Título: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Guilherme em 16 de Outubro de 2012, as 18:15:47 O Mini Rectifier - Twenty Five, com 5x 12AX7 e 2xEL84, gera 25W com a chave Multi-Watt na posição pentodo e 10W na posição triodo. Na próxima geração, talvez daquí a dois ou tres meses, a Mesa Engineering vai alcançar, facil, o patamar de 30W com uma par de EL84.
Duas ou tres decadas atras a FCC (Federal Communication Comission) dava em cima desses sem-vergonhas e fazia o que a MESA gosta e é hábil em fazer: processar aqueles que ousam violar suas "patentes" e "designs". Se eu morasse nos EUA compraria uma tranqueira dessas e tentaria convencer um advogado astuto a processar essa turma. Guilherme Peregrini Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: hgamal em 16 de Outubro de 2012, as 18:32:47 Eles estavam com inveja de quem inventou o PMPO!
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Finck em 16 de Outubro de 2012, as 18:53:01 Se vocês pensam que esse negócio de usar "fator Pinóquio" é privilégio dos fabricantes de áudio, estão enganados...
A indústria automotiva americana, só para citar UM exemplo, já usa artifícios para apresentar "carros mais potentes" desde a década de 50. E o triste é que os fabricantes sempre conseguem provar o que prometem: é tudo uma questão de alterar o método de medição e/ou cálculo. É assim que surgem barbaridades como "PMPO" (áudio), "Potência Bruta SAE" (motores), etc, etc. No final, são os próprios consumidores que impulsionam esta prática. É a regra do "o meu, ahammm, AMPLIFICADOR é maior do que o seu". Testosterona tem efeitos complicados... Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Tiago Vulgar em 16 de Outubro de 2012, as 20:48:11 Criei um tópico sobre namoradas e esposas reclamar conosco do handmades, daí o Patines disse uma coisa que se encaixa perfeito neste assunto:
" Não é só do site handmades que as patroas reclamam. Reclamam de qualquer atividade criativa, pois conforme todos sabem, porque já falaram bastante aqui no site: "sai mais barato mesmo é comprar pronto !" Não é só ela que reclama. É QUALQUER SER VIVO CRIADO VENDO DESENHO DA GLOBO E TOMANDO COCA-COLA. " Fonte (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4514.0) Quem é o responsável por essa lenga lenga de falsidade ideológica? R: A ignorância de quem não faz questão de ler! Trabalho em um museu de ciência onde tem aparelho de eletrostática escrito bem grande PERIGO, ALTA TENSÃO - CHAME UM MONITOR...mas as antas não fazem questão de ler, daí acha ruim que a coisa não funciona ou se machuca! Como diria um amigo meu: não tente entender, basta lembrar do tipo de lingua que a gente fala!! de 25 para 30...hunf!! são mais uns dólares no preço para o consumidor!!! :-[ Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Guilherme em 17 de Outubro de 2012, as 19:24:07 Pois é, Finck, as Normas da indústria alemã (DIN) exige especificação de potência, qualquer que seja a origem, em W (watts). E ponto final.
Há muitas décadas as publicações alemãs voltadas para o segmento automotivo tem que seguir essas Normas. O BMW xpto tem 150kW a x giros porque eles carregaram o motor com um gerador que forneceu 150kW à uma carga que dissipou essa potencia. Simples, não há o que esconder. Não é assim que se procede ? No caso do Mesa Rectifier 25W é complicado exigir explicações porque as Normas que eles vão tirar da cartola para se justificarem vai gerar uma pendenga sem fim aos olhos do leigo. Aos olhos do leigo, é bom repetir. E assim vai. Pior, esse ampli nem opção de rectifier tem, são dois 1N4007 e tá bom assim. Mas vai de encontro aos desejos do cara que gostaria de ter um Triple mas a grana não dá para tanto. Então vai de 25 mesmo. Veja a pérola escrita pelo Art Thompson na resenha desse ampli e publicada traduzida no encarte "Armas Mortais do Metal" que acompanha a Guitar Player (Brasil) desse mês, com óbvias finalidades de marketing para os anunciantes frequentes: "Prós....Fabulosa máquina compacta. Recursos excelentes. Produz o som do overdrive Rectifier". Aliás, a capacitação técnica da turma da Guitar Player, tanto a de lá como a de cá, é muito fraca. Esse encarte trás coisas hilariantes, vale a pena conferir. Faz tempo que a engenharia foi substituida pelos departamentos de "gestão" financeira e de marketing. Juntos fazem milagres. Handmades de todo mundo, uni-vos ! Guilherme Peregrini Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: pit.du em 17 de Outubro de 2012, as 21:29:36 Guilherme se tem uma coisa que aprendi é que em revistas "especializadas", o que mais tem é o famoso pagou publicou, infelizmente isso ocorre em todos os seguimentos de nossa economia. Afinal de contas a propaganda é a alma do negócio.
É mais uma grande marca há enganar seus consumidores. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Outubro de 2012, as 22:55:49 Uma maneira de verificar o "pagou, publicou" é ver se na própria revista
tem uma propaganda da empresa cujo produto esta sendo elogiado na matéria. Geralmente tem. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Eduardo em 18 de Outubro de 2012, as 08:03:02 Oi Pessoal
O pior de tudo isso são os mitos que essas publicações e publicidades inescrupulósas feram. Eu já nem discuto mais quando aparece um cliente querendo comprar UMA EL84 e quer que ela seja casada! Mas acho que menhuma publicação ganha, no quesito absurdos, das revistas voltadas para os audiófilos e maníacos por home-theater. Certa vez a revista "Audio e Vídeo" publicou um artigo de três páginas explicando como um certo cabo de força com propriedades "mágicas" podia melhorar o som do equipamento. Eu nunca antes vi tanta caca junta. E tem acéfalo que acredita! Mas só para por lenha na fogueira, Gulherme, certa vez você me enviou um artigo sobre amplificadores ultra-lineares em que o autor afirmava ter conseguido 22W de um par de EL84. Bem verdade que fritavam com 450V na placa. Se não me engano era da revista Antena. Me corrija se minha memória estiver falhando. Estou sem o artigo aqui. Abraços Eduardo Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Barech em 18 de Outubro de 2012, as 08:50:38 Essas revistas criam cada critérios para tentar quantificar o que é qualitativo. O melhor amp do mundo é o amp da marca tal. E o pior de tudo são essas "mágicas" que exitem no audio, que o marketing cria. Parece até que Leo Fender, Les Paul, Jim Marshall, são alquimistas... :D
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Ferro_Velho em 18 de Outubro de 2012, as 08:51:51 Citar UMA EL84 e quer que ela seja casada! Vai ver a outra saiu pra comprar cigarro e ainda não voltou. :D E uma senhora de respeito tem que ser casada né? :P Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: vinealonso em 18 de Outubro de 2012, as 09:55:45 Eu já nem discuto mais quando aparece um cliente querendo comprar UMA EL84 e quer que ela seja casada! Poxa... os valvulados me fascinam, mas vejo que tenho muito o que aprender! Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Barech em 18 de Outubro de 2012, as 10:30:03 "A senhora é casada?"
"Sou sim senhor" "Qual o nome do seu marido?" "Não tenho" ??? :D Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: vinealonso em 18 de Outubro de 2012, as 10:37:09 Estou boiando haha, me expliquem aí qual é a das válvulas casadas? A intenção seria comprar um jogo com válvulas "idênticas", tipo mesmo lote de produção, pra que sejam o mais parecidas possível?
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: pit.du em 18 de Outubro de 2012, as 10:58:58 Vine leia este tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=725.msg9434#msg9434
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Guilherme em 18 de Outubro de 2012, as 18:39:30 Não, Eduardo, a Antenna tinha respeito pelo assunto e pelos seus leitores, pelo menos na época da eletrônica do vácuo.
Um par de EL84 em UL é mais ou menos aquilo que o Mullard 5-10 consegue, 10W / ch. dentro de uma banda passante extensa e com transformadores generosos. Bem fazia a The Absolute Sound, que não aceitava propaganda de nenhuma espécie e muito menos matéria paga. Até que um belo dia descobriram que um dos mais importantes articulistas da revista estava sendo subornado pelo fabricante X para descer a lenha no Y É soda. abraçao Guilherme Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: gfr em 18 de Outubro de 2012, as 19:11:07 Estava assistindo uma matéria da "guitar interactive" (revista online gratuita) sobre os 50 anos da Marshall, eles tocam em alguns amps clássicos de diversas eras (Bluesbraker, JTM45, JCM800, Jubilee, 6100, ...). Tem muita bobagem tipo "You can feel it's point-to-point wired", mas uma coisa eu achei interessante: quando o guitarrista da revista (o Mike Casswell, que aliás toca praca) falou sobre o JTM45 e o Bluesbraker como amplificadores de 50W, o representante da Marshall fez questão de ressaltar que na verdade eles têm uns 30W.
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Eduardo em 19 de Outubro de 2012, as 07:38:18 Estou boiando haha, me expliquem aí qual é a das válvulas casadas? É por aí mesmo! Você coloca válvulas casadas na saída do amplificador para reduzir a distorção harmônica que aparece pela diferença de ganho entre DUAS ou QUATRO peças que trabalham juntas, além de outros detalhes. Mas você sabe fazer um par de UMA peça? ??? O que eu estou dizendo é que de tempos em tempos aparece na minha loja alguém que quer comprar UMA válvula e quer que esta UMA válvula seja casada. Neguinho ouve conversa pela metade e sai por aí falando bobagem. O cara fica com a impressão que eu quero engana-lo, pois quem falou para ele que tem que ser casada é "um amigo que manja muuuiito de válvula". :-) Eu desisti de tentar explicar. Digo que mando a válvula "casada" e pronto. Abraços Eduardo Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Alex Frias em 19 de Outubro de 2012, as 08:14:53 Ao menos parece mais simples atender ao pedido, já que ela vai ter os parâmetros mais próximos dela mesma.
Ou então a idéia do comprador é fazer a válvula ter um caso extra conjugal? Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: vinealonso em 19 de Outubro de 2012, as 10:07:20 Hahahaha sério que tem gente que faz isso, Eduardo? Eu nunca ia atentar pra isso, meu cérebro automaticamente leu "um par", e pensei que você estava dizendo que casar válvulas era besteira hahaha.
Você nunca falou algo do tipo "olha, ela já foi casada, hoje em dia é divorciada, serve?" Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Alex Frias em 19 de Outubro de 2012, as 11:00:36 Seria uma válvula usada...
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: vinealonso em 19 de Outubro de 2012, as 11:02:48 Seria uma válvula usada... Hahaha é verdade, não tinha pensado dessa maneira. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Luis_RP em 19 de Outubro de 2012, as 11:17:16 Ola,
http://www.mesaboogie.com/US/Smith/MESA_Class_A_Booklet.pdf Será tudo isto mesmo? Veja a pagina 4: Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Eduardo em 19 de Outubro de 2012, as 11:26:57 EL84 em classe A dá 10W por par e olha lá! Para chegar nos 15W tem que ser classe AB.
Vergonha um engenheiro da Mesa falar uma barbaridade dessas. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Barech em 19 de Outubro de 2012, as 11:32:35 O grande problema é o leigo acreditar. Eu mesmo por exemplo, antes da internet acreditava em tanta coisa que escreviam em revistas :(
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Guilherme em 19 de Outubro de 2012, as 18:36:43 O problema é que a engenharia não está mais no topo da cadeia alimentar, eles comem aquilo que departamentos com mais poder determinam.
Sejamos justos, a engenharia da Mesa não chegou perto de um marketeiro engravatado e disse ter um amp genial capaz de fornecer potencias extravagantes com 2 EL84. A ordem de fazer um amp por x dólares que levaria o conhecido nome "Rectifier" veio de cima e de quem só entende de resultados financeiros. Esse amp é a resposta da Mesa para aquele da Carvin que o Steve Vai aparece segurando a alça com o polegar direito. É um mordendo o calcanhar do outro, e quem tem que dar as respostas são os engenheiros, técnicos, montadores etc. A Mesa tem excelencia em selecionar valvulas. Um cara da Marshall me afirmou que o processo que eles usam não tem similar no mundo, são criteriosos e rejeitam lotes inteiros porque aplicam AQL's (acceptance quality level) apertadissimos. Isso é glória da engenharia e não dos engravatados. Abraços Guilherme Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: hgamal em 19 de Outubro de 2012, as 18:43:26 Começo a achar que há erros na aplicação dos padrões.
Como já disse aqui antes, a saída de um amplificador próxima a uma onda quadrada, apresentará a potência elétrica de saída com o dobro da observada para um sinal de máxima amplitude senoidal. A média para a potência, da onda senoidal é, numericamente, a metade do que para o sinal quadrado. A matemática é implacável! Qualquer um que já mediu a potência na saída com um osciloscópio ou Wattimetro, sabe disso, a distorção altera os valores medidos. Com os 18 watts em EL-84, dá até para perdoar. Eu mesmo chamo o projeto que eu fiz de 15 watts, com transformadores Lynx, de hi18w - tal qual o nome do diretório, onde guardo os arquivos do projeto "/home/hgamal/eagle/hi18w". Mas indo na direção de 30, é forte. Onde eu quero chegar: injetando uma onda quadrada em um amp de 15 Watts, se a saída sair quadrada iremos medir 30 Watts. O Guilherme ou Eduardo podem explicar por que é bem difícil sair uma onda quadrada perfeita na saída de um valvulado, principalmente com transformadores ruins, mas dá para perceber os "ses" e "poréns" na idéia. A onda quadrada é um poderoso fuzz. Concluindo, EL84 dá 30 watts... bom, falemos a verdade: dá! Mas esta potência serve para alguma coisa? Talvez fazer uma sirene! para finalizar, duas coisas: 1) Já estou começando a me empolgar. Farei um o projeto de EL84 que vai dar uns 100 Watts. O problema é que será em classe D, mas só vai reproduzir de 1k a 4k - para ficar mais fácil! Matematicamente viável! 2) Pegue seu amp de 50 watts, consiga uma onda quadrada na saída e venda ele anunciando ele como sendo de 100 Watts. Você até exibe a medida na saída do Wattimetro. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Fernando Bello em 19 de Outubro de 2012, as 19:01:25 Sem parecer que estou desmerecendo o conhecimento de todos, longe de mim, mas o pior não é isso.
Se algum fabricante conseguir ou não extrair determinada potência de uma determinada válvula não importa. O que realmente faz diferença é o que os "músicos" andam fazendo com essa potência... )>| Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: hgamal em 19 de Outubro de 2012, as 20:11:58 Pô Bello, o que faz diferença para mim é não ser tratado como idiota por uma empresa líder no que faz. É totalmente desnecessário, empresas que são ícones de gerações inteiras, se portarem como vendedores saltimbancos de fórmulas mágicas! Ou será que o mercado anda tão ruim assim que para sobreviver elas tem que enganar os consumidores?
Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: fallout em 19 de Outubro de 2012, as 22:57:16 Ou será que o mercado anda tão ruim assim que para sobreviver elas tem que enganar os consumidores? Esses dias conversando com um amigo eu disse a ele que queria abrir um comercio no ramo automotivo, ele disse: "Mas pra dar certo nesse ramo tem que fazer 'trambiques'" Eu respondi: Mas o Fiquei pensando a noite toda nessa frase que eu disse e desisti do comercio. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: pit.du em 19 de Outubro de 2012, as 23:24:40 Ou será que o mercado anda tão ruim assim que para sobreviver elas tem que enganar os consumidores? Esses dias conversando com um amigo eu disse a ele que queria abrir um comercio no ramo automotivo, ele disse: "Mas pra dar certo nesse ramo tem que fazer 'trambiques'" Eu respondi: Mas o Fiquei pensando a noite toda nessa frase que eu disse e desisti do comercio. fallout desculpe mas não concordo com seu amigo, se todos pensarmos como ele ai sim a coisa desanda, eu prefiro pagar mais caro por algo e saber que o vendedor é honesto, do que economizar e correr o risco de comprar gato por lebre. E sinceramente acho que essa maneira de pensar do brasileiro, o famoso jeitinho brasileiro é que nos atrasa tanto em comparação com outros países, brasileiro acha bonito ser malandro ser o mais espertinho, mas as coisas não são por ai, quem ludibria hoje amanhã pode ser ludibriado. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Eduardo em 20 de Outubro de 2012, as 07:57:32 Pô Bello, o que faz diferença para mim é não ser tratado como idiota por uma empresa líder no que faz. É totalmente desnecessário, empresas que são ícones de gerações inteiras, se portarem como vendedores saltimbancos de fórmulas mágicas! Ou será que o mercado anda tão ruim assim que para sobreviver elas tem que enganar os consumidores? Os romanos diziam "Vulgus vult decipi, ergo decipiatur" (o povo quer ser enganado, enganemo-lo!). Faz 2000 anos e a sombra do Coliseu ainda paira no horizonte. Empresas sérias são de fato obrigadas a vender o engodo, pois é o que o povo quer comprar. Eu vejo isso todo dia na minha loja. O povo liga no meu telefone e reclama que eu não tenho 6L6 da G&E, Mullard ou Tung-sol! E afirmam categoricamente que a voltaram a fabricar! Na verdade a China colocou no mercado uns clones das faz uns anos. Hoje a Shuguang vende com o nome de 6L6GR (G&E Resuirged). A New Sensor comercializa os outros clones. Eu conto a história, explico para o cliente o que acontece, tento ensinar e sou tratado como um ignorante. Um trapaceiro que quero vender gato por lebre. Sinto-me humilhado. Seria muito mais fácil para mim enganar o cliente, afinal é isso que ele quer. Por ética eu não faço isso. Mando o cara comprar Mullard na Multicomercial, mas eu não vendo aquelas Mullard de araque. Tenho Svetlana de araque, mas está dito que é de araque e tenho também a de verdade. Já chega para mim aquele papo das válvulas casadas. Sinto-me mal por ter que fazer isso, mas já não tenho paciência para ensinar gente que não quer aprender. Enquanto houver gente com arrogância do desconhecimento e preguiça de estudar, haverá lugar para empresas sérias contarem histórias da carochinha. E sobre a arrogância do desconhecimento e preguiçade estudar, quero lembrar que vários sindicalistas do ABC que vieram depois do Lula fizeram um curso universitário. Nenhum deles virou sumidade, mas estudaram. O nosso Querido e Amado É este o mundo que vivemos! São essas as pessoas que compram amplificadores de 30W! São as mesmas que caem sempre no mesmo engodo! E elas são felizes assim! Empresas sérias vão enganar, não porque o marqueting quer, mas porque o público quer. Nós é que somos a deformidade. Vote Maluf! Você não será enganado! Abraços Eduardo Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: xformer em 20 de Outubro de 2012, as 11:03:26 Citar Os romanos diziam "Vulgus vult decipi, ergo decipiatur" (o povo quer ser enganado, enganemo-lo!). Faz 2000 anos e a sombra do Coliseu ainda paira no horizonte Pra confirmar que as coisas não mudam. some ainda o termo "panis et circenses" (pão = bolsa família; e circo = futebol, carnaval e novela) que o povo fica contente e o resto que se dane. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Fernando Bello em 21 de Outubro de 2012, as 11:33:50 Isso mesmo Eduardo. Foi bem isso que eu tentei expressar.
E é diferente de conformismo. Quem conhece não se sente enganado. É igual quando se paga pra uma "prestadora de serviços de carícias e dedicação amorosa", (não estou dizendo que alguém aqui procure esse tipo de serviços :anjo: ).Se ela faz direitinho o serviço pelo valor que foi pago você não fica reclamando que os gemidos são falsos. É só ignorar. Se um equipamento é bom e vale o valor investido, o "menos sofrido" pra nós consumidores atentos do terceiro mundo é ignorar as propagandas pirotécnicas. O que não dá é pra pagar 85% de imposto em tudo, isso sim é de fornicar a mãe no tanque.... Se as indústrias fossem super-sinceras o tempo todo o mundo seria chato pra caramba. Título: Re: Mesa Boogie, parabéns Enviado por: Galeguinhoth em 01 de Dezembro de 2012, as 22:46:10 Essas revistas criam cada critérios para tentar quantificar o que é qualitativo. O melhor amp do mundo é o amp da marca tal. E o pior de tudo são essas "mágicas" que exitem no audio, que o marketing cria. Parece até que Leo Fender, Les Paul, Jim Marshall, são alquimistas... :D Não existe alquimia o que existe mesmo é money pra pagar o jaba da revista. Se Hitler :anjo: foi indicado ao nobel da paz em 1939 a Mesa Boogie sem sombra de duvidas consegue atingir até 30 w com a EL84. (aplaus2) |