma será suficiente.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Alex Frias em 20 de Abril de 2014, as 10:18:11
Eu acho que, pra quem não percebe diferença, não deveria ir atrás de quem percebe (ou acha que percebe), sinceramente, por querer apenas fazer parte do clube dos "bacanas".

Se não percebe diferença, ponha a válvula mais barata e seja feliz!

Aliás, procure experimentar um amplificador Solid State de boa qualidade e ver se ele não é tão satisfatório (ou até soe melhor) para as suas necessidades de guitarrista! Pois o SS sempre sairá mais barato, menos complicado, mais resistente e mais consistente que um valvulado.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 20 de Abril de 2014, as 10:33:04
Alex

Você está coberto de razão!

Não existem "bacanas"! Existem os que vão comprar o equipamento de forma consciente e os que serão extorquidos pelos vendedores por desconhecer o que estão comprando.

Se você percebeu uma diferença no som das válvulas e acha que vale a pena trocar as tuas, então invista na que te agradou sem se importar que no fórum A disseram que a válvula X é superior à Y. Se não notou, não caia na conversa de a válvula Z vai fazer seu som virar um espetáculo. Se não distingue um valvulado de um transistorizado, compre o transistorizado.

O vinho que eu gosto de beber é, por coincidência, um dos mais baratos da loja onde compro. Nem por isso deixo de me sentir bem com ele.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Alex Frias em 21 de Abril de 2014, as 00:32:56
Eu sou preciosista, chato mesmo, mas apenas com o que me importa.

No final o que deve prevalecer é um mínimo de bom senso, como colocou o Eduardo!


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Patines em 21 de Abril de 2014, as 19:07:07
...Não consegue diferenciar um Sangue De Boi de um Marcus James.

Pela dor de cabeça no outro dia não se consegue saber a diferença!  Desculpem, não pude resistir...  Um bom vinho de garrafão e orgânico é o melhor.

Saúde e amor!


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: betoknigth em 01 de Maio de 2014, as 17:17:49
Talvez este video da amplified parts possa ajudar um pouco também...

https://www.youtube.com/watch?v=ATmi6xMV4bA (https://www.youtube.com/watch?v=ATmi6xMV4bA)


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: betoknigth em 05 de Junho de 2014, as 19:28:49
...Isso tudo, trocando apenas 1 única válvula!

É isso mesmo! Embora todos os fabricantes divulguem a mesma família de curvas, chupadas desavergonhadamente das fichas técnicas da Philips e RCA, é óbvio e eletrodos com formatos tão distintos não podem responder da mesma forma em toda gama de frequências. Além disso, no caso da guitarra, o amplificador é parte integrante do instrumento e qualquer alteração nele causa efeitos no som.

Vários clientes da Altana Tubes dizem preferir as Electro Harmonix por serem mais "coloridas" que as Sovtek. Seu relato vem em linha com isso e reforça a questão de gosto do freguês.

O que me deixa mais contente é que este tipo de coisa só se pode fazer com válvulas! Vai ser muito difícil você ver coisa parecida feita com transistores! Já pensou? Ensaio comparativo do som dos TIP41/TIP42 da Fairshild, Texas, Toshiba... :D

Uma "Mullard reissue" por R$ 133,34 tem que mostrar serviço, mas duvido que mostre.

Primeiramente é importante dizer que este preço indescente das Mullard Reissue são no grosso imposto e taxas aduaneiras. Pior que chegaram com o dólar em pico de alta. Além disso a New Sensor está inflacionando muito as válvulas com as marcas que eles compraram. Francamente eu tenho vergonha de ter de cobrar isso pela peça. São boas? Sim, elas são. Tão boas como as originais? Não sei. Se eu tivesse 3 Mullard NOS, poderia fazer o teste.

Abraços

Eduardo




Claro .. link não ajuda na análise sonora... mas a parte construtiva fica 100%... como o Eduardo disse, o projeto é o "mesmo"... ou no minimo muito semelhante...

http://www.marshallforum.com/marshall-amps/31194-mullard-reissue-vs-original-physical-comparison.html


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: Eduardo em 07 de Junho de 2014, as 09:20:42
Isso só vem reforçar minha opinião de que a New Sensor é uma firma mais comprometida com seus lucros que com sua ética. De Mullard, as Mullard Reissue só tem o logotipo.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: betoknigth em 23 de Agosto de 2014, as 12:55:29
https://www.youtube.com/watch?v=EE9Fi4Vr-eE (https://www.youtube.com/watch?v=EE9Fi4Vr-eE)

impressão minha ou a JJ é a que mais destoa do conjunto...


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: felix em 23 de Agosto de 2014, as 13:41:40
Nesse caso as JJ não estão boas, estão abrindo o bico muito cedo.
Nos próprios comentários do vídeo a galera comenta.

Para mim a válvula nova que soou mais próxima as válvulas vintage foi a Shuguang.


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: hgamal em 24 de Agosto de 2014, as 15:09:48
EU gostei da forma que ele exibiu e abordou, direto ao assunto. Não ando com muito saco de ouvir blá blá blá (meu nome é ..., esto aqui para...)

Outra coisa legal é que ele usou a a técnica de "re-amp", ou seja ele gravou o material e tocou sobre o amp com a válvula!

Mas acho que tem algo errado, achei a JJ ruim demais, isto está longe da minha experiência pessoal!


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: visioncb em 24 de Agosto de 2014, as 18:25:57
...Mas acho que tem algo errado, achei a JJ ruim demais, isto está longe da minha experiência pessoal!

Exatamente! No vídeo está bem diferente dos testes que fiz aqui em casa..


Título: Re: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800
Enviado por: jplavareda em 26 de Agosto de 2014, as 14:14:03
Por incrível que pareça, a que melhor soou pra mim foram as chinesas. Gostaria de saber mais sobre a durabilidade destas válvulas em um combo (resistëncia à vibraçao) e o tempo de vida útil. Obrigado, Eduardo, por dispor do seu tempo pra fazer o video.


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