Título: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Hedlund em 02 de Outubro de 2011, as 15:11:00 Olaá pessoal, queria saber se vale a pena eu montar o circuito na protoboard e perder um pouco de tempo (lógico que assim posso descobrir algumas falhas em componentes e etc), ou se monto direto os componentes soldando-os na placa?
Assim t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) porque alguns projetos podem apresentar falhas nos layouts e esquemas. :tup Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: GrAmorin em 02 de Outubro de 2011, as 17:28:32 Quando vou montar um determinado pedal, ou amp pela primeira vez, costumo a montar primeiro na protoboard.
Assim da para ter uma previa... Saber se vale apena montar definitivamente... As vezes um pedal nao nos agrada, nao é do nosso gosto, montando na protoboard ja se sabe como sera. Da tambem para testar mods, sem ter que ficar soldando e dessoldando da placa. Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Hedlund em 02 de Outubro de 2011, as 17:39:49 Mas estou pensando em montar alguns pedais essa semana que não montei ainda, que é o Rebote 2.5, Blues Breaker e o TS, e só vou montar na protoboard pra ver se nao tem nenhum erro no projeto mesmo. Ou será que posso montar direto na placa??? :-)
Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: David_Ce em 02 de Outubro de 2011, as 18:26:41 Cara, se or só pra conferência, pode montar direto, esses pedais já foram mais do que montados aqui pelo fórum...
Abraço! Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Hedlund em 02 de Outubro de 2011, as 18:37:01 É que jah tenho todas essas placas prontas, e também todos os componentes também. Mas se der tempo eu vou montar na PROTOBOARD primeiro pois será a primeira vez que montarei esses.
Um salve pros HandMades (aplaus) Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: NIZ em 06 de Outubro de 2011, as 12:22:53 Para pedais com poucos componentes, montar na protoboard para dar uma conferida antes pode ser uma boa ideia. Quando fiz meu mini fuzz eu montei na protoboard e fui trocando os componentes (capacitores e diodos) até achar a combinaçao que mais me agradou, e só então fiz a montagem definitiva.
Mas já no caso de projetos maiores, montar na protoboard pode ser mais dificil e demorado do que montar a plaquinha. Isso porque com o aumento do numero de componentes e ligaçoes, fica muito facil de se perder, ligar errado ou até queimar algum CI. Isso vai depender de qual pedal você vai querer montar. Boa sorte com seus projetos!v :tup Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Tmc em 21 de Maio de 2013, as 10:02:45 Pra não abrir outro tópico,
qual seria a indicação dos colegas pra um protoboard que atenda bem a nossa área de pedais e amps? Nunca tive contato com protoboard, mais acho uma boa ideia pra quem gosta de ficar trocando componentes pra se chegar algo peculiar do montador pra cada pedal. abaço Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: EddieTavares em 21 de Maio de 2013, as 10:41:53 Pra não abrir outro tópico, qual seria a indicação dos colegas pra um protoboard que atenda bem a nossa área de pedais e amps? Eu recomendo aquelas com alimentação dos 2 lados: (http://www.eletronicadidatica.com.br/equipamentos/protoboard/protoboard_830.jpg) E se puder tenha mais que uma (eu tenho 3), é muito prática, eu já montei GT-2 em menos de 30 min. Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Tmc em 21 de Maio de 2013, as 11:20:55 Citar E se puder tenha mais que uma (eu tenho 3), é muito prática, eu já montei GT-2 em menos de 30 min. ??? GT2, tu é louco :D mais estou comprando 1 desse mesmo, obrigado cara! Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: GrAmorin em 21 de Maio de 2013, as 14:41:28 Se for pequena, as vezes pode faltar espaço.
Prefira um modelo que tenha pelo menos 1000~1200 pontos. As menores que isso são versáteis também, mas ficam limitadas a projetos menores. No caso de pedais monta tranquilamente um TS e similares. Já para montar um chorus ou flanger, e pedais maiores, é preciso uma certa habilidade. Para montar amps, também pode faltar espaço. Por isso recomendo uma com pelo menos 1000 ou 1200 pontos. Tipo essa: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_7728_4689_Protoboard-1560-pontos-com-kit-de-Jumpers-EIC-104-1-165-41-1041-EIC Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: EddieTavares em 21 de Maio de 2013, as 16:05:59 Citar E se puder tenha mais que uma (eu tenho 3), é muito prática, eu já montei GT-2 em menos de 30 min. ??? GT2, tu é louco :D mais estou comprando 1 desse mesmo, obrigado cara! Depois que você pega a prática, o processo fica muito rápido, no começo o que dificulta é a pinagem dos componentes, tem que ficar olhando datasheets ou anotações de pinagem que muitas vezes vem nos esquemas. Mas lá pela 5ª vez você já estará craque, montar os circuitos na proto é muito vantajoso, principalmente se quer fazer modificações. Na proto não é necessário soldar, cortar e limpar, é só espetar os componentes e pronto! Eu tenho plugues, conectores e potenciômetros com terminais soldados já no jeito pra espetar na proto. Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: xformer em 21 de Maio de 2013, as 17:26:47 Na proto não é necessário soldar, cortar e limpar, é só espetar os componentes e pronto! Eu tenho plugues, conectores e potenciômetros com Citar terminais soldados já no jeito pra espetar na proto.Ué então precisa soldar né ? ;D Sim alguns componentes precisam ter fios rígidos soldados ao terminais pra poderem ter conexão com a matriz de contatos (vulgo protoboard), pois os furos para os contatos são para fios de bitola 24 AWG a 26 AWG. É necessário ter um monte de fios de cobre rígidos encapados nessas bitolas cortados em tamanhos diversos (3cm, 4cm, 5cm, 10cm) com as potas desencapadas (5mm) para fazer as conexões entre os componentes. Se usar fios mais grossos pode estragar ou afrouxar os contatos internos. Aqueles fios de telefone (preto e amarelo) são ideais (se virem um técnico mexendo numa caixa de rua de telefones, pede uns pedaços). Fios flexíveis não funcionam bem. Terminais mais grossos de componentes também não devem ser inseridos (tipo d capacitores eletrolíticos de maior valor, diodos 1N5408, etc). A matriz é feita principalmente pra ser usada com circuitos integrados em formato DIP, vai bem com encapsulamentos TO92 e TO220. Não se dá muito bem com circuitos de RF e alta frequência pois existe capacitância parasita entre os contatos. Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Tmc em 21 de Maio de 2013, as 17:32:49 vi um vídeo que o cara indicou fio de cabo de rede, finos e rígidos.
Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: xformer em 21 de Maio de 2013, as 17:39:16 vi um vídeo que o cara indicou fio de cabo de rede, finos e rígidos. Sim, também servem, mas são ruins pra desencapar (a capa parece que mastiga). Só que o fio é só de cobre, nos de telefone, o cobre tem uma camada de estanho. Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: gilbertgawan em 21 de Maio de 2013, as 23:47:17 Fiquei acho que 1 ano com um cabo de rede remendado. Na hora da pressa eu pegava um isqueiro e derretia o fiozinho. No começo vc queima tudo, mais depois é bem pratico, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: hellingtonbr em 06 de Julho de 2013, as 00:28:57 Quando vou montar um determinado pedal, ou amp pela primeira vez, costumo a montar primeiro na protoboard. Caro GrAmorin, eu gosto muito de fazer experiencias na proto, mas percebi que, quando monto o pedal na placa, acontece uma diferença absurda de timbre, principalmente com capacitores, existe algum modo de acertar isso, ou é so comigo que acontece isso? ObrigadoAssim da para ter uma previa... Saber se vale apena montar definitivamente... As vezes um pedal nao nos agrada, nao é do nosso gosto, montando na protoboard ja se sabe como sera. Da tambem para testar mods, sem ter que ficar soldando e dessoldando da placa. Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: Fabio D. em 06 de Julho de 2013, as 13:58:43 Se montar com o mesmo esquema não é para ter diferença no timbre não,as únicas diferenças que já tive foi a "capacitancia parasita" e os ruidos.
Título: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: hellingtonbr em 12 de Julho de 2013, as 11:47:43 Se montar com o mesmo esquema não é para ter diferença no timbre não,as únicas diferenças que já tive foi a "capacitancia parasita" e os ruidos. Estava lendo sobre capacitancia parasita, deve ser isso, pois o meu da muita diferença quando coloco um capacitor para filtrar alguma frequencia, dar grave, quando coloco na placa ele muda completamente, mas deve ser isso mesmo....ObrigadoTítulo: Re: Montar na protoboard ou montar direto na placa?? Enviado por: EddieTavares em 12 de Julho de 2013, as 14:09:08 Eu sempre monto meus efeitos na proto antes de montar na placa, nunca notei diferença alguma, deve estar havendo algum equivoco, confundiu algum valor ou algo assim.
A capacitância parasita neste caso até existe, mas muito dificilmente será notada ao ouvido, pois pouco ou nada influenciam em sinais de baixa freqüência. Os ruídos frequentemente diminuem depois do efeito implementado e instalado em caixas metálicas. |