Título: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 00:00:25 Em varios amplificadores atuais vem uma chave para diminuir a pontencia, normalmente quase pela metade.
Qual a melhor opção para fazer isso? Baixar voltagem do HT? Mudar para modo triodo? Mudar o BIAS? A pior imagino ser colocar um resistor em serie com o falante... v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum). Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: GrAmorin em 30 de Dezembro de 2011, as 00:29:43 Nao sou uma pessoa muito entendida de valvulados.
Quem poderia explicar legal isso, seria o Eduardo. Mas me lembro de um topico que alguem expos algo similar, nao lembro exatamente o que, mas lembro que o Eduardo disse que se uma das chaves falhar a valvula fritava... Em minha opiniao, seria mais seguro baixar o HT, como sao feito nos amps da Fender, ja viu como é? Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 00:33:47 Nao sou uma pessoa muito entendida de valvulados. Eu ACHO que as melhores opções são baixar o HT ou mudar para modo triodo.Quem poderia explicar legal isso, seria o Eduardo. Mas me lembro de um topico que alguem expos algo similar, nao lembro exatamente o que, mas lembro que o Eduardo disse que se uma das chaves falhar a valvula fritava... Em minha opiniao, seria mais seguro baixar o HT, como sao feito nos amps da Fender, ja viu como é? Para baixar o HT, acho que tem 2 jeitos. Uma tomada no transformador de força com uma voltagem mais baixa ou um resistor antes ou depois da retificação (acho melhor antes). O modo triodo seria apenas uma chave dupla. Será que essas alterações podem ser feitas com o ampli ligado? Não vi como fazem na Fender... Você tem algum link? v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum). Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: GrAmorin em 30 de Dezembro de 2011, as 00:46:12 Upei 2 esquemas para ter uma referencia.
O Twin Pro (http://www.4shared.com/office/hVnxRCC7/Twin_Pro_Tube_Amp_SchE45.html) este a fonte esta na pagina 2. E o 94 Twin. (http://www.4shared.com/office/MDmnv851/94_Twin_Schematic.html) Estava procurando o topico que falava o que eu disse no post anterior, aqui esta ele (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2091.msg59554#msg59554). De uma olhada em alguns post anteriores para entender melhor. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 01:09:15 Upei 2 esquemas para ter uma referencia. Hummm... no squema da Fender eles baixam a tensão negativa pro BIAS também.O Twin Pro (http://www.4shared.com/office/hVnxRCC7/Twin_Pro_Tube_Amp_SchE45.html) este a fonte esta na pagina 2. E o 94 Twin. (http://www.4shared.com/office/MDmnv851/94_Twin_Schematic.html) Estava procurando o topico que falava o que eu disse no post anterior, aqui esta ele (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2091.msg59554#msg59554). De uma olhada em alguns post anteriores para entender melhor. Pelo jeito não da pra usar quando se usa resistor de catodo... Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 30 de Dezembro de 2011, as 08:06:41 Oi Kem
Várias válvulas de saída podem operar em fáixas de alta e baixa potência, mas sempre tem que mudar o HT e o bias ao mesmo tempo. O timbre muda quando se faz a alteração. Fazer isso com o amp ligado é pedir para ter problemas. Se for para manter o timbre, a redução tem que ser feita com resistores em série e paralelo com o alto-falante. Conselho: tenha dois amplificadores. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: xformer em 30 de Dezembro de 2011, as 09:24:53 Se puser uma rede atenuadora (divisor de tensão com resistores) em algum lugar entre os amplificadores de entrada e a etapa de saída, com relação de 70% (-3dB) e 100% (0dB) selecionado pela chave, você reduz a potência pra metade. Se a distorção desejada ocorrer nas etapas classe A, não tem problema na alteração do timbre, se o timbre por distorção for obtido na etapa de potência (single ended) aí pode ter mudança. Se for push-pull classe AB, também não deveria ter problema.
Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 12:27:19 xformer, boa ideia. Vou tentar. Apesar de existir saturação de power, a que a gente mais "sente" é a de pré.
Eduardo... essa chave tem se tornado mania entre os fabricantes... ta quase que obrigatorio pra amplis novos. Quero descobrir o jeito mais simples e eficaz de implementa-lo. []s. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 30 de Dezembro de 2011, as 14:51:53 Oi Kem
Sei que você tem intensão de fazer amplificadores para vender, então preste atenção no seguinte: Uma vez um professor meu tentou explicar o que é consumismo com o seguinte exemplo: Existem vários fornecedores de geladeiras no mercado e todas fazem exatamente a mesma coisa; ficam frias por dentro. Daí, para alavancar suas vendas o fabricante A lança a geladeira que tem forminhas de gelo. Com uma campanha de marqueting intensa, as pessoas são convencidas que isso é um avanço, já que não sabem como a geladeira funciona, e passam a valorizar a geladeira A. O fabricante B logo passa a fornecer as forminhas e também uma garrafa para água gelada, que vira a última novidade do momento! Novamente o marqueting entra em operação e o fabricante A, para não perder mercado, inova colocando um pinguim sobre a geladeira. O fabricante B então passa a fornecer um pinguim que canta quando a porta da geladeira é aberta. Nisso aparece um fornecedor japones que quebra o mercado fornecendo uma geladeira que tem forminha de gelo, garrafa de água, um pinguim que canta, dança e mostra as horas, tudo numa geladeira mais barata e que gasta menos eletricidade. Os fabricantes A e B só estavam atendendo ondas consumistas de gente que gasta com bobagens. Quando aparece uma inovação de verdade, ficam sem saber de onde veio a onda. As fábricas botam um monte de lixo nos amplificadores para poder vender mais e os tolos engolem feito bobos. Podemos escolher entre seguir nessa onda inútil eu fazer um produto melhor. Você tem dois caminhos para escolher. Pode fazer um amplificador bom e de qualidade ganhando respeito como fornecedor e depois enche-lo de controles sem utilidade para ganhar dinheiro ou pegar o caminho curto e fazer um amplificador que só tem um monte de botões sem muita função e com isso ficar patinando na lama sem saber o que está fazendo de fato. Uma hora vai aparecer um japonês que sabe fazer bem e tomar o seu lugar. A forma mais fácil de implementar o que o Xformer disse é por um controle de volume Master na entrada do estágio de potência, mas veja se é isso que você realmente quer. Primeiro aprenda a fazer uma geladeira que esfria direito, depois se preocupe com o pinguim. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 15:19:43 Eduardo, eu não tenho só a intenção de vender amplificadores, e sim de ser o maior fabricante de amplificadores do Brasil (tem que pensar grande)... ;D ;D ;D
Mas não se esqueça da sua experiencia com o Baby Wonder... Um excelente amplificador, muito bom mesmo, mas não tinha o pinguim em cima dele... Concordo com você em 100% sobre que embaixo do pinguim temos que ter uma geladeira que funcione, seja confiavel e de qualidade. Mas se todo mundo quer o maldito pinguim em cima, não adianta fazer a melhor geladeira do mundo que não vai ter sucesso. É preciso unir as 2 coisas, qualidade e apelo comercial. Esse meu projeto é pra longo prazo (em torno de 10 anos). Atualmente estou só adquirindo conhecimento. Mas essa chave de redução de potencia é uma tendencia atual. Tenho alguns amigos que tocam e todos disseram a mesma coisa... amplificador de guitarra hoje tem que ter essa chave... Tem??? Ter não tem, mas vai ajudar a vender, mesmo que a maioria nunca a use. Outra tendencia que tenho visto, e que vai de encontro com uma coisa que você sempre falou, e de amplificadores com valvulas "sub-utilizadas" em sua potencia. A Blackstar ta com uma linha de amplificadores com 2 EL34 com 20W, 40W, 50W e 60W. Porque fazer um ampli com 20W se as valvulas dão 60W? É o que você fala. As valvulas são a coisa mais barata de um amplificador. Mais barato usar 2 EL34 pra fazer um ampli de 20W e usar o mesmo projeto pra toda uma linha do que ter que fazer um projeto para cada amplificador. Voltando ao assunto, alguns foruns internacionais tem seu projeto proprio para redução de potencia em valvulados... Será que poderiamos desenvolver um? Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: GrAmorin em 30 de Dezembro de 2011, as 16:10:22 Vou de acordo com o que o Eduardo disse.
As empresas estao interessadas no $$, principalmente hoje em dia. Muito das tendencias é inutil para a grande maioria. Como por exemplo, veja os amps que tem send e return, muitos nao sabem para que serve... E poucos usam. A grande maioria liga os efeitos no in, e nao no loop. Depois do loop, veio o controle de mix de loop (effect level), a maioria nao sabe para que serve tal controle, principalmente os que ligam os efeitos no IN. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 16:19:02 Amorin... eu não discordei do Eduardo... Muito pelo contrario.
Acho (acho não, tenho certeza) que a principal caracteristica que um ampliicador deve apresentar é a qualidade. Mas não é suficiente para ser sucesso de vendas. Pode ter certeza que se os fabricantes colocam essas saidas é porque ajuda a vender. Se não fosse assim, eles não colocariam, porque além do que qualquer acrescimo custa dinheiro. E é a mesma coisa do redutor de potencia. A maioria dos compradores procura um amplificador com esses recursos, mas duvido que 10% o use, isso sendo bem otimista. Agora faz sem pra ver se vende... []s. Ps. Estamos falando pensando em uma linha comercial de amplificadores, não em uma unidade que um usuario faz para uso proprio... Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: xformer em 30 de Dezembro de 2011, as 18:31:59 É como equipamento e aparelhos médicos, eles adoram luzes e telas, as vezes nem sabem pra que servem, mas quanto mais, melhor ... (um amigo que trabalhava com isso, me falou).
Ou aparelhos de som, cheios de luzes, botões, vus, etc. Quase todo mundo adora esse tipo de penduricalhos, dá idéia de alta tecnologia. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 18:57:03 É como equipamento e aparelhos médicos, eles adoram luzes e telas, as vezes nem sabem pra que servem, mas quanto mais, melhor ... (um amigo que trabalhava com isso, me falou). Hahaha... pensei na hora no painel que tem no peito do Darth Vader... Era a ideia de alta tecnologia na epoca... Um painel cheio de botões. Nada digital.Ou aparelhos de som, cheios de luzes, botões, vus, etc. Quase todo mundo adora esse tipo de penduricalhos, dá idéia de alta tecnologia. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: rafammbass em 30 de Dezembro de 2011, as 19:09:33 Esse tópico também fugindo do tema... O0
Mas não posso negar que, aqui no Brasil, o que impressiona é a quantidade de coisa que se pode comprar com "uma parcelinha que cabe no seu bolso". Não importa se eu preciso de algo menos cheio de frescura ou com menos pingüins (em homenagem ao Sapo) em cima. Se é mais caro e dá pra dividir, que vá. A idéia é fazer a parcela caber no bolso. Se em um mês não dá, é só pagar o mínimo! No Brasil, a oferta de crédito desenfreada causou a ascensão da classe C. Espero que essa chamada classe C não pare de consumir, senão estamos fritos. Eu acho, passeando pela Teodoro, que isso está acontecendo no meio musical, tanto em intrumentos quanto equipamentos. Tem tanta coisa que não vale nem a aparência, mas está sendo vendida em 12x. Nisso, eu aplaudo o governo do PT (sem esquecer do plano Real). Eu faço sim compras parceladas, me valendo de um instrumento financeiro que me permite esticar meu capital de giro pessoal. Agora, pagar o mínimo, é burrice. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 19:15:45 rafammbass, tem toda razão. Até eu que criei o topico esqueci o assunto principal.
O que acham? renomeio esse aqui e crio outro pra falar de "Chave redutora de potencia" ou continuamos aqui? Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 30 de Dezembro de 2011, as 19:25:35 Oi Kem
Acho que pode continuar aqui. Faz parte da discussão a necessidade de tal item assim com o item em si. O Rafambass tem razão quanto ao crediário. Uma razão para o fracasso do Baby Wonder foi sem dúvida o acabamento que não teve apelo comercial. Mas creio que o preço foi um impecilho ainda maior. Na época eu não tinha como parcelar em 12 vezes, coisa que faço hoje em quase todas as vendas. Se na época eu tivesse capital para financiar a venda, a história poderia ter sido diferente. Neste ponto, em lugar de colocar muitos controles, seria comercialmente mais interessante fazer um amplificador mais "direto ao ponto", ter um preço convidativo e parcelamento em 12 vezes no cartão. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 30 de Dezembro de 2011, as 19:54:10 Bom, então voltando ao assunto... Eduardo, se você fosse fazer uma chave dessas a mais simples e eficaz possivel. Que metodo usaria???
Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 30 de Dezembro de 2011, as 20:07:11 Eu reduziria a tensão da grade auxiliar. Mas qualquer coisa que você mexa no estágio de potência vai alterar a impedância de saída.
Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: GrAmorin em 30 de Dezembro de 2011, as 21:09:04 Amorin... eu não discordei do Eduardo... Muito pelo contrario. Nao interpretei que tivesse discordado do Eduardo, eu que sou de acordo com o que ele disse a respeito...Acho (acho não, tenho certeza) que a principal caracteristica que um ampliicador deve apresentar é a qualidade. ... Concordo, e penso que é fundamental a qualidade, mas nem por isso desprezo os adicionais que possa vir aconpanhados. Eles podem ser uteis, como no caso que citei dos loops... Vamos seguir em frente, e buscar solucoes. [beer] Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: fovb em 03 de Janeiro de 2012, as 11:34:02 Na linha das chaves redutoras de potência, estou com um VOX AC4TV aqui comigo e ele vem de fábrica com a chave para 1/4W, 1W e 4W; é beeeeemmmm legal.
Vou desmontá-lo mais tardar no sábado e posto as fotos dele aqui :) abraços Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 03 de Janeiro de 2012, as 12:10:04 Grande Fernando!
Quero mesmo ver como esses caras resolveram o problema da mudança de impedância. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Finck em 03 de Janeiro de 2012, as 20:44:46 Desculpa me meter, mas vocês já viram o esquema de redução de potência do Orange Tiny Terror? Neste amp pode-se selecionar 7W ou 15W.
O transformador da fonte tem dois secundários de AT (na verdade, um secundário com derivação), com tensões 275 e 190V , comutados pela chave de seleção de potência. Quando se seleciona a potência mais baixa, o circuito todo (incluindo o pré) é alimentado com tensão menor, fazendo com que a potência de saída caia para pouco menos de 50%, apesar da variação de tensão ser de apenas 30%. Funciona, mas... Considerando que nossos ouvidos são logarítimicos, para ter sensação de metade de volume a potência precisaria ser reduzida para 10%... No caso do Tiny Terror (que eu possuo), a redução de 50% da potência quase não faz diferença no volume, em compensação o som parece meio sem graça, sem "sustança". E soa bem comprimido também. Há sugestões de modificações na web, para trocar a chave seletora de potência, originalmente uma SPDT, por uma DPDT, usando o segundo setor dela para cambiar o resistor de catodo das válvulas de potência para um valor mais adequado à tensão/potência mais baixa. Já fiz essa mod no meu amp, e a qualidade sonora mudou pouco. Menos comprimido, talvez, mas nenhum milagre. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 03 de Janeiro de 2012, as 21:07:14 Oi Pessoal
Para mudar a potência de saída como manda o figurino seria necessário chavear a tensão de placa, grades, bias e impedância do transformador de saída. Para conseguir tudo isso, deveria haver derivações nos transformadores de força e de saída. A chave teria de ser de uns 6 polos por duas posições. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Ledod em 03 de Janeiro de 2012, as 22:50:11 Vou me meter também!
Os engenheiros que projetaram estavam bem folgados ao fazer apenas uma chave que muda a tensão geral do amplificador... Muda toda a polarização das valvulas de pré e de power! Saem todas do ponto de trabalho especificado, e o mundo inteiro (tirando nosso amigo aqui do fórum que fez a modificação) acha isso maravilhoso! Alguns devem dizer que o som é de outro mundo quando se diminui a potência, com milhões de argumentos a favor... E viva ao marketing da chavinha haha Um abraço Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 03 de Janeiro de 2012, as 23:02:25 E passar pra modo triodo?
Me parece um modo mais facil Tava dando uma fuçada no site da Blackstar (dissidentes da Marshall) e eles usam isso. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: raphaelfmf em 03 de Janeiro de 2012, as 23:46:00 Eu acho essas chaves bem úteis. É muito mais em conta comprar um amp grande que faça as 2 coisas que comprar 2 para cada coisa. Eu poderia usar uma potência bem menor para tocar em casa e full power para show ou qualquer coisa do tipo. Isso é ótimo. "Necessidades" são criadas a cada dia, mas tem hora que elas fazem sentido. Conversando com um amigo que tem um Mark V ele disse que só tem usado no "10W", e diz que ainda sim é muito alto, imagina se ele tivesse que ficar preso aos 90W originais.
Por isso eu me interessei, lá no outro tópico, pela solução da Mesa Boogie, que faz uma coisa que eu não sei o que é, nem sei explicar, mas que funciona, de certa forma. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Finck em 04 de Janeiro de 2012, as 05:57:23 Para mudar a potência de saída como manda o figurino seria necessário chavear a tensão de placa, grades, bias e impedância do transformador de saída. Para conseguir tudo isso, deveria haver derivações nos transformadores de força e de saída. A chave teria de ser de uns 6 polos por duas posições. Ou usar um ou mais relés, acionados por uma chavinha no painel... Concordo que uma solução definitiva (e tecnicamente adequada) é sempre a melhor. Mas para atender ao consumidor menos esclarecido, será que vale realmente a pena o acréscimo de custo? É uma triste realidade da vida que o mundo é escravo do marketing. Por mais que isso me doa, como profissional sério (apesar de não ser da área de eletrônica), tenho que reconhecer que nadar contra a maré do marketing é extremamente difícil. Já tive minha fase do idealismo, de querer ensinar as pessoas a pensar, mas hoje me conformo com o fato de que o consumidor sempre vai acreditar em mentiras bem contadas. Embora hoje o acesso à informação seja fácil, poucos sabem interpretá-la... No caso do Kem, a alternativa "séria" poderia ser fornecida como um "opcional", ou "premium edition". Assim, quem realmente sabe como as coisas funcionam (convenhamos, são poucos) e está disposto a desembolsar um adicional, tem sua chance. Os demais vão se conformar, podem ter certeza. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 04 de Janeiro de 2012, as 06:12:27 Oi Pessoal
A chave de redução de potência mais adequada, barata e fácil de empregar chama-se "controle de volume"! Gente! Por favor! Não entendo porque complicar tanto a coisa. Se o objetivo é diminuir a potência de saída, é só baixar o volume! Qualquer outra coisa que se faça irá alterar o timbre do aparelho. Estou vendo o pessoal defender a coisa com dois argumentos separados. a- É útil porque dá para tocar em casa com 10W e no show com 90W. b- Ele satura antes no modo de menos potência, e se comporta como um amp pequeno. Sobre o argumento A, o timbre vai mudar. É como ensaiar com um amp e ir tocar com outro. Neste caso é melhor ter dois. Ao menos você não quebra as costas para mover seu amp de ensáio. Sobre o argumento B, o tibre é completamente diferente. Um amp pequeno tem curvas diferentes de uma válvula grande. Colocar gasolina num caminhão não faz ele virar um carro. Se o objetivo é o timbre, então é melhor ter dois amplificadores, um para cada coisa. Mas se você não quer ter dois porque não tem espaço para guardar, peque seu Marshall ou Fender de 100W, coloque o volume master no mínimo e abra o ganho no máximo. Vai soar mais parecido com um amp pequeno do que aquilo que se pode obter com as tais chaves. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: designermx2 em 04 de Janeiro de 2012, as 11:15:41 Pessoal, não sou a pessoa técnica qualificada para explicar certas coisas, mas isso eu vi em um erro meu no projeto do Angela Super Single Ended, então vamos lá:
Eu estava montando um amp que nem procurei saber da garantia e certificação dele, se era bom, se não era, riscos e etc. Montei e me lasquei. Gastei dinheiro com transformador, com chaves spdt, dpdt, 3pdt, potenciômetros e chassis. O chassis tinha tanto buraco que quando fomos consertando as coisas e tirando o que não prestava ficou sobrando buraco. Em um deles, Peguei um redutor de potência. Eduardo me deu uma solução relativamente simples que era um resistor na etapa que vai do pré para o power. Coloquei isso por dois motivos, o primeiro para tapar buraco e o segundo porque poderia saturar o amp sem acordar os vizinhos e não conseguir conversar dentro de casa. O Amp ficou com som bom e tal, mas não era um Amp de verdade ainda. Fiquei encucado porque tinha um amp grande com baixa potência e que rendia menos do que um Champ. Como não gosto de fazer as coisas e ficar com elas me incomodando, resolvi refazer o projeto. Desmontei tudo, aproveitei algumas coisas como soquetes, alguns capacitores, potenciômetros e depois refiz todo o resto. Montei o mais simples possível e sabem o porque? Acabei percebendo algumas coisas: - O amp ocupava mais espaço do que tinha potência; - Circuito muito grande (minha casa com rede elétrica gera problema de ruídos) - Muitos fios passando e gerando ruídos - Muita coisa que eu não utilizava direto (usava pedais e pedaleira, quase nunca colocava a guitar direto no amp). - Som alterado sempre com essas benditas chaves. No amp mais simples, acabei colocando apenas volume e tom, controlo a distorção nos pedais e volume da guitarra(dinâmica) e depois chego num resultado comum. Concordo com os dois nesse caso (sou designer e trabalho num departamento de marketing de uma grande instituição aqui no estado , uma das cinco maiores). Concordo com o Eduardo por perceber isso em toda a minha vida e principalmente pela última experiência. Daí vem minha sugestão: Por que não colocar um amplificador com recursos mais úteis: Uma entrada de linha alta e uma baixa (in-hi e in-low); Uma distorção valvulada legal com footswitch(tem vários projetos ai); Um loop de efeitos; Um reverb de mola; Um power bacana; Seria nessa ordem mesmo. Se a pessoa quisesse, ligaria a guitarra no in e esquece da vida e usa seus pedais. Se quiser usar tanto a distorção quanto o reverb, a guitarra passaria pelo pré, seria equalizada, teria uma distorção, chegaria ao loop onde ele teria inclusive suas distorções (não modificaria a ordem dist>filtros,etc), Reverb de qualidade e depois era amplificado. Junta isso tudo a um excelente acabamento e quem sabe até dois canais independentes para dois guitarristas tocarem juntos na mesma caixa com dois falantes independentes(isso eu usaria bastante porque o outro guitarrista da banda não tem cubo próprio). Um marketing legal para isso seria colocar vídeos no youtube com essas possibilidades, Utilize falantes bons, coloque frente cortada em CNC e com iluminação dos parâmetros por dentro (isso pode ser feito com vinil para baratear e uma frente de acrílico fino. O vinil preto quando desligado fica tudo escuro e quando liga, apenas os nomes , númer ficam da cor do led... e por ai vai... idéias são muitas, basta criar um post específico pra isso e agente pode viajar bem. Não precisa mexer diretamente nos circuitos para ter diferencial... idéias simples podem fazer dele um amp com um monte de diferenciais. Não precisam mexer muito e deixar a qualidade do circuito duvidosa não. Escuta o Eduardo que ele sabe o que fala e tem mais experiência do que muitos de nós juntos. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 04 de Janeiro de 2012, as 17:16:14 designermx2...
Quem falou que esses itens que você citou ja não estão programados. Só não sei das entradas HI- e LOW, mas o resto ta... Mesmo essas entradas não estão descartadas. Mas um power (e um pré) "bacana" é o minimo que um ampli deve ter... O problema é que esse redutor de potencia virou moda. Ja conversei com alguns conhecidos que tocam e quase todos citaram isso como fundamental. Exagero??? Claro... muitos deles mesmo que comprem um ampli com esse recurso nunca vão usa-los. Mas querem saber que tem esse recurso la, a espera de que, quem sabe um dia, precisem dele. Eduardo, o problema de só baixar o volume é que abafa o som... Tá, é só colocar um controle de brilho, mas não é a maldita chave. A ideia do xformer é boa... é praticamente um controle de volume fixo em 10%, da pra contornar o problema da perda de agudos ja na chave e pode ser usado sem desligar o ampli. Mas queria sua opinião sobre passar pra modo triodo... você acha loucura ou viavel? []s. Ps. Em vez de discutirmos se é necessario ou não (não é, mas o publico quer), que tal discutirmos qual a melhor e mais pratica opção??? Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: designermx2 em 04 de Janeiro de 2012, as 17:53:15 Comercialmente falando acho que você poderia montar uma versão com umas opções a menos com uns 50w e depois lançar a "topada" com uns 200w. Mas se quer assim, vamos ver então.
Existe aqui no forum um projeto já com placa e tudo que o Eduardo me ajudou a um tempo (na verdade ele que construiu no eagle porque eu errei um monte de coisas) e nela tem uma EF86 com a chave em modo triodo/pentodo e se não me engano, na busca procura por módulos. Quanto a um controle fixo, verifica a resistência do potenciômetro, coloca uma chave que faz um resistor ficar fechando ele em 10% (ou o quanto pretende baixar) e abrindo o pot da placa. Assim ele não fica em paralelo ficando com o valor mais alto. Acho que essa seria uma forma bem simples de resolver esse problema. Uma alavanca pequena 3pdt de uns 3 reais (estou chutando o preço) acho que dá para fazer isso. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: kem em 04 de Janeiro de 2012, as 20:18:40 Sim, essa opção é facil, não tem segredo.
Passar pra modo triodo também parece que não, mas queria a opinião de Eduardo... E outras se alguém tiver. Talvez baixar o BIAS sem baixar a voltagem, mas duvido que de muita diferença. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Jorge R em 05 de Janeiro de 2012, as 08:25:54 O Vox Night Train tem uma chave que alterna entre tríodo e pêntodo. Tenho o esquema em algum lugar!
Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Eduardo em 05 de Janeiro de 2012, as 17:21:33 Eduardo, o problema de só baixar o volume é que abafa o som... []s. Se o controle for mal dimensionado, abafa mesmo! O potenciometro tem que ser dimensionado para que o filtro passa-baixas que ele forma com a capacitância de entrada da válvula fique acima dos 20kHz. O problema é que pouca gente sabe calcular isso e acaba botando potenciômetro de 1M em tudo que vê pela frente. Abraços Eduardo Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: mrtarugas em 13 de Março de 2014, as 07:57:48 Beleza, pessoal!
Qual seria o tipo dessa chave pêntodo/triodo, on-off-on ou seria on-on? Se houver a resposta em outro tópico, favor indicar o link ( procurei mas não encontrei ) Valeu, Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Electric Effects em 13 de Março de 2014, as 09:03:57 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6264.0
Tem um outro link e o esquema na primeira mensagem e outras informações ao longo do tópico. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: mrtarugas em 13 de Março de 2014, as 11:16:23 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6264.0 Tem um outro link e o esquema na primeira mensagem e outras informações ao longo do tópico. Certo, mas não é isso que eu preciso saber. Vou esclarecer: tenho duas chaves aqui comigo; uma dela é "on - on" e a outra é; on - off - on. Qual delas utilizo, pois ambas têm 6 contatos, mas imagino que internamente elas sejam diferentes. A propósito, o projeto que sigo é o da Ceriatone 2550 que é diferente desse. E agora? Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: Electric Effects em 13 de Março de 2014, as 11:51:44 Lê o tópico inteiro que vai encontrar a resposta.
Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: edivan em 17 de Março de 2014, as 12:51:55 Esse tópico me fez lembrar de um fato curioso. Sábado eu e um amigo estávamos mexendo no clone do sl60 que ele fez. O timbre tava muito bom (mesmo com vários ruídos) mas a potência tava muito baixa.
Desconfiamos do soquete da inversora, pois ao medir as tensões nos pinos 3 e 6 estava dando em torno de 350 e 180 respectivamente. Ao remover o soquete ele percebeu que um dos fios do filamento não estava soldado no soquete... Foi só soldar e a tesão passou a ficar perto dos 180V nos dois pinos. E ao ligar o amp, a potência apareceu. Até brincamos que pra reduzir a potência, bastava botar uma chave e desligar um dos filamentos da inversora. Mas no caso do sl60 nem precisa pois o timbre fica bom em baixo volume. No mesmo dia mexemos no meu jcm 800 que estava com uns probleminhas. Com o master baixo, o timbre ficava ruim, mas era só aumentar e ficava muito bom... Na minha opinião, o pessoal que tem problema com altos volumes, pode optar por amps que saturam no pré *(como é o caso do soldano sl60) e fazer o que o Eduardo sugeriu: regular o volume no pot de master. Obs.: eu falei que o sl60 satura no pré porque no amp desse meu amigo é o que está acontecendo: mesmo com o master baixo, o timbre fica muito bom. Agora se isso foi um acidente de construção.... hehe Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: xformer em 17 de Março de 2014, as 13:56:27 ...... Obs.: eu falei que o sl60 satura no pré p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) no amp desse meu amigo é o q está acontecendo: mesmo com o master baixo, o timbre fica muito bom. Agora se isso foi um acidente de construção.... hehe Preste atenção para não usar internetês nas mensagens. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: bossman em 30 de Março de 2014, as 11:29:19 Será que não é uma prática perigosa essa de desligar o filamento ?
Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: edivan em 30 de Março de 2014, as 11:37:27 boss,
como falei, foi um "acidente" e o comentário não passou de uma brincadeira. Mas que a potência ficou muito reduzida, ficou. E que depois de corrigido o problema, ficou normal. Agora não faço a mínima ideia do motivo de um dos filamentos da inversora estar desligado ter provocado essa queda absurda de potência. ;D Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: xformer em 30 de Março de 2014, as 13:30:57 boss, como falei, foi um "acidente" e o comentário não passou de uma brincadeira. Mas que a potência ficou muito reduzida, ficou. E que depois de corrigido o problema, ficou normal. Agora não faço a mínima ideia do motivo de um dos filamentos da inversora estar desligado ter provocado essa queda absurda de potência. ;D Se o filamento estiver desligado da alimentação, ele não esquenta, portanto não esquenta o catodo que é de onde se desprendem os elétrons que vão em direção à placa (anodo). Se o catodo fica frio, muito poucos elétrons pulam para a placa, de forma que a corrente elétrica será bem fraquinha. O aquecimento do catodo permite uma movimentação muito maior de elétrons e portanto da corrente que flui pelas válvulas. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: edivan em 30 de Março de 2014, as 21:25:38 Que era limitação na passagem de corrente devido ao não aquecimento, eu já desconfiava...
Eu achava que a inversora mandava a fase pra uma válvula de saída e a contra fase pra outra válvula e, se uma delas não estava indo, era pro som sair "pela metade" Mas o som estava muito bom, porém baixo. Título: Re: Chave redutora de potencia Enviado por: PresuntoW em 03 de Abril de 2014, as 20:04:27 Power scalling não seria uma boa pedida ?
http://www.londonpower.com/power-scaling ----- ou este aproach, tambem pode servir, alguem poderia confirmar ? https://www.dropbox.com/s/uz24v5vqdmxh80l/powerampks8.gif |