Título: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 17 de Janeiro de 2014, as 09:37:30 Sempre achei que a Gibson tinha um pouco de raiva dos canhotos por causa dos preços (talvez em razão do Hendrix ter vendido tanta Fender). Ontem comprei minha primeira Gibson, uma special tribute 60 SG. Quando chegou a guitarra notei que todos os controles (potenciometros) foram feitos para guitarra destro. Como comprei usado, achei que o cara tinha feito uma gambiarra. Fui pesquisar e descobri que a guita é assim mesmo. Que coisa absurda, nem as Epiphones vem assim. O pior é que os pots de tone são 500kA, assim, tive que comprar dois pots 500k reverse log para por no lugar, e o pior, a gibson não vende esses pots, tive que comprar CTS.
To pensando em processar a Gibson por discriminação. Bom, tirando isso a guita é sensacional, a tocabilidade dela é a melhor das guitas que já experimentei, o timbre é lindo. Só fiquei com uma duvida quanto a altura dos captadores, são dois p90, para que o volume fique equivalente entre os captadores, o da ponte tem que ficar muito proximo das cordas e o do braço quase grudado no corpo, é assim mesmo com os p90? To acostumado com humbuckers e a diferença não é tão grande. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: hgamal em 17 de Janeiro de 2014, as 10:45:56 não sabia que, para canhotos, o pot devia ser invertido... interessante e está anotado! (as pessoas mais importantes da minha vida são canhotas)
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: blackcorvo em 17 de Janeiro de 2014, as 11:03:14 Só fiquei com uma duvida quanto a altura dos captadores, são dois p90, para que o volume fique equivalente entre os captadores, o da ponte tem que ficar muito proximo das cordas e o do braço quase grudado no corpo, é assim mesmo com os p90? To acostumado com humbuckers e a diferença não é tão grande. Dá uma medida na resistência desses P90. A diferença normalmente é pouca (8k pro do braço e 9k pro da ponte), então não deveria ser tão drástica a mudança do volume. Eu tenho uma Goldtop da Vintage com P90 e não tem quase diferença nenhuma no volume de um captador pro outro. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: felix em 17 de Janeiro de 2014, as 11:16:14 não sabia que, para canhotos, o pot devia ser invertido... interessante e está anotado! (as pessoas mais importantes da minha vida são canhotas) Será que pedal de canhoto tem os pots invertidos também? :D Pelo menos os jacks teriam que ser, já que a guita fica mais para esquerda... ^-^ Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: EddieTavares em 17 de Janeiro de 2014, as 11:52:28 Só fiquei com uma duvida quanto a altura dos captadores, são dois p90, para que o volume fique equivalente entre os captadores, o da ponte tem que ficar muito proximo das cordas e o do braço quase grudado no corpo, é assim mesmo com os p90? To acostumado com humbuckers e a diferença não é tão grande. A guitarra SG tem a inclinação no braço mas não é archtop, os p90 não se usa molduras, além disso são menos largos que os humbuckers, esses fatores contribuem pra que se a impressão de que o cap da ponte esta muito mais elevado que o do braço, mas acredito que comparando com outras guitarras com humbuckers, a proximidade vai estar bem próxima do aceitável. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Alex Frias em 17 de Janeiro de 2014, as 11:54:32 Eddie, há uma boa diferença em distância mesmo entre as cordas e o pickup.
Os P-90 dessas Tribute são assim mesmo, se quiser ter esse equilíbrio tem que fazer mais ou menos isso que fez, não tem jeito! Mas de preferência sem comprometer o timbre e nem a afinação (muita proximidade). Acho difícil você conseguir processar a Gibson por isso, lá não é Brasil! E depois, pode ser que eles aleguem que são cristãos mais conservadores e fundamentalistas, e que as coisas "esquerdas" são ligadas ao "coisa ruim"....rs. Os canhotos tem sido "curados" ao longo da história numa boa, mas aí aparecem uns Hendrixes pra perurbar a ordem... fazer o que? Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: felix em 17 de Janeiro de 2014, as 12:23:03 Vade retro >d
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 17 de Janeiro de 2014, as 12:26:04 não sabia que, para canhotos, o pot devia ser invertido... interessante e está anotado! (as pessoas mais importantes da minha vida são canhotas) Infelizmente são. A vida de canhoto não é mole, e o pior, tu só descobre que o que tu vem usando não está certo quando tu vê pessoas diminuindo o volume da guitarra e limpando ela quando usam fuzz, e na tua guita o som some bruscamente antes de ficar limpo. Na realidade demorei pacas para descobrir, sempre achei que era alguma técnica voodoo que eu desconhecia. ----- não sabia que, para canhotos, o pot devia ser invertido... interessante e está anotado! (as pessoas mais importantes da minha vida são canhotas) Será que pedal de canhoto tem os pots invertidos também? :D Pelo menos os jacks teriam que ser, já que a guita fica mais para esquerda... ^-^ Olha, com o wah wah rola um problema, sempre tem que trocar ele de lugar se tu quiser cantar, porque sempre colocam proximo do microfone e preparado para ser usado com o pé direito. Nas primeiras vezes fiquei fazendo backing de lado o show inteiro, heheheh ----- Eddie, há uma boa diferença em distância mesmo entre as cordas e o pickup. Os P-90 dessas Tribute são assim mesmo, se quiser ter esse equilíbrio tem que fazer mais ou menos isso que fez, não tem jeito! Mas de preferência sem comprometer o timbre e nem a afinação (muita proximidade). Acho difícil você conseguir processar a Gibson por isso, lá não é Brasil! E depois, pode ser que eles aleguem que são cristãos mais conservadores e fundamentalistas, e que as coisas "esquerdas" são ligadas ao "coisa ruim"....rs. Os canhotos tem sido "curados" ao longo da história numa boa, mas aí aparecem uns Hendrixes pra perurbar a ordem... fazer o que? Na Espanha chegaram ao cumulo de nos chamar de zurdos, para ver se desistiamos de tentar tocar qualquer instrumento. Outro preconceito contra essa classe tão sofrida. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 17 de Março de 2015, as 09:11:14 Acabei de pegar uma Gibson Les Paul Studio. Mesma coisa, elétrica para destro. Maldita Gibson. E o pior de tudo, estou procurando potenciometro 500k reverse log long shaft e simplesmente não existe, somente existe da marca BOURNS e só vendem na loja Nacho Music, que não envia para o Brasil.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: marcioulguim em 17 de Março de 2015, as 12:09:02 Ontem comprei minha primeira Gibson, uma special tribute 60 SG. Quando chegou a guitarra notei que todos os controles (potenciometros) foram feitos para guitarra destro. Como comprei usado, achei que o cara tinha feito uma gambiarra. Fui pesquisar e descobri que a guita é assim mesmo. Que coisa absurda, nem as Epiphones vem assim. O pior é que os potenciômetros de tone são 500kA, assim, tive que comprar dois potenciômetros 500k reverse log para por no lugar, e o pior, a gibson não vende esses potenciômetros , tive que comprar CTS. To pensando em processar a Gibson por discriminação. Buenas Você deveria tê-la comprado na loja do Ned Flanders. (https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/49/59/50/49595096b2cdb6404942f64f9d334065.jpg) :D :D :D :D Não sou canhoto Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 17 de Março de 2015, as 14:12:26 O atendimento na loja do Flanders está muito ruim depois que a mulher dele morreu no jogo de Baseball. Só tem quinquilharia, como conchas e tesouras para canhoto.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: cesar.carazza em 17 de Março de 2015, as 14:18:18 Quer uma motivação para continuar sendo canhoto?
Eu sou destro, e desde sempre toquei como destro. Gamei numa guitarra canhota, comprei e aprendi tocar como canhoto :D Fazemos parte do mesmo time agora, e o potenciômetro dela é invertido para canhoto. Agora uma dúvida. Porque precisou trocar os potenciômetros? Poderia ter apenas invertido os fios de posição para ele inverter. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 17 de Março de 2015, as 15:02:44 Infelizmente não é assim tão fácil. A fiação dela vem como de destro, os potenciômetros de volume são 500k logarítimos, se você apenas inverter os fios a curva do corte de som fica muito abrupta. O certo é usar 500k reverse log.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: cesar.carazza em 17 de Março de 2015, as 15:30:00 Eu nunca inverti um Log, então não fazia ideia de que ele não invertia a curva.
Se fosse Linear seria mais tranquilo então. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 17 de Março de 2015, as 16:23:50 Exatamente.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Alex Frias em 17 de Março de 2015, as 20:10:19 Eu nem teria esse problema, pois meus pots de volume são todos lineares com treble bleed, maravilha pra limpar fuzz e moldar timbres com válvulas nervosas.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 18 de Março de 2015, as 17:56:11 Pois é, ontem só por curiosidade coloquei um 500k linear para ver como se comporta, vou testar um pouco mais e depois dou minhas impressões.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: 007 em 19 de Março de 2015, as 18:58:15 Vou usar isso como minha foto de perfil no Facebook!
(https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/49/59/50/49595096b2cdb6404942f64f9d334065.jpg) :D :D :D :D Quanto aos captadores: Tenho duas guitarras com P-90 aqui, uma Cruiser imitação da Les Paul DC, e uma Sx GG1 Custom que modifiquei para fica como eu queria. A diferença entre os captadores da Cruiser não é tão grande quanto a da SX. Sendo que apenas com alturas diferentes dos dois captadores tenho um bom equilíbrio. Já a GG1, que equipei com um par de Cabrera P-90 custom, além da altura, também tem um volume para cada captador. Não reclamo disso, pois o timbre ficou incrivel. Quanto aos potenciômetros: Comprei 2 lineares de 23mm, 1 linear de 16mm, e um logarítmico de 23mm no ML, todos da Alpha de 5ook. Instalei o logarítmico como volume master (com tone bleed) e um linear como tone, sendo que este dei uma "pirada" na instalação. O outros dois como volume individual de cada captador também com tone bleed, pois não gosto de perda de agudos quando abaixo o volume. Até agora não entendi qual é a do potenciômetro invertido. Empurrando os knobs para baixo, posso fazer brincadeiras como as do link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=62uOUyEcx3M Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 29 de Julho de 2015, as 17:27:17 Ressuscitando o tópico. Estou com uma gibson tribute 60 e a maldita gibson novamente fez a elétrica da guitarra para canhoto como se fosse de destro, com os controles invertidos. Que sacanagem isto.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: adautomarttau em 29 de Julho de 2015, as 18:24:47 Olá ,Como seria essa eletrica para canhoto? teria uma foto ou diagrama ? Teria um potencometro especifico ? Estou pensando em pegar uma guitarra Gibson pra canhoto(sou destro) por o preço está imperdivel ,tereia algum problema ?
Obrigado! Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 29 de Julho de 2015, as 21:05:32 Depende da Gibson que você vai pegar, qual seria ela? a diferença é que os potenciômetros são colocados para destro, quando você coloca todo o volume para baixo ele zera o volume ao contrário de aumentar. E se for uma les paul com humbucker, ela usa um potenciomentro 500k A, se for para canhoto ela teria que usar um reverse log, ou seja 500k C.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: adautomarttau em 30 de Julho de 2015, as 07:46:30 Olá , é uma Les Paul traditional . Entendi o problema,meio confuso isso ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Existe potenciometro original Gibson do tipo C ?
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Ferro_Velho em 30 de Julho de 2015, as 10:56:06 Pessoal, vocês estão fazendo uma pequena confusão sobre essa estória de "potenciômetro para canhoto".
Primeiro lugar, potenciômetro é como torneira, tem o lado para "abrir" e para "fechar" que é padrão, e esse padrão não é nem destro, nem canhoto. Não existe torneira pra canhoto. Maaaaassss, se você quiser inverter este lado, é só inverter a ligação dos pinos 1 e 3 que ele fica "ao contrário". O problema aí passa a ser o knob! O knob é que marcaria ao contrário, no caso das Gibsons que usam esses knobs com a marcação de 1 a 10, o máximo ficaria no 1 e o mínimo no 10. Outra coisa, potenciômetro Reverse Log não é ao contrário, o que acontece é que a zona do curso do potenciômetro mais autuante é que é ao contrário do pot Log. Explicando melhor, o pot logarítimico atua pouco no começo do curso e quando vai chegando mais perto do final (perto do 10) ele atua mais, já o Rev Log é ao contrário, atua mais no começo do curso (perto do 1) e atua menos no final. Invertendo um pot rev log ele passa a agir como um log ao contrário. Mas é como o Félix falou, teria que inverter também os controles dos pedais, dos amplificadores, etc, para os canhotos? Os canhotos devem fazer é um protesto aos fabricantes de knobs, para fabricar knobs para canhotos. :D Abraços. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 30 de Julho de 2015, as 12:04:46 Ferro velho, acho que você está confuso quanto ao tema.
O Knob pouco importa, ninguém olha pra o Knob. Se você apenas inverter os fios de um potenciometro 500kA a atuação dele vai inverter, mas a forma como ele atua não vai inverter, ou seja, a mudança de volume será brusca em um espaço pequeno de trabalho do potenciometro. Por isso, para economizar, a gibson sequer alterna os fios, deixando todos os comandos invertidos. Assim, se você quiser limpar o som da sua guita com o botão de volume, você terá que comprar um potenciometro reverse log, ou C, cuja atuação é igual a do log só que de forma invertida, fazendo com que o volume da guitarra do canhoto aumente gradualmente. Você está falando com um sofredor das mazelas de ser canhoto, tenho larga experiência em tentar conseguir peças para canhoto, por sinal agora estou sofrendo para achar alguém que venda tremulo para jazzmaster versão left handed, Pessoal, vocês estão fazendo uma pequena confusão sobre essa estória de "potenciômetro para canhoto". Primeiro lugar, potenciômetro é como torneira, tem o lado para "abrir" e para "fechar" que é padrão, e esse padrão não é nem destro, nem canhoto. Não existe torneira pra canhoto. Maaaaassss, se você quiser inverter este lado, é só inverter a ligação dos pinos 1 e 3 que ele fica "ao contrário". O problema aí passa a ser o knob! O knob é que marcaria ao contrário, no caso das Gibsons que usam esses knobs com a marcação de 1 a 10, o máximo ficaria no 1 e o mínimo no 10. Outra coisa, potenciômetro Reverse Log não é ao contrário, o que acontece é que a zona do curso do potenciômetro mais autuante é que é ao contrário do pot Log. Explicando melhor, o pot logarítimico atua pouco no começo do curso e quando vai chegando mais perto do final (perto do 10) ele atua mais, já o Rev Log é ao contrário, atua mais no começo do curso (perto do 1) e atua menos no final. Invertendo um pot rev log ele passa a agir como um log ao contrário. Mas é como o Félix falou, teria que inverter também os controles dos pedais, dos amplificadores, etc, para os canhotos? Os canhotos devem fazer é um protesto aos fabricantes de knobs, para fabricar knobs para canhotos. :D Abraços. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Ferro_Velho em 30 de Julho de 2015, as 12:20:42 Oi Laerte,
Ok, se você não se importa com o knob então dá para fazer a inversão dos fios 1 e 3, com isso o pot log passa a ser um rev log, só que girando ao contrário. A questão é a pista de resistência do potenciômetro, o material depositado no final da pista do pot log é mais resistivo, então ele atua mais quando o pot esta perto do fim (do máximo), se você inverter os fios dos polos 1 e 3, o lado do começo da pista também inverte, então você vai ter um pot agindo não só ao contrário em termos do girar para aumentar e para diminuir, mas também na ação logarítimica, ele passará a atuar mais no começo do curso e menos no final, fazendo com que o ajuste de volume seja mais suave quando perto do máximo. ----- Veja na imagem que eles são inversos na atuação, mas giram no mesmo sentido para aumentar e diminuir o volume, e se você inverter os polos 1 e 3 eles girarão de forma inversa e também atuarão de forma inversa, o que era Log passa a ser Rev Log e vice-versa. (http://www.resistorguide.com/pictures/potentiometer_taper.png) Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 30 de Julho de 2015, as 13:11:36 Exato Ferro, por isso que existem os pots reverse log, que são usados nas guitarras para canhoto, e esse é exatamente o problema que relatei com as Gibson, não adianta apenas inverter os fios que a forma como o potenciometro agirá não ficará igual ao de uma guitarra para destro.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: adautomarttau em 30 de Julho de 2015, as 20:04:45 Complicado isso , pelo que pesquisei a Gibson não faz pots do tipo C .
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Ferro_Velho em 30 de Julho de 2015, as 20:21:44 Citar Depende da Gibson que você vai pegar, qual seria ela? a diferença é que os potenciômetros são colocados para destro, quando você coloca todo o volume para baixo ele zera o volume ao contrário de aumentar. E se for uma les paul com humbucker, ela usa um potenciomentro 500k A, se for para canhoto ela teria que usar um reverse log, ou seja 500k C. Citar Se você apenas inverter os fios de um potenciometro 500kA a atuação dele vai inverter, mas a forma como ele atua não vai inverter, ou seja, a mudança de volume será brusca em um espaço pequeno de trabalho do potenciometro. Oi Laerte, Veja, tudo que eu escrevi foi baseado nestas suas citações, ou seja, você queria que o potenciômetro virasse pro outro lado (ao contrário do "normal") e que ao baixar o volume (começando no máximo) ele agisse mais suavemente, certo? Pois volto a dizer que se você inverter os fios de um pot Log ele vai fazer exatamente isso, vai baixar (e aumentar) o volume de forma inversa (vai funcionar ao contrário) e quando estiver com o volume no máximo e você quiser diminuir um pouco ele não vai ficar brusco, vai diminuir mais suavemente pois a parte "brusca" vai ficar na metade "de baixo" do curso dele, ou seja ele vai ficar "brusco" já bem perto do mínimo, mas na parte do máximo ele vai ficar suave. Faça o teste, acredite, depois poste aqui o resultado. Abraço. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 30 de Julho de 2015, as 22:44:14 Ferro, usei muito tempo guitarras com pot A. É exatamente isto que vocé disse, ele fica brusco justamento no local onde a guitarra ficaria limpa com um fuzz face por exemplo, fica bem ruim. Por este motivo coloco reverse log nas guitarras, para ficar mais sutil essa descida de volume e ser possivel limpar o som com mais facilidade.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Tiarlei Crist em 30 de Julho de 2015, as 23:20:29 Por essas e muitas outras razões, desisti de tocar como canhoto logo que comecei.
Sou canhoto e sempre toquei como destro. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: darkislanio em 31 de Julho de 2015, as 05:59:54 Sigam a dica do Alex Frias. Usem um potenciômetro linear com treble bleed. O treble bleed altera a atuação do potenciômetro de forma que ele se assemelha a um log (ou rev log, dependendo de quais pinos são ligados), além de evitar a perda de agudos ao diminuirmos o volume.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Roberto Alves em 31 de Julho de 2015, as 08:59:27 Por essas e muitas outras razões, desisti de tocar como canhoto logo que comecei. Sou canhoto e sempre toquei como destro. Eu também Tiarlei. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: laerteandrade em 31 de Julho de 2015, as 10:09:02 Na minha próxima modificação usarei o linear com o treble bleed para ver como fica, já usei o treble bleed em pot de 250 reverse log e não notei alteração na atuação do potenciometro, mas pode ser que eu tenha me passado.
Sigam a dica do Alex Frias. Usem um potenciômetro linear com treble bleed. O treble bleed altera a atuação do potenciômetro de forma que ele se assemelha a um log (ou rev log, dependendo de quais pinos são ligados), além de evitar a perda de agudos ao diminuirmos o volume. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Tiarlei Crist em 31 de Julho de 2015, as 12:24:14 Lembrando que para haver alguma alteração na atuação do pot, tem que ser o "treble bleed" com resistor.
O que parece não ser o que o Alex usa. ----- Por essas e muitas outras razões, desisti de tocar como canhoto logo que comecei. Eu também Tiarlei.Sou canhoto e sempre toquei como destro. Tamo junto. (guitar_player No começo foi muito trabalhoso ir contra a "natureza". Más acredito ter saído mais barato assim. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Alex Frias em 19 de Agosto de 2015, as 12:02:22 Então, fui citado e agora me defendo...rs. 8)
O uso do capacitor de "Treble Bleed" certamente cria uma curva diferenciada, mas não chega a ser como o uso de um potenciômetro logarítmico. O que interessa para mim ao usar um potenciômetro na guitarra é ter mais nuanças de alteração de valor entre a terça parte máxima do cursor. Assim fica muito mais fácil achar "sweet spots" quando se usa alguns tipos de distorção. Além de facilitar tremendamente o recurso de "swell", que seria tirar o ataque percussivo da nota digitada/palhetada. Para quem se interessa nesse tipo de coisa vale a pena experimentar! Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: darkislanio em 19 de Agosto de 2015, as 12:39:28 Mas quando se usa o treble bleed com capacitor e resistor, a curva fica semelhante à curva de um potenciômetro logarítmico.
Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Tiarlei Crist em 19 de Agosto de 2015, as 13:03:57 E com apenas capacitor (pelo ao menos com pot linear, que é o que sempre uso no volume quando poço) nunca percebi uma alteração de fato na curva. E também gosto muito de fazer o "swell" principalmente com delay.
Mesmo na teoria essa alteração de curva provocada por este capacitor aconteceria apenas em frequências específicas que mudam conforme posição do pot. Más na pratica acabamos percebendo isto como uma "alteração de brilho" e não como outra curva no pot, pelo que parece. Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Alex Frias em 19 de Agosto de 2015, as 14:35:52 A alteração apenas usando o capacitor (de valor adequado, lógico) traz uma curva mais relacionada com a impedância, coisa que também vai compensar o efeito de perda excessiva se altas quando se abaixa o volume usando um amplificador e/ou pedal de entrada de alta impedância.
"Swell" com pot linear é outra coisa! Se tiver um drive depois, ou mesmo um compressor... Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: Tiarlei Crist em 20 de Agosto de 2015, as 12:10:46 A alteração apenas usando o capacitor (de valor adequado, lógico) traz uma curva mais relacionada com a impedância, coisa que também vai compensar o efeito de perda excessiva se altas quando se abaixa o volume usando um amplificador e/ou pedal de entrada de alta impedância... É exatamente disto que falo. "Swell" com pot linear é outra coisa! Se tiver um drive depois, ou mesmo um compressor... Malmsteen que o diga... rs Título: Re: Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos Enviado por: RafaS em 15 de Setembro de 2015, as 16:15:00 Uso linear pra tudo e não me estresso com nada disso.
Independente de ser destro (sou). Eu não uso log para quase nada porque meu cérebro é linear. hahahaha |