Título: Alternativas para placa Enviado por: xandeguarah em 22 de Maio de 2012, as 14:42:06 Como trabalho em uma empresa que utiliza muitos plásticos e sobram muitos retalhos de 3mm de espessura gostaria de saber se é possível utilizar uma chapa de PP (polipropileno) para servir de placa para montagem.
Um forte abraço Xandeguarah Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: Patines em 22 de Maio de 2012, as 17:40:24 Como trabalho em uma empresa que utiliza muitos plásticos e sobram muitos retalhos de 3mm de espessura gostaria de saber se é possível utilizar uma chapa de PP (polipropileno) para servir de placa para montagem. Plásticos muito isolantes podem gerar estática e podem queimar os componentes. veja lá: http://ciencia.hsw.uol.com.br/geradores-van-de-graaff1.htm T+ Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: felixmeirelles em 22 de Maio de 2012, as 18:10:03 Complementando o mestre patines, sem contar a capacitância parasita, não podemos esquecer que existem capacitores feitos de PP, justamente pela sua propriedade capacitiva.
Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: hgamal em 22 de Maio de 2012, as 18:37:55 Pessoal, nem só de dielétricos vivem os capacitores. Para existir um capacitor, temos que ter o dielétricos (isolantes) e condutores.
Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: xformer em 22 de Maio de 2012, as 18:56:38 Mas você não disse onde seria usada essa chapa de polipropileno. No painel pra prender alguns potenciômetros ? Pra fazer caixas ?
Conte mais sobre as propriedades do PP. Se é rígido/maleável. Se é resistente a calor (derrete ou pega fogo a tal temperatura). Se é resistente a tração e curvatura. Se é fácil de furar, se trinca, se pega tinta fácil, que cores tem. Se reage com outros produtos. Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: xandeguarah em 30 de Maio de 2012, as 14:44:24 Mas você não disse onde seria usada essa chapa de polipropileno. No painel pra prender alguns potenciômetros ? Pra fazer caixas ? Conte mais sobre as propriedades do PP. Se é rígido/maleável. Se é resistente a calor (derrete ou pega fogo a tal temperatura). Se é resistente a tração e curvatura. Se é fácil de furar, se trinca, se pega tinta fácil, que cores tem. Se reage com outros produtos. Então meu amigo xformer, trata-se da plataforma para se aplicar os componentes, ou seja, a placa para o ponto-a-ponto. Estes polipropileno resiste ao calor de até 96 oC. É fácil de furar e não trinca pois possui alta maleabilidade, pois trabalhamos com sua conformação e usinagem. Minha dúvida reside no poder de isolamento e possibilidade de uso como citado acima. Um forte abraço Xandeguarah Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: xformer em 30 de Maio de 2012, as 17:20:11 Então eu acho que não serve pra placa de componentes seja com ilhós ou torrete, porque quando você for soldar os componentes, o plástico vai derreter a placa na região em volta do ilhós ou torrete e acabar deformando-a ou mesmo soltando o ponto de fixação. Lembre-se que a temperatura para soldar passa de 200 graus Celsius e dependendo de como você disponha alguns componentes que aqueçam (e.g. resistores) demais, pode causar dano na placa
. Além disso é melhor que a placa seja rígida (se houver flexão da placa, pode ocorrer trinca nas soldas, quebra de componentes, etc), por isso a fibra de vidro é a mais usada (além da isolação, resistência ao calor). Em todo caso, não custa (tanto) experimentar. Pegue um pedaço dessa placa e encoste a ponta do ferro de solda nela. Depois conte o que aconteceu. Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: xandeguarah em 31 de Maio de 2012, as 09:03:04 Então eu acho que não serve pra placa de componentes seja com ilhós ou torrete, porque quando você for soldar os componentes, o plástico vai derreter a placa na região em volta do ilhós ou torrete e acabar deformando-a ou mesmo soltando o ponto de fixação. Lembre-se que a temperatura para soldar passa de 200 graus Celsius e dependendo de como você disponha alguns componentes que aqueçam (e.g. resistores) demais, pode causar dano na placa . Além disso é melhor que a placa seja rígida (se houver flexão da placa, pode ocorrer trinca nas soldas, quebra de componentes, etc), por isso a fibra de vidro é a mais usada (além da isolação, resistência ao calor). Em todo caso, não custa (tanto) experimentar. Pegue um pedaço dessa placa e encoste a ponta do ferro de solda nela. Depois conte o que aconteceu. Ahh, com certeza ela se deforma. Realmente não me ative que os turrets iriam derreter no ponto pois transmitem o calor do ferro de soldar. :( Mas quem sabe se isolássemos os turrets ou ilhoses antes de aplicá-los a placa? Se existisse um material isolante (térmico), como um adesivo, poderia se aplicar depois de efetuada a furação. Título: Re: Alternativas para placa Enviado por: Eduardo em 31 de Maio de 2012, as 14:09:23 Tá ficando mais caro o molho que a carne.
|