Título: guitarra natual Enviado por: halleflima em 02 de Julho de 2012, as 13:24:40 pessoal tenho uma stratocaster e deixei ela na cor natural so que pelo pouco que eu sei tem que passar uma cera na madeira para proteger e vi em algums forums pessoas falando que tem que passar uma tal cera de carnauba so que ai que ta a minha duvida
pode ser outra cera a nao ser essa ? como aplico ? de quanto em quanto tempo aplico ela? há e tambem ouvi dizer que pode aplicar uma cera de polimento outomotivo nao sei se e verdade eu posso aplicala sem problema ? Título: Re: guitarra natual Enviado por: diego.fcs em 02 de Julho de 2012, as 16:08:53 Se deixou ela natural, sem nenhum acabamento, pode passar cera comum mesmo, para madeira, só ir em lojas de tintas que tem várias, e tem várias cores também, podendo mudar a aparência da madeira. Ou também usar verniz incolor, tem brilhante, fosco, acetinado, vai do gosto.
Título: Re: guitarra natual Enviado por: gfr em 02 de Julho de 2012, as 16:25:30 Outra opção com aspecto natural é passar óleo Tung, a aplicação parece ser simples - já vi um tutorial na internet, vou ver se acho o link.
Título: Re: guitarra natual Enviado por: felixmeirelles em 02 de Julho de 2012, as 18:01:36 Sem verniz se sujar ou mofar não tem santo que limpe a madeira.
Eu usaria verniz marítimo (ou naval). Título: Re: guitarra natual Enviado por: Lamer em 02 de Julho de 2012, as 18:18:17 Nos móveis de madeira da minha tia ela passa cera Poliflor incolor em pasta. Não tenho esta cera aqui em mãos para confirmar... mas pelo que já li a muito tempo atrás, se não me engano, ela usa óleo de carnaúba na sua composição.
Este tipo de conservação da madeira é complicado, pois se você deixa ela sem uma camada protetora (verniz ou tinta), terá que hidratá-la frequentemente, tendo em vista que a cera vai sendo removida com o contato com o corpo do guitarrista. Não vejo vantagem em fazê-lo. Abraço! Título: Re: guitarra natual Enviado por: gfr em 02 de Julho de 2012, as 19:13:11 Acabamento a óleo, como fazer:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CxRndnPEDic http://leafcutterjohn.com/?page_id=86 Em português: http://www.ironfittings.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14:guitarra-com-oleo-de-tungue&catid=7&Itemid=484 http://www.ironfittings.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1:acabamento-sem-erro-com-oleo-e-cera&catid=7&Itemid=484 Exemplos em guitarras: (http://chnm.gmu.edu/courses/omalley/guitar/resources/sideb.jpeg) (http://i13.photobucket.com/albums/a274/DinoBonanno/EllsworthCut1.jpg) http://chnm.gmu.edu/courses/omalley/tele/ Título: Re: guitarra natual Enviado por: Adiel em 02 de Julho de 2012, as 22:32:22 Pelo menos tem que selar a madeira, para evitar que manche em contato com o corpo humano.
Título: Re: guitarra natual Enviado por: kem em 02 de Julho de 2012, as 23:33:00 Uma seladora com base nitrocelulose (facil de achar) e depois cera de preferencia... Protege bem melhor a madeira.
A de carnauba realmente é a melhor pra isso, mas não conheço o oleo que o gfr citou. Cera automotiva só para guitarras pintadas (é a mesma ideia de quando se passa na pintura do carro). O problema de aplicar oleo sem uma seladora antes é que depois fica impossivel uma pintura. Título: Re: guitarra natual Enviado por: GuitarCris em 03 de Julho de 2012, as 00:15:14 Cara com certeza use uma seladora primeiro, depois voce escolhe oque vai fazer ou qual tipo de cera usar. Se voce manchar a madeira não tem jeito.
Título: Re: guitarra natual Enviado por: felixmeirelles em 03 de Julho de 2012, as 04:00:41 Eu andei lendo que seladora de nitro mancha com "água + ar" por isso não devemos deixar copos "suarem" em cima de certos moveis em casa.
Verniz naval(marítimo) bem diluído 4 camadas e pronto, você pode surfar em cima da sua guitarra que não vai ficar manchada, sem falar que a resistência física da madeira aumenta consideravelmente. Achei o artigo: http://www.guiadomarceneiro.com/verniz/?gdm=vernizes Título: Re: guitarra natual Enviado por: Gilmar em 03 de Julho de 2012, as 04:04:38 Acabamento natural:
Com cera - Lixar até 400 mais ou menos, aplicar cera incolor,o acabamento não fica muito bom. Goma laca - Lixar até 400, aplicar goma laca diluida em alcool, se quizer um acabamento liso é só selar com pedra pomes. Óleo de tung - aplicar o óleo em várias demãos, ele vai secando e selando a madeira. Seladora nitro - Lixar até 400, alicar várias demãos de seladora pronta pra uso, lixar com 400 entre demãos e a última usar bom bril. Seladora + verniz nitro - Lixar até 400, aplicar seladora até cobrir os poros, lixando entre demãos, aplicar o verniz nitro em várias camadas, depois polir com massa de polir fina. Seladora + verniz PU - Igual a anterior, somente antes de polir lixar com lixa 800 ou 1000. Cada técnica tem sua peculiaridade, isso é só um resumo de possibilidades, existem outras mas essas são as mais comuns. A goma laca é um produto nobre e é usado nos melhores violões clássicos, porém a técnica de aplicação é cheia de detalhes. O óleo de tung demora vários dias até selar. A mais viável é Seladora + verniz nitro, é barato, mas é tradicional, até hoje a Gibson usa nos modelos LP. Detalhe a cera, a goma, o óleo e a seladora, podem ser aplicados com uma boneca, que consiste em um chumaço de algodão envolto em um pedaço de flanela. Creio que dê para começar alguma coisa, dá uma pesquisada em cada técnica e posta o resultado!! ----- Só um detalhe a mais, vernizes navais e sintéticos não são recomendados para instrumentos musicais pois depois de seco possuem uma consistência meio plástica não aceitando acabamento. Título: Re: guitarra natual Enviado por: felixmeirelles em 03 de Julho de 2012, as 04:53:15 Achei um especialista aqui em uns videos que disse que só aplica PU mesmo, porque a goma não resiste a paletadas e a suor.
Alias melhor tutorial de goma laca da net (se prepare para 100 demãos) :D: Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=Mr0oj6Tbcqk Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=8HpK1AOm2Zs Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=rMDitYDxgLE Título: Re: guitarra natual Enviado por: kem em 03 de Julho de 2012, as 09:11:54 Felix... como disse o Gilmar, verniz naval não é recomendado para instrumentos musicais.
Alias, nem PU é recomendado (claro que a maioria dos instrumentos chineses vem com PU, mas...). O PU não deixa a madeira respirar, e altera o timbre. Nitrocelulose é utilizado até hoje pelos grandes fabricantes (Gibson, Fender, etc). Veja uma tele 52... toda em verniz nitro... Título: Re: guitarra natual Enviado por: diego.fcs em 03 de Julho de 2012, as 09:41:29 Eu tenho uma guitarra velha aqui em casa que penso em reformar e deixar natural, eu penso em deixar somente na cera incolor, comprar dessas ceras e passar com uma politriz (não sei se é assim que escreve), só deve pensar bem que se passar muita cera e decidir passar verniz depois, pode ter problemas.
Título: Re: guitarra natual Enviado por: gfr em 03 de Julho de 2012, as 09:58:33 Nitro tem dois problemas, um é que com a idade ela pode rachar e ficar toda craquelada (já vi em vários violões DiGiorgio das décadas de 60 e 70, e em violões Yamaha antigos).
(http://www.woodweb.com/knowledge_base_images/zp/matching_a_fender_guitar_crackle_finish_1.jpg) O outro, é que pode reagir com vinil, deve-se evitar o contato. Isto inclui não deixar um instrumento envernizado com nitro em cima de estojo forrado com vinil muito tempo. Olha o resultado de embalar uma Les Paul com plástico bolha: (http://i727.photobucket.com/albums/ww274/psychebilly/bubbles2.jpg) Goma laca, se aplicada com pistola, precisa de menos demãos e como fica uma camada mais grossa do que com boneca, acaba ficando mais rígida do que PU (e tão glossy quanto). Ela só é mais flexível quando aplicada na forma tradicional (boneca, pedra pome, etc.) por que fica uma camada muito mais fina do que se usar pistola. Mas apesar da resistência física, ainda reage se respingar álcool, ou com suor. Engraçado é que tem gente cujo suor reage menos, o meu é só encostar em instrumento com goma laca e ele vai ficando pastoso. Tem uma vantagem em relação ao PU pro luthier: aplicar goma laca com boneca não detona seu organismo que nem aplicar PU com pistola. Quanto a PU não ser adequado pra instrumentos... Eu tenho um violão de luthier, um Sugiyama de 1986. Ele é todo em PU, aplicado com pistola (mas numa camada muito fina), inclusive por dentro do corpo ele aplica seladora PU, como pode se perceber nesta foto: (http://lh4.ggpht.com/gfrgoo/SHuk7MKgM1I/AAAAAAAAAc8/YWnLYUAIHSk/roseta.jpg) Pra quem não conhece o som dele, procure discos do Turíbio Santos ou do João Bosco na década de 80, ou qualquer disco (ou vá num show, estão na ativa) do José Paulo Becker, solo ou com o Trio Madeira Brasil. Eu mesmo já toquei com este violão no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro da UFF, sem qualquer amplificação, só na unha, e não faltou som :) Título: Re: guitarra natual Enviado por: Rafa blues em 03 de Julho de 2012, as 11:39:58 Uma seladora com base nitrocelulose (facil de achar) e depois cera de preferencia... Protege bem melhor a madeira. esta correto o óleo ou cera entra nos veios da madeira tirando a aderencia da tinta.A de carnauba realmente é a melhor pra isso, mas não conheço o oleo que o gfr citou. Cera automotiva só para guitarras pintadas (é a mesma ideia de quando se passa na pintura do carro). O problema de aplicar oleo sem uma seladora antes é que depois fica impossivel uma pintura. Título: Re: guitarra natual Enviado por: halleflima em 03 de Julho de 2012, as 18:29:19 valeu ai pessoal ajudo muito
vo ivernizar ela com PU quando eu terminar posto a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) as fotos... Título: Re: guitarra natual Enviado por: Gilmar em 03 de Julho de 2012, as 21:56:15 Não existe material perfeito, todos possuem suas vantagens e peculiaridades. Se você conservar bem o seu instrumento, qualquer cobertura irá te servir. Os instrumentos clássicos possuem alta qualidade e é inadmissível por muitos instrumentistas que não sejam envernizados com goma laca, que de todos os materiais é o mais sensível, até ao suor. O PU é o que dá melhor acabamento, mas é o mais trabalhoso para polir, e por ser uma cobertura quase perfeita deixa uma característica inorgância no instrumento. Existem pessoas qua amam o brilho sintético do PU e existem aquelas que adoram o brilho orgânico da nitrocelulose. A nitro não gosta de sol senão fica craquelado (má conservação), o PU se não for bem catalizado e secado, vai marcar com o mais leve toque. Então, teste antes em um pedaço de marupá bam lixado, é uma madeira barata muito estável e e bem clarinha, muito propícia para experiências.
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