Título: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 08 de Janeiro de 2012, as 17:05:38 Boa noite. Tenho alguns transformadores aqui, que gostaria de usar em alguns projetos, porém não sei a capacidade de corrente deles.
Pesquisando encontrei um post no AudioList do saudoso Edu Silva, onde ele explica com proceder: http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=7404 Uma das formas consiste em usar uma carga, uma resistência de chuveiro, mas não está escrito o tamanho que deve ser cortada. Outro jeito é medir a bitola dos fios, enrolar parte dela e depois fazer um cálculo, mas isso pra mim é inviável, porque eu teria que abrir o transformador para ter acesso ao enrolamento, já que os fios que eu posso acessar são fios soldados nas bobinas. Tem uma outra forma, medir a área do núcleo do transformador, mas pra mim mais uma vez fica difícil, porque eu teria que desmontar os transformadores. Existe algum método que não exija que o transformador seja desmontado para medir a capacidade de corrente para eu saber quantos amperes tem meus transformadores? Se pelo tamanho der pra ter alguma ideia, separei três com as medidas e dimensões: http://img6.imageshack.us/img6/6946/080120121864.jpg Primário 110/220V Secundários 218V (sem t central) 5,9V Quando eu mandei enrolar esse transformador pedi 190V num secundário e 6,3V no outro (mas faz tanto tempo que me esqueci da corrente que pedi) Dimensões Comprimento 7,6cm Largura 3,5cm Altura 6,4 cm 123V na rede no momento da medição -------------------------------------------------------- http://img109.imageshack.us/img109/4637/080120121866.jpg 124,8V na rede no momento da medição primario 110/220 secundários 200+200 5,2V Dimensões Comprimento 7,6cm Largura 3,2 cm Altura 6,3 cm ------------------------------------------------------- http://img857.imageshack.us/img857/4453/080120121863.jpg 123V tensão na rede no momento da medida Primario 90, 110, 125, 200, 220 Secundários 290+290 V os fios correspondentes aos 6,3V sem tensão Dimensões 8,6 cm comprimento 7,1 cm altura 4,3 cm largura Notei um ruído fraco enquanto o transformador estava conectado na rede. Vou levar aqui em Ribeirão Preto, num senhor que enrola transformadores pra ele arrumar esse secundário de 6,3V. Estou com umas válvulas paradas aqui, tem uma ecl82 que eu quero montar o IALL 3.5 Se os senhores puderem me orientar em relação a corrente desses transformadores, serpa de grande utilidade para mim. Muito obrigado a todos Abraço Sérgio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: xformer em 08 de Janeiro de 2012, as 17:31:21 Pelas fotos, todos tem núcleo E I, assim dá pra saber qual a área da secção central. Pegue a altura do empilhamento e multiplique por duas vezes a largura do I (a dimensão menor) ou do E. Com a área você tem aproximadamente qual a potência em VA do transformador (vai depender do material do núcleo, mas estime uns 7 a 8VA pra cada cm2).
O problema maior é que tem secundários múltiplos e não dá pra saber qual a proporção de potência alocada pra cada enrolamento secundário. Se você estimar pelo menos a corrente de um deles, o outro sai por diferença (considerando uma perda de 10% a 15% do primário para o secundário). No enrolamento de 6,3V se você souber pra quantas e quais válvulas ele teria que alimentar os filamentos, você tem uma boa idéia. No caso do de 5V, basta saber qual a válvula diodo ele alimentaria. Ou faça uma estimativa para os enrolamentos de alta tensão. Geralmente de 100 a 200mA, seria um bom chute. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 08 de Janeiro de 2012, as 18:04:52 Pelas fotos, todos tem núcleo E I, assim dá pra saber qual a área da secção central. Pegue a altura do empilhamento e multiplique por duas vezes a largura do I (a dimensão menor) ou do E. Com a área você tem aproximadamente qual a potência em VA do transformador (vai depender do material do núcleo, mas estime uns 7 a 8VA pra cada cm2). O problema maior é que tem secundários múltiplos e não dá pra saber qual a proporção de potência alocada pra cada enrolamento secundário. Se você estimar pelo menos a corrente de um deles, o outro sai por diferença (considerando uma perda de 10% a 15% do primário para o secundário). No enrolamento de 6,3V se você souber pra quantas e quais válvulas ele teria que alimentar os filamentos, você tem uma boa idéia. No caso do de 5V, basta saber qual a válvula diodo ele alimentaria. Ou faça uma estimativa para os enrolamentos de alta tensão. Geralmente de 100 a 200mA, seria um bom chute. Muito obrigado xformer. Vou fazer esse calculo que você me passou. Pelo que eu me lembre, faz uns anos isso, eu pedi pra enrolar com uns 200 mA na alta tensão. O de 218V na verdade era pra ser 190V e em vez de 5,9V era pra ser 6,3, era pra um HotBox, pra ser mais preciso acho que eram 190mA, mas acabaram dizendo pra eu guardar o transformador pra montar um power. Aquele de 290+290 que tá com o enrolamento de 6,3 com problema, esse tinha uma válvula retificadora no esquema, não é a 5y3, eu tenho uma aqui da RCA e é diferente, ela parece mais com uma ECL82 no tamanho, tem 9 pinos. Tirei uma foto dela com celular, mas tá escuro já, então não ficou fácil: http://img706.imageshack.us/img706/2217/080120121867.jpg Edit.. Será que é uma EZ81? Mas muito obrigado, vou fazer as contas e chegar num valor aproximado. Esclareceu demais pra mim. valeu mesmo xformer, muito obrigado mesmo pela ajuda. Um grande abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: xformer em 08 de Janeiro de 2012, as 18:23:12 Uma observação:
A potencia em VA do transformador é a que cada núcleo suporta, mas não quer dizer que os enrolamentos usem toda capacidade de potência do núcleo. Normalmente se faz o cálculo e usa-se o menor núcleo possível, mas às vezes não tem o tamanho certo e usa-se o tamanho maior seguinte, ou pode acontecer também dos enrolamentos não caberem e precisar se usar um carretel maior (e consequentemente um núcleo maior também). Como as coisas não são exatas, o que você vai ter são estimativas aproximadas. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 08 de Janeiro de 2012, as 18:38:33 Uma observação: A potencia em VA do transformador é a que cada núcleo suporta, mas não quer dizer que os enrolamentos usem toda capacidade de potência do núcleo. Normalmente se faz o cálculo e usa-se o menor núcleo possível, mas às vezes não tem o tamanho certo e usa-se o tamanho maior seguinte, ou pode acontecer também dos enrolamentos não caberem e precisar se usar um carretel maior (e consequentemente um núcleo maior também). Como as coisas não são exatas, o que você vai ter são estimativas aproximadas. xformer, já foi de grande ajuda ter a estimativa, algo aproximado, problema é ficar as cegas, e um desses transformadores eu ia montar o hotbox que dá pra montar com um transformador comercial com o esquema do Eduardo. O outro eu ia montar algum power single ended, tenho dois transformadores de saída parados aqui, um pra 6v6 SE e um pra duas 6V6 em PP. Só queria ter uma noção aproximada do quanto de capacidade de corrente eles tem e principalmente aprender como descobrir isso, e isso não tem preço, o que você me ensinou. Muito obrigado mesmo. Agradeço a paciência e boa vontade em esclarecer minha dúvida. Abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: fallout em 08 de Janeiro de 2012, as 22:08:03 Se é apenas para ter uma estimativa aproximada, quando for levar ao enrolador lá, pede para ele dar uma comparada no olho mesmo um fio que se aproxime da bitola do secundario, e assuma um n° de bitola a menos.
Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 08 de Janeiro de 2012, as 22:45:53 Se é apenas para ter uma estimativa aproximada, quando for levar ao enrolador lá, pede para ele dar uma comparada no olho mesmo um fio que se aproxime da bitola do secundario, e assuma um n° de bitola a menos. Vou aproveitar quando for levar aquele de 290+290V pra arrumar o secundário de 6,3V e já levo os outros pra ele me falar mais ou menos quanto de corrente eles podem fornecer... Obrigado fallout e xformer Abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: a.sim em 09 de Janeiro de 2012, as 21:35:24 Olá.
Uma excelente estimativa para a capacidade de corrente do secundário de um transformador cujas especificações sejam desconhecidas é dada pelo seguinte critério : a máxima corrente drenável é aquela que provoca uma queda de tensão de 10% na tensão secundária a vazio. O ensaio é feito carregando-se o secundário com resistores, até que a tensão caia 10% em relação à tensão a vazio. Quando há mais de um secundário, é necessário carregar todos eles ao mesmo tempo. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 11 de Janeiro de 2012, as 03:32:01 Olá. Uma excelente estimativa para a capacidade de corrente do secundário de um transformador cujas especificações sejam desconhecidas é dada pelo seguinte critério : a máxima corrente drenável é aquela que provoca uma queda de tensão de 10% na tensão secundária a vazio. O ensaio é feito carregando-se o secundário com resistores, até que a tensão caia 10% em relação à tensão a vazio. Quando há mais de um secundário, é necessário carregar todos eles ao mesmo tempo. Bom dia a.sim Eu li sobre esse método no site audiolist, inclusive lá estava escrito que poderia ser usada uma resistência de chuveiro com o tamanho adequado. Mas qual seria o valor desses resistores? Obrigado Abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: a.sim em 11 de Janeiro de 2012, as 07:28:04 Olá.
Resistência de chuveiro ? Credo...talvez para o enrolamento de 6,3 V de algum transformador de boa potência... O valor da resistência a ser colocada como carga vai depender da tensão do enrolamento e, naturalmente, da corrente máxima que o enrolamento pode prover. Um enrolamento de 6,3 V 5 A vai precisar de um resistor de 1,26 ohms ( a de chuveiro... ); já um enrolamento de 350 + 350 V, 100 mA precisaria de um resistor de 7000 ohms. Existe um método mais teórico, que permite determinar as correntes máximas de um transformador a partir das resistências dos bobinados e das tensões em circuito aberto. É mais fácil de ser aplicado, mas exige mais matemática. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: GrAmorin em 11 de Janeiro de 2012, as 07:37:36 a.sim, voce pode explicar como é esse calculo? :)
Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 11 de Janeiro de 2012, as 07:58:09 Resistência de chuveiro ? Credo... Então isso de resistência de chuveiro é gambiarra, com todo respeito ao outro fórum. :) Obriado a.sim Abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Eduardo em 12 de Janeiro de 2012, as 06:41:17 Oi Sergio
Já participei do Audiolist, AudioDicas, AudioQuorum, etc. Lá só tem dica furada de gente com mente tacanha. O método do A.sim é o mais correto para se estimar a capacidade de corrente, mas você vai precisar de um resostato ou algum outro tipo de carga variável confiável. Resistência de chuveiro é uma gambiarra medonha. Para uma única saída, até é fácil, mas com multiplas saídas, a coisa vai complicando, pois tem que achar "no braço" a carga combinada que faz todos perderem 10% da tensão. Cada alteracão em uma saída reflete nas outras e requer um reajste global. Alguém com prática pode até achar rapidamente, mas não será seu caso. Se você tiver um lote grande de transformadores nessas condições, até pode valer a pena o esforço. Se forem poucas peças, o custo dos reostatos e do tempo que você vai perder será maior que o valor do transformador. Abraços Eduardo Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 12 de Janeiro de 2012, as 11:18:00 Oi Sergio Já participei do Audiolist, AudioDicas, AudioQuorum, etc. Lá só tem dica furada de gente com mente tacanha. O método do A.sim é o mais correto para se estimar a capacidade de corrente, mas você vai precisar de um resostato ou algum outro tipo de carga variável confiável. Resistência de chuveiro é uma gambiarra medonha. Para uma única saída, até é fácil, mas com multiplas saídas, a coisa vai complicando, pois tem que achar "no braço" a carga combinada que faz todos perderem 10% da tensão. Cada alteracão em uma saída reflete nas outras e requer um reajste global. Alguém com prática pode até achar rapidamente, mas não será seu caso. Se você tiver um lote grande de transformadores nessas condições, até pode valer a pena o esforço. Se forem poucas peças, o custo dos reostatos e do tempo que você vai perder será maior que o valor do transformador. Abraços Eduardo Boa tarde Eduardo. De fato eu não tenho condições de encontrar a capacidade de corrente de transformador com dois secundários ou mais, não tenho experiência nenhuma nisso, essa relação entre a corrente de um enrolamento com outro dos secundários vai dificultar muito pra mim. Vou tentar, por experiência mesmo, aprendizado, tentar descobrir a capacidade de corrente de um transformador simples, com apenas um enrolamento secundário. Eu tenho apenas uns três transformadores desses, não vale a pena, tinha umas etiquetas neles com especificações, mas faz tantos anos que essas etiquetas se foram. E pensar que eu que encomendei dois desses, dei as especificações de tensão e corrente )>|. Acabei me esquecendo. Só sei que um deles era pro HotBox, dá conta de duas 12ax7, o outro era pra um SE com 6V6 e uma 12ax7 e o maior era pra um amplificador com válvula retificadora. Mas eles estão com comportamentos suspeitos, nas medições eles não estão batendo com a tensão que tinha que ter. Eles foram enrolados por duas pessoas diferentes, eu até liguei pra um deles e vou levar lá, como ele trabalha com isso, vai ter condições de precisar a corrente desses transformadores e fazer os reparos caso valer a pena. Mas isso eu vou fazer depois, tenho outros projetos pra concluir. Muito obrigado Eduardo, e a todos os que ajudaram. Abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: xformer em 12 de Janeiro de 2012, as 12:55:53 Eu não vejo tanto problema em se usar uma resistência de chuveiro (ou torneira elétrica) como resistor de potência pra teste. Inclusive eu e o Kem vamos usar uma pra testar um amp :D. O chato é que elas têm baixa resistência (até uns 20 ohms) e são indutivas (por causa do espiralamento). Um reostato em última análise também é um resistor de fio (nicromo?) enrolado e com um cursor pra ajuste, e de boa potência. Dentro do espírito DIY do fórum e dos integrantes, uma resistência de chuveiro quebra bem o galho.
Agora pra testar o transformador, fica muito perigoso ficar usando um reostato pra alta tensão ou associando resistores pra achar a carga certa (talvez pudesse usar um aparelho chamado "década de resistores"). Já pro enrolamento de filamentos, a resistência de chuveiro levemente esticada e usando um fio com garra jacaré como cursor, funcionaria muito bem. Quem não é profissional, pode improvisar com o que tiver a mão. Outro dia mesmo eu estava fazendo resistor não indutivo com minas de grafite de lapiseira .... Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Eduardo em 12 de Janeiro de 2012, as 13:23:36 Oi Xformer
O problema da resistência de chuveiro é que a resistência da liga usada varia muito com a temperatura. Não tem estabilidade para mendidas confiáveis. Abraços Eduardo Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: a.sim em 12 de Janeiro de 2012, as 20:29:33 Olá, gente :
O problema da resistência de chuveiro é que a resistência da liga usada varia muito com a temperatura. Não tem estabilidade para medidas confiáveis. Abraços Eduardo O colega está equivocado. O material da resistência de chuveiro é a liga niquel-cromo, que tem um coeficiente térmico de 1,7 x 10E-4 / ºC, muito menor do que o cobre ( 3,9 x 10E-3 / ºC ) e o carbono ( -5 x 10E-4 / ºC ). Caso a resistência esquente muito durante o teste, sempre é possível imergi-la dentro de um balde com água para manter a temperatura baixa...e a resistência, mais constante ! ----- Como determinar a capacidade de corrente de um transformador pelo MMF - método mais fácil. Esse método pressupõe que a queda máxima nos enrolamentos secundários é de 10% da tensão a vazio. Isso é razoável para a maioria dos transformadores comerciais, e é regra para os transformadores produzidos por uma certa fábrica do RS. Os valores indicados são apenas teóricos, não tendo sido feitas medidas reais para esse texto. Vamos supor um transformador com um primário para 220 V e três secundários : 600 V ct, 6,3 V ct e 5 V. a) Com as saídas a vazio e com uma tensão conhecida no primário, medir as tensões secundárias. Com uma tensão primária de 234 V , encontramos as tensões V1 = 702 V, V2 = 7,37 V e V3 = 5,85 V b) Calculamos as relações de transformação, dividindo cada tensão secundária pela tensão primária. Com isso, achamos N1 = 702/234 = 3,0 ; N2 = 7,37/234 = 0,0315 ; N3 = 5,85/234 = 0,025 . c) Medimos a resistência de cada enrolamento secundário. Atenção que, ao medir os enrolamentos de baixa tensão, é necessário descontar a resistência das ponteiras...Para esse exemplo, encontramos R1 = 150 ohms, R2 = 0,08 ohms e R3 = 0,13 ohms. d) Calculamos a resistência de cada secundário, refletida para o primário : Rrefl_n = R_n / (N_n)². Assim, Rrefl1 = 150 / 9 = 16,67 ohms; Rrefl2 = 0,08 / 0,00099 = 80,62 ohms ; Rrefl3 = 0,13 / 0,000625 = 208 ohms. e) Calculamos a resistência refletida equivalente como o paralelo das resistências calculadas. Assim, teremos 16,67 // 80,62 // 208 = 12,95 ohms f) Mede-se a resistência do primário, que deve ser bem próxima do valor da resistência refletida equivalente. No nosso caso, encontramos 14 ohms. SE ISSO ACONTECER : g) Encontrar a relação a = Vprim_nom / Vprim_teste entre a tensão nominal do enrolamento e a tensão usada nas medições. No nosso caso, a = 220 / 234 = 0,94. h) As máximas correntes em cada enrolamento serão dadas por 0,045 x a x V_n / R_n . Assim, seriam I1 = 0,045 x 0,94 x 702 / 150 = 198 mA; I2 = 0,045 x 0,94 x 7,37 / 0,08 = 3,89 A e I3 = 0,045 x 0,94 x 5,85 / 0,13 = 1,90 A. Veja que o método envolve algumas aproximações e a medição, com erro, de resistências pequenas pode comprometer o resultado. Por outro lado, mesmo que a condição do item (f) não seja satisfeita, o cálculo das correntes máximas ainda pode ser usado como aproximação. Um ensaio posterior, sob carga, poderá confirmar a exatidão dos cálculos e medidas. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Sérgio Crepaldi em 16 de Janeiro de 2012, as 00:04:11 a.sim
Muito obrigado a.sim Agora me pareceu menos complicado. Vou tentar medir os meus antes de levar na pessoa que enrola transformadores aqui. Obrigado Abraço Sergio Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Ledod em 16 de Janeiro de 2012, as 16:02:17 a.sim
Não entendi uma parte sobre o método que descreveu, porque utilizar a "resistência" refletida ao primário? Quando medimos a resistência, é a resistência do fio apenas, em DC... Seria refletido ao primário se curto-circuitássemos o secundário e aplicássemos uma tensão reduzida no primário em AC, ai sim teríamos a "resistência" ou melhor, a impedância do secundário refletida. Este é um dos ensaios para se determinar as perdas no núcleo do transformador. Poderia explicar melhor? Ou existe um outro conceito envolvido? (a resistência dos fios esmaltados, com a potência entregue do secundário e a resistência do fio no primário e no secundário...) Um abraço! Eduardo Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: a.sim em 16 de Janeiro de 2012, as 16:54:51 Olá, Eduardo :
A determinação da resistência secundária, refletida para o primário, é para determinar se o transformador tem as resistências distribuídas homogeneamente entre primário e secundário. A maioria dos casos atende esse critério, onde a resistência do primário é aproximadamente igual ao paralelo de todas as resistências secundárias, refletidas pelas respectivas relações de transformação. O uso das resistências DC dos enrolamentos como o único causador de quedas de tensão no transformador sob carga é uma das aproximações do método, já que existe a contribuição das reatâncias de dispersão dos enrolamentos. Por sorte, o efeito dessas reatâncias é pequeno. O ensaio que descreves permite determinar as perdas no cobre, não as no núcleo...e representa basicamente a mesma coisa que o método prescreve, com a diferença que as reatâncias estarão presentes e os resultados serão mais precisos. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: Ledod em 16 de Janeiro de 2012, as 22:54:40 Entendi agora sobre as resistências, era um conceito que não conhecia mesmo! Muito obrigado!
Sim, me enganei. São as perdas no cobre mesmo, pois com a tensão reduzida o ciclo de histerese da indução magnética do núcleo está muito longe da saturação, me lembrei agora ! Dai sobra somente as resistências dos enrolamentos no circuito equivalente... As do núcleo é o ensaio em vazio, usando um multímetro capaz de medir o fator de potência... Um abraço! Eduardo Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: rafammbass em 09 de Julho de 2013, as 11:48:33 Professor,
Esse MMF funciona em transformadores toroidais? Fiz as contas, estou com um transformador 33-0-33V retirado de um warm music e queria saber a capacidade dele, para aproveitar em outro projeto. O amplificador se diz um 70W, tinha um tda7294 na saída. Abraço e Obrigado! Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: kem em 09 de Julho de 2013, as 12:40:40 rafammbass, quantos watts era esse amplificador?
Aposto que 100W... Como um amplificador de 100W usa um transformador de 70W?!? Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: a.sim em 09 de Julho de 2013, as 13:38:56 Olá :
O MMF funciona também para transformadores toroidais, sim. Título: Re: Como medir capacidade de corrente de transformadores de força? Enviado por: rafammbass em 09 de Julho de 2013, as 15:28:15 Kem, o amplificador se tinha 70W, com um TDA7294 na saída, usando esse transformador. Como o transformador está bom, queria utilizá-lo em outro projeto. Aguma sugestão?
Fiz umas contas aqui a.sim, mas cheguei a aproximadamente 0,5A. Pela bitola dos fios e o peso do transformador, creio estar bem errado. Vou tentar novamente mais tarde, feriado faz isso com a gente... |