Título: Mullard 3-3 Enviado por: Guilherme em 28 de Outubro de 2012, as 17:00:47 Editei agora esse tópico de quase cinco anos para poder ser melhor relacionado com o atual sobre o Mullard 3-3
_____________________________________________________________________________________________ Em quase quatro anos tentei duas vezes fazer do Mullard 3-3 um amplificadorzinho single-ended Hi-Fi razoavel. Não deu. Acho que os engenheiros da Mullard quiseram esgotar as possibilidades da EF86 e desenharam um amplificador exótico. Para não perder os componentes, decidí por um projeto solo com EF86 em triodo e EL84 idem, alimentadas por uma GZ34. O circuito está aquí: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif) Uma vista interior do amplificador, com a bus-bar ligada ao chassis no RCA de entrada, que proporcionou nível de hum e buzzz 1000% quieto, está aquí: www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG]http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG]www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG) O bicho de frente está aquí: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG) Por cima aquí: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG) E finalmente a traseira do cara: [urlhttp://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG[/url] Não foi possivel audição "realista" mesmo com um par de bass-reflex duas vias AUDAX, como era de se esperar. Para audições realistas com single-ended é necessario falantes com eficiencia perto dos 100dB/W/m. Sempre testo com o mestre EVH tocando 5150 no DVD da turne OU812. Bom, mas faltou a "ponta". Já o trumpete/maestro-fuzz/echoplex de Miles Davis, com a guitarra mágica de J.MacLaughin em Bitches Brew, soou fantástico, como tambem os Piano Concertos 1-5 do Mestre dos Mestres LVB. Qualquer info sobre esse amplificadorzinho é só pedir. abraços Guilherme Peregrini Título: Re: Mullard 3-3 Enviado por: Marcus Vinícius em 28 de Outubro de 2012, as 17:07:32 Amigo faltou o // depois do http: nos links por isso os mesmo não estão funcionando,
modifique sua mensagem para que os outros possam ver o belo projeto! Título: Re: Mullard 3-3 Enviado por: Eduardo em 29 de Outubro de 2012, as 20:07:58 Oi Guilherme
Mas que baita transformador de saída! Tem mais ferro nele que no de força! Qual é o corte em baixa frequência que você usou? Abraços Eduardo Título: Re: Mullard 3-3 Enviado por: Guilherme em 30 de Outubro de 2012, as 15:46:44 Eduardo,
É plano entre 12Hz...28kHz (re. 1kHz), 33mA DC, 1,4W sobre 8 ohms resistivos e demais condiçoes constantes no circuito abaixo. A distorção no nucleo desse OPT é centenas de x menor do que a do estagio de saida. Ainda não aprendí fazer single-ended de 6W com EL84, 50mA quiescentes, resposta ultra-extendida e distorção hiper-baixa com transformadores de saida miniaturizados. Com o tempo, quem sabe..... O transformador de saida tem 2kg de GO-M4 Tessin, bobina unica, quatro seçoes primarios e cinco de secundarios. Cada seção do secundario, por sua vez, é dividida em duas partes iguais lateralmente. Para simplificar o strapeamento do secundario com uma unica impedancia escolhi 6 ohms para refletir 5k (Mullard 3-3). Carregando com 4 ohms (duas caixas em paralelo) reflete 3,5k, base do projeto para EL84 em triodo. Meu set-up para S.E. é monoaural (não confundir com monofonico). CD Player stereo, buffer-preamplificador stereo com a chave mono-stereo na posição mono. Assim tenho L+R no canal L e R+L no canal R, obviamente. No monobloco foram ligadas duas caixas audax com rendimento de 94dB/W/m em paralelo, midbass de 8 pol e tweeter domo de 1 pol. Abraços Guilherme Peregrini http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif) http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG) http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG) http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG) http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG) Título: Re: Mullard 3-3 Enviado por: Eduardo em 30 de Outubro de 2012, as 21:29:27 Caríssimo Guilherme
A fórmula para se conseguir 6W (na verdade dá 5 ou 5.5) com uma EL84 é jogar ma tonelada de realimentação negativa sintonizada na frequência de corte do amplificador não-realimentado. Para isso é preciso um estágio de ganho bem grande na entrada. Tente fazer este mesmo amplificador com as duas válvulas ligadas em pentodo. Coloque um elo de realimentação que limite bastante o ganho global em tensão. No elo, inclua uma rede RC que não permita realimentação da baixa frequência. No osciloscópio fica lindo! Abraços Eduardo Título: Re: Mullard 3-3 Enviado por: Guilherme em 09 de Outubro de 2017, as 22:44:51 Apesar da sugestão do Forum de optar pela criação de um novo tópico, pelo fato do tópico em questão não ter sido movimentado nos últimos 120 dias, achei melhor editá-lo por ter sido de minha autoria e, também, para poder ser melhor relacionado com o novo tópico que trata do mesmo assunto.
_____________________________________________________________________________________________ Em quase quatro anos tentei duas vezes fazer do Mullard 3-3 um amplificadorzinho single-ended Hi-Fi razoável. Não deu. Acho que os engenheiros da Mullard quiseram esgotar as possibilidades da EF86 e desenharam um amplificador exótico. Para não perder os componentes, decidi por um projeto solo com EF86 em tríodo e EL84 idem, alimentadas por uma GZ34 (atualmente 5Y3-GT). O circuito está aqui: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif) Uma vista interior do amplificador, com a bus-bar ligada ao chassis no RCA de entrada, que proporcionou nível de hum e buzzz 1000% quieto, está aqui: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG) O bicho de frente está aqui: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG) Por cima aqui: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG) E finalmente a traseira do cara: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG) Não foi possível audição "realista" mesmo com um par de bass-reflex duas vias AUDAX, como era de se esperar. Para audições realistas com single-ended é necessário falantes com eficiência perto dos 100dB/W/m. Sempre testo com o mestre EVH tocando 5150 no DVD da turne OU812. Bom, mas faltou a "ponta". Já o trumpete/maestro-fuzz/echoplex de Miles Davis, com a guitarra mágica de J.MacLaughin em Bitches Brew, soou fantástico, como também os Piano Concertos 1-5 do Mestre dos Mestres LVB. Qualquer info sobre esse amplificadorzinho é só pedir. abraços Guilherme Peregrini |