Título: Válvulas de power EL34 Enviado por: Electric Effects em 22 de Fevereiro de 2014, as 22:59:14 Pessoal, comprarei 2 válvulas de power EL34 e tem uma opção de comprá-las casadas, qual é a vantagem em relação a outras 2 "divorciadas"?
Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2014, as 07:27:37 Nos amplificadores com etapa de saída push-pull normalmente se deseja que as duas válvulas conduzam igualmente em posição de repouso (a corrente quiescente) de forma que haja um cancelamento das correntes opostas em cada metade do enrolamento primário.
Se a polarização das válvulas for por resistor de catodo único (os dois catodos forem ligados a um único resistor aterrado) ou com polarização fixa única (um trimpot só que ajusta a tensão de grade negativa para as duas válvulas) pra obter esse cancelamento, as válvulas precisam ser o mais iguais possível. Se houver polarização fixa com um trimpot de ajuste para cada válvula, então dá pra ajustar esse balanceamento das correntes no primário sem que as válvulas sejam casadas. Veja que mesmo que o vendedor anuncie que as válvulas sejam casadas, esse casamento não é perfeito e só é válido para um determinado ponto ou tensão de operação, podendo haver o descasamento em outra condição de trabalho (que seja diferente da condição para o qual ele fez o casamento/seleção das válvulas). Se você não se importar com o balanceamento perfeito e permitir uma distorção devido ao descasamento, não precisa pagar mais caro pelas válvulas casadas. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Codorna em 23 de Fevereiro de 2014, as 08:46:54 Se você não se importar com o balanceamento perfeito e permitir uma distorção devido ao descasamento, não precisa pagar mais caro pelas válvulas casadas. Essa é uma dúvida minha também. Então o efeito do não casamento é um som mais distorcido? Sou 100% leigo porque comprei meu primeiro amplificador valvulado há mais ou menos 1 mês. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2014, as 08:58:19 Essa é uma dúvida minha também. Então o efeito do não casamento é um som mais distorcido? Sou 100% leigo porque comprei meu primeiro amplificador valvulado há mais ou menos 1 mês. Veja mais explicações em: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=725.msg130099#msg130099 Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: bossman em 23 de Fevereiro de 2014, as 13:27:19 ...Se você não se importar com o balanceamento perfeito e permitir uma distorção devido ao descasamento... Essa distorção seria a distorção de crossover? Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2014, as 17:09:23 Essa distorção seria a distorção de crossover? A distorção por crossover ocorre em amplificadores classe B, na transição entre o início da atuação de uma válvula (ou transistor) e desligamento da outra e portanto haveria polarização da grade pra deixar as válvulas em corte no repouso. Como se usa mais classe AB para essa aplicação, então não há esse problema do crossover. A distorção a que me refiro seria de assimetria na condução das válvulas, onde uma válvula poderia, por exemplo, entrar em saturação com uma tensão na grade menor do que na outra, ou como haverá desbalanceamento nas correntes e permanecerá uma corrente DC no primário, a magnetização do núcleo cria distorção de ordem ímpar. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Ferro_Velho em 23 de Fevereiro de 2014, as 17:19:12 Eu já li que vávulas não casadas vão "se casando" com o uso.
Como se dá isso X? Abraço. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2014, as 17:23:10 Não sei, nunca li nada sobre esse efeito. Só se com o tempo (muito tempo) a capacidade de emissão delas vai diminuindo e no final bem fraquinhas elas fiquem parecidas ,i.e. emissão zero, ai ficam casadas, nesse caso nem a morte as separa, ao contrário, as une. :D
Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Ledod em 23 de Fevereiro de 2014, as 18:38:24 Parece-me que com o uso, a válvula que conduz mais acaba se desgastando mais rápido que a válvula que conduz menos.
Ao se desgastar, passa a conduzir menos também, "igualando" ao seu par. Não sei até que ponto isso é verdade, até porque nunca via alguém que tenha mensurado esse efeito do desgaste maior de umas das duas válvulas durante sua vida útil. Se o descasamento for muito acentuado, talvez nem dentro da vida útil das mesmas pode ser que elas voltem a se unir (é, acontece na vida real também... rs). Um abraço! Eduardo Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Codorna em 24 de Fevereiro de 2014, as 11:50:23 Veja mais explicações em: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=725.msg130099#msg130099 Uai cara! Você deu uma baita aula naquele post. Parabéns! Infelizmente meu nível de conhecimento sobre válvulas ainda é praticamente nulo, então eu boiei na maioria do que foi discutido no tópico em questão por estar um pouco avançado pra mim. De qualquer forma foi ótimo para dar algumas diretrizes sobre várias coisas nesse assunto. Acho que seria mais justo, de acordo com meu nível de conhecimento e pretensões de curto prazo, perguntar: na substituição de válvula(s) queimada(s) em um Classe A o que é importante se observar? Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: xformer em 24 de Fevereiro de 2014, as 12:06:14 Acho que seria mais justo, de acordo com meu nível de conhecimento e pretensões de curto prazo, perguntar: na substituição de válvula(s) queimada(s) em um Classe A o que é importante se observar? Pergunta estranha ... Se a válvula está queimada, apenas troque por outra igual que esteja funcionando. Em classe A single ended, ninguém se preocupa com casamento (geralmente é uma válvula só, solteira, a menos que haja duas em paralelo) e com a polarização (normalmente se usa bias automático). Difícil achar um amplificador de guitarra com PP trabalhando em classe A, porque se perde muita eficiência. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Guilherme em 24 de Fevereiro de 2014, as 20:54:41 Não é necessário selecionar/casar igual faz a Mesa Boogie, afinal eles são insuperáveis nesse ramo, mas uma casadinha entre pares e quartetos de saída em amps AB1 é igual canja de galinha: não faz mal a ninguém.
Ainda mais se o transformador de saída for desequilibrado no primario, como é muito comum. Por isso e´bom adquirir pares razoavelmente casados. O artificio de se usar dois trimpots para ajustar individualmente o Bias de cada válvula deve ser encarado com reservas. Esse artificio permite apenas um ajuste fino, de dezenas de milivolts, entre cada válvula. Não serve para compensar pares altamente descasados. Isso é importante ressaltar. Distorção por crossover é inerente aos estágios Classe B e não aos amplificadores Classe B. Existem amps Classe B que não revelam nenhuma distorção por crossover, basta polariza-los corretamente. Dentre os amps que comentamos nesse Fórum, dificilmente encontraremos algum Classe B. Logo essa preocupação não faz muito sentido. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: nene_guitar em 11 de Abril de 2014, as 09:37:59 bom dia!! queria saber em relação as marcas!
Electro-Harmonix, Mullard, Svetlana, Sovtek, alem das TungSol e Shu gang! na opinião dos amigos qual delas é melhor? :tup. muito obrigado Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Electric Effects em 11 de Abril de 2014, as 10:09:40 https://tubedepot.com/tube-comparison-tool
Nesse link fizeram uma comparação entre as válvulas de pré, ainda não fizeram com as de power. Mas se nesse mesmo site olhar por exemplo nas válvulas da EHX de power vai ter uma breve descrição, no meu ampli eu escolhi as da EHX de power pois as JJ Tesla constavam o detalhe de que não tinham uma boa resposta em graves, era mais ardida parece... Abraços. Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: bossman em 11 de Abril de 2014, as 11:12:08 Entre essas marcas que você escreveu ai acho que a melhor delas ainda é a Svetlana (winged C).
Título: Re: Válvulas de power EL34 Enviado por: Guilherme em 11 de Abril de 2014, as 20:08:33 Citar bom dia!! queria saber em relação as marcas! Electro-Harmonix, Mullard, Svetlana, Sovtek, alem das TungSol e Shu gang! na opinião dos amigos qual delas é melhor? É claro que é a Mullard, mas um parzinho dessas, NOS-NIB de procedência garantida e vendedor confiavel, custa 800 contos. Esse foi o valor, segundo alguns bem em conta, que um cliente meu pagou. É bom lembrar que Mullard e Tung-Sol, nos dias atuais, são apenas marcas que não tem nada de similar aos produtos originais. :tup Em termos de EL34, quem puder comprar RSD ou Svetlana "C", deve-se sentir feliz e satisfeito, porque estão caras pra caramba e vão ficar mais ainda. |