Título: Avaliando a potência máxima de um transformador "desconhecido" Enviado por: hgamal em 10 de Agosto de 2020, as 23:26:29 Encontrei este video na Internet:
https://www.youtube.com/watch?v=kwZ2mV9ywrk O que vocês acham deste método? Título: Re: Avaliando a potência máxima de um transformador "desconhecido" Enviado por: emanuelneto em 11 de Agosto de 2020, as 00:02:09 Eu achei bem prático visto que são materiais que todos possuem em casa
Título: Re: Avaliando a potência máxima de um transformador "desconhecido" Enviado por: bossman em 11 de Agosto de 2020, as 00:40:58 2 cuidados a serem tomados: gás hidrogênio e hipoclorito de sódio (no popular é cloro mas, em baixa concentração) está sendo gerado como subproduto da eletrólise (eu sei que é em pouca quantidade nesse caso mas, "seguro morreu de velho") e alguns multimetros não aceitam essas medições de corrente por muito tempo (segundos)
No mais achei o método empírico bem legal ! Título: Re: Avaliando a potência máxima de um transformador "desconhecido" Enviado por: xformer em 11 de Agosto de 2020, as 02:01:10 Quando a gente fazia a experiência de eletrólise na escola, na água se colocava soda cáustica (NaOH - hidróxido de sódio), e dessa forma os eletrodos de fio de cobre liberavam oxigênio e hidrogênio.
No caso da solução com sal de cozinha (NaCl - cloreto de sódio), dependendo do material do eletrodo, eu percebi que há uma diferença. Se usar bastões de grafite como eletrodos (grafite de lapiseira), num dos eletrodos libera gás cloro e isso eu fiz não faz tempo com um copo pequeno e o cheiro de cloro é bem forte, realmente precisa de ventilação. Depois de um tempo, o cloro da solução se esgota e o líquido se torna solução de soda cáustica e os gases liberados são oxigênio e hidrogênio. Já se usar fios de cobre, começa a juntar um material esverdeado num dos eletrodos e o gás liberado não é significativo e no fim o líquido fica esverdeado. Já no caso do vídeo, com eletrodos de zinco, deu pra notar que a solução fica amarelada. Não sei qual as equações das reações químicas nestes casos e o líquido resultante. Eu achei que no vídeo, ele poderia agitar a solução que já tinha sal, ao invés de acrescentar mais sal sem misturar. Deve ter ficado bastante no fundo sem dissolver. |