Título: Diodo de proteção Enviado por: Cleiton Carvalho em 15 de Outubro de 2010, as 14:35:36 Olá companheiros e companheiras!
Tive uma experiência hoje não muito agradável com esse diodo. Montei uma fonte de alimentação e embuti um amperímetro nela, assim consigo visualizar o quanto meu set esta consumindo e ligando a quantidade suficiente de pedais sem extrapolar o 1A limite da fonte. Nesse montar acabei invertendo os fios de alimentação, ao testar em um pedal que possuía o tal diodo de proteção a fonte entrou em curto o ponteiro do amperímetro quase deu 2 voltas no seu próprio eixo. Bom agora vem a duvida: 1 - Esse diodo de proteção realmente protege?? 2 - Ao inverter a alimentação o diodo deixa os eletros passarem e assim entrar em curto com os neutros, isso não danificaria mais o pedal?? 3 - Seguindo o mesmo raciocínio acima, não danificaria a fonte de alimentação também? Abraços Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: Marcos Câmara em 15 de Outubro de 2010, as 14:47:21 Cleiton,
consertei um chorus MXR que teve o problema do diodo que queimou. Aconteceu isso mesmo, o pedal entrou em curto fazendo com que a fonte e tudo que estava ligado também. Simplesmente não deixei ligado por muito tempo, troquei o diodo, e tudo voltou ao normal. ;) Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: hgamal em 15 de Outubro de 2010, as 15:08:54 Se a fonte não for capaz de superar o diodo, ele realmente protege. Ligar um pedal com alimentação invertida pode ter resultados catastróficos. O problema que uma inversão prolongada pode destruir o diodo e a proteção. Meus pedais todos tem diodos de proteção. Não uso fontes enormes e até agora, todas as vezes que houve inversão, nada acontece.
Mas se você usa uma fonte de 3A.... Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: Cogumelo em 15 de Outubro de 2010, as 15:19:08 Aproveitando o tópico, como posso colocar diodos de proteção em meus pedais? E no caso de uma fonte maior (a minha guenta 2,3A) como fazer pra que ele seja funcional?
Abraços! Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: Rikrdo em 15 de Outubro de 2010, as 18:38:38 Eu utilizo um diodo desses 1N4007 em série com o + na entrada de cada pedal. Assim se ligar a fonte invertida ele simplesmente não funciona e a fonte não entra em curto. O unico porém desta pratica é que chegam efetivamente no pedal só uns 8,4V mas pelos menos até agora não notei nenhuma diferença audivel.
Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: Jones em 15 de Outubro de 2010, as 19:36:45 Cara vou testar aqui legal, nunca tinha ouvido falar nisso.
Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: Cogumelo em 15 de Outubro de 2010, as 23:10:11 Vo testar isso também! Valeu pela dica.
Abraço! Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: Cleiton Carvalho em 16 de Outubro de 2010, as 13:50:45 Um detalhe besta que eu nem tinha pensado em fazer.
O meu diodo eu não ligo em serie como o jairo citou. Eu ligo anodo ao terra e catodo ao 9V - Por isso gera curto se ligar errado. Este meu método esta errado?? Título: Re: Diodo de proteção Enviado por: deimos em 23 de Outubro de 2010, as 01:59:17 Ola Pessoal
Este diodo de proteção é uma faca de dois gumes !!! Se você sempre usar baterias de 9 volts, até podemos ficar tranquilos porém, vi esquemas de pedais por ai usando um diodo 1N4148 que, mesmo usando baterias de 9 volts, ele vai queimar e a inversão de polaridade ira cair diretamente no pedal. Se o diodo usado aguentar a bateria, esta terá seu tempo de vida util reduzido devido ao excesso de corrente consumida no curto-circuito. Tambem não dá pra usar um diodão de 3 amperes para aguentar qualquer pancada da fonte, então poderiamos usar um fusível de até 100 mA em série com o positivo da fonte, antes do diodo. Numa eventual inversão da bateria, o diodo conduzirá e queimará o fusível, poupando tanto o pedal, quanto a bateria. Mas onde conseguir um fusível de 100 mA ? Resposta: FAÇA-O !!! Afinal, você é um handmaker ou um mero comprador de componentes ? Veja a tabela AWG de fios esmaltados no link abaixo: http://www.novacon.com.br/audiotabawg.htm Verifique na última coluna, as correntes máximas suportadas pelos fios awg do 31 ao 44 !!! Use uma carcaça de fusível comum já queimado e faça a soldagem do fio awg escolhido por fora mesmo. |