Título: Magnetizador de Piezo... se é q existe... Enviado por: overlock em 27 de Setembro de 2012, as 23:43:37 Boas pessoal.
Sou novato no fórum e já to dando trabalho... Eu tenho um violão eletroacústico (gianini folk 101), mas as vezes preciso fazer 2ª guitarra ou o guitarrista falta, e preciso tocar com 2 instrumentos... Eu gostaria de saber se vocês sabem alguma maneira de transformar o som do piezo do meu violão em algo próximo de um som de captador magnético por um pedal de efeito. Andei fuçando pra colocar um p90 ou humbucker no violão, e até achei um kit da malagoli http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1770-fat_boy_acoustic (http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1770-fat_boy_acoustic), mas ia ter q colocar cordas de guitarra, e por fim ia perder o som do meu violão. Estou ciente do absurdo que estou pedindo, mas se houver algo que fique próximo (e barato, de preferencia), eu arrisco. Um abraço a todos! Título: Re: Magnetizador de Piezo... se é q existe... Enviado por: kem em 27 de Setembro de 2012, as 23:56:15 Não precisa colocar cordas de guitarra, apenas cordas de violão de aço...
Título: Re: Magnetizador de Piezo... se é q existe... Enviado por: hgamal em 28 de Setembro de 2012, as 08:47:15 Não precisa colocar cordas de guitarra, apenas cordas de violão de aço... Por incrível que pareça, cordas de plástico excitam captadores magnéticos... mas funciona MAL..... Título: Re: Magnetizador de Piezo... se é q existe... Enviado por: gfr em 28 de Setembro de 2012, as 09:55:07 Se é um violão folk, já usa cordas de aço mesmo. O captador vai funcionar bem. Eu tenho um semelhante (de colocar na boca do violão), da Shadow, funciona com o meu 12 cordas muito bem.
A recomendação da malagoli é porque os bordões dos jogos pra acústicos costumam ser revestidos com bronze, só o núcleo é de aço. Então pode haver uma diferença de volume entre as primas (lisas) e os bordões (com enrolamento). Acho que regulando a distância do captador às cordas dos lados agudo e grave, dá pra chegar num balanço legal. Existem jogos pra acústicos projetados especialmente pra usar com captador magnético: http://www.musiciansfriend.com/accessories/ghs-white-bronze-true-light-acoustic-electric-guitar-strings?CAWELAID=82068248&src=3WFRWXX http://www.drstrings.com/catalog/zebra-wound-round-cores Fora isto, você pode procurar um pedal como o Boss AC-2 ou o Woody do Mark Hammer, estudar qual a equalização que é feita, e projetar um pedal que faça exatamente o contrário :) Se eu não me engano o Zoom 504 (II) tinha um preset pra deixar captador de piezo com som de magnético. Uma outra opção, bem barata, seria o Behringer ADI21, que é um clone do Acoustic DI da Sansamp. Ele tem um simulador de amplificador e caixa acústica (parecido com outros da Sansamp, embora um pouco mais simples) e um controle de "blend" que permite misturar o som "limpo" com o som processado. A ideia é que com um pouco de som "Sansamp" misturado com o som limpo, o som do piezo ficaria mais natural. Bom, você pode exagerar e colocar o blend com 0% de som limpo, pra ver se dá o efeito que você precisa. Apesar de ser voltado pra acústicos, este pedal é bem cotado entre baixistas (teria um som parecido com o BDI21, porém com mais felxibilidade na equalização) e se você procurar no youtube tem um demo dele usado com guitarra, bem distorcida, que ficou com um som muito legal. Pessoalmente, eu acho que se você tiver como mixar o som do piezo com o magnético, fica um som muito mais natural do que piezo puro, mesmo pra tocar acústico. Só por isto o captador já valeria a pena. Título: Re: Magnetizador de Piezo... se é q existe... Enviado por: overlock em 28 de Setembro de 2012, as 18:27:24 Boas pessoal.
Obrigado pelas dicas (principalmente ao gfr). O projeto inicial era juntar um cap magnético na boca do violão, e de lá jogar pra um pedal que fosse uma mistura de aby box com os controles de tone e volume pro captador magnético (comprei o violão a menos de dois meses e to com dó de furar :-[) Vocês sabem se existe algum fabricante que tem essas cordas, mas um mais conhecido, como ddario, nig... Desde já muito obrigado! |