Título: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: saul britto em 24 de Janeiro de 2014, as 20:50:28 Como todos nós sabemos; o passar dos elétrons através dos condutores gera CALOR,até aí nada novo.A idéia está justo na simplicidade da natureza da coisa:
Calor,corrente e tudo que envolve o funcionamento de um circuito,que ferramenta seria essa? Simples um termômetro com mira a laser... Isso mesmo! Aí você pode dizer ahhhh que bobagem se o circuito é estranho não tenho esquema como vou saber se o componente está aquecendo fora do seu padrão? Sabe sim,é só ver a sua referencia e baixar o seu datasheet,se for um fabricante de vergonha la vai estar todas as características mecanicas,elétricas e tals. Se tu pegas um CI que suporta ate 120 graus de temperatura e o termometro esta mostrando o dito cujo com temperatura de 150 graus... Tem algo errado ou não? Bem,isso é apenas mais uma forma de ajudar os amigos nos diagnósticos a "quente",não se propõe a ser o milagre do século,nem nada extraordinário é até uma coisa óbvia,mas tem hora que a gente não lembra certos conceitos e apela para coisas caras como é o caso de gente que compra aquelas cameras caríssimas de infravermelho,já que eu não posso comprar uma por 10k reais,resolvi apelar para um tabajara e que se mostrou muy eficiente. Espero ter ajudado de alguma forma. Abração. ----- Outra coisa: O amigo poderá até fazer uma anotação das temperaturas dos CI ou transistores que lhe interesse,para efeito de um outro evento com mesmo circuito. Qualquer anormalidade, você já terá uma pista. Título: Re: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: xformer em 24 de Janeiro de 2014, as 21:27:48 Esse método serve pra saber se o componente está com aquecimento fora do normal, mas mesmo assim tem algumas dificuldades.
Normalmente esses termômetros infravermelhos medem a radiação infravermelha emitida pelo corpo aquecido. Mas o termômetro é calibrado para medir corpos negros e vai ter uma variação grande ao captar a radiação emitida por um componente de outra cor ou metálico brilhante (e.g. o dissipador de alumínio). Depois, ele capta a radiação de uma região e não a temperatura pontual de um componente (os limites de temperatura de um semicondutor por exemplo, são na junção, ou seja no semicondutor interno ao encapsulamento, quando na verdade se medirá a temperatura na superfície do encapsulamento - case). Teria que colar uma etiqueta adesiva preta fosca nos componentes a serem medidos (esse é o procedimento que tem no manual do meu termômetro IR). Nos processadores de computador, essa medição de temperatura é feita por um sensor de temperatura embutido na carcaça do processador e mesmo as medições externas são feitas com pequenos termopares colados à carcaça. Assim devido ao conjunto de refrigeração (dissipador + ventoinha) fica impossibilitado de se medir a temperatura através de um termômetro IR). O mesmo pode acontecer nos cis amplificadores/reguladores ou transistores com dissipadores e impossibilitar a visada do encapsulamento. E pelo mesmo motivo, não dá pra saber exatamente qual a temperatura na junção medindo a temperatura na superfície do encapsulamento ou do dissipador. Apenas dá pra ter uma estimativa. Título: Re: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: saul britto em 24 de Janeiro de 2014, as 21:50:12 Como eu disse Xformer> Não se propõe a ser um milagre nem nada "extraordinário",mas que poderá ser de utilidade,mesmo diante das limitações (Que todo equipamento de teste tem) ex: Um transistor sendo refrigerado por um dissipador de aluminio mesmo nao sendo um corpo negro,trabalha normalmente com uma temperatura de 100 graus e está sendo mostrada uma temperatura de 150 graus... Já dá para se ter uma ideia que tem algo muito errado,mesmo com todas as limitações,alem do mais a grande maioria dos CI tem corpo coberto com material negro,pelo menos nesses aí já é uma mão na roda,creio eu.
----- E com essa da etiqueta que eu nem sabia,melhor ainda! kkkkkkkkkkkkkk. Título: Re: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: xformer em 25 de Janeiro de 2014, as 08:07:23 E com essa da etiqueta que eu nem sabia,melhor ainda! kkkkkkkkkkkkkk. Pois é Saul, o índice de emissividade da radiação varia muito com a característica da superfície do corpo irradiador (o meu termômetro IR é antigo e não tem ajuste pra corrigir a emissividade, os mais novos já tem) : Superfície Emissividade Alumínio polido 0.05 Cobre polidor 0.07 Folha de aço prensada 0.66 Cobre oxidado 0.70 Alumínio anodizado preto 0.70 - 0.90 Esmalte preto 0.85 - 0.91 Verniz escuro 0.89 - 0.93 Tinta óleo preta 0.92 - 0.96 Corpo negro ideal 1.00 fonte: http://sound.westhost.com/heatsinks.htm (ótimo artigo pra entender como funciona a transferência de calor do componente para o ambiente) Pela tabela dá pra perceber o erro que pode ter a medição de temperatura num dissipador de alumínio brilhante se não houver a correção. Mesmo o epóxi escuro dos encapsulamentos de cis e transistores deve ter um índice de emissividade diferente (e saber qual a emissividade deles é uma dúvida). Assim mesmo apontando e medindo seja no dissipador ou na carcaça do componente, dentro dele na pastilha de silício, vai sempre estar mais quente. E se você medir 150 graus no dissipador (improvável pois o componente já teria pifado), teria que estar muito mais quente dentro do componente. Nem adianta ter uma tabela com a temperatura externa ao componente, pois isso vai depender de uma série de fatores (temperatura ambiente, grau de ventilação, capacidade térmica do dissipador, potência dissipada naquele momento e num período, o tempo em que já estava funcionando, etc). Daria apenas pra ter uma ideia se está funcionando quente ou frio, substituindo o dedo (não precisa mais queimar o dedo) pra ter essa ideia. Agora ter uma precisão não dá. Título: Re: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: saul britto em 25 de Janeiro de 2014, as 16:09:37 Mas creio que,você tendo uma tabela com anotações de um circuito conhecido,naturalmente verá diferenças
Essa idéia não se destina a medida de alta precisão (O que seria o ideal) mas como estamos expondo a idéia e sua limitações poderá nascer daí melhoramentos,quem sabe... Veja que estamos no contexto de: Ferramentas e "gambiarras" kkkkkkkkkkkkkkkk. Título: Re: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: xformer em 25 de Janeiro de 2014, as 18:00:44 Claro, um instrumento e ideia a mais pra fazer uma medição e ajudar na resolução de um problema sempre são bem vindos. Ainda mais se for pra não ter que queimar o dedo ao encostá-lo em alguma parte do circuito, nesse caso não tem nem o que questionar. Eu mesmo uso meu termômetro pra isso (na verdade eu comprei pra medir a temperatura de motores de carrinhos de controle remoto a combustão).
Título: Re: Uma simples ferramenta que pode ajudar em muito,vejam: Enviado por: saul britto em 25 de Janeiro de 2014, as 20:35:01 E até mesmo choques! Que volta e meia alguem esquece que está indevidamente calçado para tais coisas e tem uma desagradável surpresa,como ue mesmo já tive várias.
|