Título: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Marcos Câmara em 20 de Setembro de 2012, as 09:38:16 Galera,
abri este tópico para lembrar a vocês que a lâmpada UV, vulgo Luz Negra, é prejudicial a saúde. Ontem eu pude comprovar quando estava expondo uma placa, ocorreu o seguinte: - Como estava muito calor, apareceu uma nuvenzinha de mosquitinhos que ficou voando sobre a lâmpada, e sobre o vidro com a placa. Como soube que a mesma havia ido pro espaço, ao retirá-la da exposição percebi que alguns mosquitos morreram. Resolvi fazer um teste de 5 min com a lâmpada acesa para ver no que dava, resultado; vários mosquitos mortos. RECOMENDO NÃO FICAR OLHANDO DIRETO PARA A LÂMPADA ACESA, POIS OS OLHOS SERÃO OS PRIMEIROS A SOFRER OS DANOS DA RADIAÇÃO UV. Fotos: (http://dc626.4shared.com/img/6vz4zCMP/s3/0.5288843539240076/LP1.JPG) (http://dc582.4shared.com/img/k_oxTjU-/s3/LP2.JPG) (http://dc617.4shared.com/img/ALC9dTh0/s3/LP3.JPG) Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: felixmeirelles em 20 de Setembro de 2012, as 10:10:31 Por isso usavam muito em açougues, porem a de açougue tinha uma grade de metal para eletrocutar as moscas.
Será que não foram os gases produzidos pela resina foto sensível? Dizem ser muito tóxico esses gases... O que pode estar acontecendo é a luz negra está em uma frequência errada, saindo de UV-A para UV-B ou até UV-C, as vezes essa lampada era para uma aplicação e passaram para outra. Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Marcos Câmara em 20 de Setembro de 2012, as 10:17:10 Por causa dos gases sei que não é pois fiz o teste de 5 min com novos mosquitos (rs), e sem placa nenhuma.
Quanto a frequência... será? Bom, a lâmpada foi fabricada na China... Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: felixmeirelles em 20 de Setembro de 2012, as 10:22:53 Então tudo é possível, o pior é que o UVB e o UVC são tão curtos que conseguem penetrar no núcleo das células da pele podendo causar alterações em seu DNA... Por isso usamos filtro solar...
Ultraviolet A UVA 400 – 315 nm 3.10 – 3.94 eV long wave, black light Ultraviolet B UVB 315 – 280 nm 3.94 – 4.43 eV medium wave Ultraviolet C UVC 280 – 100 nm 4.43 – 12.4 eV short wave, germicidal fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ultraviolet Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: vinealonso em 20 de Setembro de 2012, as 10:24:14 Segundo o site HowStuffWorks:
"Uma luz negra tubular é uma lâmpada fluorescente com um tipo diferente de revestimento de fósforo. Esse revestimento absorve as ondas curtas nocivas da luz UV-B (em inglês) e UV-C (em inglês) e emite luz UV-A (em inglês), do mesmo modo que o fósforo em uma lâmpada fluorescente absorve a luz UV e emite luz visível. O próprio tubo de vidro "negro" bloqueia a maior parte de luz visível, de modo que somente a luz UV-A de onda longa, que é benigna, e alguma luz visível azul e violeta passam por ele." http://ciencia.hsw.uol.com.br/luz-negra1.htm (http://ciencia.hsw.uol.com.br/luz-negra1.htm) Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Marcos Câmara em 20 de Setembro de 2012, as 10:31:42 Mas ao meu entender, mesmo a UV-A é prejudicial a saúde, claro com muito menos intensidade.
Não custa nada prevenir... Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Barech em 20 de Setembro de 2012, as 10:35:21 É melhor não confiar mesmo. Esse processo de segurança é válido
Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: felixmeirelles em 20 de Setembro de 2012, as 10:38:58 Mas então se por algum motivo os chineses que fabricaram resolveram economizar no fósforo você terá uma salada mista de onda UV, UVA, UVB e UVC, essa é a minha teoria.
Se a barreira é fraca ela deixa passar a radiação. Veja uma UVC eletrônica de fato: http://www.dreddyclinic.com/images/ozone/ozone_lamp.jpg Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Marcos Câmara em 20 de Setembro de 2012, as 10:41:56 Com essa aí eu mato a nuvem de mosquitos e seus parasitas em 10 segundos, e ainda tenho uma placa pronta para revelar. :D :D
Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: felixmeirelles em 20 de Setembro de 2012, as 10:45:57 E ainda terá a PCB mais limpa do mundo, pelo menos na parte das trilhas. :P
Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: vinealonso em 20 de Setembro de 2012, as 10:56:26 Mas ao meu entender, mesmo a UV-A é prejudicial a saúde, claro com muito menos intensidade. Não custa nada prevenir... Olha, 95% da radiação solar que chega até a superfície, e tem contato conosco é UVA. Essa radiação é a única que penetra na pele, e a principal consequência disso é o envelhecimento, como essa famosa foto mostra, de um caminhoneiro dos EUA que trabalhou durante décadas com metade de seu rosto no sol, que envelheceu muito mais rápido: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Então, quando saímos ao sol, somos "atacados" por esse tipo de radiação, a UV-A, bem como a maioria dos protetores solares só se preocupa em barrar a radiação UV-B, logo eu duvido que a radiação emitida por uma luz negra possa ser comparada à que chega até nós. Também não acho que a luz tenha matado os mosquitos, pois quando se usa isso em açougues, a função da luz é atrair os insetos, que morrem pela grade eletrificada. Enfim, não dá pra dizer que a luz negra é nociva à saúde, se não saberíamos, e também acho que você não fica muito tempo exposto a ela. Acho que um óculos escuro durante o trabalho basta pra segurança. Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Barech em 20 de Setembro de 2012, as 11:01:20 Eu uso lentes transitions que bloqueiam o UVA e UVB, mas não proteje a pele :-[
Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: felixmeirelles em 20 de Setembro de 2012, as 11:28:37 Mas se vazar UVC não tem filtro ou óculos que segure.
Eu não confio então agora so uso com balde cercando. Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Marcos Câmara em 20 de Setembro de 2012, as 13:01:29 Eu simplesmente vou acender a lâmpada e sair do local para evitar que fique olhando para ela. Dado o tempo é só desligar sem olhar e pronto.
Que os mosquitos morreram, isso é fato. Só se por coincidência o ciclo de vida deles terminara naquele momento... Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Dexter em 20 de Setembro de 2012, as 17:53:47 Memórias EPROM (exatamente como está escrito) são memórias não voláteis que possuem em seu envólucro uma janela de vidro para incidência de luz, esta incidência de luz é utilizada para apagar o "programa" gravado na memória. Fazendo uma comparação, esta memória exposta à luz solar necessita de 5 anos para ser apagada, com luz ultravioleta são 15 MINUTOS. Se há diferença entre lâmpadas ultravioleta eu não sei, mas o recado que fica é que se deve tomar cuidado.
Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: felixmeirelles em 20 de Setembro de 2012, as 18:37:04 Com essa lampada tunada do Marcos deve demorar uns 2 minutos ;D
Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: rikathu em 20 de Setembro de 2012, as 19:08:00 Também acho que se deve tomar precauções a respeito, no sentido de proteção, não só da luz negra, mas principalmente do Sol.
Por outro lado, não devemos ser radicais! Têm gente que diz que até as lâmpadas fluorescentes que usamos deixam escapar frequências que podem causar câncer. Mas se isso tem alguma base científica com pesquisas envolvidas não sei, tem tanta coisa que falam por aí... Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Lamer em 21 de Setembro de 2012, as 00:03:32 Acho melhor você fazer esta exposição em uma câmara fechada, assim como funciona os scanners deste modo, você pode evitar muitos contra tempos.
Quanto as lâmpadas UV-C acredito que seja as mesma utilizadas no sistema UVLS (Ultra Violet Ligth System), dos purificadores de água Europa, pois este sistema têm ação bactericida e germicida. No caso dos purificadores de água a luz fica dentro de um cilindro preto para não causar acidentes quando o aparelho é testado aberto. Abraço! Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Marcos Câmara em 21 de Setembro de 2012, as 08:09:31 Em laboratórios existem caixas fechadas com lâmpadas UVB e UVC para manusear objetos dentro delas. Há também duas aberturas vedadas com as luvas que não deixam a luz UV passar, e uma por cima onde se encontra uma lente protetora por onde a pessoa pode ver a mainipulação do objeto.
Então, não custa nada prevenir. Basta acender a luz e não ficar no local. ----- Com essa lampada tunada do Marcos deve demorar uns 2 minutos ;D _ Título: Re: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados Enviado por: Lamer em 21 de Setembro de 2012, as 18:46:27 Marcos, acho que a construção de uma caixa, para que a exposição fosse feita dentro dela, daria um ótimo resultado, acho que uma questão a se pensar, para os nossos colegas que estão querendo confeccionar placas com tintas fotossensíveis!
Abraços! |