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Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: rick em 03 de Março de 2014, as 15:01:24



Título: bobina automotiva em amplificador...duvidas
Enviado por: rick em 03 de Março de 2014, as 15:01:24
dei uma olhada nisso e ficou a duvida isso presta? http://www.allaboutcircuits.com/vol_6/chpt_5/19.html


Título: Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
Enviado por: Jupterra em 03 de Março de 2014, as 20:22:36
rick.

Pelo que entendi no artigo, esta montagem é de um "pré amplificador".
Na descrição o autor diz usar uma fonte de sinal (rádio automotivo).
Muito estranho um pré servir de amplificador... parece mais uma viajem na maionese.
Creio que teremos informações complementares do pessoal que tem conhecimento profundo sobre valvulados.

Abraços, cara.


Título: Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
Enviado por: Matec em 03 de Março de 2014, as 20:27:51
Provavelmente esse arranjo funcione. Possivelmente funcione mal.
Existem sistemas de qualidade com menos custo e melhor desempenho.
Vale pela curiosidade, mas é só. :-)

Existe o perigo iminente de choque elétrico no fio do falante, já que ele não está isolado da fonte de alta tensão... )>|

Abs


Título: Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
Enviado por: blackcorvo em 03 de Março de 2014, as 22:48:09
Pode até funcionar, mas deve sem bem fraquinho. A corrente passando pelo falante será bem baixa, sem falar do risco de choque.

Um transformador de saída é mais apropriado porque ele vai converter a corrente baixa e tensão alta que vão pra válvula pra corrente alta e tensão baixa (que casam melhor com a baixa impedância de um alto-falante), e como consequência, se obtém melhor performance.


Título: Re: bobina automotiva em amplificador...duvidas
Enviado por: Finck em 04 de Março de 2014, as 12:01:12
Mas a bobina de ignição É um transformador. Recebe pulsos de 12V do módulo de ignição ou do platinado (dependendo do veículo), e os eleva para 12kV (ou mais) que, enviados às velas de ignição, geram as faíscas (centelhamento).

No caso, o moço montou a bobina invertida, fazendo com que ela se comporte com um transformador de saída, casando impedância com o falante. O uso da bobina de ignição, que tem uma relação de espiras (e portanto uma relação de impedâncias) absurda, deve-se ao fato da impedância das 12A_7 ser bem alta. Só não me agrada o fato de que a bobina tem o primário e o secundário conectados, como um autotransformador. Imagino que realmente haja risco de choque...

Usando válvulas mais adequadas para etapa de potência, o experimento pode ser repetido, com resultados melhores. Neste caso, um transformador de fonte dá conta do recado, desde que tenha relação adequada. Aliás, tem quem realmente faça isso, e com qualidade que não chega a ser deplorável... Eu mesmo cheguei a testar um transformador 127/9V no meu Baby Wonder, e funcionou (não ficou tão bom, e perdeu potência, mas funcionou).


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