Handmades

Fórum Geral => Placas de Circuito Impresso => Tópico iniciado por: Metallover em 27 de Fevereiro de 2012, as 04:49:30



Título: Um metodo alternativo
Enviado por: Metallover em 27 de Fevereiro de 2012, as 04:49:30
A soda caustica pode ser utilizada no processo de corrosão, mesmo sendo perigoso por exalar muitas  substancias toxicas?


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: felixmeirelles em 27 de Fevereiro de 2012, as 06:03:02
A melhor alternativa caseira para corrosão é vinagre e sal como descreveram os nossos amigos cesar e eduardo em:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1770.60


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: Jupterra em 27 de Fevereiro de 2012, as 09:39:27
No meu experimento, adicionei um pouco de limpa alumínio e aparentemente acelerou o processo.

Abraços.


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: Eduardo em 28 de Fevereiro de 2012, as 13:05:47
A soda caustica pode ser utilizada no processo de corrosão, mesmo sendo perigoso por exalar muitas  substancias toxicas?

Não é possível corroer cobre com soda caustica.


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: guitar_luthier em 20 de Abril de 2012, as 11:07:45
Jupterra, limpa alumínio tem ÁCIDO MURIÁTICO por isso a corrosão foi mais acelerada. Eu acho que o que está faltando ai é, um pouco de Ácido ou um hidróxido mais forte falo isso pelas minhas Experiências. Eu coloquei 100ml de Vinagre, 50 Ml de Muriático e 50 ml de Hidróxido 200 Volume foi o que resolveu! Resultado Corrosão com 10 minutos. Espero ter ajudado.


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: EddieTavares em 20 de Abril de 2012, as 17:11:31
guitar_luthier

Você quis dizer peroxido, não é? o hidróxido além de neutralizar ou pelo menos reduzir a acidez da solução poderia causar ebulição instantânea e violenta, dependendo das concentrações.

Muito cuidado com essas misturas, se não sabe o que esta fazendo, pode se dar muito mal!!!

Os hospitais e pronto socorros não estão preparados para tratar queimaduras químicas.


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: guitar_luthier em 20 de Abril de 2012, as 18:34:57
Desculpe ai pessoal, eu quis dizer peroxido, o Eddie está certo. :tup


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: hgamal em 20 de Abril de 2012, as 22:47:28
Pessoal,

o Eddie está certo. Esse negócio de misturar substâncias químicas sem conhecer o assunto é perigoso. Vamos evitar de colocar estas receitas aqui, a não ser que haja um embasamento científico correto.

Eu sei que as vezes temos o ímpeto de apresentar os resultados aqui de nossas experiências pessoais. Sem um controle correto, as coisas podem descambar para uma região bem perigosa.

Um caso comum é misturarmos em casa algo que acreditamos ser uma substância em determinada concentração, e quando outra pessoa segue a nossa receita, usando a substância correta na concentração correta, o resultado é perigoso. Outra coisa, como vimos aqui é ESCREVER o NOME SUBSTÂNCIA de FORMA INCORRETA.

Por favor, vamos ter responsabilidade uns para com os outros!


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: NIZ em 21 de Abril de 2012, as 01:39:56
Eu fico pensando... entendo a vontade enorme que dá ter seu pedal prontinho o mais rapido possível! Mas compensa mesmo ficar misturando quimicos em busca de uma corrosão super rápida? Corrosão com percloreto leva no máximo meia hora (para placas do tamanho da maioria dos pedais).

Você provavelmente já levou um tempo ali limpando a placa para deixá-la bem preparada e livre de gordura, fez uma transferencia com todo cuidado para que o layout fique o mais certo possível, fez uma análise minuciosa para confirmar se as trilhas estão certas e se não precisa de pequenas correções com a caneta, fez as correções com a caneta, cortou a placa. Nessa hora você provavelmente deve estar cansado  :-). Por que não aproveitar uns 20min de corrosão para dar uma arejada, esticar as pernas, ir no banheiro, ou tomar uma agua?

Compreendo a ansiedade que dá, mas a pressa geralmente não ajuda nesse tipo de trabalho. Penso que ficar fazendo experiencias mirabolantes com produtos quimicos fortes para se "economizar" alguns minutinhos não vale muito a pena. Salvo em casos que se tenha total certeza e segurança no que se está fazendo.  ;)

Abraço!


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: guitar_luthier em 21 de Abril de 2012, as 10:38:19
hgamal, entendo perfeitamente sua preocupação. Mas eu escrevi errado por um simples descuido de minha parte mas logo logo nosso amigo Eddie veio e foi corrigido o erro. Agora quero deixar bem claro que eu fiz essa mistura e deu certo, é claro tudo foi feito com luva,Mascara tudo como manda o manual quando se trata de produtos químicos. Eu mesmo hoje em dia já não trabalho mais com percloreto mas não quero tocar ou desviar o assunto do tópico, eu acho que cada um tem que descobrir o que é melhor para sua corrosão ok? :tup


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: aron62br em 21 de Abril de 2012, as 15:28:35
Pessoal, o que tem de errado com o percloreto de ferro?


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: hendrixgt em 21 de Abril de 2012, as 15:55:51
A melhor forma seria a do sal cloreto de ferro III, a forma anidra do ( percloreto), mas como alternativa Tem o ácido nítrico, ou a galvanoplastia só que nada barato.


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: EddieTavares em 22 de Abril de 2012, as 04:14:25
guitar_luthier

O que aconteceria se uma pessoa lendo o seu post, inadvertidamente e em concentrações mais altas misturasse essas substancias?

Sou contra essas misturas, e na minha opinião esse tipo de discussão deveria ser mais restrita aos interessados e pessoas que saibam o e que estão fazendo. Não sou leigo, me formei técnico em química em 99, trabalhei 8 anos em indústria química, e tive o desprazer de ver um conhecido com uma queimadura de ácido.

Todo cuidado é pouco!


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: marcioulguim em 22 de Abril de 2012, as 09:36:51
Sou contra essas misturas, e na minha opinião esse tipo de discussão deveria ser mais restrita aos interessados e pessoas que saibam o e que estão fazendo.

Buenas

Concordo plenamente.
Já que temos o percloreto de ferro, que na pior das hipóteses apenas mancha a roupa (tendo o mínimo de cuidado), porque inventar moda?

Abraço a todos


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: whitebilly em 22 de Abril de 2012, as 09:39:20
Todos os circuitos que eu fiz foi com Percloreto de Ferro, sem adição alguma!
Todos ficam perfeitos,e o processo leva no máximo 20min.
Além do que o percloreto é super barato!
Não entende ainda o porque buscar maneiras alternativas para corroer ou acelerar o processo, a não ser que você tenha uma encomenda de uns 20 no mesmo dia.
Mas tem coisas que compensa fazer do modo tradicional, eu mesmo ja fiz muita gambiarra na vida, e te digo a gente perde mais tempo e dinheiro tentando fazer a coisa do modo errado, do que se fizesse do modo certo da primeira vez!

Essa é só minha opinião querendo ajudar! Não quer dizer que estou certo!
 [beer]


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: Lamer em 22 de Abril de 2012, as 23:15:07
Modos alternativos são precisos quando você mora em uma cidade onde não se acha nada, e quando acha, custa horrores.

Eu já experimentei a corrosão com vinagre e água oxigenada, pois o meio mais barato que tenho de obter um percloreto de ferro demora quase uma semana para chegar. Uma semana é muito para esperar chegar o percloreto.

Mas se você optar por misturas químicas, opte por uma que use substâncias diluídas, como a apresentada pelo Eduardo, pois o risco é menor se comparado com o uso de substâncias concentradas.

Já fiquei uma madrugada inteira esperando uma placa corroer no vinagre. Nem sempre dá certo, pois depende muito do lote dos produtos. Mas creio que seja a alternativa que apresenta menor risco a saúde.

Abraço


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: Eduardo em 23 de Abril de 2012, as 07:12:34
Oi Lamer

A corrosão com vinagre de alcool funciona bem e se você concentrar o caldo que sobra, ela vai ficando mais forte com o tempo. Nem precisa colocar o bombril logo de cara. Vai usando o caldo azul mesmo. Quando não tiver mais força, reforma com bombril para virar acetato de ferro 3. Assim você terá seu próprio corrosivo feito em casa, seguro e ecológico!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: Lamer em 23 de Abril de 2012, as 20:15:28
Eu a achei instável, pois dependendo do vinagre ou da água oxigenada, o processo pode ficar comprometido, das três vezes que eu fiz, consegui apenas uma mistura com resultado satisfatório.

Quanto a recuperação da mistura já li muito sobre ela, nos tópicos criados por você.

Porém eu prefiro fazer com percloreto, mas quando surge um imprevisto a corrosão com vinagre pode ser uma alternativa!

Abraço!


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: Eduardo em 24 de Abril de 2012, as 07:35:33
Oi Lamer

A corrosão com vinagre é uma opção para quem não tem percloreto a mão e isso termina a discussão. Eu uso percloreto e faço com vinagre por brincadeira. Quem tem percloreto nem tem porque pensar em usar vinagre. Demora várias horas para corroer.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: designermx2 em 10 de Fevereiro de 2013, as 21:41:13
Pessoal, contrariando um pouco as regras citadas aqui... nao sei qual foi a reação química envolvida no processo, mas comigo funcionou muito bem. Hoje fiz 4 placas com tonner recarregado usando folha A4  sufite comum (essas que compramos a resma por 13 reais nos supermercados).

Coloco aproximadamente duas colheres de vinagre em água  misturada com sabão. Quando tiro a placa quente com o papel grudado nela, solto dentro dessa mistura e aparentemente sai muito mais fácil e até agora não ficou arrancando os pedaços. Hoje foi o primeiro teste e funcionou muito bem. Utilizei vinagre de uva maratá (bem fortinho por sinal) e sabão líquido neutro desses de lavar louça.

Espero que gostem. Amanhã tento com papel couchê.

Abraços.


Título: Re: Um metodo alternativo
Enviado por: guitar_luthier em 10 de Fevereiro de 2013, as 21:56:50
Pessoal, contrariando um pouco as regras citadas aqui... nao sei qual foi a reação química envolvida no processo, mas comigo funcionou muito bem. Hoje fiz 4 placas com tonner recarregado usando folha A4  sufite comum (essas que compramos a resma por 13 reais nos supermercados).

Coloco aproximadamente duas colheres de vinagre em água  misturada com sabão. Quando tiro a placa quente com o papel grudado nela, solto dentro dessa mistura e aparentemente sai muito mais fácil e até agora não ficou arrancando os pedaços. Hoje foi o primeiro teste e funcionou muito bem. Utilizei vinagre de uva maratá (bem fortinho por sinal) e sabão líquido neutro desses de lavar louça.

Espero que gostem. Amanhã tento com papel couchê.

Abraços.
Você fez a transferência com ferro? no papel A4 é isso? tem fotos de como ficou a placa? Abç


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal