Título: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: Patines em 16 de Março de 2012, as 11:23:15 Suponho que quando montarmos nossas fontes em caixas de metal temos que usar um conector semelhante a este da foto abaixo para a conexão com a tomada, e ligar a fonte em uma tomada devidamente aterrada é claro. Não necessariamente usar este conector ou outro qualquer. Pode ligar direto com cabo e na ponta do cabo um plugue. Notícia de 30/06/2011: http://www.consumidor.caop.mp.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=265&tit=Proibida-a-venda-de-aparelhos-eletricos-com-plugue-antigo (http://www.consumidor.caop.mp.pr.gov.br/arquivos/Image/11180626.jpg) Agora também existem tomadas e plugues para 20A(4,8mm) que não são iguais aos outros, para menos de 10A(4mm). Abraços, T+ Título: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: a.sim em 16 de Março de 2012, as 22:02:31 Credo...o monstro criado pela ABNT...alguém comeu bola feio nesse jogo.
Antes desta osta de padrão brasileiro, basicamente tínhamos as tomadas pino chato + redondo, que permitiam conectar praticamente qualquer aparelho, brasileiro ou importado. Para coisas mais sofisticadas, tinha a de 2 polos + terra, usados em equipamentos de informática. Também adaptadas para pino chato ou redondo, conforme se vê na figura acima. Ar condicionado utilizava três pinos chatos. E deu... Agora é que precisa adaptador...para quase tudo ! E ainda dizem que melhorou... Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Patines em 16 de Março de 2012, as 22:57:24 Antes era uma mosta.. agora é uma mostia menos perigosa... Só tem 2 plugues e pronto!
A mosta era que ninguém usava aterramento pra nerda nenhuma. Agora a inércia quer fazer ficar tudo igual. Gosto é gosto, dizia uma véia comendo ranho! T+ Título: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: a.sim em 17 de Março de 2012, as 12:08:30 Antes era uma mosta.. agora é uma mostia menos perigosa... Só tem 2 plugues e pronto! A mosta era que ninguém usava aterramento pra nerda nenhuma. Agora a inércia quer fazer ficar tudo igual. Gosto é gosto, dizia uma véia comendo ranho! T+ Se o problema era esse, era só padronizar o plug americano 2 polos + terra. A comunidade da informática agradeceria... A questão, com 101 % de certeza, não foi técnica. A propósito, aterramento não é solução para mau projeto. Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: kem em 17 de Março de 2012, as 12:19:11 A questão, com 101 % de certeza, não foi técnica. Nunca é$$$Mas no final das contas quem ta ganhando mais dinheiro com essa historia são os chineses, com seus adaptadores... Nunca vendeu tanto... Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: felixmeirelles em 17 de Março de 2012, as 13:17:16 Outra coisa esse novo padrão brasileiro não está dentro das normas especificas(tipo NBR deles) nem na Europa nem nos Estados Unidos, estava lendo que a distância entre os polos e o terra é pequena demais na nossa "padronizada" de 20A para uso em 110v nas duas normas.
Porque o padrão brasileiro é baseado no "europlug", só que na Europa que usa o tal do europlug a tensão é 220v, como sabemos quanto maior a tensão menor será a corrente necessária para alimentar um sistema logo a bitola dos condutores e a largura do isolamento entre eles pode ser menor. O padrão mais correto para o Brasil que usa 110v na maioria das cidades seria o nema que é o padrão americano que tem tomadas de 15A a 60A(e com espaçamento adequado) enquanto essa nova norma brasileira só permite de 10A a 20A. Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Março de 2012, as 13:37:06 Citar O padrão mais correto para o Brasil que usa 110v na maioria das cidades... Você esta enganado. Tensão 127V: Bahia Minas Gerais Paraná Rio de Janeiro São Paulo Tensão 220V: Acre Alagoas Amapá Amazonas Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Pará Paraíba Pernambuco Piauí Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina Sergipe Tocantins Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Bruno Lucca em 17 de Março de 2012, as 15:15:16 Citar O padrão mais correto para o Brasil que usa 110v na maioria das cidades... Você esta enganado. Tensão 127V: Bahia Minas Gerais Paraná Rio de Janeiro São Paulo Tensão 220V: Acre Alagoas Amapá Amazonas Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Pará Paraíba Pernambuco Piauí Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina Sergipe Tocantins Aqui no Mato Grosso do Sul a tensão é 127V, e não 220 como na tabela. E concordo que esse padrão novo de tomadas é um belo de um resíduo fecal. Agora toda vez que vou comprar um aparelho novo ou tenho de mudar a tomada ou comprar um adaptador que é caro e díficil de achar. Saudade dos temos das tomadas redondas com pino chato de computador..... Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Março de 2012, as 15:21:28 bruno_luca
Não seria assim como se diz nesta página?: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5560252159344205076&cmm=14206833&hl=pt-BR Com opção para 127 e 220? Abraço. PS.: De qualquer forma, a "intensão" foi mostrar ao felixmeirelles que a maioria das cidades no Brasil usa 220V, mas como toda informação coletada na internet, tem sempre um erro ou dois, ou três, ou quatro, ou cinco... :-[ Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Albuquerque em 17 de Março de 2012, as 16:44:47 Achei muito boa essa mudança de plugs e tomadas. :tup
Concordo que agora precisamos de mais e mais adaptadores, mas creio que seja apenas questão de tempo até tudo se normalizar. passamos muitos anos com o mesmo plug, não vai ser da noite pro dia que vamos nos acostumar. Tudo mudou (tecnologia nem se fala) e já estava mais do que na hora desses plugs de 20 anos atrás mudarem também. Se a questão principal é dinheiro não sei, mas tenho certeza que nossos futuros pupilos quando virem os antigos plugs e tomadas redondas dirão: Isso é coisa da idade da pedra!!! :) Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: mganzer em 17 de Março de 2012, as 18:43:05 Corrigindo a lista de cidades 110v/220v:
RS, SC, PR têm preferencialmente rede trifásica tanto que é um problema trazer eletrodomésticos dessa região que tenham opção única(geladeiras, por exemplo).Só dá gente que vem de lá pra cá comprando auto-transformador. Os estados de centro oeste e norte têm a opção bifásica e trifásica mas a mais comum é residencial bifásica e industrial trifásica. Eu sei disso porque moro no MT mas já tive "temporadas" em quase todos os estados desta região. Na minha casa tenho uma tomada 220v e tá escrito bem grande. Mesmo assim as empregadas teimam em queimar os ferros de passar roupa E A ROUPA, claro. >>(: Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: a.sim em 17 de Março de 2012, as 19:04:12 Achei muito boa essa mudança de plugs e tomadas. :tup Concordo que agora precisamos de mais e mais adaptadores, mas creio que seja apenas questão de tempo até tudo se normalizar. passamos muitos anos com o mesmo plug, não vai ser da noite pro dia que vamos nos acostumar. Tudo mudou (tecnologia nem se fala) e já estava mais do que na hora desses plugs de 20 anos atrás mudarem também. Se a questão principal é dinheiro não sei, mas tenho certeza que nossos futuros pupilos quando virem os antigos plugs e tomadas redondas dirão: Isso é coisa da idade da pedra!!! :) A questão é que simplesmente...não era necessária a mudança. Como falei antes, se queriam mudar alguma coisa, que mudassem para o padrão americano, cujas tomadas nacionais já eram adaptadas para praticamente todos os tipos de plug. Pelo menos, tiveram o bom senso de não implantar algo muito pior : já pensaram se decidissem usar plugues Schuko alemães ? Esses sim, é que sofrem... Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Tiarlei Crist em 17 de Março de 2012, as 20:10:07 Aqui no ES também não é 220v como consta na tabela.
Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Alex_Rios em 17 de Março de 2012, as 20:20:53 Eu moro Em Campo Grande, MS, aqui é padrão 127V dois elementos, FASE X NEUTRO, também tem a opção 220V três elementos, FASE x FASE x NEUTRO, também há trifásico com quatro elementos, logo, na minha casa é bifásico, todas as tomadas são 127V incluindo as lampadas, somente o ar condicionado usa a tomada 220V!
Porém qual é a vantagem prática disso? os transformadores de 220V dos aparelhos são maiores que os de 127V, por exemplo um transformador para uma amplificador valvulado, o primário 127/220V, o enrolamento 220V é o dobro do 127V( se não estou enganado), seria apenas menor corrente para uma mesma potencia? por favor me expliquem! :'( Até mais! Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: IDN em 17 de Março de 2012, as 20:35:45 seria intererssante ligar o seu chuveiro em 220V também, pois a corrente é menor o que resulta em um cabo mais fino para a mesma potencia dissipada.
Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Patines em 17 de Março de 2012, as 22:43:22 Achei muito boa essa mudança de plugs e tomadas. :tup ... Também achei muito boa a mudança e não vejo porque temos que usar um padrão que vem de fora. Às vezes TEMOS QUE CRIAR. Ô Assim: Na verdade, aterramento não é solução pra mau projeto, mas o mau projeto eletrônico começa por não ter aterramento, quando o nosso mundo passou a ter muito mais interferências que 20 anos atras: estações de celulares.. e os celulares, máquinas de lavar, ratores eletrônicos.. e lá vai... Fase encostando na carcaça também não é mau projeto é acidente que já matou muita gente, por não ter aterramento na rede. Por favor, me digam porque ficou tão mal assim o novo padrão!! Por preguiça de trocar tomadas?? Porque não querer gastar para trocar as tomadas?? Porque tem que usar adaptador(e criar mais problemas usando)? ------------------------------- Trocando de saco para mala, aqui em Porto Alegre também usa 127V, mas pode usar 220V se tem 2 fases em casa. na maioria dos lugares no RS usa 220V. 200V usa menos corrente(e fio mais fino, trocando em miúdos) para conseguir a mesma potência que conseguiria em 127V. Principalmente para aquecedores e chuveiros, onde se usam estes aparelhos. Se é perigoso? sim 127V e 220V são perigosos. T+ Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Albuquerque em 17 de Março de 2012, as 23:07:52 Por favor, me digam porque ficou tão mal assim o novo padrão!! Por preguiça de trocar tomadas?? Porque não querer gastar para trocar as tomadas?? Porque tem que usar adaptador(e criar mais problemas usando)? Concordo que na verdade a dificuldade é nossa. Concordo também que as vezes se torna difícil nos acostumarmos com algo e acharmos por isso não ter sido necessário. Mas falando sério, no mínimo dos mínimos ficou muito mais organizado do que tava! (aplaus2) Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: felixmeirelles em 17 de Março de 2012, as 23:27:33 Lembrando que falei em cidades não estados, existem estados em que a capital é 110v e o interior 220v por exemplo.
Se você for pegar quantidade de cidades que usam 110v é muito maior que a quantidade de cidades que usam 220v. Sudeste inteiro mais uma boa parte do Sul do Brasil, mais de 60% da população usa 110v. O que disse é que para 220v o padrão serve, mas a tomada 20a não seria aprovada no sentido de distanciamento entre polos-terra nas normas Europeia e Americana para uso em 110v. Para 110v temos que ter um espaçamento bem maior para ter aquele terra ali no meio. Quem já pegou uma tomada dessa de 20a na mão sabe do que eu estou falando, os pinos ficam quase trepados um nos outros solução bem porca, imagina ligar um forno de grande porte ou uma maquina de solda pesada num negocio desse em uma rede de 110v... E que padrão de merda é esse que só vai até 20A em um pais em que temos a maioria das redes em 110v... No minimo precisaríamos de tomadas até 50A. Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Patines em 17 de Março de 2012, as 23:46:15 E que padrão de merda é esse que só vai até 20A em um pais em que temos a maioria das redes em 110v... No minimo precisaríamos de tomadas até 50A. Mas e pela meia dúzia de (DES)padrões antigos mudou o quê?? T+ Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: felixmeirelles em 17 de Março de 2012, as 23:56:16 Não temos mais pela lei as 30A que eram usadas em grandes estações de backup de energia(nobreaks) por exemplo.
http://xtech.com.br/lojaxt/tomada-l530r-30a125v-p-6525.html Deveria existir um padrão para coisas idiotas, liquidificador, barbeador... Agora para computadores e ferramentas os padrões nema são melhores e universais, não faz sentido é a proibição de venda de tomadas nema. Se eu quiser ir nos EUA e fazer a minha casa cheia de Europlugs eu posso, aqui no Brasil proibiram a comercialização dos outros padrões. Isso é ditadura, eu tenho o direito de escolher qual é o melhor padrão para mim... No minimo algum tiozinho dono de fabrica de tomada tá com um lobby forte no congresso. Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: hgamal em 18 de Março de 2012, as 00:00:38 Não vejo nada de mal em importar um bom padrão. Ufanismo nesta questão me parece burrice!
Porque eu tenho que trocar todas as tomadas da minha casa? Para não ser chamado de preguiçoso? Para mostra que tenho direito a rôdo e não ligar de enriquecer alguém que pagou para o governo aprovar um novo padrão e abolir o velho? Achei este padrão no mínimo fraco em ideias e forte em más intenções! Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: felixmeirelles em 18 de Março de 2012, as 00:10:30 hgamal pode ficar tranquilo os seu tridente já é aprovado pela NBR 14.136.
>d Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Albuquerque em 18 de Março de 2012, as 00:15:39 Se formos falando em amperagem alta ou baixa, ou se o novo padrão suporta 'X' ampères, devemos levar em conta quantos casos de acidentes ocorreram ultimamente.
Agora, quantos ocorriam com o padrão antigo??? O que mostra o índice de acidentes? Tá maior ou menor? (google_it) Levar em consideração dados verdadeiros e não somente preferências pessoais ajuda a dizer se a troca de padrão foi proveitosa ou não. Não só como usuário, mas como chefe de família digo que foi UMA BELEZA trocar todos os meus plugs antigos por novos e colocar mais segurança na minha casa, para mim e para os meus! ;) Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Patines em 18 de Março de 2012, as 00:59:08 Não temos mais pela lei as 30A que eram usadas em grandes estações de backup de energia(nobreaks) por exemplo. http://xtech.com.br/lojaxt/tomada-l530r-30a125v-p-6525.html Fio!! Olha do que estamos falando: "NBR 14136 - Plugues e Tomadas Para Uso Domestico e Análogo Até 20 A 250 V em Corrente Alternada" Tá bom, vou assistir TV um pouco. Olhem lá que tem mais até o loby da indústria.. : http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/tomadas.asp T+ Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Bruno Lucca em 18 de Março de 2012, as 02:21:32 Eu moro Em Campo Grande, MS, aqui é padrão 127V dois elementos, FASE X NEUTRO, também tem a opção 220V três elementos, FASE x FASE x NEUTRO, também há trifásico com quatro elementos, logo, na minha casa é bifásico, todas as tomadas são 127V incluindo as lampadas, somente o ar condicionado usa a tomada 220V! Porém qual é a vantagem prática disso? os transformadores de 220V dos aparelhos são maiores que os de 127V, por exemplo um transformador para uma amplificador valvulado, o primário 127/220V, o enrolamento 220V é o dobro do 127V( se não estou enganado), seria apenas menor corrente para uma mesma potencia? por favor me expliquem! :'( Até mais! bruno_luca Não seria assim como se diz nesta página?: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5560252159344205076&cmm=14206833&hl=pt-BR Com opção para 127 e 220? Abraço. PS.: De qualquer forma, a "intensão" foi mostrar ao felixmeirelles que a maioria das cidades no Brasil usa 220V, mas como toda informação coletada na internet, tem sempre um erro ou dois, ou três, ou quatro, ou cinco... :-[ Ferro_Velho Entendi sua intenção, só quis deixar claro que aqui no MS a maioria das cidades usa 110V, tanto na capital como no interior. 220V só ligando dois fios de fase, para ligar chuveiros, ar-condicionado, etc, aparelhos que consumam bastante corrente, utilizando assim fios mais finos. Alex_Rios Cara, moro em Campo Grande também. Legal achar alguém aqui da cidade no fórum. Qualquer coisa a gente podia trocar uma idéia sobre handmades. Abraços, Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: a.sim em 18 de Março de 2012, as 11:13:22 Não só como usuário, mas como chefe de família digo que foi UMA BELEZA trocar todos os meus plugs antigos por novos e colocar mais segurança na minha casa, para mim e para os meus! ;) Olá, colega. Baseado em quê o colega se sente mais seguro ? Na propaganda que a ABNT e os fabricantes ( que não ficaram nem um pouco revoltados com a mudança ) fizeram ? ? ? Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: felixmeirelles em 18 de Março de 2012, as 12:51:18 Patines a venda de qualquer outro tipo de plug ou tomada está proibida no Brasil pelo menos para pessoa física, eu não posso ir ali e comprar um nema 30A como eu podia comprar a 2 anos por exemplo.
Existe uma lei que complementa a NBR que obrigou todas as lojas a pararem de vender produtos fora de "padrão" inclusive nema 30A. A NBR pouco importa, tem varias NBR ai que nunca são seguidas a risca mesmo, mas a lei que obriga ela a ser cumprida é que **** tudo. Desde dos 6 anos de idade eu abro tomadas e levo choques e nunca morri, essa história de proteção contra choques é a mais absurda que já existiu, quem não tem noção de como operar uma tomada não tem noção de como operar eletrodoméstico nenhum. Nunca vi ninguém que morreu tomando choque ligando o videogame na parede por exemplo.... Mas já ouvi histórias de gente que morreu jogando... Nunca vi ninguém que morreu tomando choque ligando a maquina de lavar, mas já ouvi história de gente que perdeu a mão dentro de uma delas (industrial). Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Albuquerque em 18 de Março de 2012, as 13:02:39 Olá, colega. Baseado em quê o colega se sente mais seguro ? Na propaganda que a ABNT e os fabricantes ( que não ficaram nem um pouco revoltados com a mudança ) fizeram ??? Baseado em quê??? Fala sério, vai! :-X Patines a venda de qualquer outro tipo de plug ou tomada está proibida no Brasil pelo menos para pessoa física, eu não posso ir ali e comprar um nema 30A como eu podia comprar a 2 anos por exemplo. Existe uma lei que complementa a NBR que obrigou todas as lojas a pararem de vender produtos fora de "padrão" inclusive nema 30A. A NBR pouco importa, tem varias NBR ai que nunca são seguidas a risca mesmo, mas a lei que obriga ela a ser cumprida é que **** tudo. Desde dos 6 anos de idade eu abro tomadas e levo choques e nunca morri, essa história de proteção contra choques é a mais absurda que já existiu, quem não tem noção de como operar uma tomada não tem noção de como operar eletrodoméstico nenhum. Nunca vi ninguém que morreu tomando choque ligando o videogame na parede por exemplo.... Mas já ouvi histórias de gente que morreu jogando... Nunca vi ninguém que morreu tomando choque ligando a maquina de lavar, mas já ouvi história de gente que perdeu a mão dentro de uma delas (industrial). Leiam e se informem mais. http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_norma_abnt_14136.php http://www.naocomprepromessas.com.br/tag/tomada-nova/ Tá, só falta dizer agora que os que escreveram essas páginas o fizeram por que também estão lucrando seus milhões com vendas de adaptadores. :-[ Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: Patines em 18 de Março de 2012, as 13:24:57 Nunca vi ninguém que morreu tomando choque ligando a maquina de lavar, mas já ouvi história de gente que perdeu a mão dentro de uma delas (industrial). Tu só pode estar brincando comigo! Será que vai ser sensurado?? (http://mmeletrotecnica.files.wordpress.com/2011/04/choque8.jpg) Na máquina de lavar, a família toda: http://www.snn.com.br/noticia/82114/18/rn-familia-morre-eletrocutada.html http://www.fastweld.com.br/novo3/portugues/imprensa05.asp http://www.portaldoextremosul.com.br/2011/04/gestante-morre-eletrocutada-ao-estender-roupas-num-varal/ http://www.plansol.com.br/vilhena/modulos.php?mod=news&showmaster=sys_news&arquivo=sys_news&id=4349&PHPSESSID=497bcf847952bf44098240ae1938fc9f http://mmeletrotecnica.wordpress.com/2011/03/31/choque-eltrico-leses/ é só procurar no tio google... Abraços, T+ Título: Re: Fonte de alimentação. Enviado por: a.sim em 18 de Março de 2012, as 14:02:41 Olá, colega. Baseado em quê o colega se sente mais seguro ? Na propaganda que a ABNT e os fabricantes ( que não ficaram nem um pouco revoltados com a mudança ) fizeram ??? Baseado em quê??? Fala sério, vai! :-X Pois é, colega...vejo que nem mesmo sabes o porquê de te achares mais seguro...mas tenho certeza que te achas mesmo, pois a propaganda está aí para te fazer pensar assim. Haveria várias soluções menos impactantes do que inventar um novo plug e tomada, mas a pressão comercial sempre fala mais forte. A propósito, a presidente Dilma deveria ter uma reunião com o Obama para explicar que as tomadas e os plugues deles são inseguros ( embora sejam certificados pelo... UL ! ) e que em um prazo curto, nenhum brasileiro mais vai comprar nada elétrico nos EUA porque o plugue não é o nosso. Tenho certeza que o impacto internacional a nosso favor vai ser significativo. ----- (http://mmeletrotecnica.files.wordpress.com/2011/04/choque8.jpg) Essa foto é fake...com certeza, o " morto " não poderia ficar em pé. Título: Re: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: felixmeirelles em 18 de Março de 2012, as 15:50:07 Patines em nenhum dos seus casos alguem estava ligando algo em uma tomada, nenhum desses acidentes seria evitado por causa do novo padrão.
A área de contato de um choque causado por uma mal colocação de uma tomada é pequeno demais para causar qualquer dano maior que um susto. Como eu disse eu cresci levando choques, mas sempre tomei cuidado de operar aparelhos sem estar molhado. Título: Re: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: Patines em 18 de Março de 2012, as 16:17:48 Patines em nenhum dos seus casos alguem estava ligando algo em uma tomada, nenhum desses acidentes seria evitado por causa do novo padrão. A área de contato de um choque causado por uma mal colocação de uma tomada é pequeno demais para causar qualquer dano maior que um susto. Como eu disse eu cresci levando choques, mas sempre tomei cuidado de operar aparelhos sem estar molhado. Cuidado, para de levar tanto choque porque pode fazer mal pra cabeça!! A foto que não é falsa, é com choque, provavelmente por contato com a carcaça por falta de aterramento. E sim, muitas pessoas levaram choques, às vezes mortais ao retirar e colocar tomadas.. aliás, os adaptadores e T e benjamin corriam soltos para adaptar um padrão para outro de tomada.. em que isso mudou?? Com certeza as novas tomadas são mais seguras por terem o rebaixe. T+ Título: Re: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: a.sim em 18 de Março de 2012, as 16:40:56 Patines em nenhum dos seus casos alguem estava ligando algo em uma tomada, nenhum desses acidentes seria evitado por causa do novo padrão. Pois é...prestei atenção nisso, também. ----- Com certeza as novas tomadas são mais seguras por terem o rebaixe. T+ Bom, colega, isso eu também concordo. Mas esse rebaixo poderia ter sido feito nas tomadas anteriores, também. Não era necessário criar outro padrão, muito menos obrigar os consumidores a trocar as tomadas de suas casas e os plugues dos seus aparelhos. Eu, aqui em casa, não uso nenhum adaptador. Se eu trocar as tomadas, terei de usar adaptadores em todos os aparelhos... O que é mais seguro ? Um plugue perfeitamente fixo na tomada correspondente ou ligado através de um " adaptador " ? ? ? Quem usa, ou já usou, adaptadores, com certeza sabe a resposta... Título: Re: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: felixmeirelles em 18 de Março de 2012, as 16:57:22 O maior risco ao se manipular tomadas sempre foi puxar elas pelo fio com esse novo padrão a área da pegada nas tomadas simples foi reduzido o que facilita o mal comportamento de puxarmos pelo fio.
Deixar o buraco mais em baixo é ideia de girico. Na Europa toda eles diminuiram o tamanho dos contatos colocando o inicio da aste de plastico só com a ponta de metal. O efeito é o mesmo porem não precisa sair por ai trocando as tomadas. Título: Re: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: Patines em 18 de Março de 2012, as 17:01:58 OK... batatas fritas.. e a fonte?? T+
Título: Re: Novo padrão Brasileiro de Tomadas Enviado por: Albuquerque em 18 de Março de 2012, as 19:30:13 OK... batatas fritas.. e a fonte?? T+ Falando nisso, o assunto do tópico já fugiu e muito de foco, não é? :( Voto para que encerremos por aqui a discussão a respeito de tomadas e voltemos para o que o tópico foi originalmente criado, a respeito da fonte. Ainda por que ficou claro para todos que isso vai do gosto pessoal de cada um, alguns são a favor, outros contra. É um direito que assiste a cada um de nós, e com isso a responsabilidade de respeitar a opinião de cada. Acredito que debates de ponto de vista assim só servem para perdermos tempo, o que é muito precioso, no nosso caso para estudar eletrônica. :tup Paz a todos e muito Rock n Roll! (rckt |