Handmades

Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: Diffusion em 02 de Setembro de 2012, as 20:33:13



Título: Desencargo de consciência
Enviado por: Diffusion em 02 de Setembro de 2012, as 20:33:13
Fala galera !

Quando tinha meus 15 anos comprei a minha primeira guitarra e posteriormente lá pelos 18 tive de vendê-la para comprar um meio de transporte (lê-se meio de transporte na integra, não passava disso..hahaha era um corcel II L todo podre !!) pois não aguentava mais pegar ônibus.

Eis que a alguns meses meu amigo de serviço me deu a guita dele que já a possuía a 16 anos. Enfim ela tem outro valor, por ser um presente e etc..

Ela ficou muito tempo parada, e está com os trastes bem gastos e trastejando muito, quando desmontei para trocar a fiação e as cordas vejo esta madeira, realmente conheço nada de luthieria mas imagino que seja compensado.

Como o título do tópico já diz apenas por desencargo de consciência, não vale a pena mexer (captadores, trocar trastes, etc.) nela né ? (Sendo apenas ela por valor digamos "sentimental" ela pode ficar na parede apenas quando eu comprar outra).

(http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/IMG_20120527_212848.jpg)
(http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/IMG_20120527_212826.jpg)
(http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/IMG_20120527_211335.jpg)
(http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/IMG_20120527_211258.jpg)
(http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/IMG_20120527_211024-1.jpg)
(http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/IMG_20120527_211240.jpg)

Aquele abraço !


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: guitar_luthier em 02 de Setembro de 2012, as 22:18:45
Diffusion, o corpo é compensado sim. O braço deve ser de Maple da pra perceber pelos veios da madeira, Abç


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: bossman em 02 de Setembro de 2012, as 22:37:22
(lê-se meio de transporte na integra, não passava disso..hahaha era um corcel II L todo podre !!) pois não aguentava mais pegar ônibus.

As palavras destacadas cabem na mesma frase ?  :D

E sim, isso é compensado sinto em te dizer.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: JoaoVarios em 03 de Setembro de 2012, as 00:25:47
Será que se você der uma geral nessa guita e doa-la a um músico iniciante carente seu amigo vai ficar chateado?


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: felixmeirelles em 03 de Setembro de 2012, as 01:33:28
Infelizmente se você vender ela, não vai dar para comprar nem um Corsel I....

Mas para fins de diversão, dá para brincar sem peso na consciência!!!!

Mudar escudo, botar HSH, trocar ponte.... Pode tudo!

 :tup


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Marcel. em 03 de Setembro de 2012, as 01:54:33
Será que se você der uma geral nessa guita e doa-la a um músico iniciante carente seu amigo vai ficar chateado?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Diffusion, tem cara de compensado naval... Realmente a Peavey economizou bastante na bichinha, coitada....

Bom, se você tiver vontade de aprender luthieria, dá uma ótima "cobaia", para experimentações. Você pode ter ela só pra brincar, ou para enfeitar a parade do quarto mesmo (sem medo de pendurar ela exposta, sem um case... kkkkkkkkkkkkkk), após uma reforma nela.

A idéia de doar pra um pivetinho iniciante seria bem válida também, hein... Tu tem muito contato com esse teu amigo? \o/ Qualquer coisa, se ele não for na tua casa, diz a ele que ainda tem el (quando na verdade você já "doou")... hehehe



Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Adiel em 03 de Setembro de 2012, as 08:23:52
O fato de a guitarra ser de compensado pode não desmerecer o timbre, muito pelo contrário.  Tenho um baixo velho, barato, também de compensado, que tem um sustain absurdo, peso absurdo e um timbre muito bom, que não deve ao Fender 1984 que esteve aqui para reparos, equipado com um Seymour Duncan.  Até a Ibanez já lançou guitarras de MDF, não é?

Ser de plywood (compensado) não quer dizer, sempre, que o instrumento é ruim.  Façam comparações, vocês podem se surpreender, deixando de lado o preconceito.

Se fosse assim, as velhas caixas de compensado naval de 20mm não seriam tão boas assim, e todos prefeririam caixas de madeira maciça, como angelim, pinho, ou outras. 

Pronto.  Lançado mais um embate/debate...     :pinchX


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Finck em 03 de Setembro de 2012, as 08:49:51
De certa forma eu concordo com o Adiel. Experimente a guitarra antes de "brigar" com a madeira dela, e se o timbre não for a oitava maravilha, um pedal equalizador (mesmo os mais baratinhos, como o Behringer) pode fazer milagres. Acredito que muitas vezes o "feel"da guitarra acaba sendo mais importante que o tipo de material usado para construí-la, e nem todas as guitarras feitas com madeiras nobre são legais. Guitarras tem "alma"...

Também concordo com o JoaoVarios. Se daqui a pouco você comprar uma guitarra melhor, doar a velhinha para algum rapaz carente (mas determinado) pode fazer toda a diferença para ele. E, acredite, vai deixar você  (e provavelmente seu amigo também) incrivelmente feliz.

Abraço

Finck


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Alex Frias em 03 de Setembro de 2012, as 10:16:49
Guitarra é um bicho pra lá de esquisito... Eu já tive uma com o corpo de compensado e uma cópia de Telecaster Legend com corpo desse material também, e de longe não foram as piores guitarras que toquei. Mesmo a Ibanez Talman que tive, que era de um tipo de MDF desenvolvido pela marca, era um instrumento usável. A Danelectro que tenho é de materiais absurdos, no entanto é um instrumento interessantíssimo.

Se me perguntarem se eu prefiro corpos de madeira maciça, provavelmente responderei que sim, mas não dá pra se fechar nesse tipo de pensamento.

Para lembrar também: o Roberto Alves tem um Squier antiga com corpo de compensado até hoje e no entanto ela soa muito bem...

Se a tocabilidade, trastes, timbre, sustain e afinação forem bons, fazer o que? Matar a bichinha apenas por não ter um corpo de uma das madeiras incensadas pelos especialistas? Creio que não.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Diffusion em 03 de Setembro de 2012, as 10:33:57
Olá,

Eu ainda não tenho tato auditivo e nem experiência para saber se ela tem um timbre aceitável nem tocabilidade pois nunca peguei em uma TOP ou seja, fico sem referências.

Pelo que percebi seria louvável eu investir nela se pelo menos o restante do conjunto se apresentasse em boa condições, claro pra mim que estou começando tirando a dificuldade de soltar algumas notas está de bom tamanho por enquanto.

Enfim quem é esse músico carente que tanto vocês falam ??ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Abs


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: felixmeirelles em 03 de Setembro de 2012, as 11:13:29
Eu não me importo tanto com o corpo, porque tendo conteúdo e um bom "papo" eu pego sem dó. Alias eu pego com C, D, E, F, G, A, B......

 (guitar_player


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Finck em 03 de Setembro de 2012, as 11:36:39
Enfim quem é esse músico carente que tanto vocês falam ??ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Eu tinha uma vizinha cujo filho (um moleque gente boa, com uma leve deficiência mental) tinha uma vontade enorme de ter uma guitarra, e a mãe não tinha condições de lhe dar uma. Eu tinha uma tranqueira guitarra Jenifer bem velha em casa e resolví dar de presente para ele. Já faz quase 10 anos, até hoje não esqueço da expressão do rosto dele quando segurou a tranqueira guitarra pela primeira vez. Muitas vezes o que para nós é lixo para outros é ouro...


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Lamer em 03 de Setembro de 2012, as 13:57:32
Tem guitarra que nasceu para dar show, outras para sofrer nas mãos dos estudantes... basta saber em qual grupo ela se encaixa.

Eu estou a tempos "namorando" uma Michael que está encostada no depósito da igreja, está precisando de um bom ajuste e um cuidado na pintura, pois deixaram cair massa corrida nela, e uma revisão na parte elétrica, (mas nada que umas horas de atenção não resolva), quando eu tiver um tempo vou usá-la como minha cobaia... vamos ver se eu tenho aptidão para luthieria! :D :D :D

Se ela der um bom ajuste de oitavas e não trastejar, já está valendo, podemos já usá-las nas aulas de guitarra com os adolescentes.

Acho que o caminho é esse, achar um destino adequado para o instrumento!

Abraço!


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: diego.fcs em 03 de Setembro de 2012, as 14:37:20
Se você gostou dela, se ela é confortável e tudo mais, dá uma geral nela e fica pra você dar umas brincadas em casa.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: basshp em 03 de Setembro de 2012, as 16:16:45
Bom, sem querer meter o bedelho, coloca uns captadores melhores nela, o corpo de compensado, vai ter limitar em 2 coisas, peso, e não pode molhar, mas nunca vi ninguém nadando com a guitarra nas costas. então nada q um cabreira p/ dar uma turbinada. minha guitarra preferida é uma golden que é a minha primeira guitarra, já troquei tudo dela a captação é lace sensor, e as tarrachas sparzel e ferragens fender. ela é melhor q muita fender por ai, não tem valor p/ vender, mas p/ tocar. sinceramente acho q isso q importa.

gd abraço a todos.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: PauloRori em 03 de Setembro de 2012, as 17:52:40
Cara, as Michael, dentre essas mais acessíveis, é uma que vale a pena mexer... É só não investir muito...


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Metallover em 03 de Setembro de 2012, as 18:36:22
Citar
Realmente a Peavey economizou bastante na bichinha, coitada....
Entao, tenho uma Peavey Raptor EXP,  e acho ela bem levinha, abri o tampo traseiro dela algum tempo atras e eh pintado por dentro, bom.. ela eh minha primeira guitarra e tenho medo de mexer nela (ainda estou criando coragem para fazer uma regulagem nela)... mas e se for compensado? quais os problemas? vou dar uma olhada mais precisa nela amanha.
Abraços


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: pit.du em 03 de Setembro de 2012, as 19:55:33
Citar
Realmente a Peavey economizou bastante na bichinha, coitada....
Entao, tenho uma Peavey Raptor EXP,  e acho ela bem levinha, abri o tampo traseiro dela algum tempo atras e eh pintado por dentro, bom.. ela eh minha primeira guitarra e tenho medo de mexer nela (ainda estou criando coragem para fazer uma regulagem nela)... mas e se for compensado? quais os problemas? vou dar uma olhada mais precisa nela amanha.
Abraços

Nenhum como já foi dito alguns posts atras o que vale é o som do instrumento, ser de compensado não quer dizer que vai ser uma guitarra ruim, se estiver afinando as oitavas, não estiver trastejando e o timbre for bom manda ver. (hdbngr


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: diego.fcs em 04 de Setembro de 2012, as 14:00:44
Cara, se você acha que recebeu um "pepino", olha essa que ganhei então:

(http://img405.imageshack.us/img405/2580/foto0333j.jpg)

(http://img211.imageshack.us/img211/6107/foto0334o.jpg)

(http://img845.imageshack.us/img845/1306/foto0335q.jpg)

Num sei nem procedência dessa marca, e nem sei o que faço com ela. Já faz uns 2 anos que tá só me atrapalhando, ainda não tive tempo nem paciência para ver se vale a pena fazer algo, dei uma raspada no corpo, é de uma madeira avermelhada mais escuro, não é muito pesada, o braço parece o da minha sonic, sem tensor.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Diffusion em 04 de Setembro de 2012, as 16:19:31
Cara, se você acha que recebeu um "pepino", olha essa que ganhei então:

Veja pelo lado bom, ela aparenta ter o corpo maciço...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

E ela é uma FACHIM.. :-)

Acho que eu vou mandar trocar os trastes da minha e usar ela para estudo do jeito que está mesmo porque não vai compensa pegar outra de estudo em função do valor gasto, acho que vale mais a pena trocar os trastes que ela aguenta de boa.

Alguém tem ideia de quanto custa ?

Abs


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Lamer em 04 de Setembro de 2012, as 17:03:10
Com esta é "FACHIM" o cara ficar bravo...

Pessoal como eu já disse no post anterior... se tiver jeito de consertar o instrumento, faça-o, se você não se interessar em fazê-lo, dê a alguém que tem interesse, ou até mesmo faça uma troca, o que não serve para você pode servir para os outros. Mas essas guitarras são muito boas mesmo para aprender luthieria, pois geralmente se você errar na hora da restauração não ficará com a consciência pesada, já que o instrumento não custou caro...  :D :D :D :D

Trabalhem nessas guitarras sem "consciência pesada", e se conseguir um resultado bom, você estará no lucro!

Abraço!


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: felixmeirelles em 04 de Setembro de 2012, as 19:25:32
Será que o braço dessa Fachin não tem o tensor invertido, com o parafuso no escudo?

Já peguei algumas guitarras malucas assim, o tensor é uma porca que fica escondida em baixo do escudo...

Uma M... de arrumar, porque tem que tirar o braço para regular a tensão. É de longe o pior tipo de regulagem, se o cara é um luthier experiente, ele monta um braço convencional mais rápido do que consegue ajustar esse tensor com rosca para o corpo.

A solução que encontrei antigamente é nivelar com régua e usar encordoamento 0.008.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Frankenstein da ZL SP em 04 de Setembro de 2012, as 22:15:14
Diego, eu tenho uma SuperSonic que em vez de ter a ponte igual à da sua Fachim, ela tem uma barra, sem os carrinhos de ajuste de oitavas, eu queria trocar a barra por uma ponte igual a sua, só vai faltar esses carrinhos que a sua não tem...e eu só tenho um Knob inteiro dela que são igualzinhos aos dos outros dois da sua... baita coincidência, será que não podemos fazer negócio?
Abraço!

-----
Quer dizer, a ponte da sua guitarra tem os carrinhos com ajuste de oitavas, (menos 1 que está faltando na foto) e a minha SS tem só a barra sem os carrinhos para ajuste de oitava, quer trocar essa ponte por alguma coisa?


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: JoaoVarios em 04 de Setembro de 2012, as 23:39:29
Enfim quem é esse músico carente que tanto vocês falam ??ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Eu tinha uma vizinha cujo filho (um moleque gente boa, com uma leve deficiência mental) tinha uma vontade enorme de ter uma guitarra, e a mãe não tinha condições de lhe dar uma. Eu tinha uma tranqueira guitarra Jenifer bem velha em casa e resolví dar de presente para ele. Já faz quase 10 anos, até hoje não esqueço da expressão do rosto dele quando segurou a tranqueira guitarra pela primeira vez. Muitas vezes o que para nós é lixo para outros é ouro...
Eu mesmo já passei por algo parecido. Afinal, as primeiras guitarras que toquei foram emprestadas. E se não fossem esses empréstimos... sei lá, talvez nem tocasse guitarra. As vezes um insentivo, por menos que seja, faz toda a diferença.

E não é porque ela não nasceu em berço de ouro, isto é, não é feita de madeira nobre que não sirva pra nada além de objeto de decoração.
Como já disseram, pode ser usada pra formar um músico ou um luthier. Em qualquer um dos casos, será mais útil do que pendurada na parede.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: diego.fcs em 05 de Setembro de 2012, as 14:41:29
Frankstein, a minha Sonic é assim também, só tem uma barra que dá para regular a altura somente, porém não consigo nem por reza ajustar as oitavas.

Você precisa dos knobs igual a esse da Fachin? Se for eu tiro e mando para você sem custo nenhum.


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Alex Frias em 05 de Setembro de 2012, as 20:00:21
As Fender durante muito tempo tinham o tensor com ajuste na parte que ficava escondida dentro do corpo. É realmente um saco para ajustar, mas, se não for ficar mudando a tensão do encordoamento, fará isso apenas uma vez. Eu tenho uma Road Worn que é assim e felizmente já veio ajustada com .010, que é o calibre que eu uso...rs


Título: Re: Desencargo de consciência
Enviado por: Frankenstein da ZL SP em 06 de Setembro de 2012, as 23:42:02
Pô Diego, se você for de São Paulo eu quero sim, lógico.
como é que eu faço? Posso te mandar meu endereço pra você por email???
Mas passa a sua conta mano, eu pago o envio.
Agradeço muito cara, valeu!!!
Abraço!


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal