Título: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 19 de Janeiro de 2012, as 12:55:54 Então, estou com essa PRS SE Singlecut, captação SD 59 x 2, nut de grafite, pots CTS. O resto original.
Mesmo com as tarrachas normais coreanas ela permanece afinada depois de um bom ajuste na ponte e cordas. A ponte é bem parecida com a USA, porém não os mesmos materiais, principalmente o bloco de sustain, que é daquele material que vem na maioria das guitarras mais safadinhas asiáticas. Por ter gostado muito do resultado do bloco de latão colocado em uma outra guitarra minha, gostaria de trocar esse também. O problema é que talvez haja diferenças em relação aos modelos que são vendidos por aí, como os da Guitar Fetish, e mesmo o que vem nas PRS USA. Na verdade aventei a possibilidade de trocar a ponte toda por uma da PRS USA. Mas o único lugar que vende uma original cobra quase 500 dólares por uma ponte dessas... um pouco demais para colocar numa coreaninha, né? Imagino que isso desperte mais um debarte sobre se há ou não alguma influência real em timbre e sustain do material empregado no sustain block. Além da minha guitarra, um conhecido meu embarcou nessa e eu também comprovei o resultado na Squier dele. Ou seja, na minha experiência estou assumindo como verdadeira a melhora trocando o sustain block. Por isso o meu interesse nesse tópico seria achar uma maneira de usar esses do mercado na PRS SE, talvez com alguns ajustes e mods... Ou ainda usinar um bloco de latão... Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Chris em 19 de Janeiro de 2012, as 14:18:07 Alex
eu acho que esses blocos de latão não são muito dificeis de adaptar da pra pegar um com a medida parecida com o bloco original da sua guitarra e levar num "torneiro" para acertar os furos. Imagino que isso desperte mais um debarte sobre se há ou não alguma influência real em timbre e sustain do material empregado no sustain block. Além da minha guitarra, um conhecido meu embarcou nessa e eu também comprovei o resultado na Squier dele. eu testei o bloco de uma gotoh floyd rose que tem o tamanho padrão mas é latão na minha floyd que é de material generico a diferença foi grande com esses sustain/big block deve ficar melhor ainda. http://www.floydupgrades.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=66&products_id=193 Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 19 de Janeiro de 2012, as 15:07:47 Esta briga entre os apaixonados pelo "steel block" e os usuários dos blocos de outros materiais é antiga e jamais findará.
Vejo muita gente defendendo os blocos de aço como os responsáveis pelo timbre das stratos. Pessoalmente vejo apenas uma vantagem. A durabilidade do aço frente ao desgaste do gancho das molas e dos filetes da rosca da alavanca. E já vi Fender antigona com a rosca da alavanca "comida". Os maiores defensores dos blocos de aço são os revendedores de peças de reposição. Callaham e outros. Os produtos são excelentes, só tenho dúvidas se necessitamos deles. Entre os que defendem o uso de ligas mais leves está ninguém menos que Allan Holsdworth, cuja opinião tem de ser reverenciada. Ele afirma que um bloco de material muito denso mata a vibração das cordas. É oportuno lembrar que o Stop Tail da Lespa do Jimmy Page era feito de alumínio ! Quanto ao uso do latão no bloco, pode ser uma boa opção em razão do timbre, mas jamais no que se refere à resistência mecânica. Mesmo o latão forjado. Para mim isso é um problema inexistente, pois nas minhas stratos, sempre travo a ponte usando um "wood block", exceção feita a uma Ibanez S670 com o tremolo ZR. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 19 de Janeiro de 2012, as 15:17:43 Obrigado, Chris, acho que você tem razão.
Quanto ao upgrade de substituir o genérico (que é uma liga bem da esquisita...) por latão ou aço parece funcionar bem. Atestei isso em duas guitarras minhas, sendo que uma foi com o BladeRunner da SuperVee. Na da Squier desse conhecido o resultado foi mais assustador, pareceu outra guitarra, pois fizemos uma pequena gravação do before/after. Vou fazer todas as medidas possíveis e ver qual dos 3 blocos da GFS eu comprarei. Eu descobri que a tal ponte oferecida por 500 dólares é da leva dos anos 80, quando era peça única niquelada. O sujeito diz que há quem peça mais de mil dólares nela... Mas no Ebay encontrei a atual mais barata, com o bloco de latão par4afusado nela, apenas 395 dólares... Assim fica melhor vender a guitarra, passar um bom tempo juntando grana e pegar uma PRS USA... que realmente é uma coisinha danada de boa. ----- Eu uso a alavanca nos dois sentidos. Se quero uma guitarra com ponte fixa, pego outra guitarra. Como disse aqui me interessa mesmo é uma maneira de usar o tal bloco de latão e adaptá-lo a essa ponte se possível. Quanto ao que o Mr Holdsworth disse, creio que tenha razão, mas coisas diferentes são ditas por outros tão interewssantes e interessados quanto ele... De qualquer forma coloquei stop tails de aluminio em duas LP's e achei ótimo o resultado. Sustain igual, mas o timbre parece mais aberto, os harmônicos saltam pra fora, inclusive no final do sustain. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: viagem_mental em 19 de Janeiro de 2012, as 16:04:47 Entre os que defendem o uso de ligas mais leves está ninguém menos que Allan Holsdworth, cuja opinião tem de ser reverenciada. Ele afirma que um bloco de material muito denso mata a vibração das cordas. É oportuno lembrar que o Stop Tail da Lespa do Jimmy Page era feito de alumínio ! Vale lembrar que o som se propaga melhor em meios com maior densidade (a sua velocidade aumenta do ar, para água e para os sólidos em geral). Não sei se há um limite de "dureza" para essa propagação. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 19 de Janeiro de 2012, as 19:11:26 Nas minhas stratos com alavanca comum, seja com 06 parafusos ou 02 pivôs, uso um bloco de madeira entre a alavanca e o corpo da guitarra, sob as molas. Com 04 destas bem esticadas, julgo ter maior transferência das vibrações das cordas. Não uso a alavanca, seja flutuante ou apenas para baixo. A facilidade de afinar também é grandemente melhorada.
Também prefiro as pontes fixas, por isso implemento esta modificação nas stratos tradicionais. Diferentemente das guitarras que usam stop tail e tune-o-matic, a ponte das stratos permite ajuste individual da altura das cordas, fato que para mim é uma qualidade do sistema. É verdade que o som se propaga melhor em materiais mais densos, porém, acho que devemos considerar tambem que a massa das cordas já é bem menor que a de um bloco de liga leve. Será menor ainda do que a de um bloco de aço. Até que ponto esse diferencial de massa desfavorável às cordas vai afetar a sonoridade ? Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 19 de Janeiro de 2012, as 21:52:46 Bom, eu uso alavanca e bastante! Acho estranho usar um instrumento com alavanca se nao usa esse recurso, podendo usar uma ponte fixa, como as Strato hardtail. Tenho uma Squier 51', a da foto de meu avatar, ela usa uma ponte hardtail com as cordas através do corpo. Há mais madeira e parece favorecer a ressonância geral. Isso não e original desse modelo, mas tive a sorte de compra-la já assim no Ebay. Assim e a minha Fender Tele.
Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 19 de Janeiro de 2012, as 23:18:15 As guitarras com tremolos e os dive bombs já tiveram o seu apelo para mim. Agora não dou tanta importância. Por uma questão de funcionalidade acho que uma guitarra destinada ao uso de alavanca precisa estar equipada com um tremolo top, como os Floyd Rose Original ou Gotoh e os Ibanez ZR. Acho que a micro afinação e o nut lock são muito úteis. Estes itens, em geral, faltam nas Fenders e derivados.
As Stratos Hardtails são uma ótima pedida, mas são difíceis de achar por aqui. Não me lembro de ter visto uma a venda na última década por estas bandas. Também tenho uma Tele MIM que pode ser considerada uma hardtail, que possui seis saddles. Belo instrumento, com todas as regulagens que seis saddles independentes podem oferecer. Aliás, esta é a maior qualidade, regulagem independente de cada corda. As stratos tradicionais são muito mais comuns e abundantes. O "wood block" é uma solução simples e eficaz que não altera em nada a originalidade da guitarra. E se serve para o Eric Clapton serve para mim também ! hehehehe Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 20 de Janeiro de 2012, as 05:56:49 Uma guitarra com alavanca, um roller nut ou mesmo um nut de grafite e umas tarraxas com trava pode ser bastante eficaz e fácil de lidar. E se foi bom o bastante para Jeff Beck, porque eu iria precisar de mais? ;D
Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Roberto Alves em 20 de Janeiro de 2012, as 07:50:05 Lemrando que as tarraxas com trava de nada adiantam para quem coloca as cordas dando inúmeras voltas nela.
Para que elas funcionem legal, tem-se que colocar as cordas no limite. Bem esticadas para não darem mais que meia volta no eixo da tarraxa. Eu tenho uma guitarra asim e já reparei isso, Alex. Acordou cedo, hoje, ne? Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 20 de Janeiro de 2012, as 09:48:56 Pois é, como todos os dias, só que hoje já postei cedo também.
Outro que me veio à cabeça, que usa um set de alavanca ainda menos complicado é o David Gilmour, parece funcionar com ele também... Pelo que medi e através de uma resposta que recebi num fórum gringo entendi que os tamanhos nessa ponte da PRS SE são USA, nem das MIM e nem asiáticos. Vou comprar o bloco de latão com essas medidas então. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 20 de Janeiro de 2012, as 11:09:31 Realmente, o Jeff Beck também é um bom parâmetro ! Mas não custa lembrar que o nut das guitarras dele não tem nada de original, nem é um nut de grafite da graphtec. Além do fato de ter guitarras substitutas a vontade, basta ele ligar para a Fender. Estragou a rosca de uma alavanca, trocam a guitarra inteira. Infelizmente minha realidade é bem diferente. Se o acessório quebrou, quem se lasca sou eu! hehehehe
Hoje o Jeff Beck faz um uso sutil da alavanca, bem diferente dos "dive bombs" que as Floyd Roses conseguem suportar. Aliás, teve uma época que ele abusava da pirotecnia das alavancadas e usava uma Jackson Laranja gravada a canivete pela Tina Turner. Esta guitarra possuia Floyd Rose. Enfim. Cada um sabe das suas necessidades e tem suas preferências pessoais. As vezes nem é uma questão de funcionalidade, mas de conforto, segurança que a ferramenta traz ao músico. Confesso que detesto ter de afinar guitarras com tremolos flutuantes. Prefiro as pontes fixas, mas reconheço as vantagens do ajuste de altura individual das cordas que as stratos proporcionam. Além do mais, como não sou músico profissional que conta com um Guitar Tech Assistente para fazer o trabalho "sujo" de trocar cordas, afinar, reparar os instrumentos e apresentá-los afinados a cada solicitação minha, opto por soluções que são eminentemente práticas. hehehehe Considerando o grande número de modelos e diferenças entre os blocos das alavancas (posição e distância dos furos das cordas, roscas dos parafusos de fixação, etc...), não seria mais prático desmontar a sua e solicitar a um ferramenteiro que o copiasse no material desejado? Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 20 de Janeiro de 2012, as 12:15:12 Concordo com você, as necessidades e sensibilidades de cada um são diferentes. Generalizar não funciona.
Se você prestar atenção o uso de alavanca do JB ainda é bastante pesado, apenas não fica na bobajada de dive bombs, coisa que a mim não tem apelo algum. Subir uma terça menor na terceira corda, eu pessoalmente, não vejo como uso sutil da alavanca. Ele usa hoje em dia roller nuts, mas fazia a mesma coisa com Stratos stock, talvez com menos precisão, menos segurança, mas isso só perguntado a ele. Já vi dois shows dele e realmente só trocou de guitarra em um deles por que a guitarra estava era com um baita mal contato...rs Fez aquela antiga palhaçada de arrebentar a bicha no chão, já que como você mesmo disse, é só o roadie ligar para a Fender que mandam mais meia dúzia. No outro só trocou por usar outra afinação e no final pegou a LP que a Gibson fez com sua assinatura. Lembro da Jackson Rosa, coincidentemente foi a que usou no pior disco de sua carreira, na minha humilde opinião, o FLASH de 1985. Um fiasco, apesar de coisas boas aqui e ali. Nem o Nile Rogers ajudou, acho mais que atrapalhou... vai entender... Uma coisa importante, pra quem não usa FR com locking nut, é sempre usar cordas em condições, sem oxidacão. Elas arrasam o nut e mesmo os trastes. Corda velha ninguém merece! Ou talvez o Max Cavallera mereça, já que ele tanto gosta delas assim...rs E um outro sistema de alavanca que me impressionou foi o das Parkers USA. Estabilidade impressionante. ----- Tem um video clip com o David Torn e uma strato de luthier com alavanca convencional e outro com o Carl Verheyen e uma strato MIM: http://www.youtube.com/watch?v=8lVao3lAbkc (http://www.youtube.com/watch?v=8lVao3lAbkc) http://www.youtube.com/watch?v=Iy-F7iSIopA&list=FLXQlsxgWXhY6rTQ6EHuex0g&index=2&feature=plpp_video (http://www.youtube.com/watch?v=Iy-F7iSIopA&list=FLXQlsxgWXhY6rTQ6EHuex0g&index=2&feature=plpp_video) Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 20 de Janeiro de 2012, as 15:55:08 Quando me refiro a uso pesado da alavanca uso como referência Vinnie Vincent, no seu album Invasion, um dos 10 melhores do rock de todos os tempos. Veja isso:
http://www.youtube.com/watch?v=p4orXwHdK2Q&feature=fvwrel Perto disso o JB é uma moça delicada. hehehehe No show/vídeo At Ronnie Scott's ele usa quase que exclusivamente uma strato creme. E tenho a impressão que ele estava mais preocupado em botar os olhos na Tal Wilkenfeld, Imogen Heap e, principalmente, admirar a maravilhosa Joss Stone ! Sem dúvida o album Flash não se compara ao Blow By Blow, nem ao Wired, mas está longe de ser o pior da carreira dele. Afinal de contas tem People Get Ready e Ambitious (com umas alavancadas violentas): http://www.youtube.com/watch?v=GHleA1cdTy0 Cordas velhas, jamais. Tipo da economia porca, pois desgasta os trastes e sua guitarra jamais será a mesma. Fast Fret sempre ! Tem um outro vídeo do Carl Verheyen que ele ensina como regular a alavanca das stratos. Aqui: http://www.youtube.com/watch?v=IVQCaQxdSH0&feature=related Mas a strato MIM do filme que você indicou não é original ou comum, pois usa um "big steel block". Observe a largura dele. Observe aos 2:38... Minha Parker, P-30, que é um modelo baratinho , possui um tremolo bem comum, inobstante as tarraxas Grover e captação DiMarzio. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: kem em 20 de Janeiro de 2012, as 16:08:40 Alex, curiosidade...
O bloco da sua alavanca é full size ou aquele menor comuns nas squiers? Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 20 de Janeiro de 2012, as 17:15:29 kem,
Não, é o full size e também na verdade é mais grosso que o da minha Fender Strato AmStd (o que foi uma surpresa pra mim), só o material que é bem diferente. Ele só é mais fino que o da Blade Runner que coincidentemente está numa Parker P-30, que foi a guitarra na onda de Strarto que pude ter por um bom tempo. Não posso comparar com as Squier pois a Squier 51 que tenho é hardtail. Não sei se vocês já viram as alavancas da Barbicz FCH, o bloco é mais fininho ainda... zekkez, Mesmo em FLASH as guitarras tem ótimos momentos, como disse não é de todo ruim, nem dá pra ser. Mas não se compara aà quase nada que ele já fez. Mas isso são opiniões. Eu entendo o que você disse a respeito de usar a alavanca de forma extrema, ok, Adrian Belew faz isso com sua Parker Signature, mas a alavanca é aquela da Parker, não mais as Kahler. Você tem razão quanto ao big block do clip. Não tenho muito conhecimento dos modelos MIM da Fender, vacilei... acreditei no sujeito! Em relação à Parker-30, tenho uma creme, com Sperzel, nut Graphtech, Lace Sensor Gold e a tal aqlavanca BladeRunner. Era a única strato que eu tive por um bom tempo. Fui mexendo, chegando próximo do que desejava. Hoje na verdade é uma alternativa excelente para a minha Fender AmStd, soam muito diferentes uma da outra e gosto de ambas. A Fender tem uma tocabilidade melhor, mas a Parkerzinha é danada de boa também, só que numa outra praia... ----- Revendo os blocos das guitarras aqui: O da BladeRunner e da PRS SE são praticamente iguais. O da Fender é bem o mais fino. ----- Uma coisa que achei interessante nessas PRS coreanas: o hardware não é diferenciado das USA, como na maioria das outras marcas e suas relativas submarcas. Você pode substituir o hardare à vontade pelo americano, basta ter a carteira cheia de verdinhas, claro...rs Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 23 de Janeiro de 2012, as 16:12:43 Venho aqui reportar mais uma "errata" minha. Onde se lia "latão" leia-se "bronze"!
----- Curiosidade: o bloco de titânio está custando US$ 310.00 na allparts. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Chris em 23 de Janeiro de 2012, as 17:35:08 Venho aqui reportar mais uma "errata" minha. Onde se lia "latão" leia-se "bronze"! eu estranhei mesmo, mas como você tem mais experiencia em equipamento que eu fui na onda :D Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 23 de Janeiro de 2012, as 18:42:52 É sempre confuso pra mim, mas creio que o bronze é o que tem estanho, além do cobre...
Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 11 de Fevereiro de 2012, as 17:14:08 Então, chega finalmente o bloco de bronze da GFS. Pesado, grande e bonito. Mas não encaixa. Aí descubro que minhas medições estão uma confusão, porém uma coisa que eu não sabia: as Fender American Standard de 2009 pra cá vem com essa ponte de dois pivots...ok Só não sabia que as medidas ficaram as mesmas que as das "import". Resumindo: não dá pra colocar nem na PRS SE, nem na Fender USA AmStd. Já até a coloquei pra vender aqui e breve no ML.
Felizmente achei uma que serve e é de bronze: KGC! Porém, bem cara. mas é aquilo... o genérico é sempre mais barato, porém nem sempre atende a todos! Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 11 de Fevereiro de 2012, as 18:40:59 Putz ! Que azar.
As Fenders USA Vintage geralmente possuem as pontes com "string pitch" de 11,3 mm, distancia total entre a 1a. e 6a. corda de 56,5 mm. Algumas reedições japonesas também. Esses modelos tem as cordas E bem próximas ao limite da escala. É uma característica que realmente me desagrada. As Fenders MIM por sua vez tem "string pitch" de 10,5 à 10,8 mm, distancia total entre a 1a. e 6a. corda de 52,5 à 54,0 mm. As cordas E ficam mais para dentro dos bordos da escala. Geralmente as furações dos seis parafusos combinam com o espaçamento dos saddles, mas existem alavancas de reposição (Wilkinson) com furação mais larga dos parafusos e saddles mais justos. Outro detalhe para cuidar é o alinhamento das cordas nos blocos e a furação dos parafusos de fixação. Acho que se você conhece algum ferramenteiro qualificado, é uma boa opção. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 11 de Fevereiro de 2012, as 19:07:34 Não houve azar, mas ignorância de minha parte, deveria ter me informado melhor ou mesmo ter feito as medições corretamente! Também não pretendo tentar novamente ir pelo caminho da tentativa do mais barato e cair novamente no gasto desnecessário, frustração e perda de tempo. Quando estiver seguro, devo fechar com os blocos da GKC.
http://www.killerguitarcomponents.com/virtue-mart?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=120&category_id=0 ----- Outra coisa interessante, para concordar inclusive com sua afirmação, Zekkez, é que descobri que a única ponte que tenho com esse espaçamento, tanto entre os saddles quanto entre os 3 parafusos de fixação, é justamente a hardtail USA que coloquei na SQUIER 51. Felizmente não achei as cordas 1 e 6 muito perto das bordas, mesmo no final da escala. De qualquer forma fica a informação sobre as FENDER American Standard com ponte de dois pivôs. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 11 de Fevereiro de 2012, as 19:50:50 Esse blocos da GKC tem um killer price!
Pena que o Callaham não trabalhe com tremolos de PRS, só da Fender. Os produtos dele são excelentes, mas ele só trabalha com "steel blocks". E usa um sistema de amortecimento em "Delrin" na alavanca, para evitar o desgaste dos filetes. Olhei no site da GFS e vi que os blocos das MIM e Imports são aparentemente iguais, mas tem o local da inserção da alavanca em posições diferentes. Problemas , problemas... Considerações de timbre à parte, os blocos em latão tem uma resistência mecânica muito baixa, os filetes da rosca da alavanca vão embora ligeiro. Bem mais rápido que nos blocos de aço. Bem que eles poderiam colocar um "insert" de aço temperado e usar um trêmolo com alavanca sem rosca, como as G&L e tantas outras usam. O timbre tem de valer a pena! Mesmo ! Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 11 de Fevereiro de 2012, as 20:47:29 Concordo com tudo.
Mas devo ficar com o KGC para a PRS SE, ela também usa um sistema de náilon sem rosca na alavanca, que ainda dificulta a feitura do bloco. Quanto à FENDER, vou pensar mais... Até agora só tive uma experiência com a troca do bloco de sustain e foi de um feito dessas ligas indecifráveis das genéricas para um bloco de bronze da BladeRunner. A mudança foi assustadora! Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 01 de Março de 2012, as 16:13:56 Então, consegui um bloco de bronze de boa massa com um inglês que faz uma pequena produção para a ponte da American Standard. O interessante é que foi um preço praticamente igual ao da GFS. Muito rápido e o trabalho é de primeira linha. O da PRS SE nào tem muito jeito, pois o inglês não tem os tamanhos exatos e lhe falta também a presilha de nylon que segura a alavanca, que é sem rosca. Mas ele mesmo me disse que pretende correr atrás disso.
Depois de substituir o bloco original da Fender AmStd de cara já deu pra perceber uma mudança no "corpo" do som e no ataque da nota. Feliz!!! Devo dizer que, apesar de ser cortado na parte que toca na parede do buraco do bloco, o bloco original não fazia feio. Eu queria ter essa experiência, já que, se nào achasse que valeu a pena, devolveria o bloco original sem problemas. Ele parece ser uma liga bem legal, diferente de uns chingling que parecem ser feitos de massa de papel. Mas certamente vou deixar o novo bloco onde está, ficou bem bacana mesmo! (http://i195.photobucket.com/albums/z210/alex_frias/IMG_0045.jpg) Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 27 de Outubro de 2012, as 18:03:49 Alex.
Seria possível você explicar melhor o que melhorou com a mudança do bloco, por favor. Estou pensando em fazer o mesmo mais minhas po$$ibilidade$ são limitadas. Alguma diga? Até mais. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Finck em 27 de Outubro de 2012, as 18:28:33 Se o bloco original da sua guitarra for daqueles leves e magros, de zamac (uma liga de alumínio), só o fato de trocar por um bloco de ferro já faz uma enorme diferença. Mais corpo, mais sustain, menos estridência... Eu coloquei um bloco de ferro numa Squier "relic - réplica" sobre a qual eu comentei em outro tópico e, sinceramente, o sustain não ficou devendo nada para uma Fender autêntica (timbre é outra questão, antes que me xinguem, eu estou falando só de sustain). Na Teodoro, paguei R$ 60 na ponte mais bloco, novos.
O próximo degrau do upgrade seria colocar o bloco de bronze ou latão, ambos são ligas de cobre e tem praticamente o mesmo peso que o ferro (então o sustain fica tão bom quanto), porém dizem que o som é mais "doce" e melodioso. Coincidência ou não, sinos são feitos de bronze. Uma alternativa é comprar uma peça de bronze ou latão no ferro velho, e mandar usinar. A furação, obviamente, tem que bater com a ponte. Já altura, largura e espessura, faça o maior que couber, desde que os movimentos da ponte não sejam tolhidos. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 27 de Outubro de 2012, as 18:47:43 Bacana.
Agora descobri o "defeito" de minha strato e como resolvê-lo. O problema é conseguir um bloco desses e acabar com a estridência que fiz de um tudo pra tentar resolver. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Finck em 27 de Outubro de 2012, as 19:19:54 Ajudando a esclarecer algumas coisas que eu lí neste tópico (com alguma ajuda do Eng. Metalurgista que trabalha na mesma empresa que eu):
Densidade do Alumínio: 2,7 (do Zamac é quase a mesma) Densidade do Ferro: 7,87 (do Aço é quase a mesma) Densidade do Cobre: 8,9 (*) (das ligas Bronze - Cobre e Estanho - e Latão - Cobre e Zinco - e Alpaca - Cobre, Níquel e Zinco - é quase a mesma, pois o cobre é a maior parte da liga). (*) dependendo da forma (fundido, laminado, etc) pode variar entre 8,93 e 8,98). Portanto, blocos de ligas de Cobre NÃO SÃO mais leves que os de ferro. No entanto, o comportamento das ligas de cobre no tocante a propagação sonora é reconhecidamente mais agradável, por motivos que eu não saberia explicar. Eles "vibram melhor", por assim dizer. Coincidência ou não, sinos são feitos de bronze, e instrumentos metálicos de sopro, de latão. Sobre durabilidade, das ligas de cobre comentadas, o bronze é relativamente macio, portanto há risco de danos mecânicos numa aplicação em que há esforços mecânicos. Já o latão é BEM DURO (duro prá burro, eu diria). Alpaca eu não sei dizer, mas deve estar próxima do Latão. O bronze tem cor bem avermelhada/amarronzada, e as peças costumam ficar com aparência porosa, mesmo quando usinadas. O latão é bem amarelado, e fica lisinho quando usinado. Alpaca é bem branquinha (parece prata). Pela cor do bloco na foto que o Alex Frias postou, eu me arrisco a dizer que o material é Latão, e não Bronze (o que é bom sob o aspecto de resistência). Sobre bloco de ferro, não é "qualquer ferro" que presta! Ferro fundido "na areia" é uma lástima, poroso e quebradiço (de novo citando o Alex, parece "massa de papel"). Bloco de ferro BOM tem que ser forjado, para ficar pesado e resistente, mas isso não é barato. Sobre preço: 1 Kg de Latão, Cobre ou Bronze NÃO CUSTA MAIS QUE R$ 30,00, COM IMPOSTOS (exceto talvez em caso de ligas exóticas, já que o termo "bronze", por exemplo, é meio genérico). Claro que existe o custo da mão-de-obra para fazer a peça. Mas há uma grande diferença entre CUSTO e ASSALTO. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 27 de Outubro de 2012, as 20:26:40 ...Sobre durabilidade, das ligas de cobre comentadas, o bronze é relativamente macio, portanto há risco de danos mecânicos numa aplicação em que há esforços mecânicos. Já o latão é BEM DURO (duro prá burro, eu diria). Alpaca eu não sei dizer, mas deve estar próxima do Latão... Engraçado é que em minha ignorância eu poderia jurar ser exatamente o inverso. Até por causa das pancadas que os sinos levam. Acho que é culpa da "cultura" popular que, subliminarmente, associa latão com tonél. Grande contribuição! Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Finck em 27 de Outubro de 2012, as 21:37:28 Aí é que está o interessante da coisa: quanto mais maleável o material, menores as chances dele rachar por ação de uma pancada (cizalhamento) ou dobramento.
Então, um sino não pode ser feito de um metal muito duro (sem falar da questão da propriedade acústica). No caso do bloco inercial das guitarras ("bloco de sustain") é o contrário: um metal muito mole apresentaria problemas nas roscas e sedes onde engatam das molas, que sofrem esforços laterais, que levam a deformação e ruptura. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: bossman em 27 de Outubro de 2012, as 23:45:16 O problema é arrumar um desses blocos que sirva nessas Squier da vida por que se comprar um da Fender mesmo vai sobrar um pouco pra fora da guitarra na parte de trás e isso incomoda.
Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Roberto Alves em 28 de Outubro de 2012, as 00:16:33 Se é difícil arrumar um bloco que caiba na ponte, compre uma ponte completa!
Eu já comprei 3 dessas e são ótimas! http://www.ebay.com/itm/140573499891?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649 Minha Vintage veio com uma dessas também. abraço, Roberto Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 28 de Outubro de 2012, as 00:42:54 Será que encontro dela preta?
Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 28 de Outubro de 2012, as 08:12:37 Não é tão fácil, mas pode encontrar. Eu acho que essa Wilkinson com bloco de aço é uma ótima pedida para guitarras imitação de Fender Stratocaster com tremolo vintage. Ebay nelas! A diferença é bem significativa. Eu gostei tanto do latão/bronze (agora é que não sei mesmo...rs.) quanto do bloco em aço, são pequenas as diferenças e difíceis de descrever em palavras, mas os dois são ótimos upgrades.
Finck, até onde pesquisei a liga dita Zamac, utilizada por exemplo pela Gibson há bastante tempo nas pontes e stop tail, é baseada em zinco e não alumínio. As ligas de alumínio eram usadas no stop tail antes dessa Zamac e eu particularmente as prefiro. Mas existe uma outra questão em relação a estes blocos de guitarras genéricas. Eles não são feitos em sua maioria de um material forjado, mas sim o que se costuma chamar de "pot metal". Em vez de derreter o material para formar uma liga e depois receber forma, junta-se um monte de "flocos" do material e submete-se a uma temperatura apenas para dar "liga". Mesmo as pontes da Wilkinson, as licenciadas realmente, que não são SB (sigla de Steel Block, que deve vir no final do código do modelo com bloco de aço) tem um bloco feito de uma liga bem superior às tais encontradas nas pontes genéricas, que garante boa sonoridade. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Finck em 28 de Outubro de 2012, as 10:12:27 Alex, o Zamac "de verdade" é uma liga de zinco, alumínio e outros metais, mas o zinco realmente é a maior parte, então você está certo. Mas tem umas ligas que no mercado são errônea e genericamente chamadas de zamac, e que na verdade tem bastante alumínio. Então, fica difícil dizer quem é quem.
Seu comentário sobre o "pot metal" é procedente também. Um metal forjado sem dúvida é melhor para um bloco de sustain, porque fica muito coeso e compacto. O "potting" é uma forma barata de obter metal possível de ser forjado. Mas tem que ser de boa procedência (com impurezas controladas), porque tem muitas firmas que "jogam sucata no tacho" sem o mínimo controle sobre o que está acontecendo, então o comportamento do material fica imprevisível. Ao final do processo de amolecimento ("fusão"), o metal costuma ser trabalhado "na martelada", então isso não deixa de ser um tipo de forja. Quando eu falei do "ferro fundido" dizendo que era ruim, eu me referí a um material que agora descobrí que não se trata de "ferro de verdade", e sim de uma liga de ferro que leva carbono e silício em percentagens diferentes do aço, conhecida no mercado com esse nome. É usado para fundir peças em caixa de areia, ficando poroso, áspero e quebradiço. Não aceita solda, e não pode ser forjado de jeito nenhum. Não sei se meus posts ajudaram ou complicaram, mas eu confesso que aprendí um monte sobre ligas metálicas... Sobre a instalação de ponte com "bloco grande" nas Squier, depende da Squier. Nas Bullet é difícil, porque a espessura delas é menor. A que eu comprei era "Original California", que tem a mesma espessura das Fender, e o bloco (enorme, se comparado ao original que veio na guitarra) serviu numa boa (deu até para por a tampa, sem as molas rasparem). Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: zekkez em 28 de Outubro de 2012, as 10:35:09 Devo dar meu testemunho em favor dos blocos de ligas leves. Ainda que possam não ser a ultima palavra em termos de sonoridade, tenho me surpreendido com eles em relação às suas propriedades mecânicas.
Diversas vezes me deparei com hastes de alavancas quebradas dentro dos blocos de liga leve. Ou seja, são mais resistentes que o aço vagabundo usado em algumas alavancas. Na maior parte das vezes o aço dos filetes das roscas das próprias alavancas tem desgaste tão acentuado quanto na liga leve. A Wilkinson tem diversos modelos, com blocos e acabamentos variados, seja com o "string pitch" de 11.3 ou 10.8. Inclusive modelos de conversão entre as de furação vintage ou mexicana no que concerne aos seis parafusos de fixação, com eventos ovalados. Na minha modesta opinião, vale mais a pena substituir toda a ponte tremolo do que tentar encontrar e comprar um bloco que tenha a furação correta. Se a preocupação se refere apenas à estridência ou agudos exagerados, também é possivel corrigí-las com o uso de "saddles" de outros materiais, principalmente os da Graphtech. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 28 de Outubro de 2012, as 12:20:30 Já troquei os saddles também e naõ resolveu.
A respeito do blocos ficaria a dúvida de qual usar. Talvez eu aceite as sugestões da GFS e fique o com os de latão que, segunto as explicações deles, dedui-se que esses resolveriam o meu problema de estridência. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Finck em 28 de Outubro de 2012, as 12:50:33 Devo dar meu testemunho em favor dos blocos de ligas leves. Ainda que possam não ser a ultima palavra em termos de sonoridade, tenho me surpreendido com eles em relação às suas propriedades mecânicas. Diversas vezes me deparei com hastes de alavancas quebradas dentro dos blocos de liga leve. Ou seja, são mais resistentes que o aço vagabundo usado em algumas alavancas. Uma peça bem fabricada em metal macio tende a ser mehor do que uma peça mal feita de metal duro... Por isso que eu uso tanto a expressão "boa procedência". Sobre as peças Wilkinson (não só as pontes), eu, pessoalmente, gosto delas. Me parecem honestas, o fabricante não fica inventando virtudes para inflar o preço, e não se envergonha de dizer que são fabricadas na Ásia. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 28 de Outubro de 2012, as 17:53:31 Eu tenho pontes consideradas de "boutique" e as Wilkinson, as licenciadas. Como foi dito, são descritas sem muitas enrolações e funcionam muito bem!
Tiarlei, e os captadores, o que está usando? Potenciômetros e capacitares de TONE? ----- Mais uma informaçãozinha: as MIM Strato Road Worn tem uma ponte tipo vintage, porém idêntica às americanas em tamanho e especificações. Mais uma demonstração de que não adianta muito receita de bolo nessa bagunça... Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 28 de Outubro de 2012, as 18:53:56 Nesses pontos já tentei de tudo que pensar, Alex.
No momento uso hotnoiseless (axei ser a saída) com 500k no volume, 250k no tone e capacitor de 22n. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Alex Frias em 28 de Outubro de 2012, as 20:34:59 Eu particularmente não curto os Noiseless da Fender, mesmo o vintage, o hot ou esse samarian cobalt. Porém, experimente volume 250k e cap de .047. Não irão operar milagres, mas é algo baratinho de experimentar e pode ser a medida. O bloco pode ajudar muito também.
Uma coisa que é de gosto pessoal, mas importante notar é a altura dos captadores em relação às cordas. Quanto mais próimos, mais sinal, porém menos clareza e mais médios e principalmente médio-agudos. Minhas guitarras na maioria tem captadores de nível médio e ficam realmente baixos. As com single tem o som muito brilhante, mas não águo ou magricela. Outra saída interessante pra quem acha o single da ponte mais agudo do que gostaria: experimente uma placa de metal, com ferro principalmente, embaixo do captador. É interessante usar um pouco de parafina entre a placa e a base do cptador para evitar microfonia. A placa deve ser aterrada. É o princípio do captador de ponte da Telecaster. Eu experimentei e gostei o resultado no TexMex e nos Wilkinson da Vintage V6. O Lindy Frallin vende a 11 doletas cada, mais frete si meio cão para o que é, mas pra quem não tem como fazer um... Eu experimentei primeiro com uma placa que veio nuns captadores que ainda não descobri de onde são, comprei-os muito baratinha, depois posto fotos pra ver se alguém reconhece, ok? Há, se alguém já teve acesso ao projeto inicial da Fender Strtocaster já deve ter notado que os 3 captadores teriam essa plaquinha... Ele rola aí pela rede... Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 28 de Outubro de 2012, as 21:09:52 Infelizmente já tentei isso também, Alex.
Talvez essas madeiras sejam um caso perdido. Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Finck em 29 de Outubro de 2012, as 21:35:49 Se ajudar, eu achei este artigo aí de baixo, explicando como obter timbre de tele a partir de uma strato (é exatamente o que o Alex escreveu, só que com mais detalhes):
http://www.singlecoil.com/docs/tele-tone.pdf (http://www.singlecoil.com/docs/tele-tone.pdf) Também podes tentar mudar o circuito da sua guitarra, fazendo um dos pots de tonalidade atuar sobre o captador da ponte. Ou até mesmo inserir um capacitor fixo no captador da ponte, para deixá-lo menos agudo (neste caso, ligue-o em paralelo com o captador problemático, creio que um capacitor de 4,7nF deve dar conta do recado, se quiser mais grave, aumente, se quiser mais agudo diminua). Se quiser algo mais radical, tem a ligação "greasebucket", que dizem ser capaz de reduzir os agudos quando se baixa o volume da guitarra. Só não sei se este "efeito" funciona para todos os captadores, ou só nos do meio e braço. Infelizmente o site onde eu tinha achado o esquema (há poucos dias) está se recusando a abrir hoje. Por via das dúvidas, segue o link: http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2011/Mar/Mod_Garage_The_Fender_Greasebucket_Tone_Circuit.aspx (http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2011/Mar/Mod_Garage_The_Fender_Greasebucket_Tone_Circuit.aspx) Abraço Título: Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... Enviado por: Tiarlei Crist em 29 de Outubro de 2012, as 23:09:19 Valeu Finck.
Muito boa as dicas. Mas realmente já tentei essas coisas e uma grande variedade de captadores também. Definitivamente a questão não é na elétrica. Até mais. |