Título: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 21 de Maio de 2013, as 10:09:10 Preciso saber se um capacitor cerâmico usado está bom para reutiliza-lo.Como meu multímetro digital não tem capacímetro, fiz da seguinte forma - e gostaria de saber se está correto o teste:
Capacitor cerâmico 470pF por 50V. Coloquei o multímetro na escala Ohms mais baixa (200 Ohms) para ver se estava em curto e na mais alta (2000 K) para ver se estava aberto. Na mais baixa não apresentou leitura e na mais alta apresentou leitura em torno de 1130. Este capacitor está bom para uso?? Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: xformer em 21 de Maio de 2013, as 11:39:14 Você mediu o capacitor na escala de resistência mais alta, com os dedos segurando os terminais do capacitor e as pontas de prova ?
Os capacímetros dos multímetros só medem a capacitância e não se eles tem fuga ou se estão abertos (geralmente um capacitor é um circuito aberto para testes em DC - por ex. de resistência). Usar o multímetro como medidor de resistência do capacitor não tem muita utilidade, porque o teste é feito com baixa tensão (da bateria) e não quer dizer que ele vai aguentar a tensão do circuito (que pode ser bem maior). Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 21 de Maio de 2013, as 12:27:58 Sim, eu medi segurando com os dedos.
Mas meu multímetro não tem capacímetro.Usei a escala de resistência de modo emergencial para fazer esse teste. O capacitor testado vai trabalhar num circuito cuja tensão de aliemntação é 9V. Achei aqui um capacitor novo.Fiz o mesmo teste nele. O resultado foi idêntico. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: xformer em 21 de Maio de 2013, as 12:42:45 Sim, eu medi segurando com os dedos. Mas meu multímetro não tem capacímetro.Usei a escala de resistência de modo emergencial para fazer esse teste. O capacitor testado vai trabalhar num circuito cuja tensão de aliemntação é 9V. Achei aqui um capacitor novo.Fiz o mesmo teste nele. O resultado foi idêntico. Então o que você está medindo é a resistência do seu corpo, onde seus dedos são os "terminais". As pessoas esquecem que somos um "grande resistor". Pra fazer esse teste precisa usar cabos com garras jacaré ou ganchos nas pontas, pra não ter contato com os dedos. Um capacitor bom, deve apresentar uma resistência infinita (na teoria) ou muito muito alta (na prática, mas você não vai conseguir medir com multímetro comum). Se tiver alguma resistência, ele apresenta uma fuga, e não vai funcionar a contento. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 21 de Maio de 2013, as 12:46:44 Bom, agora vou ter que contar com um pouquinho de sorte, hehehe...
Soldei o capaciotor e amanhã ou depois já vou testar o pedal. Se não funcionar, já sei qual será meu ponto de partida para solucionar, hehehe... Obrigado. Esse seria um bom testador?? (http://img827.imageshack.us/img827/1391/testadordecapacitores.gif) Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Espanhol em 21 de Maio de 2013, as 13:25:51 Eu postei esse testador de capacitores Vox, vê se serve!
Eu nunca montei, mas é fácil de fazer. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4450.0 Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 21 de Maio de 2013, as 13:44:10 Valeu Espanhol.
Vou montar. Já montei um testador de transistor que é muito útil. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: xformer em 21 de Maio de 2013, as 13:49:03 Esse seria um bom testador?? (http://img827.imageshack.us/img827/1391/testadordecapacitores.gif) Não pra capacitor. Mas pode servir pra testar diodos e leds. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Alfredo Padrao em 21 de Maio de 2013, as 14:00:59 Desculpa ser estraga prazer, mas acho que o custo benefício do capacímetro, vale cada centavo gasto. O maior benefício é exatamente o medir a "capacitância" que é o que realmente vai importar na maioria dos circuitos, pois é o que vai dar o resultado esperado de onde o capacitor será usado.
Na grande maioria das vezes, não basta saber que o capacitor não está "aberto" ou em "curto", mas que ele está apresentando a capacitância que se espera, ou próximo dela. Ou até mesmo, no caso em que vai se reutilizar capacitores da "sucata", onde muitas vezes a nomeclatura está apagada ou ilegível. Abraços, Alfredo Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: GrAmorin em 21 de Maio de 2013, as 14:27:52 Desculpa ser estraga prazer. 2 Capacitores cerâmicos são sensíveis, e podem estragar facilmente quando aquecido demais. Para reaproveitar cerâmicos de sucata, tem que ter o máximo de cuidado e agilidade para retirar e evitar que a temperatura alta da dessoldagem estrague-o. Outro componente critico para se reaproveitar de sucata são os 1n 4148. Uma dica com os cerâmicos é a seguinte: começou a suar... para, e espera esfriar. Isso vale também para soldagem. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Espanhol em 21 de Maio de 2013, as 15:52:45 É obvio que um simples "testador" de capacitor não vai substituir um capacímetro, mas, no caso de não dispor de um aparelho desses, o testador seria de grande ajuda para saber se o componente está estragado ou não.
Quem não tem cão caça com gato :D Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: xformer em 21 de Maio de 2013, as 17:51:51 Uma tabela para saber a corrente de fuga (leakage current) admissível nos vários tipos de capacitores:
(http://img827.imageshack.us/img827/6681/capacitor.jpg) Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Alfredo Padrao em 22 de Maio de 2013, as 00:55:35 É obvio que um simples "testador" de capacitor não vai substituir um capacímetro, mas, no caso de não dispor de um aparelho desses, o testador seria de grande ajuda para saber se o componente está estragado ou não. Quem não tem cão caça com gato :D Espanhol, o problema é que nem sempre dá para caçar com gato! Principalmente quando o gato, está no circuito, e o gato é que é a caça, e neste caso, a caça é um capacitor. :'( Fica muito difícil, debugar um circuito, onde o defeito é um capacitor (gato), em circuito como filtro, oscilador e outros onde os capacitores são partes principais dos mesmos. Eu costumo por exemplo, ao montar os circuitos medir todos os capacitores antes de solda-los, mesmo os novos. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Ledod em 22 de Maio de 2013, as 12:52:47 Alguém arrisca? http://fly.srk.fer.hr/~wgottwe/esr.pdf
Esse artigo é interessante por construir um equipamento que mede a impedância (resistência e reatância) do componente. Eles mencionam um fato que pouca gente tem conhecimento, que é a ESR (equivalent series resistance), ou seja a resistência em série equivalente devido a não idealidade do componente. Capacitores eletrolíticos são campeões nesse quesito (alta resistência) e devemos ter cautela ao utilizar os provenientes de sucatas/muito antigos, pois mesmo que a capacitância do componente não mude drasticamente (como quando medimos em um capacímetro comum), a sua resistência em série pode aumentar muito com o tempo, a ponto de torná-lo inútil como um filtro. Ao medi-lo, a capacitância está ok, mas e a resistência? "Over time, electrolytics tend to dry out, which will raise their ESR and inevitably the voltage drop inside the capacitor. Evidently, the pure reactance Xc can not produce heat, due to the 90-degree phase shift between voltage and current, but the ESR can, and in switching circuits the resultant heat will cause a further degradation of the capacitor’s quality i.e., a further rise in ESR. It’s fairly common to find electrolytics that on the face of it have only lost just a few percent of their rated capacity although their ESR is in the hundred Ohms range. Obviously, such a component acts as a load just running hot and wasting a lot of energy." Um abraço Eduardo Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: plautz em 22 de Maio de 2013, as 13:14:48 Estou trabalhando em um testador que vai medir, entre outras coisas, ESR de capacitores também.
Bom, a idéia é que meça, mas como sempre, precisarei testar, testar, testar... Em umas duas semanas, quem sabe, tem protótipo pronto e mostro pro pessoal. Abraços. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 22 de Maio de 2013, as 13:25:40 Eu vou ficar aguardando.
Até porque, como foi mencionado aqui, um capacímetro não nos deixa totalemnte seguros na avaliação de um capacitor. A título de curiosidade: O capacitor 470pF, que eu testei com o multímetro, estva funcionando. Tive sorte. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: bossman em 28 de Maio de 2013, as 17:51:01 Xformer eu consegui identificar capacitores defeituosos (fuga ??) no amplificador que montei com um capacímetro ICEL. Os capacitores eram de 0.022uF à óleo da marca CHERRY e simplesmente não apresentavam medição alguma quando postos a prova.
Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: kem em 28 de Maio de 2013, as 18:20:19 ...Os capacitores eram de 0.022uF à óleo da marca CHERRY... Que estranho... esses capacitores quase nem dão defeito... :DTítulo: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: xformer em 28 de Maio de 2013, as 18:31:28 Eu não sei o comportamento de capacitores a óleo antigos e estragados. Não sei se eles secam ou vazam, ou furam o dielétrico. Hoje em dia nem são tão comuns. Mas eu sei que apresentam muita variação nos valores devido a idade (eu estava outro dia numa loja com o Kem que tava comprando e medindo uma baciada de cherries com o capacímetro dele pra escolher os melhores, e a maioria era muito fora do valor).
Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: kem em 28 de Maio de 2013, as 18:36:17 ...e a maioria era muito fora do valor... Teve um de 33n que marcava 100n... só um pouco mais de 200% de tolerancia...Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: FRED em 28 de Maio de 2013, as 21:02:43 ACho que tem a ver com armazenamento inadequado, pois já passaram vários desses Cherry na minha mão, e todos estavam bons, pelo menos no capacímetro, com variações bem pequenas. Inclusive vendi uma certa quantidade deles, e ninguém reclamou na época.
Vai ver eu dei sorte nessa. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Ledod em 30 de Maio de 2013, as 10:58:03 Estou trabalhando em um testador que vai medir, entre outras coisas, ESR de capacitores também. Bom, a idéia é que meça, mas como sempre, precisarei testar, testar, testar... Em umas duas semanas, quem sabe, tem protótipo pronto e mostro pro pessoal. Abraços. Legal Plautz ! Realmente, equipamentos de instrumentação precisa ter confiabilidade acima de tudo, testar é a única solução mesmo! Qual seria a topologia para realizar a medição? Lembro que tinha um projeto de um capacímetro com PIC e que um dos componentes mais críticos era um capacitor de 100nF de referência que necessariamente precisaria ser de 1% de tolerância, lembro-me que até pesquisei para montar um desses mas acabei deixando de lado quando encontrei multímetros bem baratos que fazia a mesma coisa. Já a ESR, os equipamentos são bem caros, como aquelas pontes LCR, seria bem legal um equipamento destes na bancada. Um abraço! Eduardo Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: tjeffects em 30 de Maio de 2013, as 13:52:15 Eu vou ficar aguardando. Até porque, como foi mencionado aqui, um capacímetro não nos deixa totalemnte seguros na avaliação de um capacitor. A título de curiosidade: O capacitor 470pF, que eu testei com o multímetro, estva funcionando. Tive sorte. Deve ser por isso que mesmo testando todos os componentes antes de montar não tive sucesso em algumas montagens :-[ agora vou focar neles quando for montar. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: Zedosal em 30 de Maio de 2013, as 21:50:23 Esses dias atras comprei 50 capacitores cerâmicos de 100n, medi eles e estavam dando somente 64n. Isso é normal??
Ps. Meu multímetro tem a opção para capacitor também.. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: bossman em 30 de Maio de 2013, as 22:22:50 Esses dias atras comprei 50 capacitores cerâmicos de 100n, medi eles e estavam dando somente 64n. Isso é normal?? Ps. Meu multímetro tem a opção para capacitor também.. Não! Nada normal, experimente trocar a bateria do seu multímetro pra ver. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 31 de Maio de 2013, as 14:50:23 Plautz:
O projeto que você está trabalhando, seria algo assim?? (http://img841.imageshack.us/img841/9205/medidoresr2.jpg) Usando microcontrolador e já com capacímetro, testador de transistor e resistor?? Seria capaz de testar SMD? Desculpa o número de perguntas, hehehe... Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: plautz em 31 de Maio de 2013, as 15:54:02 Plautz: O projeto que você está trabalhando, seria algo assim?? Usando microcontrolador e já com capacímetro, testador de transistor e resistor?? Seria capaz de testar SMD? Desculpa o número de perguntas, hehehe... É igual mas diferente. É diferente, mas parecido... Para testar SMD a única coisa que muda é como você conectará o componente. Aí entra sua habilidade ninja. Estou esperando chegar peças para continuar os testes. Abraços. Título: Re: Teste capacitor cerâmico Enviado por: VOX em 31 de Maio de 2013, as 16:18:41 Obrigado Plautz.
Um instrumento assim faz muita falta na minha bancada.Cheguei a ver alguns modelos semelhantes à venda mas achei o preço um pouco alto:entre R$150,00 a R$300,00. Vou ficar na torcida pelo teu projeto. |