Título: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: fpohren em 26 de Outubro de 2011, as 08:51:34 Olá
Tenho um amp baseado num marshal jcm 800 2204 , e esses dias ao plugar a guitarra direto nele, percebi um apito bem agudo no canal de alto ganho quando boto o volume acima do 2. As configurações de treble, middle, presence e gain estão no máximo, como sempre usei, se eu abaixo elas o apito para. O curioso é que sempre usei ele com um pedal e uma pedaleira entre a guita e o amp, e com os pedais não rola tal apito, mesmo estando os dois em bypass. Testei com outras 2 guitarras e com 2 baixos e rolou a mesma coisa. Se eu ligo um teclado ou um aparelho de som, o apito não rola. Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou tem uma idéia do que pode ser. Obrigado Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Eduardo em 26 de Outubro de 2011, as 09:36:00 Isso se chama microfonia. Afasta a guitarra da caixa que para.
Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Alex Frias em 26 de Outubro de 2011, as 09:59:31 Nào sei não... Vamos ver se entendi: se você liga um captador direto ele apita, se passa por um efeito ou buffer, ou usa um instrumento eletrônico ele já não apita mais, é isso?
Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Eduardo em 26 de Outubro de 2011, as 12:14:31 Oi Alex
A maioria desses efeitos também inverte a fase do sinal e/ou introduz algum atraso. Qualquer dessas coisas corta a microfonia. Se é esse o problema, só dá para saber com mais dados. Mas faz todo sentido que se comporte dessa forma. Fpohren, quando você põem a mão sobre as cordas o apito pára? Abraços Eduardo Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: fpohren em 26 de Outubro de 2011, as 13:03:04 Olha, não é microfonia, pelo menos não aquela normal de captador perto de falante. é um ruido mais parecido com uma chaleira fervendo agua, não achei melhor forma de descrever. Ele não para nem quando toca, nem quando bota a mão nas cordas, e muda de tom na medida q mexe no volume.
E se passa por um efeito ou buffer, não apita, da pra meter o volume no 10. Nesse caso dai sim rola a microfonia normal se tirar a mão das cordas. Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Eduardo em 26 de Outubro de 2011, as 13:13:56 Quando você mexe nos controles da guitarra, muda alguma coisa?
Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: fpohren em 26 de Outubro de 2011, as 13:53:57 sim, se abaixa o volume da guitarra para.
Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Eduardo em 26 de Outubro de 2011, as 15:14:20 Ele está oscilando com alguma coisa da guitarra. Tem que tirar todo o volume da guitarra ou só um pouco já para?
Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: fpohren em 26 de Outubro de 2011, as 15:19:11 Eduardo, valeu a atenção. Como tá no estúdio lá onde eu ensaio não lembro agora.
Vou fazer um vídeo no proximo domingo e postar com todos os testes. Eu estou só querendo saber se é normal isso ou não, pois o amp veio da troca de válvulas a pouco e fazia bastante tempo (leia-se anos) que eu não ligava a guita direto nele, ligava sempre com o pedal antes, dai nem sei a quanto tempo ocorre isso. Por alguns motivos que não vem ao caso agora gostaria de ter uma outra opinião sobre isto que está acontecendo que não seja a da pessoa que fez o serviço para mim. Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Alex Frias em 26 de Outubro de 2011, as 18:01:32 Prés de alto ganho tem uma tendência danada pra virar osciladores... Colocar um indutor específico como é o captador de uma guitarra pode potencializar isso. para mim parece que essa oscilação acontece no pré mesmo. Achei interessante usar todos os controles de EQ no máximo...
A troca de válvulas foi por outras similares ou iguais? A realimentaçào acústica eu já havia descartado mesmo... Título: Re: dúvida - apito no amp valvulado Enviado por: Eduardo em 26 de Outubro de 2011, as 18:16:31 Já vi muitas vezes a troca de válvulas de pré fazer o amplificador apitar. As vezes apenas trocar as peças de posição pode fazer parar o apito.
Abraços Eduardo |