Título: Falante 4ohms X amplificador 8 ohms Enviado por: Finck em 31 de Março de 2014, as 20:32:52 Aos especialistas em valvulados:
Eu sei o que acontece num amplificador SS quando se liga cargas abaixo do recomendado. Mas em um valvulado, o que poderia ocorrer se eu ligar uma caixa de 4 ohms num amplificador cujo fabricante especifica "carga mínima de 8 ohms"? Estamos falando especificamente de um SE com 6V6GT na saída. Lembro de ter lido em algum lugar que não acontece nada de muito grave, mas antes de fazer a experiência prática eu queria ter certeza... Título: Re: Falante 4ohms X amplificador 8 ohms Enviado por: xformer em 31 de Março de 2014, as 21:15:22 A carga refletida pelo alto-falante no primário do transformador vai cair pela metade, fazendo com que a reta de carga (na verdade é uma elipse, por causa da natureza reativa da carga) fique bem mais inclinada na vertical, o que se traduz em menor excursão do sinal na placa em função do sinal na grade. Ou seja, menor ganho e menor potência. A carga do primário geralmente é escolhida para se obter o máximo de potência com melhor linearidade possível. Ao se alterar essa carga, ela deixa de ser otimizada. Consequência em curtos períodos de operação podem não ser graves, entretanto dependendo das condições, o ponto de operação pode ficar acima da curva de limitação de potência e portanto estragar a válvula se mantido por longo tempo.
Há que se lembrar também que para um alto-falante único e sem crossovers (caso das caixas acústicas com impedância mais normalizada em função da frequência), a impedância varia muito de acordo com a frequência do sinal amplificado. A vantagem é que como a válvula pentodo de saída se comporta mais ou menos como um gerador de corrente, uma variação moderada na carga imposta pelo primário tem consequência diferente (aumento da impedância aumenta a potência) do comportamento de um estágio de saída transistorizado (que se comporta como fonte de tensão onde aumento de impedância da carga = menos potência de saída). Título: Re: Falante 4ohms X amplificador 8 ohms Enviado por: Finck em 31 de Março de 2014, as 21:54:20 Entendido (e já agradecido!), mas...
Consequência em curtos períodos de operação podem não ser graves, entretanto dependendo das condições, o ponto de operação pode ficar acima da curva de limitação de potência e portanto estragar a válvula se mantido por longo tempo. Posto que eu sou totalmente leigo no quesito "válvulas", como faço para descobrir se as condições descritas no meu post se enquadram na categoria das que "podem levar o ponto de operação acima da curva de limitação de potência"? Título: Re: Falante 4ohms X amplificador 8 ohms Enviado por: Eduardo em 31 de Março de 2014, as 22:03:55 Posto que eu sou totalmente leigo no quesito "válvulas", como faço para descobrir se as condições descritas no meu post se enquadram na categoria das que "podem levar o ponto de operação acima da curva de limitação de potência"? Nem que não fosse leigo, só conseguiria descobrir depois de instrumentar o amplificador e analisar com bastante critério. Na dúvida, faça o que o fabricante manda! Título: Re: Falante 4ohms X amplificador 8 ohms Enviado por: xformer em 31 de Março de 2014, as 22:18:16 Uma carga (pra simplificar, resistiva) representa uma reta de carga naquele gráfico de curvas características de grade, com tensão de placa no eixo x e corrente de placa no eixo y. A inclinação da reta depende da carga (mais impedância, a reta é mais deitada, menos impedância a reta é mais inclinada). A tensão de grade ajusta uma certa corrente de placa de acordo com a tensão de placa e a reta de carga. Esse ponto de intersecção é o ponto quiescente, que deve estar abaixo da curva de máxima potência (uma hipérbole que desce da esquerda para a direita). Se com a mudança de carga, o ponto quiescente (corrente de placa x tensão de placa) ficar acima da hipérbole, a válvula estará dissipando potência acima da máxima recomendada.
Título: Re: Falante 4ohms X amplificador 8 ohms Enviado por: Finck em 01 de Abril de 2014, as 10:10:20 Bem, então eu vou ter que me conformar com os 8ohms...
|