Título: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: saul britto em 26 de Janeiro de 2014, as 22:31:03 Esse garôto (garoto) enche qualquer um de orgulho,vejam só: http://www.youtube.com/watch?v=IVqSn-kgw98 Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: tjeffects em 27 de Janeiro de 2014, as 20:57:02 Eu ja assisti alguns vídeos desse canal, são muito bons mesmo
Recomendo!!! :tup Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: saul britto em 28 de Janeiro de 2014, as 00:42:08 O garoto manda bala com gosto _
Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: xformer em 28 de Janeiro de 2014, as 07:06:03 Apesar do entendimento do funcionamento do espelho de corrente não ser difícil, faltou ele dizer que na prática o espelho de corrente não funciona muito bem. Existe uma equação chamada de Ebers-Moll que representa o comportamento da corrente de coletor em função da tensão Vbe e da temperatura. Nela pode-se perceber que pequenas variações nessas duas variáveis levam a uma considerável variação em Ic. Dessa forma, se os dois transistores não forem muito bem casados (isto é, tenham a mesma Ic com mesma Vbe), a corrente programada num transistor não vai ser espelhada na corrente do outro. Fatalmente um transistor vai conduzir mais que o outro (10 a 15% por exemplo) e vai ficar mais quente que o outro (isso leva a mais diferença pelo efeito temperatura). O ideal seria que os transistores sejam casados e grudados fisicamente pra ter a mesma temperatura (condições que só se encontram nos cis) pra funcionar melhor, e dificilmente conseguida com transistores discretos (ele cita apenas que os transistores precisam ser iguais pra funcionar o espelho de corrente). Essa ressalva poderia ser dita em 30 s dentro dos 9 min da apresentação.
Apesar de tudo, o apresentador fala muito bem mesmo (tirando os "seje" que ele solta de vez em quando). Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: biglouis em 28 de Janeiro de 2014, as 18:11:10 O "seje" me sangrou os ouvidos.
Mas gostei do vídeo, o canal tem muita coisa boa. Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: saul britto em 28 de Janeiro de 2014, as 19:43:51 Ele tem mérito,devido ao fato da maioria dos bons que se propõem a isso, estarem falando ingles e nem todo mundo saca ingles!
Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: xformer em 28 de Janeiro de 2014, as 21:43:44 Ele tem mérito,devido ao fato da maioria dos bons que se propõem a isso, estarem falando ingles e nem todo mundo saca ingles! Concordo que ele(s) tem mérito(s) sim, pois é um grupo que faz isso, e bem feito. Olhando pra lista de aulas, a maioria é sobre circuitos e eletrônica digital e arduino. Algumas aulas sobre instrumentação e mecatrônica (principalmente acionamento de motores) o que demonstra a forte tendência para essa área (e não tanto para áudio). Ele subiu muito no meu conceito ao dizer incisivamente sobre o erro de se dizer potência rms (na aula sobre rms) no lugar de potência média. Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: Patines em 29 de Janeiro de 2014, as 10:33:44 Parece coisa de guri de faculdade. Muito boa explicação, só esqueceu de dizer que não funciona! Imagina a frustração de outro guri aprendendo e maldizendo até a mãe do "garoto teórico".
Veja o espelho de corrente que funciona, alguém por aí desenhou: (http://www.tubecad.com/2012/10/01/Current%20Mirror%20NPN.png) Os transitores funcionam melhor na mesma faixa de HFE, mas mesmo que varie o HFE, vai funcionar. Abraços, Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: xformer em 29 de Janeiro de 2014, as 10:42:23 Parece coisa de guri de faculdade. Muito boa explicação, só esqueceu de dizer que não funciona! Imagina a frustração de outro guri aprendendo e maldizendo até a mãe do "garoto teórico". Ele diz que é estudante de engenharia elétrica na PUC-RS. Às vezes só aprendem na teoria e não tem uma aula de laboratório pra montar e medir o circuito na prática. Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: saul britto em 29 de Janeiro de 2014, as 14:19:50 Sei não...Para minha pessoa esse garoto está muito bem encaminhado e sua boa vontade é louvável,todos sabem que nem sempre o que está no papel funciona na prática,quando funciona é com ajustes!No geral ele vai bem.
Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: xformer em 30 de Janeiro de 2014, as 18:11:32 Eu estava em um outro fórum que participo e vi uma mensagem de um membro (Gregory - no ASM51) dizendo que havia gravado um vídeo com recomendações de livros técnicos. Cliquei no link e quem aparece ?
https://www.youtube.com/watch?v=Ufn47yHQP8w&feature=youtu.be Bom, pelo menos eu concordo com alguns livros que ele citou (principalmente porque um autor é um amigo meu - Fábio Pereira e outro livro de meu professor Rômulo), entre os quais ele cita o "The Art Of Electronics" como indispensável (concordo 110%, ele é a bíblia da eletrônica - nesse livro tem a explicação do problema do espelho de corrente e a solução para o problema - acho que ele não leu). O estranho é que ele diz que não gostou de alguns livros e mesmo assim os apresenta no vídeo. Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: felix em 30 de Janeiro de 2014, as 18:54:28 Achei meio Felipe Neto né, principalmente esse último vídeo que o xformer postou.
Mas se é feito para ajudar está valendo. É a nova comunicação da juventude, é bom que estimula os jovens. :D Mas eu ainda prefiro telecurso 2000 >>(: Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: Matec em 30 de Janeiro de 2014, as 19:46:03 Aí pessoal da matemática!
Uma questão técnica: )>| Na parte do espelho de corrente só se falou em correntes espelhadas mesmo, a entrada igual á de saída. Porém, se no caso do circuito apresentado pelo Patines, o resistor do segundo transístor for dez vezes menor, é lógico pensar que a corrente será dez vezes maior nesse segundo transístor?.(Dependendo do HFE é claro!) Se isso for correto, pode-se considerar o circuito um amplificador de corrente? O rapaz do vídeo me parece uma celebridade teen. Tomara que não tropece na fama. Nossas terras precisam de pessoas com amplos conhecimentos Boa sorte a ele. [beer2] Abs Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: Patines em 30 de Janeiro de 2014, as 20:02:08 Aí pessoal da matemática! Mas sim. O caso que tu propôs é o caso geral do transistor: amplificador de corrente. O espelho de corrente nada mais é do que um multiplicador de corrente de ganho unitário. Por outro lado, também se pode espelhar corrente menor do que a corrente na base.Uma questão técnica: )>| Na parte do espelho de corrente só se falou em correntes espelhadas mesmo, a entrada igual á de saída. Porém, se no caso do circuito apresentado pelo Patines, o resistor do segundo transístor for dez vezes menor, é lógico pensar que a corrente será dez vezes maior nesse segundo transístor?.(Dependendo do HFE é claro!) Se isso for correto, pode-se considerar o circuito um amplificador de corrente? Abraços, Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: Ledod em 30 de Janeiro de 2014, as 20:56:00 Espelhos de corrente são muito utilizados para polarizar transistores em circuitos integrados.
A vantagem é que fabricar um resistor no silício exige uma área muito grande da pastilha (devido a dissipação de potência/resistência). Utilizando espelhos de corrente podemos, ao alterar a largura do canal nos FET's e MOSFET's que são muito menores que resistores, polarizar os transistores de n estágios do CI com as correntes necessárias ao funcionamento, necessitando de apenas uma referência de corrente para todos (ao invés de n resistores enormes!) Um abraço! Eduardo Título: Re: Conheçam o canal all eletronics é de dar orgulho! Enviado por: Patines em 30 de Janeiro de 2014, as 21:11:13 Reconheço que para CIs pode ser vantajoso. Mas no mundo real de um país que pouco CI fabrica, acho que os dois lados da moeda poderiam ser explicitados:
a) Sem resistor para CI; b) com resistor para discreto. |