Handmades

Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: Alex Frias em 05 de Novembro de 2012, as 21:37:19



Título: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 05 de Novembro de 2012, as 21:37:19
Creio que, como eu, haja outros com a fé de que bons captadores são peças chave para se alcançar o timbre desejado.

Minha idéia com esse tópico é a de trocar experiências pessoais sobre captadores, principalmente entre quem vive abrindo a guitarrinha pra tentar um novo set de captadores ou somente aquele que irá complementar perfeitamente o original...

Por minhas mãos já passaram algumas marcas e mais recentemente pude conhecer algumas novas (novas para mim, claro... rs.) e posto aqui minha experiência. Para facilitar já vou deixando claro que os captadores de minha preferência normalmente são os que oferecem sinal não muito alto, privilegiando mais a clareza, o corpo, a articulação e o brilho.

Tanto a Fender quanto a Gibson, de um bom tempo para cá passaram a produzir modelos de linha com captadores que não me agradam tanto quanto outros, alguns inclusive considerados vintage, com características mais agradáveis aos meus ouvidos e alguns novos com essas características mas só disponíveis em modelos pra lá de especiais.

Duas marcas de captadores de reposição feitos em grande escala e com nomes aliados à qualidade são a DiMarzio e a Seymour Duncan. No meu caso particular, nunca me decepcionei com a SD, porém com a DiMarzio... Mas é um caso particular e que envolve gosto pessoal. Não refuto a qualidade de ambos.
Mesmo assim, por já terem seus nomes famosos e bem sucedidos, os preços desses captadores ficam num meio termo entre os nomes de boutique e os menos conhecidos ou mesmo considerados genéricos.

Recentemente tive duas surpresas bem agradáveis: os Wilkinson licenciados originais e uma marca que até então eu desconhecia: Tonerider. Esses Tonerider, para quem curte o tipo vintage, tanto de humbuckers quanto singles, pode ser uma solução de custo mais baixo que as duas marcas conhecidas já citadas.

-----
Já com os considerados de boutique, pude experimentar alguns que me agradaram muito!

Os Lollar eu já conhecia e tive a oportunidade de comprar um set de Blackfaces para Stratocaster. Eu posso dizer sem sombra de dúvida que são os melhores singles que eu já tive numa guitarra. E numa de um amigo que testei, um set de humbuckers de chorar de tão detalhados e dinâmicos. Fiquei com uma impressão da Lollar melhor da que eu já tinha.

http://www.youtube.com/watch?v=dJxey59H7uY&feature=related

Outros dois que eu destacaria são os Klein e os Suhr. mas infelizmente só experimentei em guitarras de amigos. Aliás um deles sempre me diz: se você quer um bom som de Fender single, nunca use captador Fender!  ;D

Mas surpresas boas mesmo foram dois "enroladores" de primeira linha, mas com preços bem razoáveis: os americanos Benson Custom e os brasileirros Vintage Guitar Garage. O set Two Tone desse último é de espantar de tão bom!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Ferro_Velho em 05 de Novembro de 2012, as 22:02:52
Ótimo tópico Alex!

Eu não tenho a experiência que você tem com várias marcas, mas tive um
Seymour Duncan (não lembro o modelo) humbucker numa strato fender made
in brasil (gianninni) no começo dos anos 90 e guardo boas recordações dele.

Recentemente troquei os originais da minha LP Cort por um par de Gibsons
classic 57 e classic 57 plus e adorei o timbre vintage deles.

Mas te pergunto, o que achas dos fender custom shop 69?

Eu dei uma olhada em alguns modelos fender e achei o 69 o mais "bell like"
deles.

Foi como dizer: ai sim é uma stratocaster fender.

Conheces? Gostas?

Abraço.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 05 de Novembro de 2012, as 22:20:13
Não posso sobrepor meu gosto ao seu, o que importa é que você curta seus captadores. É bem pessoal.

Eu fui seduzido pela velhinha que assina os 69, sem trocadilhos, por favor... rs. Ela, Dona Abigail Ybarra, é do tempo do "Seu Léo". Porém ainda não os achei "os captadores", mas estão perto. Um outro amigo diz que ela já está caducando... Na verdade eles tem uma coisa mais na onda dos captadores dos anos 50, só que mais fraquinhos, magrelinhos... mas tem o "bell like sound"!

Dos Fender eu ficaria com os Fat 50's se fosse obrigado a escolher um deles. Mas tudo depende da aplicação. Numa Squier 51 eu coloquei um Fender CS Texas Special de braço e ficou uma maravilha naquela guitarra, sozinho ou combinado com o humbucker original da ponte, ? ? ? ou não.

Eu, se fosse o caso, aconselharia a você tentar escutar o timbre dos Vintage Garage, esse Two Tone que eu comprei. São mais baratos e bem legais.

De qualquer forma, tanto os 69 da Fender quanto esses Two Tone da VG tem uma coisa que não me agrada totalmente: o captador da ponte não é mais potente e mais corpulento que os outros dois. Bom, isso é por conta da coisa vintage total... mas eu nessa hora pulo fora da embarcação...rs. Por isso na guitarra que eu coloquei os Two Tones, uma Fender AmStd, o da ponte é um Lollar com bem mais voltas que os outros. Eu achei que ela assim ficou perfeita! O que é apenas um "achismo" da minha parte.

-----
Obs: os Two Tone vieram com orientação magnética diferente dos Custom Shop / Lollar / Seymour Duncan.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Ferro_Velho em 05 de Novembro de 2012, as 22:36:47
O meu interesse numa strato (AmStd se possível) com os 69 seria para blues puro mesmo.

Clean total com no máximo um reverbzinho.  Por isso gosto do "bell like sound".

Vou buscar informação (ouvir) desses Vintage Garage.   Até mesmo porque os 69 são os olhos
da cara e uma opção que me agrade e seja mais barata seria ótimo.

Como tenho outras guitarras, gosto de "setorizar" bem o som delas, do blues "quase acustico"
a um EMG ativo para metal, passando pelos PAFs e quem sabe um dia um "soapbar".

Valeu abraço.

Para quem quiser conferir também:

http://guitargarage.com.br/novo/portal/php/home.php


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 05 de Novembro de 2012, as 23:06:57
Dona Abby em ação:

http://www.youtube.com/watch?v=8M2a1yUmvEQ (http://www.youtube.com/watch?v=8M2a1yUmvEQ)

O (Big) Gilson esteve com ela lá na Fender.  Ele me garantiu que senhora continua sendo explorada pela grande marca...rs.

Vacilei, é Guitar Garage, não Vintage Garage!

http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/pickups.php (http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/pickups.php)

-----
Quanto aos Gibson: eu gosto dessa linha BurstBucker e dos 57, muito! Mas gamei no Seth Lover da Seymour Duncan no braço. Talvez eu ponha um Burstbucker 3 na ponte , mas só se aparecer um mais barato que o Imperial humbucker da Lollar.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Jairo em 05 de Novembro de 2012, as 23:16:34
Eu tenho um set de two tone, da guitar garage, do solon fishbone, strateiro do rio grande do sul. Gosto bastante deles. Os lollar, todos que eu tive oportunidade de conhecer são sensacionais, e o lollar charlie chyristian é excepcional...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 05 de Novembro de 2012, as 23:22:31
Pois é, e o Charlie Christian do Jason Lollar tem modelos que cabem em várias guitarras.Tem um som único e ótimo!

O Sólon mantém um trabalho muito bacana mesmo.

-----
Os Tonerider valem uma conferida também! Eu coloquei um set de humbuckers vintage numa Cort Source, a qual tem captadores originais bem razoáveis. Agora está com aquele brilho e articulação que eu sonhava.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Fisioterapeuta em 10 de Novembro de 2012, as 16:31:12
Nao podemos esquecer de marcas como cabrera, rio grande, malagoli e menos conhecida porem muito boa a stelffner....

a malagoli eu possuo um set de custom alnico  50 timbre bem vintage e os custons deles estao dando o que falar... e o melhor preco bem justo...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 10 de Novembro de 2012, as 18:18:09
Com certeza a Malagoli está mostrando-se cada vez mais séria em relação à qualidade.

Os RioGrande, só tive oportunidade de experimentar um set de singles e um humbucker, não são do meu gosto. Talvez outros modelos...

Já os Cabrera, os considero regulares, mas ainda um pouco genéricos em termos de timbre. Mas isso é apenas minha opinião...

Quero aproveitar para deixar um testemunho sobre o que me aconteceu recentemente. Depois de um mês de espera, quinta passada pude ir pegar o Lollar Blackface, singles para Stratocaster, que eu havia encomendado diretamente no site da marca. Eu havia comprado um jogo desses pups por um preço excelente aqui no Brasil, porém ele continha dois singles para o lugar da ponte e nenhum para a posição do meio. O sujeito usava dessa maneira, mas a mim não agradou. Como eu também precisava de um para a ponte, nem pensei duas vezes. Para mim até o momento são os captadores em uso em minhas guitarras que mais me agradou, nada chega perto!  Finalmente na sexta-feira, ontem, pude ter tempo para instalar o novo pup e retirar o Fender TexMex que estava quebrando um galho. Tudo pronto, fui testar e o som era magnífico, tudo certo... Ou quase. O bordão E simplesmente estava morto, ninguém em casa! Testando constatei o óbvio: eles trocaram a polaridade desse último pino de AlNiCo... Que vacilo da famosa compania! Ainda chateado com a coisa toda lá pelas 21:30 hs mandei um email bem detalhado sobre o acontecido junto com uma cópia da Invoice que eles haviam mandado por email no ato da compra. Cinco minutos depois recebi a resposta do gerente comercial pedindo mil desculpas e se dispondo a enviar na segunda-feira próxima um novo captador sem custo nenhum para mim e enviado como GIFT (presente) como pessoa física para não haver problemas aduaneiros.

Fiquei um pouco mais aliviado, pois eu cheguei a pensar em eu mesmo reverter a polaridade do tal pino, mas diferentemente dos genéricas que tem uma armação de plástico para facilitar a construção da bobina, os feitos a mão com os materiais originais não tem essa "proteção" e o risco de danificar o pickup seria quase certeiro. Não fiquei contente, pois achei que isso até pode acontecer, mas não deve acontecer com um bom controle de qualidade! Vou ter que esperar novamente por um item que já paguei e bem caro! Não tenho certeza se a Receita liberará realmente o captador, pois já estão tão acostumados com os golpes e "estratégias" mis que nosso povo aplica para burlar que os que estão corretos dançam junto... Ainda é possível usar a guitarra nas posições 2 e 4, porém com um som engraçado na sexta corda. Na posição do meio, só se evitar tocar esta corda, orquestra é um saco!

No final das contas tenho ao menos que tirar o chapéu pelo serviço de atendimento ao cliente da Lollar, nisso estão de parabéns! Tomara que enviem por Fedex ou UPS!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 10 de Novembro de 2012, as 18:57:55
Alex... O captador não esta inutilizavel? Poxa... manda bala na troca de posição desse pino ai.
Se não der certo, vai perder o que?
Se cortar o fio, depois enrola de novo. A Malagoli faz esse serviço. Vai ser outro captador, mas quem sabe fique bom...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: ApAcHe* em 10 de Novembro de 2012, as 19:14:05
Poxa, como sou leigo em relação a música! Eu achei os Fenders Texas Especial tão bons! Agora com distorção pesada, pra mim, tudo soa igual!  (rckt


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 10 de Novembro de 2012, as 19:19:52
Kem,

Eu sondei a possibilidade... Mas o cara lá da Lollar me deu a real. Eles são colados na base e na parte superior, feias daquela fibra, de celulose vulcanizada, algo assim. Bem colados!

Pergunta meio absurda: seria possível desmagnatizar esse pino com aqueles magnetos "rare earth" e depois remagnetizá-lo de forma inversa?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 10 de Novembro de 2012, as 19:37:44
Sim, é possivel, mas com imãs bem grandes.
Mas se você tiver ai por perto alguma empresa que faça falantes, eles tem magnetizadora...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: sabadini69 em 10 de Novembro de 2012, as 19:52:42
Alex,

Ignorando o fato dos pinos estarem uns próximos aos outros, e o campo magnético chegando a todos os pinos devido o alto campo do rare earth,
seria possível, porem seria melhor saber qual o campo do rare earth e o material exato do pino( ou melhor, sua curva de histerese).
Assim você saberia se o pino mudou sua polaridade.

ps.1. Você teria que saber qual lado do imã está na mesma direção dos pinos certos.

ps.2 Não seria possível desmagnetizar e depois remagnetizar o pino com o mesmo imã, pois de acordo com a curva de histerese, ou ele se desmagnetiza ou ele muda sua polaridade.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 10 de Novembro de 2012, as 20:11:59
O material é o AlNiCo 5. Verificar se repolarização aconteceu também não seria problema... Quanto à curva de histerése só procurando a informação pela rede.

Realmente seria tão simples inverter o pino...

Para vocês terem uma idéia, a posição do meio é uma das que menos uso. Mas uso! As posições 2 e 4 do seletor no entanto uso bastante. Só que o som desse captador do meio me deixou mais inclinado a usar essa posição central do seletor. É extremamente equilibrado o timbre. Mas sem bordão praticamente...

-----
http://professores.unisanta.br/santana/downloads%5CTelematica%5CMicroondas_1%5CEletromagnetismo%5Ccap21.pdf


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 10 de Novembro de 2012, as 22:07:10
E não sei se seria possível desmagnetizar um só, já que você precisa de um imã grande e o espaço entre os imãs do pickup é muito pequeno. Provavelmente o campo magnético vai pegar os outros.
Ou não?



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 10 de Novembro de 2012, as 22:08:26
Não acho que deva nem tentar... magnetize todos.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: felixmeirelles em 11 de Novembro de 2012, as 00:17:05
Alex eu tenho 2 imas de falante aqui que 1 mês revertem isso ai, se quiser eu posso te emprestar, a 20cm de distância eu leio mais de 4 Gauss com o emf sensor do Android.

Se colocar os dois a uns 10cm cada, com o captador entre os dois, dá para criar um campo na ordem de uns 15 Gauss!!!

1 um mês seu captador deve estar na "carga" máxima do alnico V.

Ai é só reverter a criança e baixar até os 2-3 Gauss recomendados, assim todos os pinos "descem" juntos.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 11 de Novembro de 2012, as 06:15:40
Puxa, obrigado, acho que não custa tentar...

-----
Só para constar: o captador Lollar para substituir o defeituoso já foi "shippado" no Sábado mesmo. Agora é esperar pra ver o que acontece ao longo do caminho...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: diego.fcs em 13 de Novembro de 2012, as 08:56:48
Coloquei na minha Giannini Telecaster um par de captadores Custom Vintage Plus da Malagoli, gostei muito do som, ficou com som bem clássico de tele mesmo, pretendo trocar o restante da elétrica para ver se melhora.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 13 de Novembro de 2012, as 21:11:26
É muito bom saber que a Malagoli está fazendo um bom trabalho. Essa foi a impressão que tive ao conversar com o Érico (?) ao telefone, além de ser prestativo e gentil, ele demonstrou seriedade e carinho pelo que fazem.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Barech em 14 de Novembro de 2012, as 09:45:41
Alguem já testou o Sérgio Rosar?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 14 de Novembro de 2012, as 10:02:59
Alex Frias, o que você indica como alternativa para um trio de Tex Mex?
Claro, dentro da mesma faixa de preço.
Obrigado.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Fisioterapeuta em 14 de Novembro de 2012, as 11:40:34
eu iria de

http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1552-novo_custom_dallas

ou
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1545-novo_custom_54
mais vintage

e

http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1550-novo_custom_5762

ou ate

http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1549-novo_custom_69


todos te darao oootimos timbre por preços muito bons


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 14 de Novembro de 2012, as 11:53:32
Valeu as dicas Fisioterapeuta.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 14 de Novembro de 2012, as 12:21:02
Quando você fala em alternativa, que tipo de som de Stratocaster você tem em mente? Os TexMex, apesar de não serem meus preferidos, são bem legais. Eu os coloquei na minha Giannini SuperSonic e combinou bastante, aquela coisa surf brilhante até não poder mais, mas coloquei uma plaquinha de metal, tipo as do Lindy Fralin no pickup da ponte. Deu uma boa encorpada nele.

Mas diga aí, que timbre você deseja?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 14 de Novembro de 2012, as 12:39:49
Obrigado Alex.
Bom, o meu som é rock'n'roll/blues.
Minha guitarra é uma Squier Califonia Series.
Uso bastante bends também,

O primeiro set de captadores que eu pensei foi o Tex Mex.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 14 de Novembro de 2012, as 12:47:25
Eu aconselharia os Fat 50's da Fender. São bem legais, mais parecidos com os tradicionais que o TexMex, mas um pouco mais fortes que os originais, mas nada absurdo. Se o set proposto pelo Malagoli for na cola da Fender, deve valer a pena.

Se tiver paciência de esperar um pouco, pode valer a pena contatar a Benson Custom handwound pickups. Os captadores custam em torno de 35 doletas cada. Ele faz um shipping normalmente barato.

Outra opção pode ser o set Pure Vintage da Tonerider. Eles tem esses overwound com Texas no meio do título, mas...

Uma coisa engraçada é que a maioria dos guitarristas de Texas Blues originais não usavam esses captadores tipo 'Texas algo".

O TexMex é usado nas guitarras do irmão do SRV, ele ainda é conhecido mais por ser irmão do cara...rs. Maldade... >d

-----
agora um set que deve ser pau pra toda obra é a imitação que a Malagoli anunciou em seu site: o set do Gilmour. Bem eclético e interessante!

-----
Fisioterapeuta,

Você já experimentou esses sets de captadores aí da Malagoli?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 14 de Novembro de 2012, as 12:57:00
Obrigado Alex.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Fisioterapeuta em 14 de Novembro de 2012, as 16:52:16
estes ai nao, mas amigos meus ja e adoraram... eu uso os alnico custom 50 nao sao tops da malagoli mas sao excelentes captadores


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 14 de Novembro de 2012, as 17:01:32
Pessoal, desculpa a pergunta mas é uma dúvida de um guitarrista pobre, então:
Os single modelo vintage da Wilkinson são bons?
Eles são de alnico e tem a seguinte resistência:
Ponte 6,1K
Meio 5,8K
Braço 5,8K
Lembrando:É para instalar numa Squier California que é usada para rock'n'roll/Blues.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: RicardoThom em 14 de Novembro de 2012, as 17:19:22
Boa tarde. Coloquei um Golden Age Vintage Humbucker na posição do braço em uma guitarra (mogno) que meu pai fez, muito bom o som, paguei US$ 42,00 na época (2007), se não me engano. Os single nunca testei.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 14 de Novembro de 2012, as 18:22:16
Vox, eu e o Roberto Alves temos guitarras Vintage V6 e ambos gostamos desses captadores que são os que vem originalmente.

O único porém ao comprá-los avulsos é saber se são os Wilkinson Vintage de verdade, pois tanto no Ebay quanto no ML já vi uns cerâmicos genéricos com a capinha com o logo da Wilkinson serem vendidos como originais.

Mas se achar os verdadeiros, são industriais muito bem feitos e com bom timbre! Valem muito a pena!

Aqui um artigo interessante mostrando até as medidas de resistência DC de cada um, as quais medi e realmente batem com os pickups que vieram em nossas guitarras. Os valores que você apresentou são mais baixos... Parecem de outro set.

http://pickersparts.wordpress.com/2009/04/27/wilkinson-wvs-vintage-60s-fender-stratocaster-replacement-pickup-review/ (http://pickersparts.wordpress.com/2009/04/27/wilkinson-wvs-vintage-60s-fender-stratocaster-replacement-pickup-review/)

Nesse site há um dos poucos catálogos de partes da Wilkinson:

http://www.jhs.co.uk/Catalogue/GT_Wilkinson2013.pdf (http://www.jhs.co.uk/Catalogue/GT_Wilkinson2013.pdf)


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 14 de Novembro de 2012, as 19:59:40
Alex, no anúncio do vendedor no ML, que é uma loja, diz que é semelhante ao Fender Custom Shop 57/62.
Mas ele fala em Wilkson Vintage anos 50/60.
Vou perguntar sobre qual é exatamente o modelo.
Estou bem interessado nesses captadores pois assim não precisarei parcelar no cartão, posso pagar a vista, já que custa R$180,00 o trio já com frete.

O vendedor respondeu que o modelo é Custom Vintage.

Parece ser original:

(http://img20.imageshack.us/img20/2558/wulkson.jpg)



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 14 de Novembro de 2012, as 21:07:11
Peça para ver fotos da parte traseira dos captadores.
Se tiverem a barra de imã e não os imãs de alnico, não são originais.

Tenho uma JMHV6 muito boa com headstock invertido e pickup da ponte com inclinação contrária, para os graves ficarem mais perto da ponte.
Um barato de guitarra.
Que som e tocabilidade!
Estou para escrever sobre ela mas não tenho tido tempo de fotos e tudo mais.




Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 14 de Novembro de 2012, as 22:55:02
Isso ai não ta me parecendo pino de alnico...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 15 de Novembro de 2012, as 00:12:14
Pra mim também...até ver do outro lado.
Já vi fotos de cerâmicos que desse lado são lindos!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 15 de Novembro de 2012, as 00:32:30
Os pinos de aço normalmente são mais vistosos e polidos. Ainda não vi vendendo no ML os captadores Wilkinson originais. E pra comprar single cerâmico genérico tem mais baratinho por aí!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 15 de Novembro de 2012, as 10:56:35
Pois é...Vou pedir fotos do outro lado do captador.
Mas já estou com um pé atrás, hehehehe...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 15 de Novembro de 2012, as 11:22:35
Vox, já andei perguntando por lá e todos os que responderam são falsos com imã de barra cerâmica. Seria bem difícil conseguir os verdadeiros por esse preço. Normalmente cada um custa entre 35 a 45 dólares americanos. Um set saindo por volta de 130 dólares, mais frete e taxas... Mesmo para o distribuidor, se não for ilegal, muambeiro, dificilmente conseguirá fazer esse preço.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 15 de Novembro de 2012, as 11:36:50
Legal Alex.Aliás, agradeço a todos aqui pois me ajudaram muito a me livrar de uma fria, hehehehe...
Não vou comprar esses captadores.
Vou sim , essa semana, ir numa loja aqui na cidade e parcelar no cartão um kit Tex Mex.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 15 de Novembro de 2012, as 12:42:31
Eu perguntei la no anuncio e o cara não (ou não quis mostrar) foto da parte de traz.
Perguntei se era uma barra ceramica... tenho certeza que é, mas se quiser esperar a resposta do vendedor.
Um jeito facil de destinguir pinos de alnico e slugs metalico é que os pinos tem cantos vivos, quanto nos slugs os cantos são arredondados.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: felixmeirelles em 15 de Novembro de 2012, as 13:05:15
Muita calma nessa hora.

Em pesquisas anteriores vimos que a própria Wilkinson licencia esses captadores cerâmicos.

Então é o mesmo caso do Kent Amrmstrong, tem os originais que só são vendidos e fornecidos pela loja oficial, os licenciados que são vendidos em "qualquer padaria" da esquina, e logicamente tem os falsos que são totalmente fora dos padrões.

Como a maioria das vendas deles são pickups de reposição licenciados, então eles possuem praticamente em todas as linhas de pickups a série -C, que são feitos com magnéticos cerâmicos,  por exemplo, MWVSN-C, quer dizer linha MWVS, posição braço = N, ima cerâmico = -C.

Os série -C custam a metade(as vezes um terço) do preço dos "high-end" de alnico.

O único porem é que a Wilkinson não coloca eles em seus catálogos da Grã-Bretanha e nem dos Estados Unidos. Nesses países eles usam o selo GuitarTech nos cerâmicos.


Vejam esse anúncio:
http://www.ebay.com/itm/Wilkinson-Lic-Vintage-Single-Coil-Pickup-MWVSN-M-B-/120694172408?pt=Guitar_Accessories&hash=item1c19eeeaf8


Pelo o que eu entendi a Wilkinson é uma marca da distribuidora inglesa JHS,
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Então para pegar um original por aqui, temos que contactar a Habro que é a representante deles por aqui, e descobrir quem recebe os originais, isto se recebe:
http://www.jhs.co.uk/export.html





Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 15 de Novembro de 2012, as 16:16:36
Bom, o cara respondeu, e adicionou foto da parte de tras dos captadores e... claro, é ceramico.
Link foto (http://bimg1.mlstatic.com/captadores-wilkinson-vintage-5060-single-coil-frete-gratis_MLB-F-3405474392_112012.jpg)
Pelo que percebi, ele mesmo não sabe o que esta vendendo...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 15 de Novembro de 2012, as 16:25:23
kem, piór é que eu caho que esses caras sabem muito bem o que estão vendendo.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: felixmeirelles em 15 de Novembro de 2012, as 16:49:18
Mas ai a própria Vanson, revendedora oficial, vende captadores Wilkinson cerâmicos...

http://www.ebay.com/itm/NEW-Wilkinson-Vintage-60s-Single-Coil-BRIDGE-Pickup-for-ST-type-guitars-Ivory-/120943852207?pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item1c28d0baaf

http://www.ebay.com/itm/NEW-Wilkinson-HOT-Single-Coil-MIDDLE-Pickup-for-ST-type-electric-guitars-WHITE-/110966418023?pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item19d61d2a67



Agora 2 exemplos para TELE, um de alnico outro cerâmico(47L x 22L mais que o dobro do preço):

http://www.ebay.com/itm/NEW-Wilkinson-WVTN-WVOB-Alnico-Pickup-SET-for-TL-type-electric-guitars-CHROME-/110924923037?pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item19d3a4009d

http://www.ebay.com/itm/NEW-Wilkinson-60s-Vintage-Neck-Bridge-Pickups-for-TL-guitars-CHROME-MWT-N-B-/121016385879?pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item1c2d238157


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 15 de Novembro de 2012, as 17:11:51
Felix, de uma olhada no anuncio...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448140795-captadores-wilkinson-vintage-5060-single-coil-frete-gratis-_JM
O cara na resposta diz que de acordo com as especificações do fabricante, esse modelo que ele vende vem com Alnico 5...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: felixmeirelles em 15 de Novembro de 2012, as 17:31:07
O pior é que de certa forma é verdade, em relação ao catalogo do fabricante, os caras só falam dos de Alnico, e sei lá porque não mostram os modelos de cerâmica.
Vou sair perguntando aos revendedores ingleses para sanar essa duvida cruel.

Acho que o vendedor do mercado livre nunca botaria a fotinha se soubesse o que quer dizer. Neste caso acho que ele foi inocente  :)


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 15 de Novembro de 2012, as 21:51:47
Alguns tem idéia do que vendem e simplesmente tentam enganar... Esse Vanson do Ebay é um sem noção! Andei perguntando algumas coisas para ele e obtive respostas bizarras. Conhecimento zero!

Normalmente, pelo pouco de informação que consegui sobre os Wilkinson, os que tem a letra M na frente do código são cerâmicos.

Kem, a Wilkinson usa os pinos de Alnico torneados na parte de cima, segundo eles para focar melhor o campo magnético. Isso dá uma impressão falsa de pino de aço bonitinho... Mas a simples verificação da existência da barra cerâmica é suficiente.
 Pode ver que num dos anúncios há um pup de 5k vendido como HOT. Dificilmente um pup de Alnico com 5k seria considerado "overwound". Mas com uma barra cerâmica bem fortinha chega lá.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 15 de Novembro de 2012, as 22:09:33
Alex, posso estar enganado (se você tiver um Wilkinson ai pode conferir) mas mesmo quando o pino de alnico é torneado, os cantos são vivos, e não arredondados como nos slugs.
Fica mais dificil verificar por foto, mas ao vivo fica facil.
E 5K alnico é "vintage"... hehehe longe de HOT...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: diego.fcs em 15 de Novembro de 2012, as 22:26:05
Num tá muito barato não? Um trio de caps Wilkinson por 180,00 dilmas?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 15 de Novembro de 2012, as 22:48:59
Kem, você tem razão!

Quanto ao preço... Difícil fazer milagres...

Eu experimentei e aprovei esses aqui, preço imbatível!

http://www.bensoncustom.com/Handwound-sets.html (http://www.bensoncustom.com/Handwound-sets.html)


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: felixmeirelles em 16 de Novembro de 2012, as 12:12:12
Resolvido o problema da Wilkinson, assim como o Alex falou, M na frente quer dizer cerâmico, não sou de fazer isso, mas vou colar a resposta inteira do vendedor, que foi de acordo com um pouco de tudo que cada um falou:


Olá,

Obrigado por sua mensagem. Eu sei que isso pode ser confuso com a marca Wilkinson, mas vou tentar explicar;

Essencialmente Trevor Wilkinson desenhou e projetou seus pickups / Tremolos / pontes etc no passado, mas ele não fabricá-los por si mesmo. Ele vendeu a licença para fabricá-los a empresas na China, Coréia e Japão e etc , e então, presumivelmente, ele recebe uma porcentagem das vendas a partir da onde eles são vendidos.

No que diz respeito aos Pickups, os modelos de cerâmica são feitos na China e têm o prefixo M (por exemplo, para a posição MWTN Neck Tele)  e os captadores de Alnico que vendemos são feitos na Coreia e tem o W como prefixo (por exemplo para a Tele WVTN posição do pescoço)

Então, para responder a sua pergunta sim, eles são todos verdadeiros, e são realmente muito bem feitos, mas alguns são diferentes em especificações um para com os outros, dependendo do seu modelo.

Para tornar as coisas ainda mais confusas, ele também vende alguns dos mesmos produtos ou produtos muito similares sob a marca Guitar Tech. Porque os produtos são licenciados para a fábrica, em seguida, a fábrica pode vender estes produtos OEM (directo às empresas), e é por isso que há são um monte de produtos desembalados sendo vendidos por ai.

Eles não são falsos, é apenas uma maneira estranha que a marca tem sido organizada, mas presumivelmente rentável para ele, sem ter que operar várias fábricas, para que ele possa passar seu tempo inventando e desenvolvendo outros grandes produtos e modelos de guitarra, como as Vintage e Fret-King.

Espero que isso ajude.

Atenciosamente,

Ben

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 16 de Novembro de 2012, as 15:38:16
Essa é pra quem chegar primeiro:

http://www.ebay.com/itm/WILKINSON-CUSTOM-SET-ALNICO-5-VINTAGE-STAGGER-POLE-SET-OF-STRAT-PICKUPS-/140782499230?pt=Guitar_Accessories&hash=item20c74a759e

Não vou garantir que os três sejam de alnico como mostra na foto um deles sem a barra cerâmica mas se todos forem!
Corram!



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Metallover em 17 de Novembro de 2012, as 21:05:04
Citar
mas coloquei uma plaquinha de metal, Deu uma boa encorpada nele.
fala mais sobre isso ae pro leigo aqui Alex  :tup .
Abraços.

-----
ah, e tambem, eu queria saber qual os problemas destes captadores baratos, que vem em guitarras baratas.
Agrato desde ja, abraços.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 17 de Novembro de 2012, as 22:28:38
A idéia de se usar uma placa metálica na parte de baixo do captador de bobina simples é comum nos captadores de ponte das Telecasters. Eu não vou entrar na teoria, pois as informações que tenho sobre o assunto são pífias. Na prática o que acontece é um aumento de graves e médios em relação aos agudos. É importante dizer que a diferença não é absurda, mas bem notável. Isso não salva um captador ruim, mas pode ser interessante para arredondar, por exemplo um captador de ponte meio estridente.

Quanto aos captadores baratos e normalmente cerâmicos... Há quem goste! Também há melhores e piores. Tudo depende do que cada pessoa espera de um captador, no caso, de bobina simples. Eu tenho algumas referências do que soa bem para mim e pode não valer de nada para outras pessoas... Eu gosto de captadores de saída baixa ou média, brilhantes, mas com corpo de graves e médios, com bastante definição e dinâmica. Tenho achado os de Alnico os que me dão essas características de uma maneira geral. Mesmo assim pode haver muitas diferenças de construção que fazem dois captadores de 5.6k e pinos de Alnico soarem muito diferentes...

-----
Se quiser ter uma idéia visual da tal plaquinha, pode olhar no tópico em que pergunto se alguém conhece uns captadores de uma foto...

Ou procurar no site do Lindy Frallin as plaquinhas que ele vende.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Metallover em 17 de Novembro de 2012, as 23:49:06
Obrigado pela luz Alex, nas duas duvidas  :) .
Abraços.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: overlock em 03 de Janeiro de 2013, as 01:09:36
Boas pessoal.
O que me falam desse aqui --> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456269265-wilkinson-p-90-soap-bar-n-dimarzio-seymor-duncam-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456269265-wilkinson-p-90-soap-bar-n-dimarzio-seymor-duncam-_JM)

To pensando em instalar um desses na boca do meu violão...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 03 de Janeiro de 2013, as 10:34:40
Na boca do violão?
Tem certeza disso?
É isso que você quer?



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: overlock em 03 de Janeiro de 2013, as 11:02:27
Na boca do violão?
Tem certeza disso?
É isso que você quer?

Na verdade eu queria mesmo é que o guitarrista aparecesse em todas as programações da igreja que eu toco, mas como não rola, eu preciso de um 2 em 1.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: VOX em 03 de Janeiro de 2013, as 11:10:10
Esse modelo aí não é muito ruidoso para o violão??


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: overlock em 03 de Janeiro de 2013, as 12:11:14
Esse modelo aí não é muito ruidoso para o violão??

Na verdade eu não seu VOX. Eu vi um vídeo do Seizi  Tagima e vi que ele tinha um violão com um P90 na boca, por isso escolhi esse modelo de captação. O pessoal daqui falou bem da Winkinson e eu também toquei numa Vintage (do guitarrista) com a captação da mesma marca (2 Humbuckers), e gostei.

To indo mais por referências do que por experiências...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 03 de Janeiro de 2013, as 13:16:53
Não aposto muito nisso mas tudo bem.
Teste e nos diga.
Mas lembrando...seu violão não tem cordas de nylon, ne?



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: overlock em 03 de Janeiro de 2013, as 14:40:07
Mas lembrando...seu violão não tem cordas de nylon, ne?

Não Roberto... o meu é um folk com cordas de aço/bronze 0.10.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: EddieTavares em 03 de Janeiro de 2013, as 15:05:49
Galerinha do Hm

Não que eu esteja querendo comprar pickups agora, mas a santo angelo esta com uma linha de captadores a médio custo, tem vários videos no youtoba com vários caras bem conhecidos dizendo que vale muito a pena...

http://www.youtube.com/results?search_query=captadores+santo+angelo&oq=captadores+santo+angelo&gs_l=youtube.3..0.1847.1847.0.2367.1.1.0.0.0.0.232.232.2-1.1.0...0.0...1ac.1.CLcV9May4Sk (http://www.youtube.com/results?search_query=captadores+santo+angelo&oq=captadores+santo+angelo&gs_l=youtube.3..0.1847.1847.0.2367.1.1.0.0.0.0.232.232.2-1.1.0...0.0...1ac.1.CLcV9May4Sk)


Bom, já é público e notório que não gosto dos cabos dessa marca, torço pra que eles não usem o mesmo cobre usado nos cabos.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Tiarlei Crist em 03 de Janeiro de 2013, as 16:02:15
Não gosto dos cabos deles pelos plugs fora de padrão.

Mas o que tem o cobre?
Ou não tem?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: EddieTavares em 03 de Janeiro de 2013, as 17:00:22
Tiarlei Crist

O cobre usado por eles não é puro e não é totalmente livre de óxido por isso oxida com facilidade, esse óxido é higroscópico o que quer dizer que absorve água... formando aquela gosma verde que você já deve conhecer, estas impurezas tornam o cabo mais resistivo.

Como todo cabo de áudio é levemente capacitivo, basicamente, isto forma um filtro passa baixa que rouba agudos da sua guitarra.

O mesmo sistema acontece com captadores se o cobre não for de boa qualidade e é uma entre outras coisas que difere um SD de um xing ling.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Tiarlei Crist em 03 de Janeiro de 2013, as 17:11:23
Obrigado pela resposta Eddie.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: _g1g4_ em 13 de Janeiro de 2013, as 16:27:25
Galera, tenho uma Shelter Nashville 300, como aqui esta falando sobre captadores gostaria de uma resposta sincera de vocês sobre Malagoli e sobre a minha guitarra, se vale apena trocar os captadores ou trocar a guitarra por uma melhor?

Agradeço vocês se puderem me ajudar. ^^


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 13 de Janeiro de 2013, as 16:31:03
Galera, tenho uma Shelter Nashville 300, como aqui esta falando sobre captadores gostaria de uma resposta sincera de vocês sobre Malagoli e sobre a minha guitarra, se vale apena trocar os captadores ou trocar a guitarra por uma melhor?

Agradeço vocês se puderem me ajudar. ^^

Vou te ser sincero, peguei uma guitarra dessas pra dar manutenção e o corpo é feito de compensado. Na MINHA opinião guitarras com corpo de compensado são muito ruins e se eu fosse você trocaria a guitarra.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: _g1g4_ em 13 de Janeiro de 2013, as 16:34:36
Serio mesmo? Nossa cara a minha e tão pesada pensei seriamente que seria de madeira.
Como eu faço pra saber se a minha também é.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 13 de Janeiro de 2013, as 16:42:12
Como eu faço pra saber se a minha também é.

Voce sabe identificar um compensado ? Se souber é só abrir a cavidade dos controles de volume e tonalidade  que vai conseguir ver


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: _g1g4_ em 13 de Janeiro de 2013, as 16:46:18
Como eu faço pra saber se a minha também é.

Voce sabe identificar um compensado ? Se souber é só abrir a cavidade dos controles de volume e tonalidade  que vai conseguir ver

Nossa que decepção :'( , é compensado mesmo. Vou da um jeito de vender ela  :(


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 13 de Janeiro de 2013, as 19:17:58
Alguém conhece os Hot Rail Blade (humbucker em tamanho de single) Alnico 5 da Artec?
To pensando em colocar deles junto com um Gibson 491T numa super strato HSS...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: a.sim em 13 de Janeiro de 2013, as 21:03:44
O cobre usado por eles não é puro e não é totalmente livre de óxido por isso oxida com facilidade, esse óxido é higroscópico o que quer dizer que absorve água... formando aquela gosma verde que você já deve conhecer, estas impurezas tornam o cabo mais resistivo.

 A gosma verde advém do ataque do cobre pelo plástico do revestimento do cabo...nada tem a ver com a pureza do cobre, que normalmente é melhor do que 99,99%


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: abraao em 14 de Janeiro de 2013, as 08:50:59
Bom dia pessoal

  gostaria saber se alguem aprova os captadores malagoli, o pessoal que eu conheço fica afirmando que os produtos da malagoli não são bons e usam como base o preço que a malagoli cobra pelos seus produtos, afirmam que por serem ''baratos'' eles não são de valer a pena, e que compensa mais investir em um captador cabrera ou seymour Duncan, também gostaria de saber a opinião da turma aqui, pois estou com planos de adquirir um set de captadores 


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Ferro_Velho em 14 de Janeiro de 2013, as 09:12:24
abraao, eu tenho dois caps malagoli que são réplicas dos Gibson Classic 57 e 57 Plus e quando
comprei achei (e continuo achando) muito bons.

Os instalei numa guitarra Aria Pro II tipo strato e fiquei satisfeito.

Depois comprei uma guitarra Cort CR200 Les Paul e resolvi colocar os mesmos caps porem os originais
Gibson.

As guitarras são diferentes em termos de madeira e formato do corpo, mas comparando os caps originais
Gibson com as réplicas da Malagoli eu digo que são um pouco diferentes, mas só um pouco.

Como os da Malagoli custaram mais ou menos R$300,00 o par, e os da Gibson R$900,00, eu os achei
bem legais levando em conta o custo benefício.

Já ouvi dizer que os single coils não são assim grande coisa, mas que os humbuckers são bons.

Então é isso, se você tem condições financeiras de comprar algo como os Seymours, Di Marzios e
Gibsons originais, então compre claro.

Mas se a grana é curta, ou a guitarra não vale um investimento alto, os Malagolis são uma boa
opção.

Procure no youtube videos com eles e ouça as diferenças para poder decidir.

Abraço.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: darkislanio em 14 de Janeiro de 2013, as 10:03:20
Os captadores Malagoli são bons. Apenas não gostei de um humbucker de baixa impedância que comprei, pois achei o som muito magro para um Humbucker. Mas os de alta saída são excelentes para o preço.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 14 de Janeiro de 2013, as 10:16:34
Achei de muito bom senso a resposta de nosso colega FerroVelho.

Só mais uma coisa: os captadores Malagoli, dependendo do modelo, nem são tão baratos assim.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: abraao em 14 de Janeiro de 2013, as 10:42:50
boa observação alex frias, eu mostro os captadores ''top'' que custa r$ 165,00 à R$ 210,00 e eles ainda falam que são baratos, acho que eles ganharam na mega-sena da virada, bom minhas duvidas sobre a malagoli acabaram, tó decido a comprar o par de humbuckers HH777 e que eles morram de inveja _


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Tiarlei Crist em 14 de Janeiro de 2013, as 10:44:43
Uso e experimentei vários.
O lance é saber escolher o modelo que vai te atender.

Gostei tanto dos singles como dos humbucker.
Tive problema com algúns, inclusive feitos sob encomenda, mas tive um suporte excelente todas as vezes.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: abraao em 14 de Janeiro de 2013, as 11:00:15
bom a minha guitarra é uma replica da ibanez jem e pretendo colocar esse modelo HH777, ou o baseado no evolution, mas com opnião de vocês estou certo que vai ficar muito bom, agradeço a todos


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: drusian em 14 de Janeiro de 2013, as 14:28:18
bom a minha guitarra é uma replica da ibanez jem e pretendo colocar esse modelo HH777, ou o baseado no evolution, mas com opnião de vocês estou certo que vai ficar muito bom, agradeço a todos
Eu comprei um Par de HellBucker/RealBucker HH777, mas ainda não instalei...
Falta ainda alguns componentes elétricos, mas caso eu instalar eu dou um feedback do que achei.
Abraços


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 14 de Janeiro de 2013, as 14:35:24
Mas também nã quis dizer que os captadores da Malagoli são caros, apenas que há mais baratos. A produção da Malagoli ainda tem um pouco de artesanal, segundo a conversa que tive como Érico. Assim não dá para se comparar com os ching-lings feitos as milhões de unidades... Eu nunca usei um desses Maagoli novos, mas tenho muita curioidade, pois a minha exectativa é boa.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Roberto Alves em 14 de Janeiro de 2013, as 14:48:08
Isso é que dá escrever de ipad...



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 14 de Janeiro de 2013, as 16:34:26
Alguém conhece os Hot Rail Blade (humbucker em tamanho de single) Alnico 5 da Artec?
To pensando em colocar deles junto com um Gibson 491T numa super strato HSS...
:-)


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: overlock em 15 de Janeiro de 2013, as 09:40:40
Alguém conhece os Hot Rail Blade (humbucker em tamanho de single) Alnico 5 da Artec?
To pensando em colocar deles junto com um Gibson 491T numa super strato HSS...

Tem um cidadão aqui na minha cidade vendendo um par desses usados a 60 reais. Como eu acabei de comprar minha zoom 505ii  ???, não vou poder fazer mais conta esse mês, mas to de olho nele também.
Meu violão tem captação da Artec. É razoável... Não se compara a um fishman, mas da pra brigar bem no low-cost.
Ah... vocês não leram errado... eu comprei mesmo uma zoom 505... pra usar... no meu violão.

Por favor não me expulsem do fórum...  :'(


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 15 de Janeiro de 2013, as 10:14:50
Isso é que dá escrever de ipad...



Verdade, Roberto!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: drusian em 15 de Janeiro de 2013, as 16:42:57
Alguém conhece os Hot Rail Blade (humbucker em tamanho de single) Alnico 5 da Artec?
To pensando em colocar deles junto com um Gibson 491T numa super strato HSS...

Eu já ouvi o som limpo, essa linha "Blade" tem um som um pouco mais abafado, como se tivesse pego o da linha original e dado tapa no tone prá abagar.
Ouvi desse e do HH777 linha blade e assim, achei bem abafadão.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 20 de Janeiro de 2013, as 11:49:08
Bom, eu encomendei 2 desses Artec...
Vamos ver que som da...
Se eu achar muito abafado tento trocar o imã para ceramico.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: drusian em 20 de Janeiro de 2013, as 12:47:42
Bom, eu encomendei 2 desses Artec...
Vamos ver que som da...
Se eu achar muito abafado tento trocar o imã para ceramico.
Bom de Preço?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 20 de Janeiro de 2013, as 21:25:11
Bom, eu encomendei 2 desses Artec...
Vamos ver que som da...
Se eu achar muito abafado tento trocar o imã para ceramico.
Bom de Preço?
+/- U$15 cada...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 21 de Janeiro de 2013, as 07:56:06
E esses abaixo alguém já tocou com eles ou os conhece ?

http://www.arcaneinc.com/#/pickups/4014181

http://www.youtube.com/watch?v=T9GdeURomOU


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 21 de Janeiro de 2013, as 08:17:21
Bossman,

Eu não os conhecia, parecem TOP. Mas o precinho... Até o Klein é mais barato, o Lollar mais barato ainda! Comparável em termos de preço só um alemão, mas ambém é a nata da nata:

http://youtu.be/Fn0uMwiEuGw (http://youtu.be/Fn0uMwiEuGw)

Eu, podendo, compraria sempre Lollar e Klein. Mas felizmente encontrei esse John Benson que enrola captadores à mão muito bem e por um preço bacana. Pra melhorar ele vive botando no Ebay uns bids bem baratinhos, vale muito à pena! Pena ele não produzir humbuckers...

www.bensoncustom.com



Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 21 de Janeiro de 2013, as 08:24:13
Alex

Interressantíssimos ! Assim que puder vou assistir esse vídeo. Você já perguntou a ele se ele não faria uns humbuckers ?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 21 de Janeiro de 2013, as 08:29:54
Não cheguei a perguntar, mas imagino que, como ele tenta usar os mesmos materiais originais das épocas de cada captador, a logística de comprar e montar seja bem diferente... Mas vai que já começou a correr atrás...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: drusian em 21 de Janeiro de 2013, as 14:49:43
Bom, eu encomendei 2 desses Artec...
Vamos ver que som da...
Se eu achar muito abafado tento trocar o imã para ceramico.
Bom de Preço?
+/- U$15 cada...

Muito bom =)


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 17 de Fevereiro de 2013, as 09:38:36
Nunca tinha ouvido falar dessa técnica que o Fralin usa num captador de telecaster de usar alnico III nas cordas E, A e G e alnico IV nas cordas D, B e e alguém sabe do reais benefícios que isso possa trazer?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 17 de Fevereiro de 2013, as 12:03:05
Uma certa diferença de timbre na esperança de aproximar o timbre das cordas encapadas com o das desencapadas.

-----
Um novo relato sobre a saga Lollar Blackface Middle Pickup com o pino da corda E(Mi) bordão com polaridade trocada...

Eu havia deixado o captador de lado, já que retirar o pino e inverter sua posição certamente danificaria o captador. Numa feliz oportunidade, o grande Diego Félix me conseguiu duas plaquinhas de Neodímio 48(?), o tal imã rare earth. Pequeninas e muuuuuito poderosas! E não foi que com poucas passadas reverteram a polaridade do pino instalado errado? Reverteram totalmente!

Coloquei o captador na guitarra e estava funcionando perfeitamente, na verdade um pouco mais forte e agudo que o outro substituto. Medi a intensidade em Gauss do que estava bom e constatei que o que reverti estava supercarregado magneticamente. Tirei o captador da guitarra. Montei com um suporte de PCB, bem comum, parece um U, algo parecido com o que vi pela rede, uma espécie de carregador magnético. Só que normalmente os vejo feitos numa morsa de mesa, com um imã de cada lado. Fiz o mesmo com os imãs nos braços de plástio do suporte e fita Durex. Então, passando o captador no meio deles uma ou duas vezes com a polaridade invertida, consegui diminuir a intensidade e quase igualar ao outro.

Ou seja: funcionou e muito bem. Só posso agradecer imensamente ao Félix! :tup


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 06 de Agosto de 2013, as 16:25:44
Uma dúvida

Estou com um set de Stellfners singles aqui dois HS Hard e um HS Soft  e tem uma informação no site do fabricante que eu não consegui decifrar então decidi perguntar aqui primeiro antes de entrar em contato com o fabricante. É "dito" no site que os captadores tem construção stack, e eu fiquei com uma dúvida, seriam esses stacks aquele construção que faz possível se ter humbuckers com dimensões de single ou seriam esses stack aquelas bobinas que são colocadas em alguns singles com objetivo de diminuir o ruído característico dos singles as chamadas dummy coils ?


Link com as informações dos Stellfner

http://www.stellfner.com.br/Pickups/Stack%20Guitar.htm

os que tenho são do modelo lá de baixo da página


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: EddieTavares em 06 de Agosto de 2013, as 17:30:14
bossman

Os stack são empilhados, as bobinas colocadas umas sobre as outras, os captadores estilo hot rails (lado a lado) são split.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 06 de Agosto de 2013, as 20:19:17
bossman

Os stack são empilhados, as bobinas colocadas umas sobre as outras, os captadores estilo hot rails (lado a lado) são split.

De qualquer maneira esse stack não tem o timbre clássico de singles comuns né?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 06 de Agosto de 2013, as 20:30:57
Bem, alguns fabricantes afirmam que "chegam lá" e não é impossível. Eu tenho usado essa técnica do dummy coil em diversas guitarras com algum sucesso.

Há algum tempo, pesquisando para um bpm amigo que tem uma Fender Strat Elite, descobri que essa guitarra usava essa mesma técnica do dummy coil, só que de forma mais sofisticada e possivelmente com resultados melhores. Usando um circuito ativo, o dummy não mexe com as características passivas do pickup, apenas adiciona o ruído 180o para cancelamento. Além disso o dummy fica num buraco entre os outros cptadores e as molas. Pude atestar pela guitarra desse amigo que o sistema funciona bem!

Essa idéia, sem conhecer esse projeto, me foi dada uma vez pelo Haroldo Gamal, quando omentei com ele sobre o uso do dummy coil. Realmente é muito espertinho esse senhor!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: EddieTavares em 07 de Agosto de 2013, as 09:59:09
Bossman

Eu tive alguns tanto stacks quanto split, outros eu testei em guitarras de amigos e em lojas, o que posso dizer é que são outros tipos de captadores, tenho um Dimarzio VV no braço da minha strato e não vivo sem. Testei o fast track uma vez e achei ótimo... Mas como diria: são outras espécies... Não são singles e nem humbuckers, lembram, mas não são.

Mas a minha opinião quase sempre destoa com a maioria, não sou um fritador e também não sou um víntage-shiita, prefiro os stacks aos singles comuns.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 07 de Agosto de 2013, as 10:32:44
Bossman

Eu tive alguns tanto stacks quanto split, outros eu testei em guitarras de amigos e em lojas, o que posso dizer é que são outros tipos de captadores, tenho um Dimarzio VV no braço da minha strato e não vivo sem. Testei o fast track uma vez e achei ótimo... Mas como diria: são outras espécies... Não são singles e nem humbuckers, lembram, mas não são.

Mas a minha opinião quase sempre destoa com a maioria, não sou um fritador e também não sou um víntage-shiita, prefiro os stacks aos singles comuns.

Obrigado pela sua opnião Eddie. Eu tenho duas stratos com singles e terei de escolher uma delas pra instalar esses stack's o problema é que eu gosto do som das duas com os singles que estão originais mesmo mas uma terá de ser "sacrificada" pelo bem da ciência hehehe, claro que o amplificador tem boa parcela de  "culpa" por eu estar gostando mesmo elas estando com a captação original.

As guitarras são duas uma Giannini Stratosonic e uma Squier Affinity. Curto mais o som da Giannini mas, a Squier tem um tocabilidade melhor que dúvida cruel essa em que me encontro!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: EddieTavares em 07 de Agosto de 2013, as 10:52:53
Boss

A squier deve ser de Basswood e a Giannini de marupá ou cedro, se vai combinar com a Giannini não sei, tanto o marupá quanto o cedro tem pontas de frequências que talvez não casem com esses stacks.

Já o basswood aceita qualquer captador, talvez não fique aquele timbre maravilhoso mas vai soar bem, entretanto, prefiro o som de captadores fortes e com médios carnudos no basswood e captadores fracos no marupá, o cedro ainda não tive contato suficiente pra fazer testes e tirar conclusões.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 07 de Agosto de 2013, as 12:18:44
Eu experimentaria direto na Squier!

Se ela está original, deve estar com pots de 500k. Eu deixá-los-ia só para ver como soam com esses Stacked Coils. Depois, experimentaria colocar um resistor de 560k em paralelo com o pot de volume e testaria o timbre novamente! Se puder gravar com um mínimo de qualidade, pode ajudar a decidir se mantém ou não os pots em 500k.

-----
Outra coisa: tenho acompanhado há bastante tempo o trabalho do Érico Malagoli, mas tenho ouvido seus captadores apenas em guitarras de amigos e conhecidos.

Pedi há dois dias atrás para que a Malagoli fizesse uma versão personalizada do seu modelo já Custom, o humbucker Custom 55. Minha idéia é colocá-lo como captador na posição do braço em minha Cort Source, uma boa cópia de Gibson 335. Eu ouvi um outro captador deles nessa mesma linha, o Custom 57, e gostei muito! Logo que receber e instalar o bichinho farei uma resenha aqui no fórum. Acredito que vá ficar bom, vamos ver!

Essa guitarra já nem está mais com os captadores originais, que por sinal são ótimos, mas ficou longe do que eu desejava. São de médio para alto ganho, muito parafinados e com muitos médios. Coloquei um par de Toneriders Classic IV e o som ficou muito bonito, mas ainda não é isso. Devo testar um Seymour Duncan Jazz nessa posição também, apenas ara comparar... Minha idéia (ou sonho...rs) é capturar aquela sonoridade das 335 mas antigas.

Vamos ver...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 24 de Setembro de 2013, as 13:24:27
Pra complicar mais ainda na escolha de captação da sua guitarra!

http://www.chriswhitepickups.com/shop

http://www.youtube.com/watch?v=-zOtsvS9oDA


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 24 de Setembro de 2013, as 13:28:30
Pra complicar mais ainda na escolha de captação da sua guitarra!

http://www.chriswhitepickups.com/shop

http://www.youtube.com/watch?v=-zOtsvS9oDA


Menino mau esse Filipe...rs.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 24 de Setembro de 2013, as 13:36:35
 >d  :D

Em tempo... fiz oque foi sugerido por você no post ali em cima. Não aguentei esperar os correios sairem da greve pra trocar os magnetos dos captadores originais da Squier pelos de neodímio e pus os Stelffner de Neodímio e gravei para uma posterior comparação.

Mais tarde vou postar o resultado disso aqui.

-----
Pois bem, como escrevi anteriormente eu fiz oque o Alex me sugeriu posts acima troquei os captadores da minha Squier Affinity pelos stacks de neodímio Stellfner, os Stellblind HS:

http://www.stellfner.com.br/

Tinha disponíveis aqui os dois modelos em que se subdivide essa linha os Soft e os Hard. Deixei o "soft" pra por na ponte devido a resistência dc um pouco menor e os dois "hard" pro meio e braço consequentemente.

O detalhe é que o captador "soft" não seguiu oque veio escrito na caixinha e no site, a resistência dc que pelo que eles dizem deveria ser de 7k6 ao medir deu 10.5k !!! Os "hard" também deram fora do que foi especificado mas, entendo que existe um coeficiente de cag@%* ou melhor dizendo tolerância, deram 11.5k contra os 10.2k especificados.

Outro fato curioso é o de usarem o fio preto pra orientar que o "hot" do captador é ele!

Pra efeitos de comparação gravei o som como era com os singles originais da Squier:

Captação original:
captor chinês squier affinity-Track 3.wav (http://www.4shared.com/music/l6hjFYDT/captor_chins_squier_affinity-T.html)

Captação Stellfner:
captadores stelffner squier affinity-Track 4.wav (http://www.4shared.com/music/t1Wbx9BB/captadores_stelffner_squier_af.html)

Ahhh esqueci de falar que a demonstração começa com os captadores da ponte e vão passando por todas as combinações da chave seletora.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

edit: Esqueci que dá pra ouvir direto no 4shared também! Não há necessidade de baixar mas, é claro que se quiser ouvir com maior qualidade...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Tmc em 24 de Setembro de 2013, as 17:51:20
achei esses captadores na guitar garage, tem sample e tudo, alguém conhece?

http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/pickups.php


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 24 de Setembro de 2013, as 18:18:04
Eu já até falei deles aqui no tópico, no primeiro post...  >>(:

São excelentes, NMHO.  Claro, como diz no próprio site, uma onda mais vintage... (deathmet

------------------------------

Bossman, duas coisinhas sobre esses Stellfner seus:

1 - Realmente a disparidade entre valor proposto e valor medido estão pra lá de absurdas!

2 - Outra coisa é que meio que regra geral o povo deixa os captadores mais fortes, com mais graves e médios para a posição da ponte. Muitas vezes são justamente o de maior resistência DC, pois na ponte é onde há menor excursão da corda fazendo com que haja menos "movimento" transformado em eletricidade pelo captador. Mas isso é regra para uns e não para outros.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 28 de Setembro de 2013, as 10:14:29
Só hoje posso responder com calma e paciência! Alex eu pensei que era ao contrário do que você explicou no segundo parágrafo mas, se a "regra geral" é assim posso experimentar depois só pela curiosidade mesmo porque pra te dizer a verdade a guitarrinha virou outra! Esses captadores cumprem o que dizem quanto ao assunto de zero ruído (tá bom... não tão zero assim mas, tem bem menos ruídos que os singles originais) mas em compensação pela diferença de ganhos mas microfonia tá "comendo solta"! A guitarra tá apitando muuuuuiiito!

Agora quanto ao som eu senti que na parte do som limpo esses stellfner mantém um som característico de single, agora quanto tratei de distorcer...  mudou radicalmente! O som ficou bem punch, rasgado, agressivo, sei lá! Bem diferente do que eram, lógico! Ainda estou na dúvida se quero ela assim ou se compro singles normais, quiçá uns Fender.

Gostaria também de te perguntar como faço pra fazer aquela alteração que você recomendou ali em cima do resistor em paralelo com o pot. de volume pra ver se melhora em alguma coisa.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 28 de Setembro de 2013, as 10:29:08
É só fazer exatamente isso exatamente como foi dito: colocar um resistor do valor igual ao do potenciômetro em paralelo com o mesmo. Se você tiver um resistor de 510k ou mesmo de 470k, basta soldá-lo nos dois terminais das pontas, terminais 1 e 3 do potenciômetro. Basicamente haverá redução do brilho, os médios aparecerão mais. O valor de aproximadamente 250k, resultado do pot com o resistor em paralelo, é comum para singles, por isso não sei dizer se servirá para esses captadores que colocou.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 27 de Outubro de 2013, as 17:15:01
Resolvi fazer agora a alteração sugestionada pelo kem na gianinni ao invés da squier (preguiça mode on) e venho perguntar se os imãs de neodímio polo certo pra se colocá-los em contato com os pinos do captador.

-----
Bem, alguns fabricantes afirmam que "chegam lá" e não é impossível.

Acabo de comparar uma Gianinni com singles normais e originais com essa Squier com os stellfner  é que decepção... :-[ No som limpo a Giannini tá dando de 1000 x 0 na Squier! Muito ruim mesmo, sem comparação! Agora no som distorcido o da squier ficou mais pra um som po%$r@d@ e o da giannini mais pra aquele som clássico. Em fim to pensando seriamente em retirar esses Stellfner da Squier voltar com os originais por mais incrível que isso possa parecer.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 27 de Outubro de 2013, as 18:26:20
Então... procurei por uma demo qualquer desses captadores Stellfner e só achei lixo! Sempre com distorção higain, nunca limpo e qualidade péssima da gravação, mesmo para gravação caseira com microfone da câmera, hoje em dia nem estão mais tão ruins. Aí fica difícil ter uma idéia da sonoridade.

Na teoria fica a idéia de que esses imãs de Neodímio, mesmo usados indiretamente, geram um campo magnético mais cabeludo que os imãs cerâmicos. O foco e a articulação vão embora, a não ser que se contraponha algo no restante da construção do captador.

Só posso falar do meu gosto pessoal, é o único que conheço bem (...rs), e os poucos captadores que usam imã cerâmico que gosto, são um pouco mais complexos ou usam tecnologia um pouco diferente da usual.

Só pra lembrar: o captador Malagoli tipo PAF que fiz com o Érico há algum tempinho continua um dos HBs preferidos aqui da casa viu?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 27 de Outubro de 2013, as 18:37:00
Na teoria fica a idéia de que esses imãs de Neodímio, mesmo usados indiretamente, geram um campo magnético mais cabeludo que os imãs cerâmicos. O foco e a articulação vão embora, a não ser que se contraponha algo no restante da construção do captador.

Aqui a coisa ficou beeeem diferente dessa sua descrição viu Alex!?? As cordas B e "e" ficaram com volumes bem diferentes das outras e o volume como um todo ficou mais baixo do que com os magnetos originais de cerâmica.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 27 de Outubro de 2013, as 18:42:19
Outra coisa: o Blog "Louco por Guitarra" tem tido boas postagens. Acho que o Paulo e o Oscar estão de parabéns por divulgar informações e opiniões interessantes. Vale a pena dar uma lida de vez em quando:

http://guitarra99.blogspot.com.br/ (http://guitarra99.blogspot.com.br/)

-----
Filipe, mas deixa eu entender, a comparação você está fazendo usando os imãs pequeninos sugeridos pelo Kem?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 27 de Outubro de 2013, as 18:55:15
Filipe, mas deixa eu entender, a comparação você está fazendo usando os imãs pequeninos sugeridos pelo Kem?

Não, a comparação entre os sons da Squier e da Gianinni são com a Squier com caps stellfner e a Gianinni com os caps originais de cerâmica. A Gianinni com caps modificados com imãs de neodímio é outra história! Ficou um pouco confuso porque eu fui fazendo aqui e postando  ;D


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: Alex Frias em 27 de Outubro de 2013, as 19:38:25
É um pouco complicado comparar guitarras diferentes, mas ok...

Os captadores nas duas guitarras estão com as mesmas alturas em relação às cordas ao menos?


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 27 de Outubro de 2013, as 20:35:46
É um pouco complicado comparar guitarras diferentes, mas ok...

Os captadores nas duas guitarras estão com as mesmas alturas em relação às cordas ao menos?

Não tem nem como fazer isso porque os stellfner são cobertos e os da gianinni são aqueles como os pinos cada um com uma altura diferente. De qualquer maneira também já decidi que vou voltar a gianinni ao estado natural. Não curti esses neodímios não...


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 28 de Outubro de 2013, as 00:33:13
Resolvi fazer agora a alteração sugestionada pelo kem na gianinni ao invés da squier (preguiça mode on) e venho perguntar se os imãs de neodímio polo certo pra se colocá-los em contato com os pinos do captador.
Tem que colocar todos com o mesmo polo pro mesmo lado, senão da caca...
Se o captador do meio for "invertido", tem que colocar os polos dos imãs invertidos em relação aos dos captadores da ponte e do braço.
Uma maneira facil é colocar todos os imãs empilhados... Vai retirando um a um dessa pilha. No captador da ponte, coloque todos do mesmo lado.
Pra colocar no captador do meio, inverta o lado. Depois inverta novamente para colocar no captador do braço. Mas só vai ficar legal se o captador for como os da squeir, que tem stags de metal.


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 28 de Outubro de 2013, as 09:06:31
Tem que colocar todos com o mesmo polo pro mesmo lado, senão da caca...
Percebi!  :D

Se o captador do meio for "invertido", tem que colocar os polos dos imãs invertidos em relação aos dos captadores da ponte e do braço.
Uma maneira facil é colocar todos os imãs empilhados... Vai retirando um a um dessa pilha. No captador da ponte, coloque todos do mesmo lado.
Pra colocar no captador do meio, inverta o lado. Depois inverta novamente para colocar no captador do braço. Mas só vai ficar legal se o captador for como os da squeir, que tem stags de metal.

Ele tem os pinos de metal sim só que em cada posição da corda eles tem uma altura pra compensar o raio da escala. De qualquer maneira irei fazer aqui pra ver se me agrada.

-----
Acabei de fazer e o resultado foi 100% melhor! Melhorou muito mesmo ficou mais equilibrado e límpido o som.

-----
Só pra lembrar: o captador Malagoli tipo PAF que fiz com o Érico há algum tempinho continua um dos HBs preferidos aqui da casa viu?

Falando em Humbuckers eu me surpreendi muito positivamente com uns Gretsch da minha LP ! Fica a dica!


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: kem em 28 de Outubro de 2013, as 19:22:37
...
Acabei de fazer e o resultado foi 100% melhor! Melhorou muito mesmo ficou mais equilibrado e límpido o som.
..
:tup
Posta uns samples ai de antes e depois...  :-)
De vez em quando eu tenho ideias boas...  ;D


Título: Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Enviado por: bossman em 28 de Outubro de 2013, as 20:04:59
:tup
Posta uns samples ai de antes e depois...  :-)
De vez em quando eu tenho ideias boas...  ;D

Putz! Ricardo infelizmente eu não tive tempo de gravar, até pensei nisso mas, como só tinha hoje pra fazer resolvi não gravar. Sorry  :(


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal