Título: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 01 de Maio de 2021, as 04:19:25 O professor Wagner Rambo apresentou agora há pouco, uma aula sobre o 741 onde ele montou um 741 com componentes discretos.
https://youtu.be/wfzlST4rKJM Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: hgamal em 02 de Maio de 2021, as 05:33:08 Muito bom, mas só consigo ver os vídeos desse cara dobrando a velocidade e pulando. É uma pena não ter no youtube um x3 ou x4!
Também tem a parte da propaganda que é enorme! Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: emanuelneto em 02 de Maio de 2021, as 07:22:22 Já comprei dois cursos do Wagner Rambo e pretendo comprar mais um (amplificadores operacionais). Ele faz realmente bastante propaganda de seus patrocinadores e de seus cursos no canal do youtube, porém já comprei na empresa indicada (transformador toroidal), a qualidade é impar, e os cursos do Rambo são muito bons, e só de seguir o canal você já aprende muita coisa. São poucos os canais que sigo no Youtube, o do Wagner Rambo é um deles junto com a Página do Brat e o canal do Silvio Pinheiro. Eu indico a todos.
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 02 de Maio de 2021, as 16:41:42 Haroldo, tem de entender que o canal do Rambo é um negócio dele (assim como de todos os demais youtubers do mundo) então a propaganda dos produtos e cursos dele e de terceiros patrocinadores faz parte da coisa, e apesar de parecer ser exagerada, para mim está dentro dos padrões de muitos outros canais que acompanho. Quem já assistiu vários vídeos dele quase que já decorou as propagandas e pode pular os primeiros 2 minutos de todos os vídeos dele :D
Mas para um canal que divulga conhecimento para valer, de graça, até que é um sacrifício pequeno. As aulas dele são como se fossem de laboratório, sempre com montagens práticas de verdade, realizando experimentos além de uma introdução teórica. Coisa que muito canal só fica no papel ou na tela do powerpoint. Pra quem quer aprender na base do "só acredito vendo" (como citado recentemente por um membro do fórum), o canal é muito bom comparado com muitos outros que só ensinam besteiras (e como ninguém é imune a besteiras, ele tem um vídeo em que ele liga reguladores 78XX em paralelo que é uma besteira das grandes) e sem conhecimento dos conceitos apresentados. E para acrescentar minha admiração pelo canal do Rambo, ele aborda diversos assuntos e campos da eletrônica (áudio, digital, embarcada, potência, etc), demonstrando um conhecimento que não é limitado ou muito especializado. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 02 de Maio de 2021, as 23:45:16 Na verdade, Renato, eu não saberia dizer se colocar reguladores 78XX em paralelo é tão condenável. Sim, eles terão tensões de saída diferentes e a corrente não vai se dividir igualmente entre eles. Mas como os reguladores são limitados em corrente, o regulador de tensão mais elevada vai alimentar a carga até o seu limite de corrente, enquanto os demais permanecem inativos. Passando desse valor, a tensão será determinada pelo regulador com a segunda mais alta tensão de saída, que fornecerá o extra de corrente que o primeiro regulador não consegue fornecer por conta da sua limitação ter sido ativada. À medida que a carga drene mais corrente, os reguladores subsequentes entrarão em cena, desde o de maior até o de menor tensão de saída, cada um deles fornecendo corrente até entrarem em limitação. Funciona ? Pode ser; seria preciso fazer um teste.
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 03 de Maio de 2021, as 00:01:42 Ah é que você não assistiu o vídeo, Alexandre. Ele não ligou simplesmente os reguladores 7805 em paralelo, ele ligou um resistor em série na saída de cada regulador, justamente pensando em equalizar as diferenças entre os reguladores, como se faz com os transistores de potência. Ele usou, se me lembro bem, resistores de 0,47 ohms. Resultado: com o aumento da corrente, a tensão de saída caía, porque a queda de tensão nos resistores era significativa. Uma hora a tensão de saída já estava em 4,6 V e ele achando que a fonte estava regulada ...
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 03 de Maio de 2021, as 00:08:39 Eu não conheço o Dr. Wagner pessoalmente, mas ele é figurinha local. Mora numa cidade próxima e é de uma família toda ligada à Eletrônica já na segunda ou terceira geração. Eu fui professor de um primo dele. Qualquer dia desses ele faz concurso lá na Escola e seremos colegas !
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 03 de Maio de 2021, as 00:11:37 https://www.youtube.com/watch?v=sqaK5GMxJK8
Este vídeo. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 03 de Maio de 2021, as 00:20:22 Pega leve com ele, Renato. É difícil ganhar a vida como engenheiro eletrônico aqui no RS e ele está defendendo um troco legal com o canal dele no Youtube. Outros aqui trabalham como professores em escola técnica e outros enrolam transformador para sobreviver, competindo com enroladores ( no real sentido ) do centro do país.
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 03 de Maio de 2021, as 00:29:54 Sim, como eu escrevi algumas mensagens acima, é o negócio dele, muito bem montado por sinal, por isso fiz questão de divulgar aqui.
Sobre sua cidade (que não sei porque você chama ela brincando de "vila"), eu assisti recentemente uma série de vídeos no canal Brasil (TV aberta do governo) chamada "O Brasil visto de cima" que passa todos os dias. Um episódio era sobre as cidades de sua região (acho que do rio dos Sinos), e mostrou bem São Leopoldo (depois Novo Hamburgo), que é bem grande por sinal. Mostrou a Unisinos, o estádio onde joga o Aimoré, a grande torre de uma Igreja, a BR116 cortando a cidade. Achei muito legal. A cidade do Wagner é qual ? Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 03 de Maio de 2021, as 00:38:06 É que São Leopoldo "é" uma vila. Muito perto de Porto Alegre para ser uma cidade com comércio e indústria independente (como Caxias do Sul, ou mesmo, Novo Hamburgo), e muito longe de Porto Alegre para ser cidade-dormitório. Pelo menos fica ao lado de Novo Hamburgo, que já é uma "cidade"; quando a gente precisa de alguma coisa, é lá que se vai para comprar.
O Dr. Wagner mora em São Sebastião do Caí; é perto. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 03 de Maio de 2021, as 00:47:52 Tomara que um dia você o conheça e ele passe a fazer propaganda da Schatz e não da Toroid :)
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: Questão em 03 de Maio de 2021, as 01:59:25 Ah é que você não assistiu o vídeo, Alexandre. Ele não ligou simplesmente os reguladores 7805 em paralelo, ele ligou um resistor em série na saída de cada regulador, justamente pensando em equalizar as diferenças entre os reguladores, como se faz com os transistores de potência. Ele usou, se me lembro bem, resistores de 0,47 ohms. Resultado: com o aumento da corrente, a tensão de saída caía, porque a queda de tensão nos resistores era significativa. Uma hora a tensão de saída já estava em 4,6 V e ele achando que a fonte estava regulada ... Até que é um dilema interessante. Se alguém me perguntasse eu responderia de pronto que não tem sentido usar regulador linear pra uma potência tão alta. Mas e se fosse obrigado a botar dois em paralelo? Eles são termocompensados por design, então o puro controle térmico não funcionaria. Acredito que o melhor seria colocar um diodo na frente de cada um e acoplar com o dissipador do respectivo regulador, de modo a diminuir a corrente do que aquecesse mais. Tem algum jeito melhor? Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 03 de Maio de 2021, as 02:21:39 O jeito que as datasheets (da ON e da Fairchild) do regulador indicam para aumentar a corrente a ser fornecida é esta:
(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/11978xxboost.jpg) Esta solução eu vi pela primeira vez no projeto da fonte do computador Nestor da revista Nova Eletrônica (em 1984). Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: Questão em 03 de Maio de 2021, as 02:43:55 Sim, eu conheço esse esquema, usar um transístor de potência em paralelo como seguidor de emissor. O engraçado é que com mais dois passos você arranca o 78xx e faz um regulador a zenner...
Mas eu queria mesmo propor uma topologia que permitisse usar os dois em paralelo. Supondo que você tá numa ilha deserta só com reguladores ou algo do tipo. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 03 de Maio de 2021, as 04:34:18 O transistor não está ligado como seguidor de emissor, já que ele é um PNP e a carga vai ligada ao coletor.
(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/400linear.jpg) Numa ilha deserta com dois reguladores de tensão ? Só se for para ligar numa bateria de barco ou painel solar :D Eu acho que seguindo a ideia do Rambo, usaria dois resistores de 0.1 ohm (onde vai achar isso numa ilha deserta ?) que assim a queda de tensão seria no máximo 0.1 V com a corrente de 1 A saindo de cada regulador. Usar diodos nas saídas também não resolve porque a tensão de queda nos diodos é dependente da corrente que vai passar, e portanto a regulação vai pro brejo (um 1N4007 com 1 A derruba quase 1 V, mas menos de 0.7 V com pouca corrente). Mesmo se colocar mais um diodo na referência de terra do 78XX pra aumentar a saída, o aumento da tensão não vai ser igual ao dos diodos da saída. Se estiver na civilização, é melhor usar mesmo um regulador de mais corrente como o LM350T ajustável ou o fixo Si 3052V de 5 V @ 2 A. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: hgamal em 03 de Maio de 2021, as 05:19:13 Haroldo, tem de entender que o canal do Rambo é um negócio dele (assim como de todos os demais youtubers do mundo) então a propaganda dos produtos e cursos dele e de terceiros patrocinadores faz parte da coisa, e apesar de parecer ser exagerada, para mim está dentro dos padrões de muitos outros canais que acompanho. Quem já assistiu vários vídeos dele quase que já decorou as propagandas e pode pular os primeiros 2 minutos de todos os vídeos dele :D Entendo as motivações dele, admiro o trabalho e vou continuar assistindo, mas com as técnicas de sempre, adiantar e usar o acelerador, coisas normais de hoje em dia. Todos sabem como o youtube funciona e as dificuldades de "tirar" a remuneração dele. Mas puxa, a gente pode reclamar, né? Ou vamos temos que assistir a estas técnicas de marketing falidas caladas? :P Por isso que gostava dos vídeos do Eduardo aqui do forum. Uma pena ele parar de fazer, sempre foram muito didáticos, cheios de informações importantes e sem firulas - DIRETO AO PONTO! Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: Questão em 03 de Maio de 2021, as 19:49:31 O transistor não está ligado como seguidor de emissor, já que ele é um PNP e a carga vai ligada ao coletor. Hueheu maldito detalhe. Verdade... Usar diodos nas saídas também não resolve porque a tensão de queda nos diodos é dependente da corrente que vai passar De fato é dependente, mas a regulação de um diodo tende a ser melhor que a de um resistor. Depende do valor do resistor, naturalmente. Tem que ver a resistência dinâmica no ponto de operação. Enfim, pouco importa. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 04 de Maio de 2021, as 00:40:30 A maneira certa de dar boost de corrente num 78XX foi mostrada pelo xformer, ali com transistor PNP. Não inventem. O circuito funciona.
O resto é gambiarra enjambrada. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 16 de Maio de 2021, as 20:28:22 https://www.tinytransistors.net/2021/03/22/the-tt741-a-discrete-plug-in-741-replacement/ No blog acima, um sujeito achou um outro jeito de fabricar um amplificador operacional 741 discreto, só que usando componentes SMD minúsculos de forma a caber no mesmo tamanho do encapsulamento DIP8. (https://www.tinytransistors.net/wp-content/uploads/2021/03/TT741-PCBs-1024x776.jpg) (https://www.tinytransistors.net/wp-content/uploads/2021/03/TT741-close-up-1024x894.jpg) (https://www.tinytransistors.net/wp-content/uploads/2021/03/LM741-vs-TT741-1024x550.jpg) Vejam ele funcionando:(https://www.tinytransistors.net/wp-content/uploads/2021/03/TT741-test-circuit-1024x650.jpg) Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: Matec em 17 de Maio de 2021, as 00:42:31 https://www.tinytransistors.net/2021/03/22/the-tt741-a-discrete-plug-in-741-replacement/ No blog acima, um sujeito achou um outro jeito de fabricar um amplificador operacional 741 discreto, só que usando componentes SMD minúsculos de forma a caber no mesmo tamanho do encapsulamento DIP8. ??? ??? Cara doido!! :) Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 17 de Maio de 2021, as 00:47:30 Legal, mas reitero minha observação, como Doutor em Microeletrônica:
Discreto é discreto; integrado é integrado e monolítico é monolítico. Nem tudo o que se faz em discreto se pode fazer em monolítico. Quase nada do que se faz em monolítico se consegue fazer em discreto. Esse 741 aí funcionou, mas duvido que tenha a estabilidade térmica do 741 monolítico, por exemplo. Os circuito integrados monolíticos são projetados levando-se em conta a possibilidade de ser dispor de transistores casados, não só em parâmetros elétricos como também em temperatura. Em um grau impossível de se obter com discretos. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 17 de Maio de 2021, as 02:14:56 Exatamente Alexandre, existem algumas dificuldades quando se migra de um mundo (integrado para discreto e vice e versa) para outro. Existe um projeto do 741 feito com discretos (o XL741 da Evil Mad Labs) que lista algumas desses problemas.
Olhem o esquema do XL741: (http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/429741sch.jpg) Este esquema possui dois diodos schottky que não existem nos esquemas dos circuitos integrados do 741 (existem várias versões também, alguns com 20 transistores, outros com 24 transistores). Esses diodos também não foram incluídos na montagem do professor Wagner Rambo, mas como o circuito dele era para demonstração e aula (e o sinal de entrada só tinha 1 V), não fizeram diferença. A explicação está numa das observações a seguir da Evil Mad Labs: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Por outro lado, um circuito discreto que use resistores e capacitores, às vezes pode ser de difícil implementação em um chip. Por exemplo, qual é o maior componente na pastilha do 741 ? Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Nestes últimos dias, fiquei destruindo alguns circuitos integrados :D Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 17 de Maio de 2021, as 02:38:17 PNP lateral tinha baixo ganho naqueles dias e até hoje.
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 18 de Maio de 2021, as 01:46:02 Houve um tempo em que um ci 741 custava mais que uma válvula EL34.
Vejam este anúncio numa revista inglesa de 1972: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: bossman em 18 de Maio de 2021, as 01:55:47 Houve um tempo em que um ci 741 custava mais que uma válvula EL34. Vejam este anúncio numa revista inglesa de 1972: Uma EL34 custava 50 pences (centavos de Libra esterlina) e um 741 custava 80 pences. [/spoiler] Hoje em dia é jogado fora aos montes :D Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: darkislanio em 18 de Maio de 2021, as 02:11:52 Me lembrou da história de que as válvulas olho mágico surgiram como alternativa mais barata aos VUmeters de ponteiro.
Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: A.Sim em 18 de Maio de 2021, as 03:23:07 Olá.
As válvulas não eram caras. EF86, por exemplo, era válvula comum de áudio, tipo "BC548". Mesmo nos anos 2000, era comum ter-se válvulas sendo vendidas a R$ 5,00 e R$ 10,00. Mas reza a lenda que um luthier de Curitiba convocou todos os vendedores a subir seus preços e, daí... Eu fiz a conta, 50 centavos de libra em 1972 dá cerca de R$ 53,00 hoje. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: bossman em 18 de Maio de 2021, as 04:59:51 Me lembrou da história de que as válvulas olho mágico surgiram como alternativa mais barata aos VUmeters de ponteiro. Eita ! Não sabia dessa ----- Mas reza a lenda que um luthier de Curitiba convocou todos os vendedores a subir seus preços e, daí... Não é lenda, é verdade... Falecido J.... Luthier que tinha muitos anúncios no Mercado Livre e convocou outros do mesmo ramo pra fazer um cartel bastou um que não aceitou botar a boca no mundo, ou melhor os dedos no teclado e pronto ! Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: darkislanio em 18 de Maio de 2021, as 06:56:02 Eita ! Não sabia dessa Tem até no artigo sobre olho mágico na Wikipedia: Citar The magic eye tube was the first in a line of development of cathode ray type tuning indicators developed as a cheaper alternative to needle movement meters. It was not until the 1960s that needle meters were made economically enough in Japan to displace indicator tubes. A válvula olho mágico foi a primeira em uma linha de desenvolvimento de indicadores de raios catódicos como uma alternativa mais barata aos indicadores de ponteiro. Apenas nos anos 60 que indicadores de ponteiro se tornaram econômicos o bastante no Japão para substituir as válvulas indicadoras. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 15 de Junho de 2021, as 02:23:30 https://www.youtube.com/watch?v=fhjd0zYSmZc
Nessa aula sobre uma fonte simples de 3.3 Vdc com um LM317T, o professor Wagner Rambo deve ter usado um LM317T fake, porque o regulador tem uma regulação de carga totalmente fora das especificações. )>| Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: Matec em 15 de Junho de 2021, as 03:27:35 Nessa aula sobre uma fonte simples de 3.3 Vdc com um LM317T, o professor Wagner Rambo deve ter usado um LM317T fake, porque o regulador tem uma regulação de carga totalmente fora das especificações. )>| Creio que a tensão de entrada está insuficiente pro regulador trabalhar direito com correntes mais altas. :-\ Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 15 de Junho de 2021, as 16:23:25 No começo, no desenho do projeto dele, ele disse que a tensão de entrada seria de 6 Vdc. Na montagem ele (sempre) usa uma fonte de bancada programável com plena capacidade de corrente. Como a tensão de dropout máxima do LM317 é de 2.5 Vdc, então a tensão de entrada de 6 V é mais do que suficiente para manter 3.3 Vdc na saída (3.3 + 2.5 = 5.8 V), mesmo com uma corrente alta de 1 A. Na experiência dele, com meros 100 mA (e depois 200 mA) de corrente, a tensão de saída cai muito (10 % ou mais, quando deveria ser no máximo 1.5 %).
Eu já comprei LM317 fake, então não seria difícil ele estar com um integrado fajuto. O duro é que ele não percebeu que essa queda na tensão de saída não é normal (não dá pra ficar ajustando o trimpot cada vez que o circuito alterar o consumo de corrente). Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: xformer em 19 de Junho de 2021, as 20:30:29 https://hackaday.com/2021/06/19/vacuum-tube-magic-comes-to-the-741/
Agora indo em direção contrária da miniaturização, um 741 feito com válvulas. O vídeo é um show e só de ver a CNC trabalhando já vale. Título: Re: Aula de hoje sobre o 741 Enviado por: bossman em 20 de Junho de 2021, as 02:09:08 https://hackaday.com/2021/06/19/vacuum-tube-magic-comes-to-the-741/ Agora indo em direção contrária da miniaturização, um 741 feito com válvulas. O vídeo é um show e só de ver a CNC trabalhando já vale. Excelente video ! |