Título: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: mganzer em 23 de Outubro de 2011, as 14:08:53 Buenas pessoal, gostaria de discutir qual o melhor custo benefício na compra de ferramentas elétricas para construção de instrumentos de corpo sólido...
algumas limitações: A ferramenta tem que ser durável, ou seja, descarta as hobbys da vida... Quais ferramentas criar e quais comprar? Por exemplo, eu posso fazer uma série de detalhes com uma dremel 4000 e acessórios, inclusive o trabalho no corpo para a colagem do binding. Ela irá me servir adequadamente para fazer a cavidade dos captadores e do tensor? Ou a compra de uma tupia de verdade é mais garantida? Furadeira de bancada: alguma recomendação de quem já usa? Serra fita ou serra tico tico? O preço não se compara, qual é mais negócio a longo prazo? Imagino também uma lixadeira combinada de cinta - quais são as melhores soluções? Tem a opção de usar rolos na furadeira de bancada... Ou seria melhor comprar um motor e fabricar a ferramenta, com uso de polias diferentes para lixar e polir com rodas de tecido? Valeu pessoal... Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: ADI_V2006 em 26 de Outubro de 2011, as 10:43:48 Olá mganzer, sou luthier hobbista e já passei este mesmo dilema seu e acabei gastando dinheiro em ferrramentas inadequadas e de má qualidade, então a sua postura de investir em ferramentas de qualidade está totalmente acertada, evitará desperdício de tempo e dinheiro. Quanto as ferramentas para fresar tanto a Dremel quanto a tupia manual são indispensáveis, eu comprei uma tupia manual da marca MAKITA mod.3709 e esta é perfeita para esculpir cavidades, fazer contornos com uso de gabaritos porque além da excelente qualidade da marca ele é leve o que facilita o manuseio com uma só das mãos, para microrretífica(Dremel) eu comprei na stewmac uma base tipo coluna para fazer trabalhos nas escalas e outros mais leves. Furadeira de bancada é necesssário você considerar o espaço livre de furação da ferramenta(vem especificado no manual) pois a que tenho é a menor furadeira de bancada(13cm de espaço livre para furação) e eu não consigo acessar partes centrais e nem a posição da ponte em corpo de guitarra para fazer furações, tive que fazer uma ferramenta na qual faço estas etapas. Com relação serra fita ou tico-tico acredito que a serra fita seria melhor, eu tenho uma tico-tico mas ja tive que recorrer diversas vezes a uma marcenaria porque o corte excedia a capacidade da tico-tico, vai depender de quanto você utilizará a ferramenta para avaliar qual das duas é mais indicada para o seu caso(custo x benefício). Eu utilizo rolos na furadeira de bancada para lixar e funciona muito bem para os contornos do braço e corpo da guitarra, utilizo também uma lixadeira orbital da marca MAKITA, acredito que esta já seja o suficiente para os trabalhos de acabamentos, nunca utilizei a lixadeira de cinta portanto não posso comparar mas ta aí a dica. Espero ter ajudado.
Até mais Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: Rafael O Leite em 26 de Outubro de 2011, as 20:40:40 http://www.makita.com.br/produtos/produtos.asp?codigo=7 Nos meus ideais de consumo descartei a tico tico e incluí a serra sabre JR3050T . Acho que em 2018 já terei juntado o dinheiro...
Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: bossman em 27 de Outubro de 2011, as 12:10:35 Uma serra de fita pode ser bem mais cara que uma tico-tico mas também é bem mais útil.
Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: mrmagoo em 27 de Outubro de 2011, as 12:44:17 Black & decker é a linha hobby da Dewalt assim como a Skill é a linha hobby da Bosh
Tenho uma tupia da Black & Decker (aquela vermelhinha) uso muito pouco, mas gostei bastante, uma furadeira de bancada da Schulz, ela já veio com jogo no eixo do mandril >>(: (isso me deixou P da vida) sem contar que a distância do apoio do motor em relação ao mandril é pequena como disse o ADI_2006. ... fazer contornos com uso de gabaritos ... ADI_V2006, você utiliza fresas com rolamento nas pontas ou na haste, pois, procuro fresas com rolamento na haste e não consigo encontrar em lugar nenhum, acho que vou ter levar pra um torneiro colocar. Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: ADI_V2006 em 28 de Outubro de 2011, as 07:49:25 Bom dia mmagoo, uso fresa com rolamentos na haste. A primeira que tive foi uma fresa de haste de 1/4 e corte de 1/2 pol. eu comprei rolamentos utilizados em carrinhos de controle remoto com o furo central de 1/4 e área externa do rolamento com 1/2 pol(dois rolamentos para cada fresa), assim eu montei a minha primeira fresa. Mas você pode conseguir a fresa com rolamentos prontos na stewmac ou GS custom(esta é no Brasil) nào tem site mas você pode encontrá-lo no Orkut.
www.stewmac.com/ ----- Mmagoo eu acabei postando o link da pagina principal, segue o do produto. Qualquer dúvida estou a disposição. Até mais. http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Routing/Ball_Bearing_Router_Bits.html Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: mganzer em 07 de Dezembro de 2011, as 17:15:36 Desculpe pessoal, por doença na família estive afastado. Foi de grande Ajuda ADI_V2006, especialmente no que diz respeito ao espaço livre de furação para a furadeira de bancada...
Eu tenho um pouco de preconceito com a marca, mas a skill está fabricando uma serra de fita a um preço bacana e é de bancada - penso que não precise ser uma serra de fita muito grande pois a principal utilidade é o shape inicial do corpo e fazer outros cortes... não pretendo cortar madeira bruta nela... Algumas coisas eu já defini: uma furadeira de bancada vai ser a minha primeira compra e um wagner safe-t-planer o primeiro acessório! - Alguém aí já usa? Tupia sem dúvida, só não sei qual seria um bom custo benefício, eu sei que a makita é a estrela da novela das oito, quanto as outras.. dwalt, skil, black e decker, talvez ofereçam um bom custo benefício curto prazo.. alguém tem experiência de que marca que não devo comprar sob nenhuma hipótese? além disso tem a questão do compressor.. eu uso um compressor de ar direto com a pistola que veio junto e sinceramente peguei a manha de usar mas não fico satisfeito com o resultado nunca... -Uma pistola melhor, hvlp melhora o resultado de um compressor de ar direto ou o negócio é colocar uma hvlp em um compressor com depósito? Valeu pessoal.. grande abraço! Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: diego.fcs em 08 de Dezembro de 2011, as 15:33:09 Estou nessa mesma situação, to começando a construir gabinetes, porém to parado por falta de ferramentas. Fuja de ferramentas da linha hobby, todas que eu comprei num durou nada, nem pra hobby elas duram.
Vi uma Dremel que fiquei curioso, é a Dremel Trio, dêem uma pesquisada, só não sei dizer se ela é profissional, serve como tico-tico, tupia e outras coisas mais. Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: Marcos Câmara em 08 de Dezembro de 2011, as 15:41:42 A marca Skill é da Bosch. ;)
Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: ADI_V2006 em 08 de Dezembro de 2011, as 17:40:45 Tenho uma tupia manual da SKILL e realmente não recomendo, tem muito jogo e os comandos de trava são de plástico muito frágil, o da minha já estragou faz tempo, comprei em seguida uma imitação de MAKITA e é dinheiro jogado fora, comprei em seguida e recomendo comprar uma MAKITA Mod.3709 é muito boa, leve da pra manusear com apenas umas das mãos. Até mais.
Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: bossman em 08 de Dezembro de 2011, as 18:09:16 A marca Skill é da Bosch. ;) Suspeitei desde o princípio... hehehe é aquele lance de fazer uma linha mais baratinha sobre nome de outra marca pra poder ser mais acessível como bem conhecemos. Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: mganzer em 09 de Dezembro de 2011, as 17:02:31 Eu sempre fiquei com um pé atrás com skil e b&d t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)... muitíssimo obrigado pelas informações!
Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: mganzer em 28 de Dezembro de 2011, as 18:58:00 Pessoal, o que vocês me falam da AWT ou DWT - na verdade é bem estranho, o site é DWT, as fotos das ferramentas no próprio site é AWT...
http://novo.dwtbrasil.com.br/pt/ Encontrei aqui "perto" (150km) em sinop à venda e o vendedor me garantiu que tem assistência técnica lá... tem a lixadeira orbital http://novo.dwtbrasil.com.br/pt/produtos/lixadeiras/orbital/ess-200/ e a tupia de coluna http://novo.dwtbrasil.com.br/pt/produtos/tupias/de-coluna/f-1200/ Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: Roberto Alves em 29 de Dezembro de 2011, as 09:01:34 Outra coisa que ouvi falar da B&D é que quase não se encontra assistências técnicas fora de Sao Paulo.
Eu não compraria mais desta marca se isso for verdade. Acho que é o que falei em outro tópico, é melhor evitar comprar coisa barata para não ter que comprar duas vezes. Dê um tempo, junte mais grana, parcele em zilhões de vezes na loja e compre uma coisa melhor. Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: danielrmatos em 25 de Julho de 2015, as 22:36:36 Desculpem desenterrar o tópico, mas não encontrei na busca. Alguém tem algum feedback sobre essa tupia de coluna awt? Vi comentários de compradores a favor em um site, mas fico desconfiado com a diferença de preço.
Outra coisa que ouvi falar da B&D é que quase não se encontra assistências técnicas fora de Sao Paulo. Eu não compraria mais desta marca se isso for verdade. Acho que é o que falei em outro tópico, é melhor evitar comprar coisa barata para não ter que comprar duas vezes. Dê um tempo, junte mais grana, parcele em zilhões de vezes na loja e compre uma coisa melhor. Título: Re: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido Enviado por: RafaS em 10 de Novembro de 2015, as 14:31:18 Boa tarde, camarada.
Meu conselho pessoal é: ferramentas elétricas "baratas" são o barato que sai caro. O que eu recomendo: Tupia de fresa: você pode fazer uma guitarra com uma tupia do tipo laminadora. Uma que recomendo é a Makita 3709. Ela é bastante resistente e fácil de regular. O lado negativo dela é que pelo formato, pouco peso, e potência baixa tem que ir fresando com calma, senão ela dá coices e sai da peça, o que pode causar acidentes ou danos na peça em que estás trabalhando! Essa tupia possui um espaçador para fazer cortes como o de canaleta para binding também. Utiliza fresas de 6mm ou 1/4" de diâmetro da haste, o que deve ser operado com cuidado porque sob pressão excessiva podem romper. Mas tomados os cuidados é bem mais em conta do que comprar uma tupia Bosch GOF 1300 que pode usar fresas com 1/2" de haste. Se você pode, vá na Bosch, mas se quer começar e está com orçamento limitado, pode deixar a Bosch para quando estiver fazendo bastante volume de trabalho. :) Construção com Molde: https://www.youtube.com/watch?v=NplyeCs16no (https://www.youtube.com/watch?v=NplyeCs16no) Para fresas, se você vai construir usando moldes (é útil e uma boa forma de construir) então adquira algumas fresas com rolamento. Alguns compram na Stewmac. Eu pessoalmente compro no site Tools Today, da marca Amana (israelense). Um set com uma fresa com rolamento superior de 1/2" de comprimento de lâmina por 3/8" de diâmetro para neck pockets e fresagens menores, uma fresa com rolamento superior de 1 1/2" de comprimento por 1/2" de diâmetro pra fresagens longas e profundas (como cavidade p/ trêmolo, controles e contornos do corpo); e uma fresa dessa com rolamento inferior (para complementar o trabalho da anterior em contornos do corpo) basta para fazer uma guitarra. O mais é por comodidade. Serra Tico Tico é um outro item muito bom. Serras de fita ou são muito caras e grandes, ou não dão conta de cortar direito uma madeira da espessura de um corpo de guitarra. Todo mundo que conheço que comprou uma serra tico tico de pequeno porte se arrependeu rápido. Eu prefiro usar a tico-tico para fazer o corte rustico a uma distância do contorno, e então fazer o contorno exato com molde e fresas como as que descrevi. Ainda assim recomendo uma tico tico de boa qualidade e potência, evita queimar a madeira. Prefira as que possuem um rolamento para guiar a serra, aí reduz inclinação do corte ao se fazer cortes curvos. Eu recomendo fortemente as tico tico da Dewalt. Mas Bosch e Makita também são boas. Sobre Furadeiras, as de bancada são mais fáceis de utilizar. Eu tenho uma MOTOMIL daquelas pequenas. O único porém em relação a elas é que as furadeiras menores possuem pouca distância entre a superfície de trabalho e a coluna da furadeira, resultando em que esse espaço acaba sendo pequeno na hora de furar para começar uma cavidade de tremolo, ou furos para ponte Tune o Matic, etc: é difícil fazer furos localizados na área central do corpo da guitarra. Pode parecer excêntrico mas não é má idéia levar uma guitarra real na loja e ver o espaço, se consegues levar o corpo até o local da broca, com espaço o bastante. A furadeira de bancada também permite a construção de uma prensa para inserção de trastes. Você prende essa ferramenta no mandril, e ela consiste em uma placa que possui a curvatura do raio. Sob o braço, coloque um "descanso" que permita manter a peça firme mas que também possibilite gingar a peça se necessário. Uma furadeira de mão acaba sempre sendo útil também. Domine sua utilização e as coisas ficam bem mais fáceis. *** Invista num amplo set de brocas; limas; grosa; formões diversos (desde os chatos até os com ponta em meia-cana... esqueci o nome). Para fazer descanso de braço como da Strato, uma plaina (elétrica ou manual) pode ser útil também. Eu faço dessa forma, angulando a plaina manualmente para o desnível desejado. Para o contorno interno, da barriga, pode ser usado uma grosa, ou pode ser usado uma esmirilhadeira com disco de flap (uma série de lixas) que faz um desbaste rápido e satisfatório. O mesmo sistema da esmirilhadeira é conveniente para fazer archtops! *** Quanto a lixadeira, não é necessário uma de bancada. É útil, mas não é necessário. Uma orbital dá conta. Novamente, não compre porcaria, vá de Makita, Bosch ou Dewalt. *** Recomendo enfaticamente fazer amizade em alguma marcenaria onde eles possuam serra circular de bancada, plaina desengrossadeira, e plaina desempenadeira. Estas três ferramentas são grandes e caras, mas são muito úteis para dimensionar e esquadrinhar uma peça de madeira no tamanho certo e esquadro correto para colagem e montagem, e usinagem posterior. Vale mais a pena combinar um precinho camarada para o marceneiro deixar isso a jeito para ti, do que torrar dinheiro em versões "hobby" dessas ferramentas que não darão conta depois de pedaços de madeira de tamanho e espessura relevantes para fabricação de guitarras. *** Provavelmente esqueci de mencionar algo, mas espero ter ajudado! |