Título: Orange Tiny Terror Enviado por: erick rodrigues em 22 de Novembro de 2012, as 00:10:04 Bem estou em duvida em qual transformador devo usar nesse projeto:
http://www.prowessamplifiers.com/schematics/orange/Tiny_Terror.html Não sei qual usar e se esse esquema e funcional só olhei ele na net, mais fica a pergunta, quais transformadores usar nele na entrada e na saída? O que me aconselhariam em pesquisa antes ao tentar fazer um projeto valvulado? E se souberem de outro tipo de projeto parecido com esse poderiam postar? pois o unico problema para mim no projeto é o únino pot de tone queria um projeto bem parecido em ganho e timbre com um tonestack completo, bass midle e treble. Obrigado. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Luis_RP em 22 de Novembro de 2012, as 08:10:45 Creio que estes dois sites podem lhe ajudar:
Sobre o transformador: http://schatz.eng.br/ Sobre o tonestack: http://amps.zugster.net/articles/tone-stacks até Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Gfassuncao em 22 de Novembro de 2012, as 09:42:35 Você leu os comentários? Lá estão falando que esse esquema está errado, não tem a chave de 7/15W. Não dá para confiar nele. Aqui no site tem 100Buck, Baby Wonder, Iall. Já foram montados, funcionam bem, e você terá suporte para montá-los.
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Finck em 22 de Novembro de 2012, as 11:20:58 Eu tenho o Tiny Terror original, e no secundário do transformador de alimentação tem 3 fios, um comum, 1 com a tensão plena (não lembro de cabeça, mas acho que é
Aquí tem documentação sobre este amp: http://music-electronics-forum.com/t1477/ (http://music-electronics-forum.com/t1477/) Mas não recomendo a montagem do Tiny como primeiro projeto valvulado. O circuito é enjoadinho (tem umas soluções meio fora do padrão, e as tensões envolvidas são bem altas = perigo). Voto no Baby Wonder ou 100Buck (o primeiro eu montei e é ótimo, o segundo está na fila...) Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: erick rodrigues em 22 de Novembro de 2012, as 11:34:23 Não seria bem um projeto para mim fazer sozinho, gostei muito do som dele e da potência, tem muito ganho e o único problema para mim seria só o único pot de tone.
Vou tentar achar mais coisas sobre ele, para saber quais os transformadores exatos e um esquemático mais confiável. Os projetos citados também são ótimos amps, mais tem pouca potência e não chega a esse driver do Terror. Abraço. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Finck em 22 de Novembro de 2012, as 13:12:10 O link que eu postei tem tudo que você precisa, então. O post daquele forum começou com um rapaz que tinha dúvidas sobre o amp, depois a coisa evoluiu para modificações, e acabou em discussão sobre a montagem de clones (inclusive com um rapaz que implementou o "full tone stack").
Sobre o transformador de alimentação eu já falei. O transformador de saída é um push-pull "normal" para el84 (acho que é 10K placa-a-placa, os mais experientes podem confirmar). É bem parrudinho. mas há quem diga que instalando um "maior" (creio que com sobra de potência e/ou com frequencia de corte inferior mais baixa) consegue-se melhor resposta de graves. Por falar nisso, o Tiny original tem graves meio "frouxos" (cheguei a perguntar sobre isso em outro post, mas pesquisei melhor e cheguei à conclusão de que é característica do amp mesmo). Para tentar resolver, encomendei o kit de uma mod chamada "Brittish Glory", mas ainda não chegou então não posso afirmar nada sobre resultado (mas pelos demos que ví na internet parece que melhora bem). Como você comentou que deseja "drive", isso certamente você vai ter no Tiny. O que NÃO VAI TER é "clean", exceto em volume relativamente baixo. E também aviso que o meu ampzinho não se comporta muito bem com a maioria dos pedais que eu tenho. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: erick rodrigues em 22 de Novembro de 2012, as 21:48:20 Posta as novidades do upgrade ai no amp, e em relação ao clean não ser tão bom, eu me baseie por videos na net para ter a vontade de fazer esse amp:
http://www.youtube.com/watch?v=CUH0icYKgwg Aqui o clean é até razoavel, mais se você tiver algum projeto que tenha essa linha clean e o driver tão bom o terror e potência também posta ai pra gente, sugestões são muito bem vindas. Quais pedais não "funcionam direito" no terror? Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: guitar_luthier em 23 de Novembro de 2012, as 09:40:23 erick rodrigues, gostei desse amplificador tem um drive muito legal! :tup
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Finck em 23 de Novembro de 2012, as 21:41:19 Esse amp do vídeo que o Erick postou é justamente o Tiny Terror, só que em "versão handmade".
Obviamente que é possível tirar "clean" dele, só que é um ampzinho que cruncha muito fácil, então, para conseguir mantê-lo clean só mesmo com volume baixo, e acaba ficando complicado acompanhar, por exemplo, uma bateria. O forte do Tiny é realmente o drive, é para isso que ele foi projetado. É um drive ardido, cheio de médios, típico dos Orange. Não posso dizer que é ruim, mas, pessoalmente, gosto mais dos timbres mais encorpados, "a la Marshall". Já testei sugestões sobre trocar as válvulas originais (12AX7) por outras com menor ganho (12AU7). Na prática isso não deixou o amp "mais clean", só "deslocou" o ponto do potenciômetro de ganho em que o amp começa a crunchar. No final, acabei tendo baixo volume do mesmo jeito. O timbre ficou puxado mais para Vox, agudo, mas não estridente. O kit da mod que eu comentei (British Glory) chegou hoje. A promessa é a obtenção de um típico timbre JCM (segundo os reviews que eu lí, funciona mesmo). Fisicamente, consiste de alguns capacitores e resistores, só isso. O valor cobrado não está nos componentes em sí (que não tem nada de especial, embora sejam de boa qualidade), mas sim na INFORMAÇÃO sobre o que tem que ser trocado, e porque. Eu, certamente, direi quais foram os resultados, mas por questões de ética, não divulgarei a receita. O fornecedor do kit não é uma grande empresa que lucra rios de dinheiro, e sim um jovem italiano chamado Michele Ferrato, que é EXTREMAMENTE atencioso e simpático, e seria uma sacanagem aprontar com ele. De qualquer forma, não é um preço abusivo (custou o equivalente a R$ 110,00 já com frete). Resumo: quem gostou do timbre Orange e quer encarar o desafio, vá fundo. E para quem já tem um Tiny (original ou handmade, não importa) e quer sacar dele um timbre diferente sem reconstruir o circuito todo, o kit do Michele parece ser a única alternativa existente (bem que eu procurei opções...). Sobre os pedais que não funcionam direito (mas é a MINHA opinião): - Boss GE7, com o qual eu não consigo arrancar um timbre decente (ou fica ainda mais ardido do que o original do amp, ou fica com graves bem embolados). Mas tem gente que diz que a combinação fica ótimo, é possível que a burrada seja minha. - Distorções de alto ganho em geral, justamente porque o amp cruncha fácil, então as distorções se somam e a coisa vira o que meu filho chamou de "som de rato morto" (uma zona, resumidamente); - Delays, reverbs, e quaisquer efeitos de modulação tem que ser usados com parcimônia, porque o amp não tem loop de efeito. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 23 de Novembro de 2012, as 23:22:36 ...O transformador de saída é um push-pull "normal" para el84 (acho que é 10K placa-a-placa, os mais experientes podem confirmar). 8K...Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 16 de Dezembro de 2012, as 16:32:06 Meu caro finck, boa tarde... Qual foi o resultado final da sua modificação no TT? Acabei de pegar um e estou com muita vintade de fuçar nele ;D
Abraços Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 16 de Dezembro de 2012, as 17:46:11 fovb, dando uma olhada rapida no esquema, tem umas coisinhas pra mexer se a ideia for diminuir o ganho (demorar mais pra distorcer)...
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 16 de Dezembro de 2012, as 18:10:06 Opa, mãos a obra!!! Sugestões são sempre bem vindas.
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 16 de Dezembro de 2012, as 18:49:15 Pra começar (e já vai fazer uma grande diferença) tem um resistor de 470K logo depois do primeiro triodo da primeria 12AX7...
Baixe ele pra uns 220K... E o de 68K logo acima dele experimente entre 100K e 220K (pode deixar 68K sem problemas - mas se tiver afim de experimentar...). Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Finck em 17 de Dezembro de 2012, as 07:55:49 Meus resultados com a modificação foram os melhores possíveis, agora eu tenho timbre de JCM na "carcaça" de Tiny Terror... Mais headroom, e "total falta de necessidade de usar pedal de distorção". É outro amp!
Se você pegar o Tiny, compre o kit a GearUpgrade, realmente vale a pena. Não recomendo ficar fuçando a esmo, a placa de circuito impresso não aguenta muita manobra com o ferro de solda. Como já disse, infelizmente não posso divulgar as modificações que o kit implementa, por respeito ao desenvolvedor. Abraço Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 17 de Dezembro de 2012, as 08:14:12 finck, pelos vídeo vale mesmo a pena fazer a mod heim!!! Vou ver com um amigo que também tem o TT para comprarmos juntos.
kem, vou me encontrar amanhã com uma galera para testar amplis, guitas, pedais e afins. Ja vou levar o ferro e fazer a modificação com uma DPDT, assim consigo comparar as mudanças em poucos segundos. Você acha que não tem problema eu tentar usar a chave para comutar os resistores? Faria isso com o amp desligado... Abraços Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 17 de Dezembro de 2012, as 08:56:58 fovb... Solde um resistor de 390k em paralelo nas pernas do resistor de 470K. Assim você não força o PCB.
Pode ligar e desligar esse resistor com chave, mas com o ampli desligado. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 17 de Dezembro de 2012, as 09:46:29 Achei um site em que o técnico instala um loop no TT e no Vox Night Train.
http://www.juleamps.com/the_amps/effects.html ----- Achei no fórum da própria Orange o how-to-do do loop, vou estudar e ver se compensa... http://forum.orangeamps.com/viewtopic.php?t=24813 ----- Kem, o que você acha dessa mod para conseguir mais "peso"? Try a 22nf or 47nf as the coupling cap between 1st and 2nd stage, see what happens. O original é um de 1nf. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Alex Frias em 17 de Dezembro de 2012, as 12:40:01 Nem sempre grave é igual a peso... Mas que tal começar experimentando valores mais baixos que os sugeridos? 4n7F e 10nF?
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: xformer em 17 de Dezembro de 2012, as 13:05:45 Se fizer uma simulação com os dois primeiros estágios, para um sinal de 100Hz o ganho deles com o capacitor de 1nF salta de 9x para 80x com um capacitor de 22nF. Esse capacitor de acoplamento forma um filtro passa altas junto com o resistor de 68k, 470k e o pot de 500k. Se aumentar o valor do capacitor, a frequência de corte diminui, melhorando a resposta de graves. Mas isso considerando apenas os estágios iniciais. Se os estágios seguintes (principalmente o de saída = transformador de saída) não tiverem uma resposta adequada para graves também, não adianta melhorar no início.
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 17 de Dezembro de 2012, as 13:54:27 Se os estágios seguintes (principalmente o de saída = transformador de saída) não tiverem uma resposta adequada para graves também, não adianta melhorar no início. O pessoal do fórum da Orange substitui o transformador de saída original por um handmade, que melhora as respostas de graves. Vou me informar melhor... Alex, minha ideia é exatamente essa, ir alterando aos poucos até chegar no timbre que me agrade. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 17 de Dezembro de 2012, as 13:58:19 fovb, para esse capacitor, 5n acho que ta de otimo tamanho...
Mas se a ideia é que ele distorça mais tarde, aumentar "o peso" vai na contra mão disso. De qualquer forma, baixando o resistor de 470K para uns 220K (colocando o de 390K em paralelo) acho que abre espaço para aumentar esse capacitor... mas experimente 5n... Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 17 de Dezembro de 2012, as 14:01:56 Perfeito Kem, vou testar amanha com o capacitor de 5nf e o resistor de 220k em paralelo pra ver como fica, vou gravar um antes/depois e posto aqui.
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 17 de Dezembro de 2012, as 14:10:14 Perfeito Kem, vou testar amanha com o capacitor de 5nf e o resistor de 220k em paralelo pra ver como fica, vou gravar um antes/depois e posto aqui. Resistor de 390K em paralelo com o de 470K = 213K (QUASE 220K).Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 17 de Dezembro de 2012, as 14:37:08 Perfeito Kem, vou testar amanha com o capacitor de 5nf e o resistor de 220k em paralelo pra ver como fica, vou gravar um antes/depois e posto aqui. Resistor de 390K em paralelo com o de 470K = 213K (QUASE 220K).Verdade, desculpe, escrevi com pressa e não percebi o erro. Amanha a noite gravo o resultado. Segue um prévia do que vamos testar amanha: (http://imageshack.us/a/img12/632/48346935779346269874935.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/12/48346935779346269874935.jpg/) (http://imageshack.us/a/img689/9641/48144235779344269822068.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/689/48144235779344269822068.jpg/) (http://imageshack.us/a/img17/8151/13498373454450896621fot.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/17/13498373454450896621fot.jpg/) (http://imageshack.us/a/img197/2821/38197335773095713612051.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/197/38197335773095713612051.jpg/) Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Finck em 17 de Dezembro de 2012, as 23:28:35 Vou contar algumas coisas que eu aprendí sobre o Tiny:
1) Ao contrário do que eu pensava, o Tiny não tem FALTA de graves. Eu até escreví outro post, há tempos, perguntando o que fazer para melhorar a resposta de graves, mas o problema não é a falta de graves e sim a falta DE DEFINIÇÃO dos graves (acho que é uma boa tradução para o que os gringos chamam de "muddy"...), que praticamente impossibilita fazer palm muting sem parecer bizarro. 2) Alguns falam em trocar o transformador de saída. Bobagem. Depois que fiz a mod British Glory, o amp é outro, muito melhor definido, menos ardido, com mais ganho e com drive muito mais gostoso, por uma fração do preço de um bom transformador. E por incrível que pareça, a mod em sua versão "básica" REDUZ os graves no pré amp (mas o moço dá a dica de onde mexer para alterar a "dosagem" a gosto do freguês...). Com menos graves sendo distorcidos, o som fica mais definido, mais "sequinho". 3) Desculpem de novo, não posso dizer exatamente o que muda. Mas posso dizer que são pequenas e sutís alterações em várias partes do circuito, que fazem o amp soar muito diferente. O kit inclui capacitores "de primeira" que substituem os originais em todo o caminho de sinal do amp. Um capacitor original é removido, e há duas substituições em valores de resistor. 4) Uma destas substituições de resistor eu posso revelar, porque tem a mesma dica no link do forum que eu postei algumas mensagens atrás, então eu entendo que ela já virou pública: o resistor de catodo da segunda válvula do pré (original é 1K2) tem seu valor reduzido pela metade. Esse resistor mexe com a "saturação' do phase inverter. Ah, uma dica: boa parte da distorção "de pré" do Tiny vem justamente do phase inverter, então não adianta ficar brincando só com a etapa anterior (mas ela tem que ser mexida, principalmente para mudar a "equalização"). 5) o kit British Glory inclui uma chave de 3 posições que permite escolher 3 valores de capacitor "em tempo real", definindo 3 diferentes opções de brilho e ganho. A mais "leve" deixa o amp mais com cara de Plexi, a mais "pesada", com cara de JCM800, e uma posição intermediária. A instalação desta chave é opcional (eu não instalei, porque não quís furar o chassis). 6) Eu já havia tentado aumentar o headroom do Tiny trocando as válvulas do pré por 12AU7. O amp perde peso e brilho. No final das contas, saiu mais caro que o mod do italiano, e EU não gostei do resultado. 7) Eu instalei o loop de efeitos passivo que está numa das últimas páginas do link do forum que eu postei antes. Funcionou, mas eu estava cismado, com medo de queimar alguma coisa, e fiquei tentando achar um circuito para tornar o loop "ativo". Montei o loop do HGamal aquí do forum, funcionou, mas fiquei com medo de sobrecarregar o transformador de alimentação, e não quis instalar um transformador adicional dedicado, então desistí. Montei o "klein-ulator" (um "loop externo", postei link em outro post, só procurar), funcionou, mas introduziu um chiado (tipo um "sopro") irritante, então desistí. Acabei me conformando com o loop passivo, que está funcionando bem com o único pedal que eu faço questão de deixar no loop (um reverb Boss RV5), sem perda de volume (também, como o mod British Glory aumenta o "brilho" do amp, alguma eventual perda devida ao descasamento de impedâncias não ficou perceptível para os meus surrados ouvidos). Para instalar o loop sem precisar furar o chassis, eu refiz a placa secundária onde são montados os jacks de saída, e usei dois dos jacks para o loop, e o terceiro para a saída (agora eu só tenho uma única saída, para 8 ohms). Ufa! Agora eu preciso ir dormir, mas se eu lembrar de mais alguma coisa amanhã de noite eu escrevo. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 18 de Dezembro de 2012, as 07:45:03 Finck, é até meio obvio... esses capacitores de 47n e 100n após primeira 12AX7 e inversora são exagerados...
Com certeza modificar esses capacitores vai mudar a resposta do ampli. Mas você ja comprou a receita pronta (ja testada). Quem não quiser comprar vai ter que testar um pouco, mas nada exagerado. Eu trocaria o de 47n por 5/10n e os de 100n por 22/33n. Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 18 de Dezembro de 2012, as 08:14:15 Finck, com relação ao loop, estou pensando em fazer assim, que tal?
(http://thmq.mysteria.cz/pic/OTT_simple_FX_loop.gif) Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: andrefreitas em 18 de Dezembro de 2012, as 10:33:25 Acho que desse jeito, dependendo a impedância do pedal, pode vir ruídos, distorções e coisas indesejáveis.
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 18 de Dezembro de 2012, as 16:29:39 Line Out pronto [beer]
Ja soldei o resistor de 390k em paralelo com o de 470k e um cap de 10n em paralelo com o de 1n, mas estou levando um de 4n7 e um de 22n pra testar... Gravo hoje a noite e posto amanhã sem falta... Abraços Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: Finck em 18 de Dezembro de 2012, as 17:03:41 Finck, com relação ao loop, estou pensando em fazer assim, que tal? Foi esse mesmo que eu montei. Funciona sem ruídos, mas use cabos blindados, e aterre-os apenas no lado dos jacks (para não dar "loop de terra"). Ligue juntos os terras dos jacks e aterre no "star ground" da placa (é bem fácil de identificar, um parafuso no meio da placa que tem uma meleca de trava rosca, e o traçado forma uma "estrela" mesmo). Pode ser que dê problemas com alguns pedais realmente, afinal é um loop passivo. Mas, como eu disse, com o Boss RV5 funcionou perfeitamente. Kem, claro que você está certo. Mas eu não sou entendido que nem você, sou coxinha no mundo da eletrônica... No final, achei que a soma dos preços dos componentes de excelente qualidade (capacitores Vishay, em sua maioria), mais a receita do bolo prontinha e "à prova de burro", mais o suporte, simpatia e bom atendimento do Michele (não pensem que eu virei representante do cara, mas posso dizer que houve uma certa empatia...) compensaram o dinheiro gasto (menos de 5% do valor do amp novo). Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 19 de Dezembro de 2012, as 07:19:04 Finck, então vou fazer esse loop mesmo :)
Resultado das mods: Coloquei o 390k em paralelo e coloquei também um 10n em paralelo com o 1nf, resultado: ficou com cara de tweed, adorei!!! Reduziu e muito o "ardido" que acho característico do TT. Depois soldei um resistor de 1k2 em paralelo com o 1k2 (R13), resultado: quaaaaaase um JCM, _... No final das contas, acho que vou deixar com uns 820R no R13 e ver se me agrada. Detalhe: Com a Les Paul, caps Seymour Duncan, ficou mais legal com o 1k2 em paralelo. Com minha fender, caps tex mex e Diamond Back humbucker, ficou mais legal sem... A caixa era um 2x12 = Celestion G12T75 em série com um Magnavox de 1960 e bolinha. Abraços e muito obrigado a todos :) [beer] Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: kem em 19 de Dezembro de 2012, as 18:55:36 fovb, experimenta depois baixar o valor dos capacitores de 47n e 100n...
Título: Re: Orange Tiny Terror Enviado por: fovb em 19 de Dezembro de 2012, as 22:20:13 Kem, desculpe, estou vendo o post pelo telefone e nao consigo visualizar o PDF, você poderia me dizer quais são?
----- Achei :) |