Handmades

Fórum Geral => Placas de Circuito Impresso => Tópico iniciado por: mkslwsk em 24 de Julho de 2020, as 02:10:01



Título: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 24 de Julho de 2020, as 02:10:01
Olá pessoal,

Estou a um tempo pensando na questão de uma placa para prototipagem de circuitos com válvulas.
No fórum encontrei um tópico sobre o assunto mas parece que não avançou mais: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11245.0

Gosto muito do conceito do ValveWizard: http://www.valvewizard.co.uk/developmentboard.html
A placa é pequena e versátil o bastante para facilitar prototipagem, e não é tão grande que impeça a criação de um circuito com poucas válvulas utilizando múltiplas placas. Claro que não seria possível fazer um amplificador de 3 canais, mas aí já é outro assunto.
Inclusive existem diversos layouts já feitos para as diferentes versões desta placa: https://robrobinette.com/ValveWizard_B9A_development_board.htm

A ideia é que as placas sejam posicionadas lado a lado permitindo passar as tensões de filamento de uma para a outra com praticamente nada de cabos e rotear outros sinais usando as trilhas circulares como se fosse uma perf-board.

Pois bem, comecei a literalmente copiar a placa com base nos desenhos disponíveis no site e aí me vieram algumas ideias (o famoso "já que.."):
- Por que não incluir também um soquete de 8 pinos para usar válvulas como EL34, 6V6, 6L6 e etc.
- Poderia ter mais uma trilha para alta corrente na parte superior permitindo passar mais de uma tensão de filamento para utilização de válvulas com necessidades distintas em placas adjacentes.

Já avancei um pouco no projeto mas gostaria de pedir uma ajuda e fazer um convite ao pessoal do fórum.

Ajuda:
Eu tenho alguns soquetes de 8 e 9 pinos dos quais fiz as medidas para ter um footprint que seja o mais abrangente possível. Além disso peguei algumas referências na internet.
Se puderem medir alguns soquetes que tenham a disposição eu agradeceria muito!
Se for possível enviar as medidas e uma foto do soquete é melhor ainda.
As medidas mais importantes são:
- Distância entre 2 pinos opostos (diâmetro), caso tenha algum tipo de folga no soquete pode informar a distância mínima e máxima considerando esta folga.
- Diâmetro do pino, caso ele seja "chato" o tamanho do lado maior dele é o suficiente.
- Altura do soquete, da ponta de algum pino até a base onde a válvula fica encostada. Isso é importante para depois pensar nos espaçadores que deverão ser utilizados.

Convite:
Quem tiver alguma sugestão, seja por experiências passadas ao prototipar um circuito ou por qualquer outra razão, e queira contribuir pode postar suas ideias aqui mesmo.
Quem quiser ajudar com os custos, depois que os protótipos chegarem e estiverem validados posso vender algumas placas a preço de custo. (Já solicitei protótipos desta placa e estou aguardando)
Quem de alguma forma quiser ajudar revisando o esquema e o layout da placa pode me enviar uma mensagem privada.

Como a primeira versão foi literalmente copiada do ValveWizard com as pequenas modificações citadas não vou postar o arquivo aqui agora, enviei um email informando que fiz essa cópia e pedi o consentimento do autor original para isso.

Espero em breve poder ter uma versão que tenha utilidade para mais gente e que possa inclusive ser colocada aqui como um projeto disponível no fórum para quem tiver interesse.

Agradeço desde já e espero que esta possa ser uma forma de também retribuir as ajudas e ao vasto conteúdo que o Handmades sempre me proporcionou e segue fazendo!


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2020, as 02:43:48
Eu acho que, pra testes, melhor ponto a ponto. É mais fácil e mais resistente a soldas e dessoldas.
Criei faz muito tempo um "LAB" para isso.

(http://i82.photobucket.com/albums/j266/kem69/TubeLab07Medium.jpg)


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 24 de Julho de 2020, as 03:48:50
Legal esse "lab" kem.
Eu já fiz algo similar para pedais com protoboard, mas muito mais simples.

O transformador de força imagino que tenha um superdimensionado para atender uma quantidade razoável de corrente de filamentos e uma HT suficiente para ser adequada a diversos projetos. Mas como faz com o de saída? troca de acordo com as válvulas que está testando ou tem uma etapa de saída padrão já montada?

Não sei se chegou a ver o link do ValveWizard, mas a ideia da placa dele é justamente para que seja feito ponto a ponto porém em circuito impresso e não em torres/ilhoses. não há locais pré-determinados para componentes além da válvula, apenas trilhas circulares ao redor da válvula com algumas poucas conexões já prontas para facilitar.

A grande vantagem é ser algo modular e que te permite montar o circuito literalmente em blocos para depois poder conectá-los como quiser.
Um exemplo de algo que estou querendo fazer e acredito que as placas ajudarão é uma comparação entre um circuito cathodyne e um LTPI para amplificadores push-pull. Pretendo montá-los, estudá-los e etc e o fato de poder de forma fácil tirar um módulo e colocar outro me parece interessante.

E para quem desejar a placa já contém furação para suporte por meio de espaçadores, então se quiser converter um esboço em um amplificador basta montar
a placa no chassi e está pronto. (ao custo é claro do espaço extra que a placa gasta, neste ponto não há dúvidas que uma placa de ilhoses é muito melhor).

Mas enfim, eu estava querendo fazer algo assim a um tempo e estava precisando praticar mais a composição de layouts em pcbs. Juntei a fome com a vontade de comer.
Pode ser que não faça sentido para mais ninguém, até por que o próprio ValveWizard já não produz mais esta placa, mas ao menos vai atender aos meus propósitos.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2020, as 04:19:05
O ideal é um transformador de saída pra cada projeto. Mesmo porque o projeto pode ser SE ou PP.
E o problema de PCI é que não aguenta muitas soldadas e dessoldadas. Logo o cobre solta da placa.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: raphaelCoelho em 24 de Julho de 2020, as 05:15:52
Eu acho que, pra testes, melhor ponto a ponto. É mais fácil e mais resistente a soldas e dessoldas.
Criei faz muito tempo um "LAB" para isso.

Muito bom! Tenho um parecido, primeiro era em ponte de terminais, depois fiz numa placa com ilhoses. Facilita e muito qualquer teste e experiências. Uso uma fonte "bombril" feita a partir de um transformador com 4 taps, que me dá tensões diferentes.
Essa é uma otima dica pra quem quer estudar e aprender.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: Ederluli em 24 de Julho de 2020, as 13:39:25
uma dica que posso dar para uma placa de prototipagem de válvulas é o uso de bornes para pino banana, assim não precisa estar fazendo o solda-dessolda o tempo todo além de agilizar a conversão para outro tipo de válvula...


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: xformer em 24 de Julho de 2020, as 16:04:28
(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/5132008128115514504.jpg)

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/475placasoquete2.jpg)

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/287placasoquete1.jpg)

Eu fiz as minhas plaquinhas assim:
(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/298soquet_003.jpg)

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/240IMG_3747.jpg)

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2020, as 16:12:59
http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/475placasoquete2.jpg

Eu ganhei umas dessas...  ;D


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: xformer em 24 de Julho de 2020, as 16:18:22
Eu ganhei umas dessas...  ;D

Foi dessa aqui:

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/513IMG_3655.jpg)


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: A.Sim em 24 de Julho de 2020, as 17:09:43
Olá.

Eu tenho as minhas ressalvas com respeito a essas placas-protótipo para válvulas, e elas são embasadas no fato de que os circuitos valvulados são caracterizados por impedâncias elevadas nas entradas de sinal ( grades ) associadas a sinais de grandes amplitudes nos estágios de potência ( centenas de volts ). Essa combinação de fatores pode facilmente levar um circuito à oscilação, efeito que pode confundir o montador menos experiente ( e até os bem tarimbados, também... ). A falta de um chassis metálico aterrado associado a fios de ligação longos entre os componentes e os pinos dos soquetes propicia que tudo isso aconteça com mais facilidade ainda.

Aqui em casa eu tenho um chassis feito com um L de alumínio onde os soquetes ficam na vertical, com os pinos à mostra. Na parte horizontal do chassis, há pontes de terminais para dar apoio aos componentes, e os componentes são montados de um terminal do soquete ao outro, ou de um terminal do soquete a um terminal da ponte. Os fios de interligação, especialmente os de sinal, são feitos correr junto ao chassis, que naturalmente está aterrado. Não é a coisa mais prática do mundo, mas diminui o risco de oscilação a quase zero. De qualquer maneira, não adianta ser prático se o circuito, no final, oscila.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2020, as 17:45:20
A.sim... o meu LAB tem uma folha grossa de alumínio no topo, isolado por uma folha de madeira. O "L" de alumínio que suporta os potenciêmetros e o jack esta ligado a essa folha de alumínio. Ta longe de fazer uma gaiola, mas...
Sim, os fios mais longos podem causar oscilação, mas concorda que se não der oscilação dessa forma, não vai ser no chassis que vai dar né? Ou seja, se o circuito funcionar bem desse jeito, é grande a chance que funcione dentro de um chassis com ligações curtas.
A verdade é que cada um tem o seu jeito de prototipar as coisas. Se funciona bem pra você, está ótimo!!!


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: A.Sim em 24 de Julho de 2020, as 17:50:54
Pois é, kem, eu estive olhando o teu lab ( pelas frestas que sobraram depois da aposição do watermark do photobucket ) e ele me pareceu bem "ideal". A questão é que a abordagem correta não pode ser dessa forma, "se não oscilou aqui não vai oscilar no chassis". Um circuito excelente, que poderia funcionar muito bem quando montado seguindo as boas práticas de montagem, pode se mostrar impossível de montar numa estrutura-protótipo como as mostradas. Daí advêm aquelas frases " o circuito é crítico", "hi-octane é difícil de montar" e outras que se vê por aí. A melhor abordagem, na minha opinião, é "fazer certo desde o princípio".

Por fim, as coisas "funcionam bem" para mim porque eu já estou na estrada há quase 50 anos; já sofri muito com problemas desse tipo e, assim, meio que já sei o caminho das "pedras". Um neófito, beginner ou rookie ( tem também newbie ) na arte pode acabar desistindo do métier por não conseguir montar os circuitos com sucesso, por isso a insistência de não usar gambiarras e recursos provisórios para a montagem de circuitos que são potencialmente instáveis.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2020, as 17:54:55
Pois é, kem, eu estive olhando o teu lab ( pelas frestas que sobraram depois da aposição do watermark do photobucket ) e ele me pareceu bem "ideal".
Como eu disse, cada um tem a sua maneira... A melhor é aquela a qual você se adapta bem. Claro, ciente dos prós e contras.
Quanto a foto, clica com o botão direito do mouse na imagem, e escolha abrir a imagem em outra janela. Vai abrir sem a marca d´água.
Mas eu preciso hospedar as imagens em um outro lugar.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: A.Sim em 24 de Julho de 2020, as 17:57:26
A chapa de alumínio se estende até embaixo das válvulas ? Se sim, está bastante bom.

Para hospedar imagens tem o Postimage.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: kem em 24 de Julho de 2020, as 18:00:43
A chapa de alumínio se estende até embaixo das válvulas ? Se sim, está bastante bom.
Por toda a extensão da base.
Mas o que eu acho mais legal são as gavetas pra guardar os componentes... e ninguém fala delas.  :(

Essa imagem é de 2017... esta em um tópico bem antigo aqui no fórum. Resgatei ela do tópico original.



Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: A.Sim em 24 de Julho de 2020, as 18:12:06
Pois é...são puxadores ali na frente. Não se vê que são gavetas, por isso, ninguém elogia.

Sugiro uma foto com as gavetas abertas.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 24 de Julho de 2020, as 19:09:01
uma dica que posso dar para uma placa de prototipagem de válvulas é o uso de bornes para pino banana, assim não precisa estar fazendo o solda-dessolda o tempo todo além de agilizar a conversão para outro tipo de válvula...

Não entendi.
O pino banana seria para conectar o que exatamente?

A única coisa que fica permanentemente soldada na placa é o soquete e eventualmente os componentes que você decidir colocar lá.
Demais sinais e tensões podem ser soldados terminais de conexão ou algum outro tipo de conector para que não precise de solda, desde que o conector seja adequado para a tensão e corrente desejada.

Essa questão de soldar diversas vezes realmente é um problema e as trilhas estragam, mas faz parte. O que me atraiu para a placa foi a modularidade que ela me permite.

A verdade é que cada um tem o seu jeito de prototipar as coisas. Se funciona bem pra você, está ótimo!!!

Tem toda razão!
Nem sempre o que funciona bem para um funcionará bem para todos. Cada um tem as suas particularidades e desde que se garanta a devida segurança os métodos podem ser os mais variados.

Fiquei curioso com a organização das gavetas de componentes.
Hoje utilizo uma caixa bem grande onde consigo acomodar praticamente todos os componentes, cada espaço da caixa guarda uma década de resistores, capacitores e etc, e os valores específicos são separados em sacos plásticos zip. Componentes sensíveis estão em pacotes antiestática.

Pois é, kem, eu estive olhando o teu lab ( pelas frestas que sobraram depois da aposição do watermark do photobucket ) e ele me pareceu bem "ideal". A questão é que a abordagem correta não pode ser dessa forma, "se não oscilou aqui não vai oscilar no chassis". Um circuito excelente, que poderia funcionar muito bem quando montado seguindo as boas práticas de montagem, pode se mostrar impossível de montar numa estrutura-protótipo como as mostradas. Daí advêm aquelas frases " o circuito é crítico", "hi-octane é difícil de montar" e outras que se vê por aí. A melhor abordagem, na minha opinião, é "fazer certo desde o princípio".

Por fim, as coisas "funcionam bem" para mim porque eu já estou na estrada há quase 50 anos; já sofri muito com problemas desse tipo e, assim, meio que já sei o caminho das "pedras". Um neófito, beginner ou rookie ( tem também newbie ) na arte pode acabar desistindo do métier por não conseguir montar os circuitos com sucesso, por isso a insistência de não usar gambiarras e recursos provisórios para a montagem de circuitos que são potencialmente instáveis.
Por outro lado se todo iniciante sempre partir de uma base "perfeita" nunca vai aprender a lidar com os problemas.
Tenho certeza que vários destes sofrimentos nestes 50 anos te ensinaram muito e fizeram ir atrás de informação, testar, experimentar e validar conceitos, o que hoje lhe faz um profissional melhor do que era quando começou.
Certamente alguma gambiarra que fez lá atrás fez você entender a necessidade de ter alguma coisa melhor e mais bem feita, levou a barra pra cima.

Não precisa ser 8 nem 80, mas tenho uma certa aversão a essa tendência que tenho visto de "dar tudo mastigado" na mão dos iniciantes.
Se o circuito nunca oscilar como o sujeito vai aprender a real necessidade de organizar layout e a fiação de forma que isso não ocorra? (Eu mesmo passei por isso recentemente)
Por não ter que encarar os problemas vejo gente que não sabe "pensar" nas possibilidades do que pode estar acontecendo e perde grandes oportunidades de aprender com isso.
O "tudo pronto" ajuda a fazer rapidamente coisas que funcionam, mas se não funcionar ...

Com a quantidade de informação disponível e a disponibilidade de pessoas em ajudar como aqui no fórum, se alguém desistir é por que talvez não estivesse muito interessado mesmo em aprender ou falte uma base para iniciar na arte.

E se puder postar uma foto do teu chassi de testes também A.Sim eu agradeço!


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: bossman em 24 de Julho de 2020, as 19:51:41
Não entendi.
O pino banana seria para conectar o que exatamente?

Ele escreveu bornes para pino banana:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-881990373-borne-para-plug-banana-preto-e-vermelho-11x33mm-10-pecas-_JM?matt_tool=79246729&matt_word&gclid=Cj0KCQjwjer4BRCZARIsABK4QeXuMqLeG44OZRvLxzWmiG3pexaHWBoqBDhk9YyKVBuLj4Ui6_vbdH4aAqCDEALw_wcB&quantity=1


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 24 de Julho de 2020, as 19:55:53

Ele escreveu bornes para pino banana:


Sim, isso eu entendi. Só não entendi qual sinal/tensão vai ser ligada à placa através de um pino banana.
Talvez HT ou os filamentos para não precisar soldar, mas poderia ser também bornes de parafusar que são soldados apenas uma vez.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: xformer em 24 de Julho de 2020, as 21:21:37
Mikhail, outras ideias que achei no meu computador:

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/632DSC04776.jpg)

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/306labtube.jpg)

Uma dica que lembrei: existem alguns relés que tem base octal igualzinha a das válvulas. Esses relés são encaixados em bases com um soquete e as conexões são feitas por parafusos:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1462269377-pf083a-8-pinos-base-soquete-para-rele-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=b7215d94-8e09-4b2c-ac86-2ef99fd5c3f6


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: raphaelCoelho em 24 de Julho de 2020, as 21:46:11

Uma dica que lembrei: existem alguns relés que tem base octal igualzinha a das válvulas. Esses relés são encaixados em bases com um soquete e as conexões são feitas por parafusos:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1462269377-pf083a-8-pinos-base-soquete-para-rele-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=b7215d94-8e09-4b2c-ac86-2ef99fd5c3f6


Caramba Xformer, esses parecem realmente muito bons   :tup


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: hgamal em 24 de Julho de 2020, as 21:56:01
Eu gosto de separar protótipo de experiência - a minha definição simples é:

- protótipo: é aquilo que eu posso levar para o ensaio e não tocar fogo no estúdio; Feio, mas seguro; quase funcional e que os pots não saiam nas mãos ("onde era que isso estava ligado mesmo?")

- experiência: faço funcionar na bancada e meço as maluquices que saem de suas entranhas!

Acho que não fazem mal as estas definições "super formais".

OBS: se vai usar bornes para ligar fios a válvulas, por  favor desliga tudo antes e meça as tensões, antes de por a mão!

(to dizendo isso, mas já soldei muito fio sem querer com a coisa ligada)



Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: A.Sim em 24 de Julho de 2020, as 23:52:11
Por outro lado se todo iniciante sempre partir de uma base "perfeita" nunca vai aprender a lidar com os problemas.
Tenho certeza que vários destes sofrimentos nestes 50 anos te ensinaram muito e fizeram ir atrás de informação, testar, experimentar e validar conceitos, o que hoje lhe faz um profissional melhor do que era quando começou.
Certamente alguma gambiarra que fez lá atrás fez você entender a necessidade de ter alguma coisa melhor e mais bem feita, levou a barra pra cima.

Não precisa ser 8 nem 80, mas tenho uma certa aversão a essa tendência que tenho visto de "dar tudo mastigado" na mão dos iniciantes.

É justamente por ter passado por "tudo isso" que eu aconselho aos principiantes começarem fazendo certo. E o certo é usando plano de terra, blindagem, aterramento, desacoplamento, filtragem, essas coisas que são negligenciadas por quem está começando, seja por ignorância, seja porque ninguém disse que precisava fazer. Eu estou dizendo que precisa; façam assim. Eu faço dessa forma para evitar problemas e isso não é excesso de zelo.  

Não erre e não dê chance para o azar. Faça certo logo da primeira vez.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 27 de Julho de 2020, as 00:47:48
É uma questão de opinião, eu realmente acho que errar faz parte do processo de aprendizado.
Tomados os devidos cuidados com a segurança, é bom ter informações sobre o que da certo mas faz parte também testar o que é diferente e aprender com isso. Mas isso já é outro assunto..

Por falar em errar, acabei de notar que as placas que mandei para produção tem um provável erro.
Juntei os soquetes octal e noval e um único footprint concêntrico, com os pinos noval-9 e octal-2 próximos e os pinos noval-5 e octal-7 também para passar uma trilha única para os filamentos.
Com isso o octal-3 que tipicamente é uma placa ficou longe de tudo, garantindo que as altas tensões que podem se desenvolver num push-pull não criem arcos para algum outro pad.

Mais tarde percebi que o pino 3 não estava disponível em nenhuma trilha ao redor da válvula, e sem pensar muito fiz uma ligação para outro pad que estava livre e isso criou uma possibilidade de arcos já que o espaçamento entre este pad e outro mais próximo é de 1mm.
(https://i.postimg.cc/zHgKWmxp/image.png) (https://postimg.cc/zHgKWmxp)

Quando as placas chegarem terei que manualmente remover esta trilha.


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 11 de Agosto de 2020, as 20:26:01
Olá a todos.
Acabei fazendo duas placas com propósitos diferentes.
Uma para experimentos, que ainda estou aguardando chegar, e outra para construir protótipos.

A segunda chegou hoje. É baseada em uma que vi no AmpGarage para montagem dos clones de Dumble que eles fazem por lá.
Optei por manter os circuitos de boost (FET), relés comutadores de canal e fonte 12V para ter essas opções caso deseje utilizá-las.
A parte de fonte é bem versátil, fiz algumas adaptações para permitir o uso de capacitores radiais onde o projeto original permitia apenas axiais (que são mais caros e difíceis de encontrar).Pode proporcionar até 5 saídas distintas e em todas é possível colocar capacitores em série para aguentar tensões mais altas, e na B+ é possível ainda colocar capacitores em paralelo para aumentar a capacitância se necessário.

Com exceção de poucos componentes que são montados nos soquetes das válvulas ou nos potenciômetros do tone-stack o resto está tudo na placa.

Ficou bastante versátil para montar praticamente qualquer layout que tenha 2 válvulas no pré, 1 inversora LTPI e potência push-pull com bias fixo ou não.
Acredito que seja possível também montar a inversora Cathodyne para saída PP ou ainda montar a saída single ended, mas não fiz questão de verificar o layout para estes casos. Se forem necessárias adaptações serão muito pequenas.

(https://i.postimg.cc/Bt2r1vM3/image.png) (https://postimg.cc/Bt2r1vM3)

Agora estou pensando seriamente em desmontar meu JCM800 e montá-lo novamente com esta placa, com uma opção de comutar para um canal limpo!


Título: Re: Placa para prototipagem
Enviado por: mkslwsk em 16 de Setembro de 2020, as 19:56:08
As outras placas chegaram.

Remontei o JCM800 na placa grande e ficou muito bom! Tive pequenos problemas com oscilações mas que novamente a organização dos fios resolveu, precisei reposicionar os jacks e potenciômetros no sentido oposto ao que estava anteriormente.

Precisei comprar espaçadores para prender as placas no chassi, assim que chegarem e concluir as montagens com estas placas eu posto algumas fotos aqui.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal