Handmades

Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: viagem_mental em 23 de Julho de 2012, as 15:10:15



Título: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: viagem_mental em 23 de Julho de 2012, as 15:10:15
Achei a seguinte matéria interessante: http://www.ndonline.com.br/joinville/noticias/31173-uma-guitarra-natural.html

Se a madeira não influencia significativamente no som, seria uma opção legal...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 23 de Julho de 2012, as 15:36:35
Falta só um pouco de pesquisa pra essas reportagens.
Aqui no Brasil não se usa mogno em nada.
E strato nunca foi fabricada em mogno (salvos poucas exceções).


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Marcos Câmara em 23 de Julho de 2012, as 15:49:49
De madeiras nobres que já foram usadas em strato's no Brasil, principalmente pela Gianini, que eu me lembro, era o Marfim.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Victor Nery em 23 de Julho de 2012, as 15:54:27
Saudações,

A iniciativa é boa mas acho difícil os músicos optarem por essa fibra em vez da madeira...

Abraço


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: viagem_mental em 23 de Julho de 2012, as 16:23:09
Falta só um pouco de pesquisa pra essas reportagens.
Aqui no Brasil não se usa mogno em nada.
E strato nunca foi fabricada em mogno (salvos poucas exceções).

Qual é o nome do filme? Resposta: jornalistas e o assassinato do conhecimento...






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Saudações,

A iniciativa é boa mas acho difícil os músicos optarem por essa fibra em vez da madeira...

Abraço

Nossa geração de guitarristas velhinhos não mesmo...  :D
Mas nas próximas gerações, na qual as madeiras estarão indisponíveis...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 16:28:31
Essa guitarra é boa para tocar Arctic Monkeys   :P

Velho imagina o cheiro de banana que sobe dessa guitarra deve parecer aqueles pacotes de bananada açucarada.

O bom disso tudo que essa é a primeira guitarra que combate a tendinite, porque é rica em potássio! :D


Piadas a parte, acho que criar guitarras plásticas e desenvolver "patterns" nos polímeros que simulem o efeito do som sobre as formas das fibras das madeiras tradicionais naturais seria mais viável que usar bananeiras.

Até porque as bananas correm cada vez mais risco de extinção por causa de sua falta de diversificação genética, principalmente a banana ouro:

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=5756&t=Pragas

http://hypescience.com/as-bananas-podem-ser-extintas/


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Marcel. em 23 de Julho de 2012, as 16:30:34
Se eles fossem mais espertos seguiriam os conselhos de Steve Jobs e investiriam mais na aparência da guitarra.
Pense num desenhozinho de mal gosto, véi! Aff.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Marcos Câmara em 23 de Julho de 2012, as 16:39:31

Até porque as bananas correm cada vez mais risco de extinção por causa de sua falta de diversificação genética, principalmente a banana ouro:

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=5756&t=Pragas

http://hypescience.com/as-bananas-podem-ser-extintas/


E o tanto que é boa essa banana ouro...  A banana maça também é show!!!  



Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 16:49:59
O nem fala.
Bom por demais.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: GuitarHero em 23 de Julho de 2012, as 17:52:51
Se a madeira não influencia significativamente no som, seria uma opção legal...

Você tem ideia do que você escreveu?!!!


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 23 de Julho de 2012, as 17:58:27
Sim, ele tem. Essa discussão existe e há defensores de ambas as afirmativas, ter ou não influência. De qualquer maneira ele colocou a frase no modo condicional...

Mas o que afirmam os pesquisadores dali do "going-bananas-guitar-body" é que justamente houve preocupação em conseguir um material com a dureza suficiente para ser trabalhado e a ressonância acústica da madeira. Então existe preocupação da parte deles com esse tipo de coisa.

Digo o seguinte: se relamente for timbristicamente interessante, tiver bom sustain, confiável, durável o material, estou dentro! Quero minha bananada com alavanca!

Chora bananeira, bananeira chora...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 18:03:15
Tudo isso é uma questão de fé.

Daltonicos não tem fé nos semáfaros...

:)




Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: viagem_mental em 23 de Julho de 2012, as 18:18:54

Você tem ideia do que você escreveu?!!!
[/quote]

Sim, como meu xará Alex disse: escrevi a frase no condicional.

Eu não ponho a mão no fogo no quanto os captadores podem captar a influência da madeira na vibração das cordas. Talvez se esse fosse o caso, deveríamos considerar também a influência do ar nessa mesma vibração, ou seja, falar perto do captador modificaria o timbre... É claro que qualquer afirmação nesse sentido é mera especulação, pois ainda não existe um estudo científico definitivo que prove as afirmações de um dos lados da história. Tem uma discussão interessante no tópico a seguir: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3016.0

Abraço!


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: gfr em 23 de Julho de 2012, as 18:28:09
Falta só um pouco de pesquisa pra essas reportagens.
Aqui no Brasil não se usa mogno em nada.
E strato nunca foi fabricada em mogno (salvos poucas exceções).

Se usa mogno em braços de violões, embora a madeira preferida seja cedro (cedro "rosa", não o "red cedar" ou cedro canadense, que é madeira pra tampo). É mais raro, mas também se usa mogno em laterais e fundo de violões (embora a madeira preferida seja jacarandá).

Já ouvi falar (bem) do uso de marupá pra fazer corpo de strato.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: GuitarHero em 23 de Julho de 2012, as 18:30:19
Não é uma questão de fé. É uma questão física. Cada madeira tem sua característica. Se não fosse isso, não haveriam tantas guitarras fabricadas com madeiras distintas. Claro que existe a questão comercial, mas existe influência total no resultado final. Tudo está acoplado!!! Tanto é que os pesquisadores envolvidos no projeto se preocuparam com este fato!
A minha experiência mostra que existe muita descrença deste detalhe por parte de muitos pesquisadores de acústica. Eu mesmo já tive algumas discussões com a minha antiga orientadora sobre isso. Mas assim, se a qualidade da madeira não fosse relevante no resultado final dos instrumentos, todo mundo faria instrumentos de compensado, pois seria economicamente mais interessante! Inclusive já tive a oportunidade o mesmo set de captadores em duas guitarras bem distintas: uma feita em alder e a outra em compensado. E a diferença é muito perceptível!
Não questiono o fato de que não seja possível existir materiais que possam vir a substituir outros consagrados e que estão em quantidade reduzida hoje em dia. O fato é que são sistemas vibrantes acoplados! Dizer que um não influencia no funcionamento do outro é algo muito delicado. Imagina lançar um foguete desconsiderando o arrasto do ar? Acho que não daria muito certo...
Recentemente alguém abriu um tópico com um teste cego com guitarras antigas e suas respectivas reissues e grande parte dos usuários que comentaram o tópico verificaram diferenças entre elas. Então, como dizer que não existe diferença? Como eu disse, são sistemas acoplados. A substituição de uma das "peças" implica numa dinâmica diferente, ainda mais para instrumentistas, que exploram de maneira bastante intuitiva as não linearidades dos instrumentos.
É claro, cada um acredita naquilo que acha mais convincente, mas se analisarmos certas situações com um pouco mais de "maldade", perceberemos certas sutilezas que podem ser relevantes.

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Já que vocês tocaram na questão da língua portuguesa, existe diferença ao escrever:

1- Se a madeira não influencia significativamente (...)
2- Se a madeira não influenciar significativamente (...)

Fazendo um paralelo mais simples:

1- Se não chove, vou a praia.
2- Se não chover, vou a praia.

Na primeira, existe um fato: não chove. Na segunda, existe uma condição, ou seja, existe possibilidade de chuva. Não parece, mas faz diferença, ainda mais na linguagem escrita!


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 23 de Julho de 2012, as 18:56:59
Se for nessa linha, a concordância (de número) do seu verbo haver está dançadinha...

Português é uma língua complexa, mas internetês não melhora a coisa...rs

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Que são sistemas em que todas as partes interagem, não há dúvidas. A questão é mais simples: os captadores conseguem reproduzir algo que o ouvido humano possa perceber das diferenças provocadas pelo material do corpo? Se você me perguntar o que eu ACHO, vou dizer que ACHO que sim. Mas daí à comprovação científica a distância é imensa...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: viagem_mental em 23 de Julho de 2012, as 19:04:12
GuitarHero,

seus argumentos são ótimos. Há boas evidências para ambos os lados. Logo, não discordo e nem concordo, apenas não tenho elementos teóricos/práticos para me posicionar.

Mas como físico eu sempre tendo a pautar minha opinião "final" por uma série de artigos científicos publicados em revistas especializadas (e mesmo assim as coisas podem mudar...). No referido assunto, não há nada significativo publicado. Está aí um bom campo de pesquisa para quem fizer um curso superior de luthieria. O difícil é medir essas coisas, pois o ouvinte pode ouvir diferenças no som conforme a sua impressão sonora, se o ouvido está "cansado"... existem n variáveis.

É complicado medir fisicamente a influencia da madeira na captação, no lugar de usar os ouvidos, que podem ser viciados por vários fatores. Desenvolver uma metodologia convincente para fazer essas medições físicas é um tema de pesquisa interessante.





Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: GuitarHero em 23 de Julho de 2012, as 19:27:39
Bom, o único haver que eu achei no meu texto parece estar correto...  :D
Enfim, eu ia tocar neste ponto: os captadores. Acredito que ninguém duvide que captadores do mesmo modelo (single coil, humbucker etc), mas construído de maneira diferente, soam de maneira diferente, certo? O que difere um Seymour Duncan JB de um Malagoli clone do JB, por exemplo? É muito mais fácil aceitar que não existe diferença entre captadores do que entre corpos de guitarras construídos com madeiras diferentes, uma vez que captadores são, basicamente, fios enrolados. A Lei de Faraday-Lenz funciona igual nos dois! Teoricamente, o que pode acontecer é um captador com mais voltas ter uma saída maior. Mas é apenas isto que é observado?
Sendo um instrumento composto por sistemas acoplados (e cheios de não linearidades), as frequências de ressonância são alteradas ao alterar algum de seus componentes.
Como eu comentei, muitos pesquisadores envolvidos nos estudos de acústica são descrentes com relação a isso. A grande maioria não é instrumentista! Então, eles não tem percepção e intuição para tal investigação. Eu trabalhei três anos em um projeto de pesquisa em acústica musical. Poucos são os livros e trabalhos nesta área. É de conhecimento de todos que a forma de ataque às cordas muda o timbre. Caso alguém duvide disto, existem estudos que mostram que isto é verdade! Está relacionado com a amplitude da banda do espectro de frequências que sofre influência da deformação causada na corda. E mais, a intensidade com que as cordas são atacadas faz surgir efeitos não lineares, ou seja, teoria nenhuma pode prever o que acontece ao certo!
  


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 23 de Julho de 2012, as 19:33:01
Tá não...

HAVER no sentido de existir...
Como é impessoal, sempre fica no SINGULAR.
Se aparecer em uma locução, ela também fica inteira no singular.

Complexo, por isso difícil cobrar tanto...

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Há muitas variáveis na construção dos captadores, mas de certa forma domináveis.

Eu coloquei um post (ignorado, tadim de mim...rs) lá no tópico do gfr Vintage vs Reissue que mostra 4 gravações com 4 guitarras "tipo" Strato tocando um tema. O interessante, tirando a maior variável que é o sujeito tocando, no caso eu, é que duas delas possuem o mesmo captador, mesmo hardware, basicamente, mesmo corpo. A diferença, que EU consigo averiguar, de uma forma grosseira a primeira vista, são os braços, de mesmo material, mas de formatos diferentes e o bloco de sustain + molas. A parte elétrica eu já mexi e na posição 4 são iguais as duas.

Elas soam bem diferentes. Posso afirmar isso. Mas seriam esses os detalhes que mencionei que fazem a diferença? Eu não poderia afirmar com precisão.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: GuitarHero em 23 de Julho de 2012, as 20:08:22
OK! Pelo menos, no português não há tantas polêmicas!  :D

Faz diferença também. Todas as variáveis, como você mencionou, possuem sua influência. Eu sempre digo, quando alguém me faz alguma pergunta do gênero, que depende de muitos fatores. Tudo tem a sua influência. Excluir um detalhe ou outro é muito complicado!


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 20:45:34


Eu coloquei um post (ignorado, tadim de mim...rs) lá no tópico do gfr Vintage vs Reissue que mostra 4 gravações com 4 guitarras "tipo" Strato tocando um tema. O interessante, tirando a maior variável que é o sujeito tocando, no caso eu, é que duas delas possuem o mesmo captador, mesmo hardware, basicamente, mesmo corpo. A diferença, que EU consigo averiguar, de uma forma grosseira a primeira vista, são os braços, de mesmo material, mas de formatos diferentes e o bloco de sustain + molas. A parte elétrica eu já mexi e na posição 4 são iguais as duas.


Alex se eu estivesse com som esses dias já tinha respondido, já já vai a reposta lá.

 ;D

Eu sou psicótico com madeira, só acredito raspando em baixo das molas, já tenho uma faca especial para isso  >d.

Desde uma vez que um colega queria me vender uma guitarra pesada para diabo e eu achei que era de compensado mas depois que ele vendeu para outro cara descobrimos que era só de jacarandá. Detalhe R$100, porque a guitarra estava com o braço horrível.

R$100 não vale nem a coronhada com um corpo de jacarandá...  :'(


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 23 de Julho de 2012, as 21:01:00
Há ainda fatores que eu simplesmente não observo! Ou seja, o buraco é mais embaixo mesmo.

Eu realmente gostaria de ver um experimento em que o modelo fosse bem coberto, bem abrangente em relação à observação e muito restrito quanto à especificidade do objeto. Que se pudesse realmente reduzir o número de variáveis ou mesmo isolá-las. Foi por isso que, em princípio, gostei da experiência dos diversos corpos de formato igual e de madeiras diferentes. Mas no meu ponto de vista outros materiais deveriam ter sido usados, ou madeiras com características contrárias às que comumente interessam aos construtores de guitarra.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 21:05:07
ou madeiras com características contrárias às que comumente interessam aos construtores de guitarra.

Tipo aquele Pinus ou coisa pior que a Tonante usou naquela guitarra, daquele nosso amigo, que rachou o corpo no meio ao tentar remover o braço, em um tópico aqui no Handmades.

 :D


Momento licença poética:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: gfr em 23 de Julho de 2012, as 21:23:52
O luthier Roberto Gomes andou fazendo experiências tentando produzir um violão de altíssimo nível usando pinus (menos na escala - ébano - e no cavalete - jacarandá). Parece que os protótipos, como este da foto, ficaram excelentes, mas o projeto não vingou - é que pra esta aplicação, o pinus é muito mais trabalhoso do que as madeiras tradicionais, então o preço da mão de obra tornava o produto final tão ou mais caro quanto um tradicional. Se a memória não me trai, um brinquedo destes saía mais de R$10k.

(http://img263.imageshack.us/img263/8347/dsc00692dt0.jpg)

PS. depois disto, como não conseguiu achar nenhuma opção sustentável e viável, o cara pirou e tacou fogo em todas as ferramentas e livros de lutheria dele (sério, eu vi as fotos da fogueira).
Pra quem tem coração forte:
http://www.violao.org/topic/12004-gran-finale/


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 21:46:33
Tipo assim ele torrou uns 100 mil ali então?  8)

Ainda bem que ele não fabricava granadas ou bombas  ;D


O projeto que acabou "Companhia do Violão Ecológico".
http://brazilianguitar.net/index.php?showtopic=151&view=findpost&p=12160


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 23 de Julho de 2012, as 23:34:07
Eu um tempo atrás resolvi que queria aprender a fazer guitarras. Pegar a madeira, colar, recortar, fazer as cavidades, etc...
Mas para aprender, e provavelmente estragar nas primeiras vezes, que madeira usar?
Bom, achei pinus (ou pinho, sei lá).
Comprei super barato uma peça enorme com uns 3mts de comprimento, não lembro bem a largura, mas com 3 peças dava pra fazer uma tele, mas onde eu comprei eles não cortavam a madeira.
Bom... fui até a madereira com uma serra manual, pensando... pinho... molinho... vai ser moleza.
Ainda bem que um amigo meu foi junto... tivemos que revezar no corte varias vezes, e saimos com o braço doendo (ta... lendo só essa frase da vazão a varias interpretações... não zoem). Ôh madeira dura... Será que ela é mesmo ruim pra guitarras? É muito bonita, parece o ash, se pegar as peças certas...
Bom, a madeira esta até hoje comigo... mudei de direção... valvulados...   :-)


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 23 de Julho de 2012, as 23:58:01
Todo pinus é pinho mas nem todo pinho é pinus de caixote.

Pinus é aquela madeira de caixote de frutas, muito comuns em feiras.

(http://www.scielo.br/img/revistas/hb/v23n1/a29fig02.gif)

Os pinhos tem diversas variações algumas delas nobres como o pinho araucária.


Tem vários tipos de madeiras de pinheiro, as vezes alguma presta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2012, as 00:27:27
Felix, marupa também é usado em caixas de feira, palitos de dentes, e usam para corpos de guitarra.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 24 de Julho de 2012, as 00:33:51
Vocês entraram num assunto que muito me interessa e muito me confunde: pinho! As primeiras Telcasters tinham corpo de pinho. Afinal, que pinho é esse?

Mesmo a Tele Classic Vibe da Squier, uma ótima guitarra, diga-se de passagem, tem o corpo de "pine".


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2012, as 00:35:46
Sei la Alex... fui no gasometro em SP comprar a madeira mais barata (e achava eu, mole) e sai com esse pinho duro pacas, e com cara de ash...
SUPER barato...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 24 de Julho de 2012, as 01:34:37
Tem o lance do pinho, aliás não só do pinho mas como de toda madeira, de que quanto mais nova é a arvore mais fraca é a madeira e mais tempo demora a cura completa.

Esses pinheiros de reflorestamento parecem que ainda são alterados para crescer mais de pressa...
Logo um pinheiro de 100 anos vai ter uma resistência e peso muito maior que um pinheiro de 5 anos...

O pinus elliottii por exemplo é macio, leve e cresce rápido:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinus_elliottii

Já o pinheiro que a Fender usava são "pines" centenários e raros que atualmente são protegidas pelas leis americanas contra o desmatamento.

Kem deu uma sorte danada de achar um pinus pesado em peça grande porque é raro de arrumar (legalmente).

Normalmente estas mais pesadas são araucárias bem velhas extraídas ilegalmente....


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 24 de Julho de 2012, as 01:47:02
Faz jogo nessa peça de pinho, Kem?  8)


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 24 de Julho de 2012, as 02:21:17
Alex que tal essa peça de pinho centenário?

"The Custom Shop 2011 Closet Classic Pine Stratocaster® Pro is a truly remarkable guitar, with a body fashioned from 100-year-old pine"

http://www.gbase.com/gear/fender-closet-classic-pine-strat-2011-copper-1

Essa valia a pena pegar para fazer uns testes.

Aqui tem um review de uma telecaster feita da mesma "cerca" centenária:
http://www.youtube.com/watch?v=hnIq0JZbFk0


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: gfr em 24 de Julho de 2012, as 10:12:56
Tem o pinho que se usa em tampos de violão, aquele com veios bem fechados e regulares, muitos luthiers preferem chamar de "abeto" pra evitar confusão. Nas variedades abeto alemão (a mais tradicional, usada pra violinos, violões clássicos), Engelmann, e Stika (mais usado em violões de cordas de aço). Mas acho que aí seria meio desperdício gastar um pinho destes (pelo menos os classe "A" pra cima) num instrumento não acústico.

A Fender também faz(ia) caixas acústicas com pinho, dizem que a resposta é bem diferente das caixas de compensado, aglomerado ou mdf (a caixa de pinho seria "pior" por parâmetros tradicionais de hi-fi, porque vibraria junto com o alto falante). O Clapton acho que usa um Bassman com gabinete de pinho.

Algumas fotos e informações:
http://www.celuthier.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=17


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 24 de Julho de 2012, as 12:53:02
Estou mesmo é interessado nesse "pinho" que o Kem está guardando! (deathmet


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: King em 24 de Julho de 2012, as 14:04:06
Madeira de Demolição é uma boa pra quem procura Pinho. O problema é que as madereiras que vendem demolição, sempre querem vender lote grande, e nunca peça unitaria. Ir comprar em terceiros,sai muito caro.

O Problema de fazer uma caixa com o pinho, é o que ja foi dito. A madeira tem interação com o som e entra em ressonancia em algumas frequencias (altas normalmente), dando enfase para essas frequencias.

Dependendo do amplificador, como o Bassman, ela casa bem. (pelo fato do som do ampli ser naturalmente mais grave e quente)

O MDF ou plywood em geral (naval ou normal) tem uma resposta bem Flat, e por isso muita gente prefere (além do preço). Como o som da guitarra (na minha humilde opinião) é um casamento de corda, captador, ferragem; madeira, cabos, amplificadores, falantes e finalmente a caixa, acho que ter uma madeira na caixa com determinado timbre, pode dar um detalhe final interessante pro som pois influencia tanto quanto todo o resto da cadeia.

A Serrano faz umas caixas de angelim, são lindas depois de acabadas, mas imagino que devem ser um pouco pesadas.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2012, as 14:23:59
Alex... não é nenhum tesouro... inclusive ainda tem a venda na loja no gasometro... e é muito barato, só tem que escolher bem a peça (evitar peças com muitos nós e empenada).
Mas me enganei (fui enganado pela memória). Precisa de 4 peças pra fazer uma tele. A peça que comprei tinha 3mts de comprimento, com 9,5cm de largura e 4,4cm de espesurra. Cortei em pedaços ja com tamanho pra fazer corpo de tele.

(http://i82.photobucket.com/albums/j266/kem69/pinho1Medium.jpg)

São essas ai. Tirei a foto meio inclinada pra ressaltar os veios.

(http://i82.photobucket.com/albums/j266/kem69/pinho2Medium.jpg)

Nessa foto aqui uma das peças ao lado de ASH de verdade (o ash ta bem sujo, é sobra de um corpo de tele).
O pinho é bem mais liso que o ash. Apesar de apresentar veios parecidos, o ash é muito poroso, e o pinho não. Deve ser bem mais facil dar acabamento no pinho do que no ash.



Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Marcos Câmara em 24 de Julho de 2012, as 14:37:51
Estou mesmo é interessado nesse "pinho" que o Kem está guardando! (deathmet

Alex,

tenho algumas escalas em estado bruto de Jacarandá da Bahia em casa. Vou tirar umas fotos e postá-las.

Se alguém se interessar...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 24 de Julho de 2012, as 14:44:13
Maravilha, Jacarandá da Bahia... Você tem que dizer que eram de um móvel antigo, porta de casa em demolição, etc.  ;D

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Poxa, Kem, que pena, se desse pra fazer um corpo com apenas 3 peças... mesmo assim ainda parece interessante. :tup


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Marcos Câmara em 24 de Julho de 2012, as 14:49:13
Maravilha, Jacarandá da Bahia... Você tem que dizer que eram de um móvel antigo, porta de casa em demolição, etc.  ;D

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São de um piso de casa antiga...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: ApAcHe* em 24 de Julho de 2012, as 15:42:58
Em SP não é fácil arrumar tipo um Bloco de Cedro que dê pra fazer um corpo de Strato sem emendas?


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2012, as 15:50:40
Alex, a propria Fender usa 4 peças...
Mas como eu disse antes, comprei pra aprender.
Mas o visual da madeira é muito legal. Ao vivo parece muito o ash.
O que da pra fazer é usar 3 peças, e só naquela parte mais arredondada da tele usar 2 pedaços pequenos.
Essas madeiras agora estão esperando eu achar alguém com CNC... :)


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: ApAcHe* em 24 de Julho de 2012, as 16:05:13
Se você achar alguém que tenha CNC, por favor, invista e venda corpos de Guitarra, eu não faço isso porquê não acho quem tenha a CNC, eu tenho vontade de fazer um corpo de Guitarra em Cedro agora no Padrão Fender (bem redondo nas bordas) que tenho 20 anos, para daqui mais uns 5-10 anos, utilizá-lo em uma guitarra que vai estar seca e com bom timbre, só não faço pois não tenho CNC mesmo! Agora se eu morasse em SP..... ai ai, é uma vontade que sempre tive!


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Marcos Câmara em 24 de Julho de 2012, as 16:12:48
Meu luthier usa uma tupia para fazer os recortes de captadores, alavanca e etc. Depois ele faz o resto na lixadeira mesmo.  :pinchX


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: ApAcHe* em 24 de Julho de 2012, as 16:53:11
Meu luthier usa uma tupia para fazer os recortes de captadores, alavanca e etc. Depois ele faz o resto na lixadeira mesmo.  :pinchX

Mas ele é luthier, tem o dom, para nós, meros mortais, nos resta a CNC  :-)


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2012, as 17:09:34
Marcos, pra fazer assim tem que ter tempo, experiencia e habilidade...
Como o Apache falou, pra nós meros mortais não da...
Eu uma vez achei um cara que tinha uma CNC e me fez um corpo de tele nela... tive que refazer um monte de coisas..
E ele morava em outra cidade. CNC tem que calibrar, e a pessoa que usa ela tem que ter boa vontade.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 24 de Julho de 2012, as 18:28:46
Esqueci uma aplicação muito mais comum da Pinus... CABOS DE VASSOURA e de enxada!!!

Imagina o mojo de criar uma guitarra com uns 10 cabos de vassoura?

Seria perfeita para sweep picking!!!


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: gfr em 24 de Julho de 2012, as 18:55:48
Pra tocar "Ice Cream Man":

http://www.greendiary.com/entry/unknown-artist-creates-guitar-from-recycled-ice-cream-sticks/

O luthier Jó Nunes (que fez o violão atualmente utilizado pelo Turíbio Santos) fez uma vez um violão com tampo de bambu.

A Yamaha também se aventurou com violões de bambu, chegou até a patentear o processo.

http://www.acousticguitarcommunity.com/forum/topics/yamaha-bamboo-guitar-fg-b1

Aqui uma guitarra sólida de bambu:

http://www.firstact.com/AboutFirstAct/InTheNews/First_Act_Makes_Green_Guitars.aspx

O Antonio Torres, luthier que no fim do século XIX "inventou" o violão clássico como se usa até hoje em dia (dimensões, estrutura de leques, etc.), fez uma experiência com um violão com laterais e fundo de papel marchê. A idéia dele era demonstrar que a influência do material das laterais e fundo é mínima, o filé é o tampo :)

http://www.guitarmania.org/index.php?mid=guitar29&document_srl=976999&listStyle=viewer

Tem até quem já fez uma réplica deste violão de papel e postou vídeo no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=J5iA6ajWigI

A Martin faz uns violões de FORMICA... (O Aron do diystompboxes tem um e adora)

http://www.martinlxm.com/


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 24 de Julho de 2012, as 20:25:11
Eu comecei a procurar uma bananeira vintage...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: felixmeirelles em 24 de Julho de 2012, as 22:46:26
Brinquedo de papel machê...


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: diego.fcs em 25 de Julho de 2012, as 10:53:56
Se ficou bom que mal tem? Não vejo problemas, se ficou um instrumento bom, durável, confortável e com um bom som, pra mim tá valendo, não interessa se o som ficou pior que a Fender de décadas atrás.


Título: Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
Enviado por: Alex Frias em 25 de Julho de 2012, as 11:31:52
Se ficou bom em termos de timbre, ataque, sustain, blablablá.. Haverá várias opiniões diferentes sempre. Mas se ficar ótimo para meu gosto e houver comprovação de durabilidade também não vejo probemas.

Agora, se a Fender com madeira tradicional, ou uma Suhr ou Valley Arts, forem melhores, pode crer que continuarei a preferí-las.

Aliás, pra quem fala mal de qualquer BASSWOOD, vá discutir com o John Suhr que, garanto, irão perder a discussão... A nova guitarra signature do Guthrie Govan da Suhr tem o corpo todo de BASSWOOD. Quando falamos da Suhr não estamos falando de guitarras exatamente baratas...


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