Handmades

Fórum Geral => Pedais e efeitos => Tópico iniciado por: xandeguarah em 02 de Dezembro de 2009, as 17:27:03



Título: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: xandeguarah em 02 de Dezembro de 2009, as 17:27:03
 Olá amigos  :)

Trago ao forum não um pedal DIY mas o que considero um "vintage". Trata-se do pedal Fuzz Tone da Giannini de 1968.
(http://img8.imageshack.us/img8/3479/fuzztone.jpg)
Para entenderem o porque deste tópico conto-lhes uma breve história. Há uns 10 anos atrás eu ganhei esse pedal de um amigo meu que tocava guitarra nos idos de 67-68 aqui em Joinville-SC. Ele me disse: "Olha, esse pedal só faz barulho (na concepção dele, lógico :D), se você quiser brincar com ele pode levar". Quando vi aquela carcaça de ferro fundido pesando pelo menos um quilo não titubeei, levei pra casa e fui logo plugando.
O som lembrava muito os tons de fuzz utilizados pelos Mutantes no disco de 1968 (apesar de eu ter perguntado por email ao Sérgio Dias se ele algum dia usou algo que não tivesse sido criado pelo Claudio Baptista, o que me respondeu de pronto que não).
Outra referência do som desta belezinha é que parece muito com o da guitarra da introdução de "Revolution" dos Beatles. Fiquei encantado.

Apresento agora as minhas dúvidas e exponho todos os detalhes que possam me ajudar a revitalizá-lo e, sendo aparentemente um projeto simples, possa ser executado por algum amigo do forum.  :-)

Ele não tinha jack para plugar fonte externa, somente tinha um porta-bateria. Eu liguei a saída para a bateria diretamente numa fonte 9 V, o que resultou no funcionamento.
Acontece que desde aquele tempo pra cá soltaram dois cabos internos e, como não dominava as ligações acabei perdendo a referência dos terminais deles. Resumindo: não consigo ligá-lo.

Um deles, cor verde (suspeito), se soltou e acabei soldando (há muito tempo atrás) onde supostamente minha vaga memória acreditava ser o local correto, interligando o terminal do capacitor 25 uF e um dos terminais do potenciometro de "ataque".
(http://img213.imageshack.us/img213/1914/fuzztonedetalhes1.jpg) (http://img265.imageshack.us/img265/1987/fuzztonedetalhes2.jpg)

O outro cabo (preto) está preso a placa e solto na outra extremidade. Na placa ele está ligado a um terminal do trim e em paralelo com um terminal do resistor de 470 Ohm (R3 na foto).
(http://img18.imageshack.us/img18/9264/fuzztonecomponentes.jpg) (http://img19.imageshack.us/img19/9842/fuzztoneviasdaplaca.jpg)
Este eu acreditava ser o positivo 9v, mas efetuei diversos testes ligando ele a fonte (+) e o negativo à massa do jack out, sem sucesso.  )>|

Resta-me perguntar respeitosamente aos mestres do forum se efetuei algum procedimento errado ou quais são as tentativas para obter êxito.

Agradeço a todos que dispuseram sua atenção.

Grande abraço! 


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: David_Ce em 02 de Dezembro de 2009, as 17:44:48
Cara parece ser bem simples a coisa toda..
Os grandes mestres do fórum poderiam até clonar esta relíquia, o que acham?
Abraço à todos!


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: hidamen em 02 de Dezembro de 2009, as 18:39:23
Jesuizzzz ,

Vc achou este cara perto do esqueleto de que brontossauro !? rsrsrss

Brincadeira, eu que não sou chegado em fuzz fiquei afins de montar esta belezinha ou seria vóvózinha hehhehhee.

Uma coisa que vc pode fazer tambem é mandar um e-mail para o pessoal da giannini e pedir o esquema eletrico, se eles ainda tiverem, pois acredito eu que eles não fabriquem mais estes pedais ai, logo não existiria um problema quanto a questão de "clonagem".

Abrasss


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: biglouis em 02 de Dezembro de 2009, as 19:20:16
Provavelmente é algum colorsound ou ehx... o Alex Frias com certeza mataria na hora esse problema...

Agora, se você saiu ligando o fio solto em todo canto pra ver onde era o lugar dele, é possível que tenha estragado algo... tomara que não tenha acontecido...

Tente tirar umas fotos com boa resolução dos 2 lados da placa...


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: xandeguarah em 02 de Dezembro de 2009, as 21:18:35
hehehe, de fato é bem antigo mesmo. :D
Eu mesmo fiz inúmeras pesquisas no google e não encontrei nada a respeito dele.

Não pensei em enviar um email à Giannini mas seria uma, apesar deles estarem fora desse segmento há algum tempo. Não custa nada tentar.

Acredito, e espero, que não tenha danificado nenhum componente porque a única ligação que fiz foi com uma fonte com baixa corrente (180 mA).

Desculpem, deve ter zoado o link das fotos...
Seguem as fotos da placa em melhor resolução:
(http://img705.imageshack.us/img705/9765/fuzztoneplaca001.jpg) (http://img121.imageshack.us/img121/4567/fuzztoneplaca002.jpg) (http://img138.imageshack.us/img138/2899/fuzztoneplaca003.jpg)

Onde está Alex Frias?!?! :'(

E vamo que vamo!
[]´s


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Fisioterapeuta em 02 de Dezembro de 2009, as 21:35:13
cade as fotos em alta resolução?


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Battery Acid em 02 de Dezembro de 2009, as 21:41:19
Como o Big disse... talvez seja até um Fuzz Face! A Giannini era mestre em clonagem, décadas antes de nós pensarmos nisso, huahushua


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Jairo em 03 de Dezembro de 2009, as 11:06:00
Bem, o mais provável é que esse pedal seja um clone adaptado do fuzz face. Olhando o datasheet: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/169506/ETC/2SB175.html
dá para perceber que a carcaça é positiva (o que era muito comum na época). George Harrison era fã do fuzz face, por isso o timbre lembra a intro de "revolution". Eu tenho ums esquemas oficiais da Giannini, mas acho que não tem esse pedal. Vou procurar no meu arquivo morto e posto alguma coisa.


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: xandeguarah em 03 de Dezembro de 2009, as 11:09:18
Valeu Jairo!

Toda a ajuda é bem vida pra fazer esse meu precioso pulsar novamente.

Um abraço sulista!


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Jairo em 03 de Dezembro de 2009, as 11:33:56
Dá uma olhada no tonepad e no general guitar gadgets, pois ambos possuem projetos de fuzz face que são muito parecidos com teu pedal. As ligações devem ser bem parecidas, pois a lista de componentes são quase as mesmas. Como os transistores são "positive grounds", teste-os para ver se não foram danificados.


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Alex Frias em 03 de Dezembro de 2009, as 19:47:28
Quem falou Fuzz Face, acertou!!! ;D

Pelos valores, nem rolou versào, sào os valores caretas do original mesmo. Lógico que os transistores foram substituídos por o que se tinha mais à mào no Brasil àquela época. Acho até q tenho algum 2SB175 por aqui... Sào PNP, o que em princípio sugere "positive ground". Mas só p constar: nào existe transistor "positive ground", sào PNP, apenas isso, e um bom exemplo de se ver é o Fuzz Factory que utilizaterra negativo e usa dois trannies de Ge PNP nessa nossa conhecida configuraçào de Fuzz Face. O próprio Francisco da Tonepad sugere uma versào "negative ground" do Fuzz Face com transistores PNP, que eu acho complicada de funcionar sem alguns ajustes de "bias".
Como nào era comum o uso de fontes para alimentar pedais, (e nem havia tantos pedais assim, né?) nào há necessidade de se pensar em padronizaçào. os valores todos batem com a versào original q Mr Hendrix usava, fora o trimpot de 100K, que pode estar lá para fazer a polarizaçào do transistor 1, no lugar do famoso 33K, mas é tudo chute, nào conferi a PCB com o lado das peças.  Mas cá pra nós... :-)

Nào está de fora a possibilidade de se ter danificado um ou mesmo os dois transistores com ligaçào inversa... espero q vc tenha a sorte de nào ter acontecido tal coisa... :'(

Eu sugiro o uso de uma bateria, nada de fontes, principalmente nào reguladas e livre de ripple e ruídos, esse pedal já lhe dará ruídos suficientes, pode crer!

Quanto aos dados históricos fornecidos pela empresa fabricante Giannini, nào confio muito. Os outros pedais de caixas padronizadas nào podem ser dos anos 60, como vi há algum tempo em seu site. Pode ser que tenham mudado. Seria um pouco difícil clonar pedais antes de serem inventados, ou ao menos comercializados...


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: biglouis em 03 de Dezembro de 2009, as 19:53:19
E eis que surge o mestre... hehehe


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Fisioterapeuta em 03 de Dezembro de 2009, as 21:39:30
num vo nem comentar mais nada, nao ha a necessidade :)


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Zur em 03 de Dezembro de 2009, as 21:47:34
Assim Seja!


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Battery Acid em 04 de Dezembro de 2009, as 00:28:07
Como eu disse, :B


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Fisioterapeuta em 05 de Dezembro de 2009, as 10:04:57
mas esse fuz e passivel de copia num e? este transistor emuito dificil de achar?


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Battery Acid em 05 de Dezembro de 2009, as 16:05:33
Se você não conseguir os originais (alias, quais são?), vá de AC128, AC188, 2N404, OC44, OC45, tem várias opções, e todas funcionam bem


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Mauricio Luiz Bertola em 06 de Dezembro de 2009, as 00:15:47
Esse aí é apenas um "clone" de um FF de Ge. Nada mais. Os transístores são substitutos dos AC128 usuais.
Basta apenas verificar o circuito, testar os transístores, e, se estiverem "falidos" (muito provalvel), trocá-los por outros de Ge NPN.
O trimpot do circuito é para "casamento" entre os 2 Trs.
Abç


Título: Re: Giannini Fuzz Tone
Enviado por: Alex Frias em 10 de Dezembro de 2009, as 01:08:49
Bom, nào sei se a Giannini tinha o cuidado de selecionar transistores corretos para essa aplicaçào. Todos que já embarcaram na aventura de fazer um Fuzz Face "perfeito" se depararam com o assunto de quais transistores usar.

O ideal, na minha humilde opinião, seria o uso de dois transistores de Germânio, claro, com baixa corrente de fuga e de ganhos aproximadamente de 85 para Q1 e 110 para Q2. Obtive excelentes resultados assim. nào é fácil encontrar um par assim...

Por outro lado, existem várias mod's para conseguir melhores resultados usando-se transistores de Si t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), porém o som nunca será o mesmo, apesar de alguns insistirem nessa idéia :P.

O Axys Fuzz da Fuzz Central é uma ótima pedida. Ainda facilita a vida das pessoas por usar um esquema mais confortável de alimentação com terra negativo, o q descarta a necessidade de uma fonte separada. Se possível t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) usar transistores de baixo ganho (hfe abaixo de 200). O BD139 é uma boa pedida, o BX20 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Usar trimpots no lugar dos resistores de polarização t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) pode ser uma boa.
 
Para se obter um resultado melhor na dinâmica e "limpar" mais fácil o som quando se diminui o volume na guitarra, baixar um pouco o valor do resistor de feedback (100k) q vai do emissor do Q2 p a base do Q1.

O circuito do FF é uma jóia de simplicidade e possibilidades, dá p brincar muito com ele. Basta ter tempo e paciência.

Aliás uma coisa engraçada: eu nunca vi um Fuzz Face original com AC128... Os dois originais que pude abrir continha NKT275...

Nos fóruns pelo mundo afora t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), sempre NKT275.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal