Título: Dissipador na própria placa Enviado por: Paulo Shure em 02 de Outubro de 2020, as 15:40:57 Saudações a todos:
Estou vendo alguns artigos sobre fontes e acabei esbarrando em alguns artigos que no layout tinha a informação de fazer uma trilha grande para usar como dissipador, isso e correto? ou depende da situação? Título: Re: Dissipador na própria placa Enviado por: kem em 02 de Outubro de 2020, as 16:45:33 Somente pra dissipar pouca potência, como no caso dos reguladores de tensão para o Marshallizer. Não espere usar esse recurso para um chip de áudio por exemplo.
Título: Re: Dissipador na própria placa Enviado por: A.Sim em 02 de Outubro de 2020, as 16:52:33 Olá.
Alguns equipamentos usam placas multilayer onde as camadas mais internas são grandes planos de terra e alimentação. Nesse caso a capacidade dissipativa da placa é bastante boa e pode ser usada para dissipar potências relativamente altas ( claro, sempre com os conceitos de vida útil limitada e obsolescência programada em vigor ). Título: Re: Dissipador na própria placa Enviado por: Paulo Shure em 02 de Outubro de 2020, as 20:27:51 mas a tendência não e descolar da placa essa trilha pelo calor constante direto nela?
Título: Re: Dissipador na própria placa Enviado por: A.Sim em 03 de Outubro de 2020, as 00:15:48 Olá.
Placas multilayer são sempre feitas de fibra de vidro, com furos metalizados e cheios de solda para melhorar a transferência de calor entre as camadas. De qualquer maneira, a potência dissipada é relativamente baixa e o aumento na temperatura da placa não causa descolamento do cobre. |